domingo, 2 de fevereiro de 2014

DEVANEIOS - DEVANEIOS, GAROTINHO, ARUDA E SIONISTAS -066

Edélvio Coelho Lindoso

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

 DE DEVANEIOS

    Não estou falando de Devaneios, agora;  só do assunto do momento, da imputação do Marcelo como autor da chacina da família e de si própro.  Que Deus receba os Espíritos de todos os imolados, por sua Graça.  Todos queremos, mas não podemos entender os mistérios que ensombrecem essa tragédia.  À ser o responsável por isso o Marcelo, garoto de treze anos de idade, Deus do Céu, que malignidade poderá ter atingido essa criança, ao ponto de protagonizar coisa tão hedionda?

    Agora, sim, vou falar de Devaneios.  Não sei por quê insisto em querer que a música e letra de "Felicidade, foi embora, e a saudade no meu peito inda mora...  O pensamento parece uma coisa à toa, mas como é que a gente voa, quando começa a pensar...".  A isso se chama Devaneio.  Estou em Manaus e me desloco, em alma, para Guarabira, cidade do interior da Paraiba, numa lembrança de setenta e três anos atrás.  Ah, eu ia dizendo que atribuo essa canção a Luiz Gonzaga, mas na verdade é de Luoiscínio Rodrigues .  Não importa, porque a harmonia e a letra da canção são embalos para sonhos que acalentam a alma.  Deus dá à nós homens essa sensibilidade de passear no espaço, como se ele fosse nossa casa.  A alma, um ex-espírito temporário, que é chama de vida e anima um corpo, usa os cinco sentidos que Deus a ele deu para se comunicar.  Vejo os cenários com minha visão corpórea,  sinto o cheiro acre, mas gostoso, dos cavalos abrigados aos sábados de feira, pelo vizinho de minha vó Inacinha, e lá circulava como um reizinho.  Simulava, com um coité banhar os animais;  depois, num quarto ao lado, sentava nas selas disponíveis, rodava o relho sobre a cabeça, e soltava grunhidos infantis.  Ia ao rio, com Alfredo, empregado do Seu Firmino, dono do abrigo, sentado no alto da cangalha de um burro, com duas latas de querozene vazias de cada lado do animal, para apanhar água.  Ouvia o zurro do muar, como me advertindo que cuidasse para não cair.  Ia e voltava, na Paz de Deus.  Como é bom sonhar, como é bom recordar, como é bom viver.  Seu Alfredo, Seu Firmino, Mãenascinha, Tia Amália, D. Tude  (minha mãe) e pastor Lívio, meu pai, já partiram;  eu, em breve irei, e assim é o processo de viver.  Quem tem isso, tem saudade, quem tem saudade, tem alegria de viver.  Viva Guarabira, no meu Devaneio, viva o hoje e o amnhã.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sábado, 10 de agosto de 2013

devaneios

Sábado, 10 de agostode 2013-12-03

DE GAROTINHO CA GAROTINHA

Vamos devanear obre assunto do momento.  O PGR (Procurador Geral da República), sósia de Jô Soares, denuncia ao STF, o Garotinho mais "impossível" no momento, pelo desvio de seiscentos e cinquenta mil reais, no tempo em que ele era deputado federal, e a Garotinha, prefeita de Campos dos Goytacazes.  O dr. Roberto Gurgel os  enquadrou em crime de peculato e lavagem de dinheiro, desvio de contrato do governo do Rio de Janeiro, para contrato de mão de obra terceirizada, em 2003, valores depositados no Diretório do PMDB, para pré-campanha à Presidente de República, em 2006.  Valha-nos Deus, dessa assombração; foi derrotada essa marmota.  Essas duas embrulhadas ai, rondam  em torno de sessenta e três milhões de reais.  Vêm esses dois, para a vida política, de uma das fontes mais férteis para produzir esses estrupícios, o Rádio, que chegou antes da Televisão.  Geram políticos da pior qualidade.  O casal usurpou e registrou, como seus, o apelido "Garotinho", que era de outro radialista na área futebolista.  Disputaram judicialmente pelo apelido, e quem ganhou?  Advinhas?  Aprenderam com Brizola o que ele tinha de ruim para ensinar, o populismo rasteiro.  O pentencostismo veio depois com Marina, que me decepcionou; vieram pedir a benção ao guru Assembleista eletrônico com raizes políticas em lugares que não se imagina, que fura madrugadas em plantão televisivo.  Que ridículo, o Garotinho, gorduchinho, em greve de fome, ha dez anos atrás, num espetáculo de TV, ca Garotinha dando-lhe de colherzinha a sopinha para que não agonizasse.  Tem de tudo que é ruim, essa família:  quatro filhos naturais e cinco adotivos, para enternecer os corações dos eleitores evangélicos. A filha Clarice foi vereadora, no Rio, e agora é deputada estadual.  A grande família está educada, aculturada e adaptada para essa profissão tão expectante.  Eis ai a nódoa dos hábitos antigos de Capitanias hereditárias.  A trupe já passeou pelos PT, PSB, PDT, PMDB e atualmente, PR;  não sei se esqueci mais algum outro partido, todos ruins como os solicitantes, e fáceis para adequações.  Ah, ia esquecendo, Rosinha é, na realidade, Rosângela;  Será que haverá alguma coisa que não seja falsa, por ai a fora?

