segunda-feira, 9 de novembro de 2015

DEVANEIOS - DE FLORBELA

Tenho Cara De Antigamente, Quando Albion, Falésias, Dover, Lembra Ingleses
PEDRAS ALBINAS NAS FALÉSIAS DE DOVER

Tintoretto

"Longe de ti são ermos os caminhos, Há dias sem calor, beirais sem ninhos" - FLORBELA.  "Não importa onde estamos, nossa mente é o nosso lar" - ANÔNIMO.  Se a mente é o nosso lar, como diz a sabedoria popular, Florbela, em seu sofrimento constante, estava sempre em sua casa, torcida em dores com a alma inquieta e carente de amores.  A imagem dos beirais, vale lembrar, de lembranças ancestrais, das casas antigas com telhas em quilhas salientes como símbolo senhorial onde por vezes pássaros pousavam seus ninhos e seus filhotes, alegrando de sons o seu quintal.

A linguagem humana tem poesia, às vezes, e elas podem ser luzidias e sorridentes, como pesadas de dores e pendentes com cores escuras, sôfregas, mórbidas tangendo a morte renitente, importuna e com cara hipócrita de quem quer seu bem.  Florbela tinha espasmos crônicos de solidão e desamparo que corroíam-lhes o âmago, enchiam-lhes de tristeza infinita, de amargor de pessoa não querida, que a matava devagar e aos pouquinhos.  Triste sina de demência antecipada rodeada de inteligência culta porém com alma doente, com frio impertinente na gelhas dos dedos  à procura de outras mãos.

Será que isso é mal de poetas e de sensíveis?  Por que os frívolos, disso não padecem!  Por que os tolos são isentos como crianças, que têm um Deus à protegê-las, sempre?  Deus Pai, simpatizo a Florbela, percebo as dores que ela sente, enxergo as lágrimas, palavras mudas do seu coração, quero levar-lhe alívio, consolo, calor e solidariedade, mas não conheço por qual caminho.  Que todos à quem Altair a está apresentando e eu, um século após seu desenlace, levantemos uma onda de orações em seu favor, e que isso funcione, além da nossa compreensão.

Que suas poesias lindas, seus poemas tocantes nos comovam, que percebamos o choro já um pranto que a envolve, implora companhia e reconhecimento, valores humanos tão pouco usados.  À ser verdade o que ouvimos , de como Kardeck nos explica da atuação do Cristo consolando os seus, que o Espírito da Florbela capte essa onda de calor de seus simpatizantes que daqui se eleve, que lhes seja morna e acariciante, que a acorde esperta e sorridente, feliz com Deus e por nós e célere corra aos pés do Pai, agradeça-lhe efusivamente o dom que lhe deu e adeus tristeza.
   

sábado, 7 de novembro de 2015

DEVANEIOS - DE CASA ASSOMBRADA (071115)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Àgua De Cacimba E Mulher Do Outro Eram O Melhor
NA DÚVIDA, NÃO ULTRAPASSE

Inocência Da Paulinha-Minha Neta

Ela sorriu chorando, se aproximou à custo, o tremor esvoaçava;  que "susti", abri a boca, ela entrou, pisou-me a língua, se aproximou, estava na garganta, bateu duas palmas;  Oh de casa!  Tem alguém aí!  Olhou acima,;  estava escuro; eu me escondi.  morada da minha'alma.  Na penumbra vesti um casacão, ela entrou.  Do braço de uma cadeira puxei um cachecol roxo e enrolei-o na cintura,  Uma luz Led iluminou o cérebro e eu vestido de garçom lhe pareci a imagem de um tangueiro, sua paixão cresceu porque eu diminuí.

Sonhamos as verdades destorcidas.  A rutura se desfazendo, nem cicatriz ficando, a volta do que era inteiro.  Viramos duas pombas!  Ora bolas, não brinque comigo, eu sou um pombo, certo?  Eu sou é macho.  À rigor ou de garçom então, conserte a língua e saiamos da prisão o pombo c'a pomba, cada um por um olho diferente e do lado de fora de minha consciência, estando nós sob os céus de RG do Norte, somos então avoantes.  Só tenho medo de ficar naquelas pirâmides pequeninas, todos dois salgados, com ossinhos tenros e vendidos aos viajores, na beira da estrada deglutidos.

