quinta-feira, 7 de maio de 2015

DEVANEIOS-DE MEUS 9 ANOS (3) (070515)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Aboletado Era Alojado Por Boleto Imperial
NO BRASIL COLÔNIA, PAPEL PREGADO NA PORTA DA CASA PARA APROPRIAÇÃO REAL

1987-Novo Hotel-Morumbi-SP-Glauce-aos 52 anos E Fernando

(M E M Ó R I A)

terça-feira, 6 de maio de 2014


DEVANEIOS - DE MEUS 9 ANOS (3)

1940/1945 (1942)

Olhem a sombra ao pé do casarão onde morei durante seis anos;  Pode ser onze horas ou treze horas, mas era o ano de 1942 e eu tinha nove anos.  No lado da sombra estava a porta de entrada;  na frente ensolarada, três janelões num quarto imenso onde dormiamos quatro crianças e duas primas; No primeiro andar, Dr. John Mein, americano e D. Elishabeth, inglesa.  Ali curti dos seis aos onze anos, tempo da Guerra.  

Minha irmã Marlu tinha uma amizade grudenta com a Sônia Correia Lins, irmã de Sílvio;  gordinha, baixinha, miopezinha e educadazinha;  morava no bairro de Espinheiro, mais ou menos próximo de nós,  lugar chique em casa com paredes externas cobertas de hervas trepadeiras verdíssimas e vinha todos os dias `à tarde, de bicicleta, fruta rara e capaz de abrirem-se todas as janelas de uma rua para apreciá-la.  Não existindo as expressões de hoje, como legal e bacana, dizia-se batuta.  Não tinha luxo e me deixava ficar naquela calçada em sombra, indo e vindo com a sua máquina quando minha altura pouco dava para lhe sustentar os dois  guidãos.  Em tempos de guerra, ali era tempo de paz;  não havia riscos quanto aos bondes nos seus trilhos,  não havia malfeitor nem ladrões. Como pode o comportamento das gentes em setenta anos mudar de ótimo para péssimo, de se ver a maldade das almas expluirem assim para infernizar um antigo céu! A Sônia hoje é uma Dentista ai no Sul e a Marlu, uma pedagoga aqui no Norte.  E a vida surpreendendo `à todos.

Naquele tempo ainda havia a praga da tísica que ceifava muitas vidas ainda jóvens.  Dizia-se de gente perguntadeira, que tinha ouvido de tubrculoso.  Era uma doença tão marcante e tão temida pelo medo de contaminação, pelo nojo que causava o catarro amarelento do escarro que era um sofrimento moral bravo de quem tinha  a má sorte de a possuir.    Porisso ficavam de orelhas espertas e em pé para verem se estavam sendo notados e discriminados.  Minha querida Tia Maria, irmã de meu pai, casada com um homem boníssimo de alma e coração, o Tio Luiz, saiu do Pina e foi pra nossa companhia naquele casarão;  Ficava conosco os seis meninos naquele imensidão de quarto, com minha mâe como enfermeira e sua auxiliar, d.Maria da venta-chata, negra da antiga escravidão, de carapinha inteiramente branca, queridíssima de todos nós, nas aflições e nas alegrias.  O meu querido Tio Luiz também tinha uma bicicleta e na garupa um enorme cesto quando ele chegava diariamente carregando uma infinidade de verdes para amada mulher, num amor mais próprio daqueles tempos.  Assim foi e se mudaram para Vitória de Santo Antão de clima apropriado para estes males.   Quente como é o Nordeste, mas ao cair da tarde, repentinamente a temperatura desaba para bate-dentes comuns naquelas plagas.  Viveram muito os dois e num momento voltaram para sua casa, no Pina;  num outro momento ambos atropelados por um auto se despediram juntos, deixando órfãos seis filhos queridos.

Enfim meu queridíssimo Tio Amaro, irmão da Tia Maria e do meu Pai.  Modesto, no nosso casarão, num mês de junho chuvoso, com cheiro de pólvora e enorme fartura de milho verde, de canjica, de pamonha e de balões hoje proibidos, numa enorme belezura.  No quintal de nossa casa, um mundão de mangueiras, Rosa, Espada e manguitos comuns cheirosos como se fosse um fruto-copo cheio de refresco.  Que infância maravilhosa. Meu Pai, o Pastor Lívio, fechava um pouco os olhos contra a sua ranzinzice religiosa  e até uma fogueira em qualquer São João, fizemos.  Numa algazarra meio torta, parecendo festa junina e também festa natalina, enchiamos frasquinhos pequeníssimos de extrato que era o nome do que hoje é perfume, então passávamos extrato em vez de "sprayar" perfume, com papel crepom de várias cores, que a qualquer toque de água coloria o conteudo dos frasquinhos que estavam amarrados nos galhos secos de mangueira, para quem quisesse levar, e alegrar os coraçõezinhos de nossa fraternidade infantil, pelo reconhecimento das gentes grandes de que nós existiamos.  Meu Tio Amaro, de pouco falar, de uma predileção especial por mim, desde eu depois de casado e já com sete filhos, ele nos visitando, fazia desenhos com um garrancho na areia dura em redor da fogueira, sempre de rostos em perfil, como só os egípcios sabiam fazer.  Meu amado tio, um dia deitou alegre junto de sua Nicinha e acordou pela manhã, morto.  Não incomodou ninguém na sua passagem, era homem de bem.


quarta-feira, 6 de maio de 2015

DEVANEIOS-DE MEMÓRIAS E DISTRAÇÃO

Tenho Cara De Antigamente, Quando Se Mordia O Dedo E  Bebia Coca-Cola
O QUE  SE ABUFELA É POR CAUSA DA AFOBAÇÃO
Sertão-Caju

quinta-feira, 20 de novembro de 2014


DEVANEIOS - DE MEMÓRIA E DISTRAÇÃO

Tenho Cara De Antigamente, Sou Do Tempo Em Que Para Conhecer O Dono Da Voz Tinha-Se Que Ler A Revista Do Rádio
PARA SE OUVIR A VOZ GORDA TEM-SE QUE RESPIRAR PELO OUVIDO

DEVANEIOS - DE "MEMÓRIA"

    SIMPATIA é quase AMOR.  Questão de densidade..
    RISO e GARGALHADA. O mesmo.
    RAIVA e IRA.  Ainda o mesmo.
Terça-feira, 16 de julho de 2013
"MEMÓRIA