Proximamente irei falar-lhes sobre José Arruda e Joaquim Roriz, farinhas do mesmo saco.

sábado, 10 de agosto de 201

DEVANEIOS

Edélvio Coelho Lindoso

DE JOSÉ ROBERTO ARRUDA

    De micro-biografia fica mais parecendo uma folha-corrida policial.  Vejam quantas coisas similares à história do Garotinho.  Só que aqui se trata mais de um estilo Coronel.  É um engenheiro-elétrico (mal posto esse título, não acham?), bastante inteligente e eclético, TENDO ESCRITO UM ROMANCE BIOGRÁFICO DE DUZENTOS E SESSENTA PÁGINAS.  EM 2001 JÁ ESTAVA PRONTO E DEFINIDO SEU VEZO ESCORREGADIO E PROPENSO A TRAQUINAGENS.  ELE, ACM E REGINA, NUM ESQUEMA DE CORRUPÇÃO QUE VAZOU O SEGREDO DO PAINEL DO SENADO, QUANTO AOS QUE VOTARAM CONTRA E A FAVOR DA CASSAÇÃO DE LUIS ESTEVÃO.  FALOU-SE, QUE BAIXARIA,  QUE A SENADORA HELOISA HELENA, FIGURA DE PROA E EVIDÊNCIA NAQUELA CASA, FUNDADORA DO PSOL, VOTOU A FAVOR DO ESTEVÃO, E QUE TINHA UM CASO AMOROSO COM O MESMO.  PURA MALDADE E ENGEBMRAÇÃO DO VELHO BAIANO, POR TODOS TEMIDO, CAPAZ DE AGRESSÕES FÍSICAS, QUANDO CONTRARIADO.  O ARRUDA RENUNCIOU, PARA NÃO SER  CASSADO E,  RETORNOU  À ATIVA, COMO DEPUTADO, EM 2002, COM A MAIOR VOTAÇÃO PARA ESSE CARGO, NO BRASIL.  VEJAM ESSE AMBIENTE POLÍTICO EM NOSSO PAIS, COMO É PROPÍCIO PARA ESSAS COISAS.  UM ESCÂNDALO COMO FOI AQUELE, NÃO FOI SUFICIENTE PARA ATRAPALHAR A ASCENSÃO DESSA POMBA E DE OUTRAS MAIS.  AINDA, EM 2OO1, A DIRETORA REGINA CONFESSOU A VIOLAÇÃO DO PAINEL, FEITA A PEDIDO DE ACM E DE ARRUDA, A ESSA ALTURA, LÍDER DO GOVERNO FHC.  EM 2002, TAMBÉM ACM, RETORNA DA RENÚNCIA AO SENADO, COM TRÊS MILHÕES DE VOTOS BAIANOS (COMO UM MILAGRE DESSA MAGNITUDE?).  ACM MORRE AOS SETENTA E NOVE ANOS, PERDOADO PELO STF, ELE, REGINA E ARRUDA;  PODE OU QUER MAIS? TENS ORGULHO DE SER BRASILEIRO?  ISSO, ACONTECEU EM 2003.  EM 2006, ARRUDA, GOVERNADOR DO DF, EM CONCHAVO COM PAULO OTÁVIO, VICE-GOVERNADOR E BORNHAUSEN, O ALEMÃO, A TRINCA DO BARULHO.  VÃO, BRASILEIROS, ENRREGECENDO AS ARTÉRIAS, MEDIANTE TAMANHOS INSULTOS, QUE FORAM NAQUELES IDOS, E PERMANECEM, AGORA, AINDA.  ARRUDA RECEBE CINQUENTA MIL REAIS POR QUINZENA, DA CAMARGO CORREA, EMPRESA DE ENGENHARIA COM OBRAS SUPERFATURADAS, EM BRASÍLIA.  AH,  SE NO BRASIL, QUANDO ESTOURADO UM ESQUEMA ASSIM, HOUVESSE O HÁBITO DE ANOTAR NUM INDEX OS NOMES COM FILIAÇÃO, DE TODA A DIRETORIA DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS AO ESTADO, ESPALHANDO-SE POR PRECAUÇÃO, A MESMA NOMEAÇÃO DE PARENTES, ASCENDENTES E DESCENDENTES, E DE CONTRAPARENTES CIRCUNSTANTES, PRA NECESSIDADE DE SE RASTREAR DESVIOS DE DINHEIRO DESSES ANJOS NEGROS!  TENDO EM CONTRAPARTIDA O RETORNO DO SAQUE, QUANDO FLAGRADOS ESSES PILANTRINHAS COM BENS QUE NÃO PUDESSEM EXPLICAR DE QUE FONTE OS SUBTRAIU, E ALÉM DISSO, PAGASSEM COM PENAS DE RESTRIÇÃO DE LIBERDADE, SEM PRIVILÉGIOS E INTEGRALMENTE, E IMPEDINDO DAI PARA O FUTURO PERMANENTEMENTE QUALQUER RELAÇÃO DE NEGÓCIOS COM ESSES INDEXADOS. EM 2009, A OPERAÇÃO  CAIXA DE PANDORA, DA PF APREENDEU ESSAS FIGURAÇAS, INCLUSIVE O JOSÉ ROBERTO ARRUDA, PRIMEIRO GOVERNADOR EM EXERCÍCIO TRANCAFIADO, DE QUE SE TEVE NOTÍCIA, NO BRASIL.  