Consumimos avoando todas as estradas de Parnamirim até Mossoró e nenhum badoque nos pegou;  de noite escapamos das redes que caiam sobres os dorminhocos exaustos da avoação e nunca fomos salgados para satisfazer apetite de notívagos famintos.  Nós travestidos de pombos, chegamos na BR de Cerá, protegidos de Ciro Gomes, porque ali era proibido comer avoantes.  Que alívio.  Subimos de Jericoaquara , passamos por Fortaleza, estivemos em Itapipoca, avistamos os Apertados e fomos beber água no Mundaú, rio das memórias de Rosinha.

Quebramos nossas encantações e ficamos edélvio e seu contra-edélvio e fomos procurar Altair c'a Mundinha, a noiva do tempo.  Ai nós quatro pulamos e saltamos as canções do Chico Bento, todos à caráter com chapéus de palha e ela num chitão danado, quando avistamos a Rosinha zombando da nossa alegria.  Zombaria no bom sentido.  Seu marido judeu se aprochegando devagarinho e sem sobrosso.  Eu, todo da Paz, viu?  Seu irmão veio por último de mãos dadas com Edmilson, mais maduro e conselheiro, dizendo:  Olhe a arrogância, é proibida. "Sejem" amigos.



quarta-feira, 4 de novembro de 2015

DEVANEIOS - DE JIHAD

Tenho Cara De Antigamente, Quando Finitude Era Um Fim Poético
JIHAD É UMA LUTA E ASSIM SENDO É TAMBÉM UM FIM

Anos 20-homens-Palitó E Gravata Em Recife

Muçulmanos, sunitas, jihaditas, fundamentalistas, islamitas.  Prestem atenção nesta  religião, a primeira e a mais vasta no Oriente Médio, sendo os xiitas, os mais mansos no trato, mas com a mesma disposição de em nome do Profeta (Maomé), matar ou morrer.  Encaram este fim sem o menor medo, absolutamente assim.  Aceitam e a razão não a interdita.  São teocratas e essa mistura consolida conceitos políticos e tornam essas comunidades de muito difícil trato.  Neste último sábado 071115, com artimanhas introduziu uma bomba num avião russo e desencarnou 224 vítimas.

Esta facção recentemente, há menos de um ano resolveu fundar um califado abrangendo pedaços no Iraque e na Síria.  Têm tremenda capacidade militar, como comercial, disciplina e obediência além de auto-promoção usando terror assassino com exposições macabras e assustadoras intermitentemente.  O episódio citado foi um ato de vingança pela ousadia e auto-confiança da Russia em assumir o apadrinhamento da Síria por questões de geopolítica na sua expansão geográfica, desde a croácia, a Crimeia e agora solidamente encravada em Damasco com um porto no Mediterrâneo e base aérea.  

Está o Ei sozinho ali enfrentando um tremendo de um nó cego onde nada se entende.  Difícil é os que deviam ser aliados, cada um atirando pro lado oposto, na verdade buscando coisas diferentes:  Turquia quer mais e matar curdos;  Irã com ciumes da Russia, mas a única força em terra com o seu Hezbollah.  Russia no ar e no mar;  Americanos com bombardeiros, mas em sentido contrário aos russos.  O primeiro quer manter o ditador al Assad, o segundo quer deletá-lo.  Tem sírios contra e à favor.  Aquilo parece um carnaval da Bahía.

Nesse desentendimento, o Irã está mandando mais quatro mil homens por terra e o EI nessa jogada no Egito matou mais civis russos do que a Russia, inimigos jihadistas.  É um embrulho tão mal amarrado que mais parece um mundão de gente com o pé na jaca.  Vamos andando em frente para saber quem primeiro vai saindo de bandinha desse "olê, olê, olê,  olá".  Quem aposta?  Ou será que vai é entrar digamos, França e Alemanha?  Isso está uma palhaçada só.  Tem católico, tem islamita, tem crente, só falta judeu nessa festa.  Ufa...