    Vamos memoriar a MALDADE.  Tempo: entre 41 e 44, entre meus seis ou nove anos, há setenta e dois anos atrás ou setenta e cinco.  Eu sou antigo e tenho cara de antigamente.  Sou do tempo em que mulher usava combinação e anágua.  Estou lembrando  o extenso campo do CAB (Colégio Americano Batista), na parte baixa, em seguida aos amplos prédios do Curso Primário, onde fui alfabetizado ao som do "God Bless América", que "bisurdo", pela Diretora Miss Cozzens, que mal falava o português. Depois da entrada, pelos formidäveis e altos portões de ferro, à direita, sob os sombreados ficus benjamim.lado a lado e em aclive suave, um fenômeno da natureza:  um galho da árvore da direita, encontra um obstáculo de outro galho da árvore da esquerda;  fundem-se, literalmente, e tornam-se uma unidade, a seiva de um, alimentando a seiva do outro.  ESMAGANDO OS FRUTINHOS MIL, ESTÉREIS, PEQUENINOS E INCOMÍVEIS, SOB OS PÉS, DESVIO-ME PARA A ESQUERDA.  UM ENORME E FRUTÍFERO PÉ DE SAPOTI, QUE A SEU VIZINHO CHAMÁVAMOS DE SAPOTA, COMO SE TIVESSE MACHO E FÊMEA DA MESMA ESPÉCIE.   ESTÁVAMOS EM FÉRIAS, MORÁVAMOS EM FRENTE AO COLÉGIO E ÉRAMOS FILHO DO PROFESSOR LÍVIO LINDOSO, DAI O PRIVILÉGIO DE DESFRUTAR DAQUELA BELÍSSIMA PAISAGEM.  E ESTÁVAMOS EM TRÊS.  NO SAPOTISEIRO, UMA PENCA DE FRUTOS E UMA PENCA DE MORCÊGOS FRUGÍVEROS, PENDURADOS PELOS PÉS, COMO É NATURAL, E MENOS EXIGENTES DE POUCA LUZ COMO ACONTECE COM SEUS PRIMOS VAMPIROS, QUE PREFEREM A ESCURIDÃO DAS FURNAS.  O NOSSO MOSQUETEIRO MALVADO, SACA DE SEU BADOQUE E MIRA NO GRUPO ADORMECIDO DAS CRIATURINHAS, NÃO HÁ COMO ERRAR;  ELES SE BARATINAM E EM VOLTEIOS TENTAM A FUGA, MAS A LUZ DO DIA OS PERTURBA;  UM DELES CAI EM RODOPIOS, VEZ QUE QERDEU O EQUILÍBRIO POR TER UMA DE SUAS ASAS SIDO VASADA PELA PEDRA DO MALVADO.  ESSE PEQUENO ENDIABRADO TRAZIA TUDO EM SEU EMBORNAL, A PEDRA QUE USOU, A ARMA QUE ATIROU, O LANCHE PARA EM BREVE E TUDO QUE ELE SABIA QUE SERIA REQUISITADO.  PORTANTO, CRIME PREMEDITADO.  ELE APANHOU O DESGRAÇADO MORCEGUINHO E PÔ-LO SOBRE O BANCO DE PEDRA BRANCA E FRIA, EM BAIXO DA ÁRVORE. O ANIMALZIMHO SILVAVA FINO E AGUDAMENTE E LUTAVA PELA VIDA AMEAÇADA.  COMO ME DOI ESSA MEMÓRIA POR VER-ME ENTRE OS TRÊS E APESAR DE NÃO LEMBRAR DE MINHA PARTICIPAÇÃO NESTE ATO DOLOROSO.  O TRISTE ANIMAL, DEITADO SOBRE AS COSTAS, COM AS ASAS ABERTAS, PARECIDAS COM A COBERTURA DE UM GUARDA CHUVA PRETO, COM DOIS DOS MENINOS, UM NÃO SERIA EU?, CADA UM COM UM PAU DE PICOLÉ, SUGIGANDO-O NAS EXTREMIDADES, SOBRE O BANCO TRAIÇOEIRO. LlEMBRO-ME  DA CARINHA NEGRA DE CAPETA DO CONDENADO, OLHOS ENORMES COMO É COMUM NOS ANIMAIS NOTÍVAGOS, BRILHANTES, INQUIETOS COMO PEDINDO SOCORRO;  AS ORELHINHAS SALIENTES E DIMINUTAS, O NARIZINHO MOLHADO PRESSENTINDO A MORTE;  UMA BOQUINHA E LINGUA VERMELHAS E GRITANTES, EXPONDO AS FILEIRAS PERFEITAS DE DENTINHOS ALVOS E COLGATIZADOS;  UM ROSTO, GENTE, UM ROSTO, EM MINIATURA, PARECENDO MESMO QUE TINHA ALMA E SUPLICAVA PELA VIDA;  O DRAMA ESTÁ VIRANDO TRAGÉDIA E VEMOS O ATOR PRINCIPAL DESSA MALDADE, MEXENDO EM SEU EMBORNAL, TIRANDO DE LÁ UMA GILETE DE LÄMINA AFIADA E CORTANTE, POSTA NA PARTE INFERIOR DO QUEIXO ANGELICALMENTE CONSTITUIDO, E DANDO UM CORTE VERTICAL ABRINDO AO CENTRO ATÉ A UNIÃO DOS PESINHOS; VIMOS O INTERIOR DO PEITO DO ANILMALZINHO, VERMELHO MAS SEM SANGRAMENTO, O CORAÇÃO PULSANTE PROTEGIDO POR UMA COBERTURA EXTERNA E TRANSPARENTE;  O SENHOR MALVADO APALPOU-O COM OS DEDOS E APLICOU A LÄMINA, POR TRÁS, PELOS LADOS E PELA PARTE INFERIOR, EXTRAINDO-LHE A SEDE  DA VIDA.  URRA, TAMANHA MALDADE NUMA CRIANÇA ENTRE SEIS E NOVE ANOS É DEMAIS PARA SE ENTENDER.  CADÊ A TERNURA, CADÊ A INOCÊNCIA?  APÓS O FATO, JOGOU O CORAÇÃOZINHO AO CHÃO SECO, ENTRE DOIS TUFOS DE GRAMA VERDE, FICOU POLVILHADO DE AREIA, ELE QUE ANTES ESTAVA TÃO PROTEGIDO, REGENDO A VIDA DE UMA CRIAÇÃO DE DEUS.

    DESSE QUADRO DEDUZO DUAS COISAS:  REALMENTE AS ALMAS NÃO TÊM DESCENDÊNCIA, ELAS VIVEM E SE AJUNTAM POR AFINIDADE, OU POR DESIGNAÇÃO SUPERIOR PARA SE SERVIREM, AS BOAS E AS MÁS.  A SEGUINTE DEDUÇÃO É A DE QUE , OS ANIMAIS QUE NÃO TÊM LIVRE ARBÍTRIO E VIVEM EXCLUSIVAMENTE ORIENTADOS PELOS CINCO SENTIDOS, TÊM ALMA, SIM SENHOR, SOMOS NÓS DEVEDORES DE RESPEITO À ELES, E UM DIA ESSAS ALMAS IRÃO ANIMAR UM CORPO HUMANO.  CREIAM NISSO E TREINEM SUA TERNURA COM ELES, NOSSOS PRÓXIMOS IRMÃOS.

quinta-feira, 18 de julho de 2013


DEVANEIOS - DISTRAÇÃO

DO BEM E DO MAL

    As qualificações adjetivas acima, pertencem à nós;  todos os atos que independem de nós, são Divinos.  Se alguma coisa que nós qualificamos de má tiver que acontecer, para sacramentar a Lei Natural do "À cada ação corresponde uma reação", tem sim, origem no Divino e são chamadas de "Açoites de Deus".  Ele, na sua misericórdia permite que almas de baixa qualidade exerçam essas ações, poupando as almas de boa índole.  Ainda, pela mesma misericórdia, cada alma penitente, jamais retroage do patamar anterior, e sempre vai depender dela mesmo, em acionar sua vontade, para elevar-se que seja, um degrau acima, para habitar numa das moradas que o Pai tem, até como todos os seus filhos, faça a viagem de retorno ao Grande Espírito, de onde saiu.