    SIMILARIDADES:  TRÊS FILHOS NATURAIS, E QUATRO ADOTADOS, NUM GESTO REALMENTE MUITO BONITO MESMO.  UM AMIGO SEU MORREU NUM DESASTRE DE AUTOMÓVEL E ELE ACOLHEU SEUS QUATRO FILHOS, ATÉ ESSE MOMENTO.  UMA QUINTA ADOÇÃO, TAMBÉM MUITO EMBLEMÁTICA.  UM MENOR, SEM RECURSOS, PEDIU-LHE, COMO GOVERNADOR , QUE O ACUDISSE, POR ESTAR PERDENDO A VISTA.  ELE MANDOU ACAREAR TUDO E DESCOBRIU QUE A CONSEQUÊNCIA VISUAL, ERA FOME. INFORMOU-SE SOBRE O COMPORTAMENTO DO RAPAZ; TEVE BOAS RESPOSTAS E O ADOTOU, ATÉ HOJE.  ME ARREPIA ESSAS HISTÓRIAS, SENDO VERDADEIRAS COMO SÃO, E OBSERVANDO  QUE DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS, E QUE ESSES ATOS LHES SEJAM COMO ATENUANTES SOBRE A SUA VIDA PREGRESSA TÃO AGRESSIVA.  SÓ PRA NÃO PASSAR BATIDO, ELE TINHA EM SEU GABINETE, QUINZE FUNCIONÁRIOS ACESSORES. AH, SOUBE RECENTEMENTE, QUE UM DOS QUATRO FILHOS ADOTADOS, DE DEZOITO ANOS E  AFILIADO À IGREJA CATÓLICA  COMO PRÉ SEMINARISTA, FALECEU NUM ACIDENTE DE CARRO, FATO QUE MUITO O ENTRISTECEU.


DEVANEIOS

segunda-feira, 12 de agosto de 2013


Edélvio Coelho Lindoso
DE SIONISTAS

    Falar dessa pereba sionista é desanimador.  Diz-se de um tal complexo desenvolvido entre subjugados e algozes, tal como admiração do menor pelo maior, e talvez isso tenha acontecido em relação aos judeus aprisionados pelos nazis.  Pelo menos pela teoria do "Esapaço Vital", cavilação que Hitler inventou para justificar seus abusos, e que realizou.  

    Pobres dos Palestinos, que viram alguns dos seus espaços de terra perdidos para os jordanianos, devolvidos para Israel, em acordo político covarde.  A Jordânia é um pais não árabe no OM, totalmente subalterno ao Ocidente (leia-se EUA, desde o rei anterior, casado com uma plebéia americana, sucedido pelo filho, após a sua morte).. Sempre neutra e bem desenvolvida, para os padrões daquela região.  Israel aceitou tão generoso presente, e tocou em frente o que aprendeu   com seu tirano, mudando suas fronteiras, após as vitórias militares de 1967, .há quarenta e seis anos.  Não admite devolver essas terras, depois da Paz, passados todo esse tempo.  Imagine se os vencedores da Segunda Grande Guerra tivessem mantido a Alemnha dividida em três partes, até hoje.  As leis que regem as guerras prevêm a obrigatoriedade da devolução de terras, nessa situação.  Porque no caso sionista ela não funciona?  O Poder de seu insigne protetor é o avalista dessa barganha?  Já aconteceu algumas vezes antes, e agora, de novo, quando está previsto para a próxima quarta feira catorze, a  reunião com Israel, Poder Palestino, sob a supervisão dos EUA, para os ajustes da  criação do Estado dessa gente.  O patrono fala em fronteiras de 1967, o antagonista Israel, diz que esse assunto não existe, e para abalisá-lo já autorizou a construção de mais mil e duzentos apartamentos em suas colônias, o ato mais aviltante que um Palestino pode suportar.  Essa lenga-lenga se repete como um mantra, e não sei porque esse xerife usurpa uma autoridade que é da ONU.  Será que é pela força que tem seu VETO?  Não seria o caso de todos os votantes pró Palestinos se desligassem dessa sociedade fictícia e procurassem outra freguesia que atendesse as suas necessidades?  

    Do jeito que a coisa anda, vejo algumas possibilidades, nenhuma que favoreça a causa Palestina.  

    Que Israel tenha um surto de grandeza e saia de rota batida para invadir a antiga terra dos Xás.  Que tenham sucesso e cobrem dos americanos o cumprimento da segunda promessa abrâmica, a posse de todos os espaços entre a margem externa do rio Nilo e a margem externa do rio Eufrates.  Is not mole.  todo esse recheio é o tal Espaço Vital Sionista.  Incharão os israelos como sapos-boi, de vaidade e soberba, com o grande poder geopolítico adquirido.  Ficará mais insuportável,  ainda.    ????