    Não há repulsão, Deus não abandona seus filhos, todos serão absorvidos ã eteridade do Criador.  Às vezes, almas novas, incautas como crianças, cometem faltas, e adultos desprovidos de sensibilidade e coimados de fundamentalismos pagãos, em nome de Jesus, dificultam o rito de passagem desses pequenos irmãos, até mesmo, ao falecimento real de sua empresa.  Deus cobrará o devido preço a cada um, pelos seus atos, que terão a reação apropriada, pois é a Lei.  

    Não aperte, não afrouxe, deixe seu bom senso navegar e no equilíbrio das balanças, num bom porto aportará.  Não se aproprie  dos valores de Deus, como se fossem seus.  Em alguma ocasião, por conta desse fanico de perfeição de santo, deixa-se de atender a um anjo que lhe bate a porta, por este se parecer com um filho seu.  Deus não segura uma brisa branda quando ela faz redemoinho numa porção ínfima de areia, nem quando ela já é vento, quando balança fortemente as árvores, sobe ao céu, deflagra a chuva, trás aguaceiro torrencial, ameaça os barqueiros, os navegantes em grandes barcos, vira tornado, suga as águas do mar, apavora, vai de drama a tragédia, nem permite que se contabilize os mortos, depois se apascenta, se tranquiliza, volta ao normal, desconstrói toda a mazela sem pedir desculpas, e novamente é uma branda brisa.  Tudo isso é mal, é bom? é o poder de Deus, é a sua vontade, por isso é necessário mesmo quando se não entenda, e é proibido  questionar o Pai.  O ser bom ou ser mal é qualidade do humano louco pra ser Deus.

HUMOR

    Um jangadeiro cearense com o filho garoto em mar distante da costa.  Tinha ele um chapéu de palha de coco bem apertado na cabeçorra, com abas longas, longuíssimas, em círculo, para uso em necessidade.  Puxa o cigarro de palha, amassa em rodilho e cola na boca com a saliva preta.  Pega o "fosco", último na caixa, e o filho fala:  cuidado pai, olha o vento.  O velho levanta só os olhos, pro filho, e diz:  "Apois Fum".  Filho ingrato, desmerecido.  Assim foi e assim é, entrou por uma perna de pinto, saiu por uma perna de pato, senhor rei mandou dizer que conte quatro.



DEVANEIOS - DE COMPLEXO DE CASA DE APENADOS (060515)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Baratinado Era Um Parecido Com Barata Tonta
TAL E QUAL UM LEÃO PARECIDO COM UM GATO

1987-Novo Hotel-Morumbi-SP-edelvio-aos 52 anos

terça-feira, 6 de maio de 2014


DEVANEIOS - DE SEGURANÇA PÚBLICA

Tenho Cara De Antigamente;  Sou Do Tempo Em Que Calendário Era Folhinha
Quem Poupa Um Lobo, Sacrifica Uma Ovelha

Devaneios que viram realidade:  1)  Fernando Collor criando um Partido como veículo para ser Presidente do Brasil.  2)  Juscelino construindo fisicamente Brasília em cima de um cerrado hostil para centralizar o Governo Federal.
Ousar E Ser Original, Criar, Retificar E Deletar Leis

Pra esse Novo Momento do Brasil, começar por limpar a área de sua construção que irá propiciar o espaço livre para os homens de bem e retirar da sociedade os infratores e criminosos, imediatamente.

Criar os CCA (Complexo de Casa de Apenados) com celas individuais e indevassáveis, de 2.5 mts X 3, em estilo espigão (verticalmente) para atender homens, mulheres e menores de idade, já vigorando a maioridade penal a partir dos quinze anos de idade, penalidade máxima em trinta anos de perda de liberdade, enquadrando-se ai os varejistas de drogas, sessenta anos para os atacadistas similares, e o inusitado sistema pedagógico de apenação para os infratores, ai enquadrados os consumidores de drogas flagranteados e cobertos por atestado médico fornecido pelo IML disponível dentro do  Complexo, estes recebendo penas administrativas de 1, 2, 4, 8, 16, 32 , 64, 128 e 256 dias do previsão dentro do Código Penal e privação de liberdade.  Após a nona interdição será apenado como criminoso, conforme previsão no Código Penal, sendo obrigatoriamente o tempo mínimo da apenação  de o dobro da pena anterior.

A pena será cumprida integralmente, já na condição legal de cidadão especial, inteiramente dependente do Estado durante o período da apenação.  Todo apenado passará, na entrada e na saída, pelo Assistente Social que compilará um diário vivencial do mesmo.  Ao parceiro em liberdade será concedido o direito ao Divórcio, se solicitado e ao apenado, apenas a comunicação do fato.  A Isonomia entre os apenados será a praxe legal adotada.  Nenhum privilégio sob nenhuma hipótese.  Comunicação verbal só com Médicos ou advogados do Sistema, e assistentes-social.    Castração para ambos os sexos na categoria de criminoso.

Possibilidade de redução de pena em 1/4, apenas em troca de doação de órgãos, considerando a limitação de energia do apenado, pelo tempo de apenação cumprido e pelo ato /doador.  Uma oportunidade experimental de redenção e o atendimento de uma necessidade permanente na vida da sociedade.

Ter-se-á uma porosidade de Segurança Pública na ordem de cinquenta e três CCA em todo o Território Nacional:  Um em cada Capital e mais um em cada segunda cidade mais populosa de cada Estado, e mais um no DF.  O Ministério de Segurança Pública estará no topo hierárquico fundindo as vinte e oito Secretarias de todos os Estados e mais a do DF.  A República deverá se ver descartada de 2/3 de  seus Ministérios, assim como viverão apenas três Partidos, Centro, Direita e Esquerda.  Duas tendências para cada um fará uma dicotomia de nove, para acomodação de lideranças.

Haverá Formação de nível superior para Estatísticos que perfilarão todos os quadros administrativos da União.  Idem em Ciências Políticas ou outro nome mais adequado, para o bacharelado que será o único meio de se seguir carreira eletiva no quadro político, nas três instâncias da Federação, servindo obrigatoriamente para Ministros, Secretários e Assessores, acabando definitivamente com o vício de  famílias se apoderarem das políticas regionais como se fosse aquilo uma Capitania Hereditária ou um coronelato.  Esse processo se realizará num período dezesseis anos ou quatro mandatos consecutivos, numa renovação de vinte e cinco por cento a cada mandato.