    Que Israel seja sobrepujado pelo Irã, e aliados surjam de ambas as partes para formarem um armagedom.  Talvez, dai apareça a sorte não tão grande, mas merecida, para os Palestinos, com todos os espaços de direito, e com todos os imóveis que sobrarem de tamanha chacina.  A geopolítica do mundo, de repente toda modificada, para o bem ou para o mal.


 

sábado, 1 de fevereiro de 2014

DEVANEIOS - DE MÉDICOS --065

    Vamos falar de médicos e de suas carências em todo o território brasileiro, excetuando-se as capitais e grandes cidades.  É notória essa situação, mesmo quando  esses facultativos são formados pelas Faculdades do Estado.  Eu digo, além do  exame de capacitação para esses formandos em geral,  sob a tutela do Governo, deverão por força de lei, ressarcir o Estado, com dois anos de exercício da profissão em cidades opostas àquelas consideradas capitais e grandes cidades, entenda-se de economia farta.  Se não forem suficientes para satisfazer essa demanda, o Estado chamará, sim, interesssados estrangeiros, capacitados pelo tal exame de capacitação.

    É ridicula essa manifestação pública de desapôio a essa intenção, com essa legião de pessoas fardados como médicos, que não levam em conta o valor simbólico dessas batas, que a rigor só deveriam ser usadas em suas áreas de trabalho.  O valor e obrigação cívicos que esses profissionais deveriam ter inoculados, como de moralidade, são COMPLETAMENTE AUSENTES, DANDO UMA ANGÚSTIA DE MORRER.  PODE-SE  ENQUADRAR ESSE SERVIDOR EM QUATRO CATEGORIAS:  1. PROFISSIONAL LIBERAL AUTÔNOMO.  2. PROFISSIONAL LIBERAL EMPREENDEDOR.  3. PROFISSIONAL LIBERAL PRESTADOR DE SERVIÇOS.  4. OS QUE COMPRAM UMA MÁQUINA COM TECNOLOGIA PARA CERTOS EXAMES E SE ESTABELECEM COMO VENDEDORES DE SERVIÇOS.  O QUE OS FAZ IGUAL, COMO UMA CORPORAÇÃO, É DE NÃO QUERER SE AFASTAR DESSES CENTROS PRIVILEGIADOS.   NÃO GOSTO DE PENSAR, NEM EM SONHO, NAS IMAGENS QUE VIMOS A MENOS DE UMA SEMANA, ONDE TRÊS MÉDICOS FORAM FLAGRADOS, VERGONHOSAMENTE, CHEGANDO, ENTRANDO, REGULARIZANDO O INÍCIO DE UM PLANTÃO DE SERVIÇO, E IMEDIATAMENTE  PEGANDO SUAS CONDUÇÕES E INDO PARA PASSÁRGADA.  QUE COISA VIL.

EDÉLVIO COELHO LINDOSO
DEVANEIOS 
QUINTA-FEIRA, 8 DE AGOSTO DE 2013
DE MÉDICOS

 

DEVANEIOS -DE PROGRAMA POLICIAL NA TV - 064

 

Ed;elvio Coelho Lindoso

Devaneios

De “bulling”de programa de tv

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

    E a vida continua, e o programa policial na TV continua.  A quem serve e a quem desserve, essa coisa?  Serve ao elenco que produz essa bossa. Serve às emissoras que os acolhe.  Serve aos policiais que alimentam suas vaidades em exibição.  Desserve à população inteira, que tem seu lado mórbido espicaçado para prover sua curiosidade, tomar partidos e querer imitar ora o propagador dessa miséria, ora o policial em campo, ou àquele entrevistado, ora o elemento desencadeador dessa notícia;  olha ai operigo. chama-se a isso, mimetismo, e a psicologia explica.

    No dia primeiro deste mês discorri aqui sobre isso com o mesmo título.  O trabalho policial, como o trabalho médico ou qualquer outro, deve ser desenvolvido dentro da discrição, que produz eficiência.  A propagação de notícias dessa área, podem ser veiculadas a partir dos BOs, no dia seguinte aos acontecimentos, de maneira enxuta, sem fotos, sem adjetivos, sem adverbios, sem letras garrafais, apenas com sujeito, verbo e objeto.  Não há como permitir mistura de corpos em ações policiais, a não ser de com bandidos ou vítimas.  A imprensa em sua forma generalisada ficará a mil metros dos acontecimentos, e se a emissora dispuser de ferramentas tecnológicas avançadíssimas, para fotografias ã distância, por exemplo, que as use e assim promova uma disputa natural para definir o melhor.  

    A coisa ruim, do que aqui se está discutindo, é a espetacularização da notícia.  A carnavalização de fatos, na maioria, lamentáveis.  O desrespeito da miséria, por que essa coisa deve ser manoseada com o devido respeito, gera prejuizo aos conceitos sequentes.  A capacidade imantada de atrair curiosos para qualquer cena criminosa ou trágica é exatamente por ser uma ocorrência fora da normalidade. Essa visão não ensina nada, não constrói nada, não enriquece nada.  Pelo contrário, causa estresse, ansiedade e desassossego.