Políticos e funcionários públicos receberão ajuda-transporte e a use como lhe convier;  terão isonomia de tempo de trabalho como os celetistas têm; onze meses mais um de férias,  e oito horas dia, de labor;  no mês de dezembro de cada ano, será conferido, por categoria, as férias para o ano seguinte, em sorteio como se faz na Caixa Econômica, sem privilégio e sem discussão.  Cada político ou funcionário do Estado terá residência na cidade onde desenvolve sua atividade.  Nos CCA haverão três Tribunais de Justiça funcionando em três turnos de oito horas, diariamente, com um PS de Justiça.  Todos os prestadores de serviço ao Estado serão absorvidos por concurso;  Não haverá vitaliciedade, salvo a de por bom desenvolvimento laboral.  A apenação de um servidor público numa agressão contra um civil comum terá seu tempo acrescido de dez por cento;  idem para o reverso.

A imprensa se alimentará com a transcrição dos BOs das Repartições e jamais haverá carnavalização da notícia.  O TSE providenciará a exposição midiática dos servidores eletivos em primeiro mandato. A continuação de sua atividade, já que o voto não será obrigatório, os leitores vocacionados receberão pelos BOs ou pela Imprensa Privada,  relatando toda a atividade do candidato, sucinta mas diariamente quando houver atividade.



terça-feira, 5 de maio de 2015

DEVANEIOS - DE BANILO E DE BANILA

Tenho Cara De Antigamente, De Quando O Mussum Se Empirulitava
DE QUANDO BARATA TONTA ERA BARATA  SEM BIGODES
Manaus-Am-1985-Glauce e edélvio aos 50 anos

quinta-feira, 1 de maio de 2014


DEVANEIOS - DE BANILO E DE BANILA

TENHO CARA DE ANTIGAMENTE, SOU DO TEMPO EM QUE MULHER MENSTRUADA ESTAVA NAQUELES DIAS
1943-Recife-Pe-~Élvio-Marlu e Mirtô-8-10-11 anos
Venha cá c a cá.  Não vou v o vou.  Votes, cê tá me ouriçando, seu menino? Tô não senhó re-a-ra.  Parece que é bes te a tá.  Apoi fum fê u fum.
E era assim nessa arenga que eu e minha irmã se desentendia.   Nós não se gostava, mas nós se queria.
 Ela puxava meu cabelo e eu beliscava sua barriga, ela foi ficando moça e eu continuava menino.  Que chatice;  eu me espichava, e nada;  ela se empinava lá em cima e lá atrás também, e eu falava ora engrolado e depois afinava e isso me dava uma raiva medonha.  Ela mangava ni mim e eu chutava a canela dela.  Ela deu pra cantá, desafinava e tava metida a dondoca;  já queria andá de misampli, esperimentava um bolero e saia se rebolando em cima duns cambito fino; arre.  A gente dormia num quarto só; como a gente só vivia de mal, de cortar de a vera o  maior-de-todos em cima do fura-bolo, tinha por lei que deitar e dormir de costa um pro outro, e assim era.  Mas eu gostava dela, com raiva mas gostava, e de noite me esquecia que era homem e chorava, bem devagarinho prela não ver.  E todo o dia era a mesma coisa;  ela puxava meu cabelo e eu dava beliscão na bunda dela. 

Um dia eu adoeci, fiquei amarelo e disseram que eu ia morrer;  a requenguela desabou e duas lágrimas escorreram na cara dela.  Eu na rede e com um olho só, espiava a coisa ruim, sem acreditar.  Lá vinha ela com uma rodela de queijo do sertão e empurrava na minha boca, com uma doçura que quase me arrancava um dente.  Ai, desgraçada, tu não tem pena de um penitente que tá na hora de ir para a Casa de Deus?  Não?  Monstra desnaturada. Vocês sabe o que ela disse?  Eu sabia, ela num gostava de mim, e olha só!  --tu é um bebé chorão, escarradeira de hospital, quizila de todas as quizila,
oi mamãe olha o lube, oi mamãe olha ele, com a roupa dos outro dizendo que é dele--

A malvada me afrontou na hora da minha morte;  vou me vingar, não falo mais com ela;  sirigaita;  e fechei os olhos pra não ver a hora chegar;  me deu uma fraqueza, um desmorecimento, eu já chorava de saudade dela, da desgraçada.  Fui abrindo os olhos de pouquinho e de repente, que susti;  os dois olhos dela estavam dentro dos meu;  dei um grito, dei um pulo, ela puxou meu cabelo e eu belisquei as náguina dela;  fizemo as pazes e não morri mais.

Cada um tem o irmão que merece, emagreci, espichei, falava grosso e ela nunca mais pegou na minha carapinha;  ela ficou uma moçona, pontuda na frente e atrás, virou namoradeira e nunca mais ficamos de mal.  Ela queria gritar pra mim, e eu na hora dizia:  olha o respeito.  Ela entendia e não queria que eu morresse novamente;  saia, cabeça baixa e voltava com um queijo do sertão, duas rodela, e botava na minha boca, debaixo do meu bigode, e me deu vontade de levar ela pro Céu.







segunda-feira, 4 de maio de 2015

DEVANEIOS - DE PREÁS (040515)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Impulsivo Era Levado Da Breca
TAMBÉM PODIA SER CHAMADO DE IMPOSSÍVEL