Nota zero para essas aberrações, e que esses impulsivos curiosos sejam contidos.

DEVANEIOS - DE COISAS TOLAS - 063

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEVANEIOS

Ed;elvio Cielho Lindoso

terça-feira, 6 de agosto de 2013

DE COISAS TOLAS

    Quando falei Barça, Messi e JR, leia Neymar, e quando me referi às três organisações guerrilheiras

de Israel, entenda-se, terroristas:  Hganah(pronúncia=Raganá), desde de 1928/1948, fundada por Ari Ben Canaã e depois chefiada por Ben Gurion, primeiro Presidente do Estado de Israel; Irgun, mais radical e chefiada pelo irmão de Ari,  não sendo amigos;  chegou a explodir o Hotel Estrela de Davi, matando muitos ingleses, a quem foi dada a gestão da Palestina, pela Liga das Nações, enquanto franceses geriam Síria e Líbano, além de muitos patrícios judeus;  a terceira organisação, menos efetiva, foi a Stern.

HUMOR

    Os judeus chacoteavam  os pelestinos da Faixa de Gaza, uma prisão aberta mas violenta, cercada pelo mar, pelo interior e pelo ar.  Diziam:  se murar, vira gueto;  se gradear, vira zoológico;  se lonar, vira circo; se puser uma luz vermelha, vira puteiro;  se der descarga, fica boiando.  Gaza é uma faixa litorânea do mar Mediterrâneo, lugar onde viveu o Nazireu Sansão com sua cabeleira, e ligação por terra, agora subterrâneos, ao Egito.  Ponham-se no lugar desse povo, hoje ainda, num gesto de empatia, e sintam a ira.

    Um pai exortava um filho fêmeo;  meu rapaz, deixa disso, porque não ficas como o teu pai?  Filho, em desafio:  Pai, se o Conde Deu, o ju deu, o São Judas Ta deu, por que eu não posso dar?

    Um senhor entra numa loja e pergunta:  tem meias?  responde o vendedor:  bonitas e não são feias.  Tem gravatas?  São belas e são baratas.  Tem chapéu?  De toda a cor, até da cor do céu.  Tem camisas?  Listadas e lisas.  Como é seu nome?  Claudionor, um criado aa seu dispor.  Pensei que era Lacerda...

    Um garçon viajado e culto, voltou ao Brasil, foi promovido à Maitre e começou:  Que deseja?  Cliente, olhando, pediu o menu.  O maitre diz: desculpe, mas essa é uma palavra francesa e se pronuncia meni.  O cliente, carrancudo, olha de soslaio e pede;  traga um refresco de caji.  Maitre, solícito, acode;  senhor, essa é uma palavra portuguesa e se pronuncia caju.  Algo mais?  O cliente bufando disse;  Eu não sei se lhe mando tomar no U ou no I...

    Poesias infantis:  Professora:  Maria recite uma poesia.  Maria:  Eu sai com o João, e ele me deu um tostão.   Bem.  Joãozinho, você.  Maria era perneta, entrou no mar, que molhou sua canela.  Professora:  mas onde está a rima?  Professora, a maré estava baixa.


    Plantão Médico:  Paciente de fundo para cima estava exposto.  Atendente e aluno chama colegas.  Gaiato grita: isso é um cu ou um bolo de aniversário?  A operação consistia em retirar uma vela com pavio e tudo.