M E M Ó RIA

Sertão-Cozinha Limpíssima Numa Casa De Sapé

sábado, 21 de setembro de 2013


DEVANEIOS - DE PREÁS

    Entre meus seis e onze anos, 1941 e 1946, ai pelo meio.  Parque Amorim, 1501, Recife-PE.  Era um casarão antiquíssimo com térreo, onde morávamos e no primeiro andar onde moravam o Pr. John Mein e D. Elisabeth. Tudo ali era antigo, grande e sólido.   Para se por à janela existiam degraus de cimento dentro da casa até a altura de por o busto à  vista.  No quintal com mangueiras copiosas de manga espada e manguito, que a família inteira não dava conta de consumir;  nós quatro, cascabulhos, como nos chamavam, vendíamos numa bacia enorme para cada um, aos operários passantes que iam para o Cotonifício da Torre. Nunca fomos enganados.  No quintal havia um antigo banheiro, sem uso, cujas bordas davam a parecença de uma banheira;  poi foi ali que aninhamos nossos preás;  não sei de quem ganhamos;  eram azeviches, alvíssimos ou rubros, ou uma média dessas cores;  quase nenhum barulho.  suas fezes não cheiravam mal, pois só comiam enormes folhas de bananeira e capim que íamos buscar até um pouco distante, num terreno baldio com muretas muito baixas. Mas como comiam esses roedores, valentemente e o tempo todo, do mesmo modo como se reproduziam; Os presentes que dele fazíamos não davam refresco pela fartura da reposição.  Muito tempo alegrou nassas vidas;  Levantávamos pela manhã e lá estávamos para acarinhá-los  e isso sem canseira;  com uma comunhão de vida entre inocentes e animaizinhos, que creio eu  agradava muito o Nosso Senhor.  Tivemos que nos desfazer deles já que não eram viandas para se digerir, já que esgotaram-se nossos amiguinhos que já estavam com o mesmo problema que nós.  Não me lembro como fizemos, se talvez os tenhamos levado para soltar lá na fonte onde catávamos o seu alimento, mesmo os expondo a perigos de outro animais se alimentarem deles;  Deus deve tê-los provido, como bom Pai.  Está ai, sr. Jil, a vida na infância de seus três tios, ca sua mãe, que numa hora de enfado, quando tentávamos destruir o fundo de uma gaveta grande, atirando-lhe tijoladas, a tal moça resolveu mirar nos meus dedões, dedinhos dos pés.  Esmigalhou-me a unha e sobrou para d. Maria da Venta Chata, uma querida negra agregada à nossa casa, com a carapinha branca, branquíssima, parecendo bom-bril, não fosse a cor e o fato de que naquele tempo isso nem existia. Esse Anjo devotado levou-me escanchado sobre os ombros, à pé, ida e volta, do Parque Amorim à Jaqueira, distância descomunal.  Oro por ela, hoje.  Assistiu meu clorofórmio e as denguices que deveriam ser ouvidas pelo pai ou pela mãe. Deus abençoe a todos.



domingo, 3 de maio de 2015

DEVANEIOS - DE MEUS 12 ANOS (030515)

Tenho Cara De Antigamente, Quando a brincadeira No Colégio Era "Passe Adiante"
UM TAPAÇO VIOLENTO NO MEIO DO JUÍZO
Nóis se levantava furioso, com as mãos fechadas e as munheca em punho e ouvia o bom-conselho, "passa-adiante", e na moral, como era o costume, nóis se sentava, assoprava as pontas dos dedos e de cara mansa levantava e corria a vista à procura de um abestado pra cumprir o mandado. Isso era todo o dia e não se levava isso pra casa e sobra o prazer de 68 anos depois, hoje, dando uma risada de banda, estar aqui, batendo pra tu bater pra quem quiser.  Ah, ia esquecendo;  a irmã da mãe da minha mulher, a tia dela se chamava Altair e era a tia Taica.  Lá por 57 chegou a notícia que ela, que morava no Rio, saiu de casa de manhã para comprar cigarros e nunca mais voltou.  Deve ter sido mais uma indigente enterrada, no mundo.  Posso chamá-la vez em quando, de Taica?  Agradeço seu retorno, nem imagina quanto, pena que seus dias de escrever como amadora sejam só nos domingos.


sábado, 18 de outubro de 2014


DEVANEIOS - DE MEMÓRIA

MEUS 12 ANOS
Domingo, 16 de junho de 2013
Bairro da Torre, rua José de Holanda, 157-ano 1947

1978-Belém-aos 45a.-(eu-edélvio)-c/Glauce e Thomzinho

Tenho Cara De Antigamente, Sou Do Tempo Do Bar Savoy, Em Recife-Pe
O SAVOY SERVIA CHOPP EM CANECA DE VIDRO FOSCO TRABALHADO
Não é um diário de Ane Frank. São divagações que se meu retrovisor do tempo permitir, posso curtir saudades. Às vezes, um espelho mal esfregado, uma pequena TRINCA AO LADO, UM EMBAÇO, UM FIO DE TEIA SEM CONVITE, DETURPA UM POUCO A IMAGEM, MAS AS VERDADES DOS FATOS EXISTEM E É A MINHA VERDADE.
BIU TÔCO
CHEGOU VIZINHO NOVO. CASAS FRENTE A FRENTE, E DIFERENTE DOS FILMES AMERICANOS, AQUI NÃO HÁ O COSTUME DE A VIZINHANÇA ATACAR COM PRATINHOS COMO BOAS VINDAS. LÁ ESTAVA O CAMINHÃOZÃO E DA CABINE DESCIA UM TICO DE HOMEM. VINHAM DE LIMOEIRO. COM O TICO ESTAVAM OS FUTUROS BIU TÔCO E A MARIA TAMANQUINHO. HOJE, REVERTENDO O TEMPO, DOU MINHAS LOUVAÇOES À GENTE TÃO HUMILDE, PELO CUIDADO DE PRESERVAR PRO BIU UMA VAGA NO CAB, COLÉGIO AMERICANO BATISTA. SERIA MEU COLEGA E MEU PAI, O PASTOR LÍVIO LINDOSO, SERIA O LECTOR, NUM ENCONTRO DIÁRIO DE MEIA HORA ANTES DO RECREIO, NUMA  REUNIÃO CHAMADA LECÇÃO. MEU PAI, NUM COLÉGIO REPLETO DE JUDEUS, ERA CHAMADO DE SINAGOGA. Nunca soube se ele sabia disso. Voltando a nosso terreiro, a meninada jogava bola, na verdade uma bola de borracha furada que quando chutada ela se 

encolhia e quando voava tornava a se encher. Era muito bom, mas meu pai não podia saber disso. O terreno baldio se chama Campo do Cavalo Morto. Quando meu pai voltava das aulas, passava por esse mesmo caminho como um atalho de alguns kms; todos paravam o jogo e,
ele que sofria de uma miopia severa, me enxergava mas não me via. Minha vida de criança era divertida. O Biu Tôco era, na nossa linguagem, socado, isto é, pequeno, parrudo e forte, e jogava pesado nas divididas; eu achava que era provocação. Vai aqui uma confissão; em casa, de noite, eu chorava de raiva do medo que eu tinha dele; eu me questionava, não aceitava a minha covardia e resumia: o máximo que pode me acontecer é ser morto mas, isso não vai ser. Decidido. No dia seguinte NÃO LHE DEI CHANCE, ENTREI DE EDÉLVIO QUEBRA BARRACO E O BIU TÔCO SE AFROUXOU. APRENDI QUE MUITA  COISA NA VIDA SE GANHA NO GRITO, MAS ÀS VEZES O GRITO É MAIS DEFESA E MENOS VERDADE.
VASINGUITON

OUTRA VIZINHA, NUMA RUA PARALELA, TAMBÉM COM UM FILHO NO CAB. A ALEGRIA DELA FOI AFETADA QUANDO SOUBE QUE NO COLÉGIO TODOS O ESTAVAM CHAMANDO DE WASHINGTON. LÁ FOI ELA COM SUA AUTORIDADE DE MÃE E DEFENDEU O FILHO DIANTE DE PROFESSORA, DIRETORA, SECRETÁRIA E COLEGAS; O NOME DO MEU FILHO É VASINGUITON. NÃO ME VENHAM COM HISTÓRIA DE UOCHITO. ASSIM FOI O ENTREVERO E NÃO ME LEMBRO DO DESFECHO.
MANETA
AINDA, NA TORRE, PRÓXIMO À MARÉ, ISTO É, MARGEM DO RIO CAPIBARIBE A CAMINHO DA FOZ. COMO OS RIOS CORREM NA PARTE BAIXA, DIGO QUE UMA PARTE DOS MEUS  FUTUROS COLEGAS SUBIAM A RIBANCEIRA E SE ABANCAVAM NA CALÇADA ALTA DA MINHA CASA. EU  ERA O CRENTE, ÊLES: MANETA, DA BALA, BIU TÔCO, HERNANDES, CIÇO, TÃO E EGÍDIO. ESTE, O APOLO NEGRO QUE MORAVA NA RIBANCEIRA ALTA DO RIO, NUMA CASA COM PÁTEO DE FRENTE DE MASSAPÉ PRETO, BRILHANTE, SOCADO E LIMPO, COM GAIOLAS PENDURADAS COM GALOS DE CAMPINA, CANÁRIOS, PINTASSILGOS, CURIÓS E O MAIS QUE SE IMAGINAR, NUM ORFEÃO DE CORES E DE SONS. TRINADOS QUE O AMARELO MANGA DO CANÁRIO ESTREMECIA NO GOGÓ, O CANTO LONGO E CURTO DO PINTASSILGO BRANCO E PRETO, O VERMELHO SANGUE E BRANCO DO CARDEAL, A COR CINZA MARRON DOS CURIÓS QUE TRINAVAM LIRICAMENTE. QUE BELEZA, QUE DA LONA COLORIDA DE UMA PREGUIÇOSA QUE ME OFERECIAM, EU ME DELEITAVA. ERAM TODOS, UMA FAMÍLIA CORTEZ QUE NOS RECEBIA E TRATAVA COM RESPEITO. CHEIRAVAM A SAL E A MARÉ, MAS ERAM ELES. NA ÁGUA CHEIA, E ISTO ACONTECIA DUAS VEZES NO DIA DE VINTE E QUATRO HORAS, O EGÍDIO SALTAVA MAJESTOSO, DE UMA ALTURA QUE EU ACHAVA ENORME, COMO SE FOSSE UM PERFIL CONTRA UM SOL MORRENTE. CERTA VEZ, COM A MARÉ ALTA, O RIO PARECIA MUITO MAIOR DO QUE O NORMAL, O MANETA ME CHAMOU PARA IR, SEGURANDO NOS OMBROS DELE, ATÉ O OUTRO LADO DO RIO. NO MEIO, ELE MERGULHOU E EU FIQUEI SÓ, E FOI ASSIM QUE APRENDI A NADAR. NO OUTRO LADO,  TERRENOS DE MUROS ENORMES, DE BARÕES DA ALTA CLASSE, COM BURACOS MUITO GRANDES, PARA A ÁGUA ENTRAR. POR ESSE BURACO PASSÁVAMOS NÓS. LÁ DENTRO MUITA MANGA ROSA E MANGA ESPADA DE CHEIROS FORTÍSSIMOS E CONVITE. EU VIA OS RAPAZES PASSAREM CORDÕES NOS TORNOZELOS DAS CALÇAS E ENCHEREM TUDO DE MANGA, DA CINTURA AOS PÉS. AH, IA ESQUECENDO: O EGÍDIO ERA O GUARDADOR DAS LANCHAS ENORMES DOS BARÕES DAQUELES TERRENOS, E DE INTEIRA CONFIANÇA E RESPEITO DELES. POR FIM, EU TINHA DOIS CALÇÕES IGUAIS E SEMPRE DEIXAVA SÓ UM NO VARAL; NESSE DIA MEU BANHO DE MARÉ, QUE FOI MATINAL E VESPERTINO ME DENUNCIOU. MINHA MÃE DESCOBRIU A ARTIMANHA E O PAU COMEU.

SE ALGUNS DE VOCÊS SÃO DOS BAIRROS TORRE-MADALENA E NÃO EXPERIMENTARAM  ISSO, AGORA NÃO TEM MAIS. A VIDA É EGOÍSTA, DÁ E TOMA. O SABIÁ DA MINHA MANGUEIRA O VALDIR MATOU DE BADOQUE, AI QUE DÓ. O GALO DE CAMPINA O GATO COMEU QUANDO ESBAGAÇOU SUA GAIOLA. O CANÁRIO FUGIU, O PINTASSILGO SUMIU E O CURIÓ A SAUDADE LEVOU. ADEUS INFÂNCIA, TENHO SETENTA E OITO ANOS E TENTO ME SEGURAR NAS LEMBRANÇAS.
E O MANETA, E O DA BALA, E O TÃO E O CIÇO, E O HERNANDES E O EMÍDIO, ONDE ESTÃO VOCÊS? O NIEMAYER QUE JOGOU A TOALHA AOS CENTO E DOIS ANOS, DISSE QUE AOS SESSENTA ANOS COMEÇA A FASE DAS DESPEDIDAS. .ESTOU ESPERTO E COMO SOU ESCRIBA, NO PRÓXIMO ENCONTRO VOU VOMITAR MEMÓRIAS.

sábado, 2 de maio de 2015

DEVANEIOS - DE "CUIDADO GLOBO" (020515)

Tenho Cara De Antigamente, Sou Do Tempo Do Sal De Frutas ENO
E AINDA, DO ISQUEIRO ZIPPO

Minha Bi Giovanna E O Tio GT


domingo, 30 de junho de 2013


DEVANEIOS - O DE SEMPRE + DIVERSOS (2)

    Continuem, continuem a imprimir o jargão: Que é 2,5mts por 3 ?  Deixem que ele impregne a memória coletiva.  É uma cela com aquelas medidas para fundo, lado e altura, individual e indevassável, no CCA (Complexo de Casa de Apenados), com o propósito de  aliená-los do ambiente social durante a pena que cumprirá integralmente.

EXCESSO DE PRODUÇÃO

    A Rede Globo está assim, tem material prá mais de ano, entre bons e maus programas.  Sai empurrando madrugada a dentro, que horror, depois de "Pé na Cova", peça de má qualidade, algum outro programa mais palatável.  Nesse azáfama melhor seria instituir outro canal, para competir em família. Isso mesmo.  Os viciados em TV, os insones ou com outras deficiência, como sofrem.
    Vamos então elogiar uma coisa interessante que a Globo cultiva. O respeito e a atenção a seus artistas bom caráter em decadência.  Nunca ficarão ao desamparo.  Tantas caras conhecidas, que já foram eminência na Rede, estão hoje no Zorra. Até o Chico Anísio passou por essa situação, no seu declínio.  O Shermann cuida disso.  Eu acho maravilhoso esse trato empresarial, embora o tratado talvez, reconhecendo o início do seu ostracismo, fique abalado na sua vaidade.  Paciência, é melhor assim do que o sereno. Parabéns Globo e muita força moral para os que estão inclusos neste programa.