DEVANEIOS - DE ELEIÇÕES - 060


Ed;elvio Coelho Lindoso
Devaneios
Domingo, 4 de agosto de 2013
De eleições


    Projeções para a próxima eleição, na sequência.  Martina, Aécio e Dilma.  A primeira com uma folha limpíssima de comportamento ético.  No entanto, não sei se tem poder de  mando.  Desagradou-me muito, na eleição passada,  fatoo  de ela ter vindo a Manaus em busca da benção do gurú assembleista, poderosíssimo economicamente e midiaticamente, mas com história pregressa um tanto nebulosa, sem levar em conta a fome de poder dessa seita e a intromissão na arena política, que é incompatível com essa vida dupla.  Muitos candidatos políticaos passam por esse Olimpo, aqui, independente de partidos.  Lembro-me do caviloso Garotinho, que nunca envelhece como Dorian Gray fazia, nem toma juizo.  Impressões plásticas inesquecíveis , pelo ridículo e pelo cheiro de negociata e pronto.  A Marina manchou seu manto, quando referendou esse uso.  O Aécio, ex-jovem político, hoje não mais.;  já contagiou-se com os maus costumes brasileiros nessa atividade. O seu partido, o PSDB, está se revolvendo contra acusações escusas, nem é de extranhar, da mistura do que  é meu e o que é teu, que pena, desde o tempo daquele governardor de BARÍTONO INESQUECÍVEL, O Mário Covas, nas jogadas dos coletivos subterrâneos.  Essa conversa fiada, vai levar anos e anos, num entra e sai indefinido até o cansaço  e posivelmnete a passagem de cenários do tempo, incontrolável pelos humanos.  Quero que se lembrem, desse Partido, sob o comando de FHC, para a inauguração do mandato dobrado das governanças, tendo como contra-ponto o paulista empreendedor Gilberto Miranda, senador sem nunca ter recebido um voto sequer, pelo Amazonas, a tal terra da Zona Franca..  Muito, mas muito finheiro mesmo, em pastas,  bolsas, cuecas, antes de se falar nisso, correu por baixo dessas pontes, suficientes para forçar esse “`a vontade”do Cardoso a bater em retitada e fugir das bajulações, tais como ingressar na ABL, tal como aconteceu com o Sarney, o dono dos “Maribondos de fogo”.  Essa Casa Venerável anda meio marota, menos séria quanto devia ser.  Bom, queimemos Marina, agora Aécio e  Dilma que não soube descartar-se do Lula, ao cabo de um mandato, e voltar a ser Dilma, guerrilheira impulsiva das boas causas.  Se ela se lembrasse do assalto ao cofre de ex-governador d São Paulo, um gesto épico… ainda teria tempo de anular a  maldade que fez com os aposentados, aqueles sem voz, sem sidicatos e sem saude, contando os dias para se despedir da vida, devolvendo o que deles tirou, sem lero-lero nem  gueri-gueri, de uma só vez e com a pressa de quem tem fome, num ato administrativo, por um Ministro de oulso  e seriedade.  Isso lhe daria uma chance de recuperação  Fora disso, para Dilm NÃO HÁ SALVAÇÃO.  Sobrará a vaga para Campos, mesmo que o menos conhecido desse quadrângulo.  Assim vejo e assim será.Tenho dito.desalentado, triste e revolhido.lero nem guerti-gueri, de uma só vez e com a pressa de quem tem fome, num ato administrativo, por um Ministro de pulso e seriedade.  Isso lhe daria uma chance de rfecuperação com esse grande eleitorado, desalentado, triste e recolhido.  Fora disso para Dilma, não há salvação.  Sobrará a vaga para o Campos, mesmo que o menos conhecido desse quadrângulo.  Assi vejo e assim será.  Tenho dito

DEVANEIOS - DE DOIS ÍDOLOS HERMANOS - O62

 EDÉLVIO COELHO lINDOSO

DEVANEIOS

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

DE DOIS ÍDOLOS HERMANOS

    Cês ja viram um reclame na TV de um rapaz tentando chavecar a Grazi Masssafera?  Acho o desempenho do ator publicitário e anônimo, esplendoroso, pelo fato de ser jovem e desconhecido.  Quanto tempo levará a Globo pra me plagiar e lança-lo em seu plantel de bambas?

    Está ai o Barça com esses dois hermanos geniais, fazendo dois jogos, um na Palestina e outro em Israel.  Tente-se imaginar o valor investido nessa manobra!  Quem desembolsará tamanha fortuna para uma causa que já nasce abortada.  A criação, finalmente, do Estado Palestino?  Quem acredita nisso?  E no entanto 

está lastreada com um vigor macho.

    Desfiei sobre isso, há quatro dias, mais ou menos, e tudo que disser agora não passará de redundância.  Não é um mantra mas poderia ser.  Quem estará por trás desse teatro?  Os EUA, Israel, a ONU, a Globo?   Só sei que não sou eu.

    Quando o Patriarca judeu, do alto dos seus  noventa anos, como Presidente daquele estado, brada com todo o poder de sua autoridade que os judeus instalados nas terras palestinas, que serão institucionalisadas como seu Estado, lá permanecerão, acabou de melar uma apoteose esperada há quase setenta anos.  Deve-se perdoar a falha, pela senilidade do autor, ou isso é coisa feita?

    Considerando-se que com a criação de um Estado, os Palestinos, como qualquer outro povo na mesma situação, adquire um "Status" reconhecido mundialmente, de autonomia gestora, que de antemão já seria suficiente para o silêncio do mandão clássico no OM, com mandato promulgado pelos seu Pai, os EUA.  Essa autonomia dará aos Palestinos o direito de ter suas Forças Armadas, sua Inteligência, seus soldados e suas armas, livres das bisbilhotices de qualquer vizinho, e de ser respeitado na ONU ou em qualquer sociedade que lhe apetitar.  Tem que ser decidido, desde o início, a capilaridade de seu território, totalmente fragmentado pelo primo inimigo, de maneira grotesca e brutal, sob as bençãos do Senhor dos Mundos.  O retorno do saldo DO SEU POVO ESTRAVIADO PELA VIZINHANÇA ÁRABE;  A DIVISÃO QUE LHE CABE NO APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS DOCES DO RIO JORDÃO, PARA AGRICULTURA E TODAS AS NECESSIDADES INTRANSFERÍVEIS DESSE AVALIADOR DE VIDA.  SÃO ESSAS COISAS QUE ISRAEL JAMAIS PENSOU EM DIVIDIR, E QUE CAUSA SURPRESA PELA EXIBIÇÃO DE MESSI E O JR, AO PREÇO QUE ELES CUSTAM.  