Há quase dois anos foi composto esse ensaio.  Parece-me que emergiu ai, um louco ou doente mental, seja na família propietária ou no alto escalão da produção artística que deliberadamente quer exibir seus xiliques homossexuais e corromper o já combalido equilíbrio do comportamento nessa sociedade.  Nota zero pra vocês e um fim de governo manchado de escárneo por não coibir este  abuso numa TV aberta, sob alegação de arte, na verdade imoralidade.  Que, se ainda há um resto de gente com dignidade e noção, por ai. que junte num saco esse montão de pervertidos e toque-lhe fogo, mandando-os para i inferno.  O Brasil precisa de respeito, pelo bem ou pelo mal.

HUMOR DESQUALIFICADO

    Que pena que se confunda humor com descaro e escracho.  O que seria um chiste descambou para imundície, exploração de homosexualismo no estilo mais desmoralizante, no desbocamento, palavrão e gestos enojantes.  Não é próprio para exibição a crianças e nem é programa de família.  Como é possível um canal de TV disponibilizar seu  espaço para uma esbórnia desse talento  Aquele espetáculo não faz rir, ele deprime.  O sr.gentili, homem de um tamanho avantajado, com fala de criança, com uma atividade pregressa com alguns enrroscos, deveria procurar uma trouxa de roupa prá lavar, assim se posicionando profissionalmente.  

SAQUEAMENTO DOS APOSENTADOS

    Vi as queixas dos aposentados da Varig, todos hoje na faixa acima dos setenta anos, alegando a perda de 8% de seus proventos. É triste e vergonhoso o tratamento dado pelo Estado a seus velhos.  No INSS é mais deprimente ainda.  Assim: Um amigo meu, quase simbiótico, de setenta e oito anos, sem voz nem sindicato, assiste a um ministro da previdência, do jeito como está escrito, no minúsculo, incompetente ou alheio e desinteressado pela sorte que não a sua ;  uma lei travessa que desvinculou, para fins de cálculo do valor das aposentadorias , o salário mínimo, com valência a partir da publicação da tal lei, já que lei não recua.  O que foi concedido prá trás é direito adquirido.  Esse benefício, desde novembro/85, concedido e informado por carta ao beneficiário foi no VALOR de 4.53 salários mínimos, hoje igual a 3071,34 reais.  Ele recebe apenas 43.05% disto, igual a 1322,31 e a meta governamental é ir reduzindo anualmente este percentual até o valor de um salário mínimo.  Dai, não pode ser menor.  56.95%,, 1749,03, estão confiscados para as boilsas-família, essa enganação que ainda fica desviada no meio do caminho \para estelionatários ligados a prefeitos e quejandos.  Esses velhinhos são os heróis que vasam para o exterior  a fotografia do grande coração  do Poder Maior do Brasil em tirar da miséria milhões de infortunados.  Mentiras sobre mentiras.  Apresento à Dilma, uma sugestão de bom velhinho, para o espírito dela, cristão ou não, de uma ex-guerrilheira, hoje bombeira de marca maior.  Agradeça ao Lula, o milagre a si concedido de chegar a tamanho patamar mas, neste segundo mandato, se acontecer, seja você a responsável por tudo que acontecer.  Mande, administrativamente reembolsar os 56,95% tungados de sua aposentaria, pagos de uma única vez, já que o tempo de vida dele é escasso e imponderável.  Pense na sua biografia.

LATROCÍNIO EM UM MENOR

    Seis bandidos, quatro com passagens pela polícia, entre menores e maiores.  A brutalidade do ato, de uma criança de cinco anos de idade, ter sido assassinada, no colo da mãe.  Vai se dar a autoria do fato a um dos menores, como é comum acontecer aqui por essas paragens?   A hediondez desse crime é só do assassino ou do grupo solidário que urdiu a cena e cada um coadjuvou o acontecimento?   Como a Justiça julga isso?  Mequetrefes roubam valores da mãe e a vida do filho. Se forem menores serão poupados da infâmia, se maiores, cumprirão um quinto da pena e ganham a rua em seguida.  Esse  regime está falido, queira Deus.  Sonho em vê-los no CCA, com cumprimento da pena, sem regalias. Ajuda-nos Senhor, dá-nos políticos sérios e vocacionados, ágeis e inteligentes que sintam orgulho de si próprios pelo trabalho realizado.  Que a Justiça seja justa;  desculpem-me o pleonasmo.  A vida sempre nos apresenta um cardápio de drama e tragédia como este.  As comédias nesta vida ingrata são raríssimas e muito do seu sem graça.

HIERARQUIA NA NOBRESA

    Nessa ordem,  Marquês com seu marco, Duque com seu ducado, Conde com seu condado e Barão, o único que não dispõe de terra, é uma espécie de guarda-livros dos que podem enfeudar.  Na cauda vem os Cavaleiros, nobres combatentes a cavalo.  O resto é resto.  Os Reis ungidos pelo Papa, enfeudava os nobres em suas terras que por sua vez, encastelados em planaltos de centro donde pudesse em círculo vislumbrar as suas posses.  Ficavam rodeados de muros com um grande portão e vala profunda onde lançava uma ponte falsa sempre que entravam ou saiam séquitos.  nas muralhas as ameias vigiadas por flecheiros.  Os camponeses na várzeas eram meieiros na produção agrícola  e de gado e ainda forneciam buchas de guerras, quando a Igreja Católica(universal) Apostólica Romana requisitava de seus nobres, que arrebanhavam de seus serviçais, para lutarem a pé nas cruzadas constantes contra o Islã e outros pretensos  inimigos.  Essa era a rotina e a linha do segmento que abastecia os costumes.
    A Monarquia absoluta sobreviveu até a extinção na guilhotina, de Maria Antonieta e Luiz Quatorze, no advento da República, a Coisa Pública, laica, isto é, separada da Igreja.  O Governo Secular e a Sacra Igreja se não  fossem antagônicos eram paralelos. Muita morte e o símbolo foi a queda da Bastilha, uma torre onde se encarceravam os inimigos dos Reis até o esquecimento.  Políticos e Ladrões tinham-se em comum.  Hoje ainda poderia ser assim, para nossa segurança.  Uma coisa interessante aconteceu quando um conde, católico roxo, crente confesso da fé católica, que acreditava na unção papal da sagrada realeza.Seu nome era Joseph-Marie de Maistre e cunhou este frasismo: "(Cada povo tem o Governo que merece), quando a República se firmou e a Monarquia feneceu.