    COMO SOU HOMEM E DONO DE DEVANEIOS, POSSO AQUI ESCREVER O QUE QUISER, MAS ME APOQUENTO COM A POSSIBILIDADE VISÍVEL DE AS DIVAGAÇÕES PALESTINAS   SÓ SEREM POSSÍVEIS SOB O HORROR DE UMA TERCEIRA GUERRA MUNDIAL.  OS EUA, PSEUDOS DONOS DOS MARES SUBMERSOS DE PETRÓLEO EM TODO O OM, CONSERTOU-SE COM ISRAEL EM BANCÁ-LOS FIELMENTE E FIELMENTE SEREM SERVIDOS, NA CONDIÇÃO DE PONTA-DE-LANÇA, NAQUELA REGIÃO.  ALI  ISRAEL É OS SEUS OLHOS, SEUS OUVIDOS, SEU NARIZ, SUA VOZ E SEU TATO.  SEU PAGAMENTO POR SEUS SERVIÇOS CORREM SOB SEGREDO DE JUSTIÇA, MAS ALGUNS SÃO PRESUMÍVEIS.  QUEM TRANSFORMOU TÃO PEQUENO ESTADO EM TERCEIRA FORÇA BÉLICA DO MUNDO, NASCIDA SOBRE O INSTINTO PREDADOR DAS TRÊS ORGANISAÇÕES TERRORISTAS PRÓPRIAS?  QUEM ARMOU E TREINOU ESSE ESTADO?  QUEM O FEZ SER PARTE DO PEQUENO GRUPO NUCLEAR, SEM TER CONSTRUIDO ESSA ARMA?  ENFIM, O QUE NÃO PODE SER ESCONDIDO É A FOME TAMANHA DE RECEBER POR BOTIM PARA SEU PATRIMÔNIO AS TERRAS DA ANTIGA PÉRSIA, O IRÃ, QUE ISRAEL ANSEIA POR INVADIR, E SEM QUERER, ALI SE ESTREPAR.  ISRAEL TEM POR CERTO UMA SEGUNDA PROMISSÃO FEITA À ABRAÀO: DEPOIS DA TERRA DE CANAÃ, QUE JÁ ESTÁ AUFERINDO, ESPESINHANDO E MATANDO OS PALESTINO. ELES QUEREM AGORA, JÁ, TUDO QUE SEJA DAS MARGENS DO NILO, NO EGITO, ATÉ O IRAQUE, MARGENS DO RIO EUFRATES, ANTIGA BABILÔNIA, NAS BORDAS DE NÍNIVE, ONDE UMA BALEIA(?) ENGOLIU JONAS, PARA LÁ FAZER LONGAS PESCARIAS.  ENTRE A FÉRTIL REGIÃO DE ÁFRICA, ATÉ OS CONFINS DO EUFRATES NAS LONJURAS DO GOLFO PÉRSICO, TUDO O QUE ESTIVER NO MEIO, SERÁ O SEU GORDO SANDUBA.   POVO GULOSO, ESTE.

    QUE NÃO SE ESQUEÇA DO PODER MINGUANTE DOS EUA, E DO PODER CRESCENTE DA CHINA, QUE POR ENQUANTO, APENAS SE RESPEITAM.  NÃO SE ESQUEÇA DE POSSÍVEIS ALIANÇAS DE CHINA COM TURQUIA, A MAIOR POTÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO NO OM, DE  RUSSIA E "ADVERTÊNCIAS" QUE SEMPRE AS HÁ. E QUE SOMBRAS DE DOR PODEM COLORIR O ENCONTRO DE CÉU E TERRA E PRODUZIR DE FATO O APOCALIPSE.

    QUE FIQUE ESSE ALERTA, QUE ABALA DEVANEIOS E DIVAGAÇÕES AO MESMO TEMPO.  SONHOS PODEM SER COR-DE-ROSA, MAS PODEM SER TAMBÉM PUXADO A UM ROXO DE CEMITÉRIO.  QUE SE AFOGUEM O IRMÃO DO NORTE E ISRAEL, MAS QUE DEIXEM AO BRASIL A FORTUNA DE SER A TERRA DO ÉDEN.


 

DEVANEIOS - DE ILUSÕES - 061

Ed;elvio Coelho Lindoso

DEVANEIOS

Segunda-feira, 05 de agosto de2013-

 DE ILUSÕES

    No Brasil, cheio de jargões.  No lixão, a figura tipo, dizendo da ansiedade de ir pra uma Faculdade.  Está na moda, como se fora uma chave mágica para o sucesso.  Já na década de cinquenta, em Recife, surgiu a onda dos  PP (Pagou Passou), mera coincidência com a silgla do Maluf, apesar da semelhança com a ladroagem.  De lá para cá, essa má onda persiste;  os cursos noturnos e a coqueluche dos cursos noturnos de terceiro grau, de impotância nenhuma, mesmo quando consegue levar alguns à diplomação. 
    Ai a cara do Brasil Doutor, frase cunhada pelo sociólogo pernambucano, Gilberto Freire, que tem esse título honorífico, por que à época não existia aqui essa formação superior.  Era ele por tanto um autodidata.  Só aqui se formam doutores, na mesma hora em que se é bacharelado.  Existiam três Faculdades: Medicina, Engenharia e Direito e só. Nunca Universdades.  Um pouco mais tarde, filiada à Faculdade de Medicina, veio a de Odontologia.  Hoje, essa área entrou em metástase, macaqueando os EUA, beirando já pelos  mil títulos.  O que se ganha em quantidade, se perde em qualidade.  É uma macaqueação típica do brasileirismo.  Procuro saber a razão disso, e descambo para o seguinte:  Portugal e Espanha estáo sitos na Península Ibérica, pertencem à Europa, mas não são europeizadas.  As dificuldades físicas da geografia de fronteira entre Espanha e França, tornaram a cultura desse duo, de baixa qualidade, em relação ao todo europeu, embora tenham sido eméritos navegadores com glórias no continente americano.  Tudo que cái ou é puxado para o domínio brasileiro ou hispânico, nas américas, sofre um apequenamento, que só ele é maior.  As coisas aqui chegadas se diluem, se desmilinguem, se despersonalisam.
 
    As ondas de formaturas pra tudo se espraiavam pelo Brasil.  Imaginem o orgulho de um pai festejando a formatura de uma filha, recém saida do curso primário, recebendo um diploma, estando de vestido novo, parecendo uma noiva, com anel de pedra com a cor escolhida para a próxima profissão, com baile no capricho e o pai embevecido anunciando:  minha filha formou-se em "tiloga".
 
   Hoje, o Governo financia essa esbórnia, essa enganação de curso superior, e se anuncia por momentos, a cada momento.  AO SURTO DE FARMÁCIAS DO POVO, EM CIRCUITO NACIONAL, PELO FATO DE AS PRÓPRIAS SEREM GERENCIADAS PELOS GOVERNOS ESTADUAIS, E SER OBRIGATÓRIO A PRESENÇA DE UM FARMACEUTICO EM CADA FARMÁCIA, EXPLODIU A FALÁCIA DE UM GRANDE MERCADO DE FARMACÊUTICOS-FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.  QUE GRANDE ONDA, SEU ZÉ PINÓIA:  EM CADA LOJA DESSA, O ELENCO DE ESTUDANTES DA FARMÁCIA, COM O EXAGERO TRIPLICANTE  QUE EXISTE NO SERVIÇO PÚBLICO, DE ATENDENTE, À BALCONISTA, À CAIXA, À PUXA-SACOS E À COMPLICANTES, TINHA DE TUDO.
    ESCOLAS NOTURNAS COM GRADUAÇÃO SUPERIOR, DESDE QUE O MATERIAL DE APOIO FOSSE SÓ DE PAPEL, MULTIPLICARAM-SE EXPONENCIONALMENTE, COMO DE CONTADOR E DE CURSOS DE FILOSOFIA, E O BRASIL DOUTOR IRIA JÁ, JÁ SOFRER  DE OBESIDADE MÓRBIDA.  QUEM GANHA COM ISSO?  OS FALSOS CURSOS, AS FALSAS ESCOLAS, OS FALSOS ALUNOS.  NÃO FALTAM VAGAS, NÃO HÁ DESISTÊNCIAS, O GOVERNO ALARDEIA O FUTURO PROMISSOR DA NAÇÃO, TUDO VIRA UM FAZ-DE-CONTA E TODOS DORMEM FELIZES.  ACREDITEM SE QUISEREM.  AINDA, SURGE UMA NOVA SITUAÇÃO, DESCONHECIDA, NO MUNDO.  GENTES CHEIAS DE TÍTULOS E DESENVOLVENDO UMA PROFISSÃO PARALELA QUE NADA TEM A VER COM ESSES DIPLOMAS.  É UMA ZORRA TOTAL.
    DIGO-VOS, CURSO UNIVERSITÁRIO TEM A VER COM TRADIÇÃO FAMILIAR, DAI A POSTURA DIGNA DE UNS, E OUTROS COM NENHUMA.  AI, NÃO CONTA A BAGAGEM MORAL DE CADA UM.  TEM SUCESSO UMA DIPLOMAÇÃO UNIVERSITÁRIA, QUANDO A LINHA DO TEMPO DETERMINA ISSO.  PRIMEIRO ANO PRIMÁRIO AOS SEIS ANOS DE IDADE, E A SEQUÊNCIA SEM INTERRUPÇÃO ATÉ O PRIMEIRO ANO DE UM CURSO SUPERIOR ATÉ SEU FINAL;  OUTRAS PRENDAS COMO PÓS, MESTRADO, DOUTURADO, ESPECIALIZAÇÃO E OUTRA COISAS, SEJAM QUE NOME TENHAM, DESDE QUE TUDO SEJA ININTERRUPTAMENTE.  ESTÁ AI O MODELO PARA O SUCESSO PLENO DE UMA PROFISSÃO COM DOUTORADO, EXCETO OS ESCORREGOS QUE NOS PREGA A VIDA.  O RESTO É LERO.