ORAÇÃO

    Pai do Ceu, meu Jesus, meu Divino Espírito, obrigado por tudo Senhor;  Obrigado por ontem e por hoje. Guia-me pelas tuas veredas, cuida de mim, me protege contra o mal, habita em mim, atua sobre mim, purifica minha alma  e faz de mim um homem do bem.  Abençoa todos por quem te peço todos os dias;  abençoa o Paragominas,o Comandante Barros e o Albânio, Senhor, pessoas especiais na minha vida.  Abençoa o Gil, Senhor, ele precisa muito de ti.  ABENÇOA O JOÃO VITOR, PAPAI, MAMÃE E THOMSINHO;  TAMBÉM O BYRON;  ABENÇOA O BRASIL, CUIDA DOS HOMENS QUE VÃO CUIDAR DE NÓS, AMÉM.  RECEBE NA TUA MORADA SENHOR TODA ESSA GENTE QUE É  ARREBATADA BRUSCAMENTE, DOLOROSAMENTE E SEM AVISO PRÉVIO.  AQUELA MULTIDÃO DE SÍRIOS AOS MILHARES;  MEU DEUS O ALGOZ DESSA GENTE, QUE SENTIMENTO TEM? ELE NÃO SE SENTE RESPONSÁVEL? NÃO TEM UM DEUS A QUEM PRESTAR CONTA?  O POVO PALESTINO, MEU DEUS, MASSACRADO PELOS SEUS MEIO-IRMÃOS, DE MANEIRA BÁRBARA, CONFRONTANDO-SE RELIGIÃO CONTRA RELIGIÃO, NÃO SE DANDO CONTA QUE TU ÉS UM DEUS SÓ!  PAI, RECEBE ESSAS ALMAS QUE MIGRAM COLETIVAMENTE, VOLTANDO À SUA ORIGEM.  ABENÇOA-NOS E CONFORTA-NOS.  AMÉM, AMÉM.
    MUITAS VEZES EU FICO PENSANDO, COM REFERÊNCIA A ESSES PALESTINOS QUE EU AMO TANTO, E QUE SÃO ASSACADOS POR ESSE ESTADO TERRORISTA  DE ISRAEL, SEM DÓ NEM PIEDADE, AINDA ALEGANDO PROMESSAS TUAS A SEU PAI ABRAÃO.  A ABSURDIDADE E A TORÇÃO TOSCA DA VERDADE EM NOME DA VAIDADE, DO ORGULHO E DA GANÂNCIA NESSA GUERRA DE ESTADO ARMADO CONTRA UM POVO CUJA ARMA É SUA PRÓPRIA VIDA, DÁ-ME ASCO, NÁUSEAS , VONTADE DE VOMITAR E ME SINTO INUNDADO POR UMA GRANDE PIEDADE.
    \BOM, EU PENSO NESSES DRONES, AVIÕES TELEGUIADOS, QUE MATAM SEM O RISCO DE RECEBER MORTE, DE VOLTA. OS ALIADOS INCONTESTES DESSES JUDEUS SEM ALMA, SÃO OS AMERICANOS, TERRORISTAS COMO ELES E MAIS TORPES QUE ELES, TALVEZ.  EU VEJO EM DESCAMPADOS, MINIATURAS DESSES AVIÕES DE COMANDO À DISTÂNCIA.  EU PENSO, SE ALGUM PAIS COM O CONTROLE DESSA TECNOLOGIA, QUISESSE FORNECER FRACIONADO, ASA D, ASA E , BICO, CORPO, CAUDA, , TUDO ENTÃO,  MOTOR, AOS PALESTINOS E ELES COM UM GPM MARCASSEM O ROTEIRO DESDE O PONTO DE LANÇAMENTO ATÉ O ALVO ESCOLHIDO POR SUA IMPORTÂNCIA, INFESTASSEM O SEU INIMIGO POR TODOS OS LADOS, CONSTANTEMENTE, CAUSANDO-LHES GRANDES E IMENSURÁVEIS BAIXAS, NÃO SERIA UMA VANTAGEM E TANTO, TANTO COMO VINGANÇA COMO GANHO DE CAUSA!  POIS É, EU SONHO COM ESSA POSSIBILIDADE E EXULTARIA SE ISSO  PUDESSE EXISTIR.

A CRIAÇÃO

TODA A CRIAÇÃO ANIMAL DE DEUS É DETENTORA DOS MESMOS CINCO SENTIDOS, PARA SE ORIENTAR, SE PROVER E SE DEFENDER. O HOMEM, OS ANIMAIS, AS AVES, OS PEIXES, ADAPTADOS PARA GRANDE PROFUNDIDADE, MÉDIAS E RASAS, GRANDES VÔOS EM VÁRIAS ALTITUDES ATÉ O VÔO RASO DA GALINHA, SOB A TERRA, ONDE FOR.  NA CABEÇA VAI SE ENCONTRAR  A VISÃO, A AUDIÇÃO, O OLFATO E O PALADAR QUE EU ME AUTORIZO A SUBSTITUIR PELA ORALIDADE, SENDO O TATO, NOS HUMANOS, NAS MÃOS,  E NOS OUTROS ANIMAIS NO CORPO TODO COMO NOS RÉPTEIS, E NOS CAVALOS, POR EXEMPLO, EM TODO O CORPO ONDE ELE TREMELICA ONDE SENTE A PICADA DO INSETO.  A DIFERENÇA ENTRE O HOMEM E AS DEMAIS CRIAÇÕES ESTÁ NO CHAMADO LIVRE ARBÍTRIO, NOMESINHO CHATO: PODE-SE DIZER, O DIREITO DE DIZER EU  QUERO, EU NÃO QUERO  E A CAPACIDADE RACIONAL DO HOMEM DE FAZER TUDO QUE OS OUTROS ANIMAIS FAZEM, CRIANDO OS INSTRUMENTOS PARA ISSO.  ELE VOA, ELE MERGULHA, ELE SE ENTERRA.
OS HOMENS TÊM UMA ALMA PRESA À CARNE QUE ANTES ERA UM ESPÍRITO LIVRE E QUE DEPOIS DA MORTE A ALMA TORNA A SE ESPIRITUALIZAR, LIVRE NOVAMENTE, DO CORPO.  DADA A SEMELHANÇA DOS SENTIDOS EM TODOS OS ANIMAIS, EXCETO A RACIONALIDADE DO HOMEM, ACREDITO QUE OS ANIMAIS EXTRA-HOMEM TÊM ALMA., E QUE UM DIA, PELA GRAÇA DE DEUS, DANDO-LHES RACIONALIDADE, VIREM HOMENS.
A  CARNE GERA A CARNE, MAS O ESPÍRITO NÃO GERA ESPÍRITO.
NUM NINHO DOMÉSTICO HUMANO OS IRMÃOS LEMBRAM OS IRMÃOS E OS PAIS, MAS OS COMPORTAMENTOS SÃO MUITO INDIVIDUAIS; PODEM HAVER OS QUE SE AFINAM, MAS O CONTRÁRIO TAMBÉM É VERDADE.  HÁ O ALFA E O ÔMEGA, O QUE BRILHA E O QUE É APAGADO, ETC.,  O PLANO DIVINO SE REALIZA ALI, TODOS SE PRECISAM ENTRE SI.  O RUDE PRECISA DO BOM;  O BOM É ATORMENTADO PELO RUIM; UM MANDA, O OUTRO OBEDECE;  UM ATORMENTA, O OUTRO APASCENTA.  TODOS PRESTARÃO CONTAS EM SEU RETORNO AO ETÉREO.
    ESTOU CANSADO; QUEM SABE AMANHÃ EU CONTINUAREI COM ESSE TEMA.  OBRIGADO.