DEVANEIOS - DE VINTE PRA TRÊS

Tenho Cara De Antigamente, Quando Corcunda Era Marreca
QUEM VIVIA DE TRUQUE ERA PRESTIDIGITADOR

Melindrosas Dos Anos 20 Em Recife

210715 o knesset de israel com 68 votos contra 17 aprovou a lei de 20 anos de reclusão para os Palestinos atiradores de pedras com a demolição da casa em que ele morava para servir ao colonato.  Durou exatos três meses esse absurdo.  Agora, novembro do mesmo ano, o mesmo parlamento com 58 votos e os mesmo 17 contra e 10 abstenções reduziu essa apenação para três anos.  Não dando explicações sobre estes dois atos, está então aberta a especulação.  Desta vez fechou, quebrou e apropriou-se de grande parte de bens da Rádio Palestina.  

Com a justificação de que a emissora estava abanando as agressões contra os sionistas, lá vão eles com as suas absurdidades.  Ai se os Palestinos tivessem condição de represália!  As baixas ficam na proporção de dez para sessenta e nove em favor deles.  Imagino que o recuo no tempo do castigo fica por conta do puxão de orelhas do seu patrão americano.  Pra não ficarem pensando que eles próprios são patrões.  Nunca pensem numa virada de sentimentos humanos por parte dessa gente.  Então essa mudança nesse momento é válida.

Reuniões existem para monitorar ações entre EUA e Russia e Turquia e Irã no evento Síria contra o EI.  Por que não acontece o mesmo entre a rivalidade entre Palestinos e judeus?  Nestes  sessenta e sete anos já foram imolados dois terços desse povo Palestino num holocausto moreno.  A barbárie promovida pelos sionistas é totalmente avalizada pelo tio sam, dando-lhes crédito, armas e munições, num conchavo tão íntimo que um parece o outro, mas o macabro nessa história é o acerto duo em que num momento os judeus irão enfrentar belicamente os persas como obrigação de negócio.

É o pretenso dono do mundo, o hegemônico mais rico e mais truculento do planeta, fazendo suas acomodações geográficas em guerras por energia e riqueza.  Pra onde a vaca vai, o boi vai atrás.  Assim são israel, EUA e o Reino Unido, bezerro velho em busca de pasto novo.  Quem não for do ramo que caia fora do caminho pra não ser atropelado.  É que nesse entretenimento esses três não estão enxergando um grande, grandíssimo morcego amarelo, de olhos apertados que está constantemente na mutuca, somente urubuservando as artimanhas desse  trio.




DEVANEIOS - DE MOHAMED E ABBAS

Tenho Cara De Antigamente, Quando Trabuco Era Fogo Quente
A MORTE DE UM AMIGO DOI TANTO QIUANTO A DE UM IRMÃO

Palestinos-Protestos

Mohamed:  Eu sou um homem manso, ele era justo.  Ele recebia palmatória com pregos, tremendas surras, andava de joelhos, urrava de dor e os algozes esperavam o emputrecimento dos pés para a amputação das pernas.  Jogávamos pedras,  nossas armas, símbolos da nossa insurreição contra o alvitre.  Pedra é melhor que bala e dói menos.  Sabíamos, vinte anos para envelhecer.  Era 210715.  Judeus, devolvam oque é nosso, saiam do nosso caminho, deixem um povo pobre ser feliz.  Nossas famílias somavam dez,  cada uma.

Após nossa prisão, soldados partiram para demolir duas casas.  Dezoito pessoas ao relento e as crianças se aqueciam no calor de suas mães.  Estávamos no fórum, recebemos a notícia, Abbas morrera.  Pelo rosto do Mohamed veio descendo um pranto que, ainda creio, tanto e tão santo, nem Jesus chorou.  Ele despencou, baixou, ajoelhou-se.  O guarda que o guardava, chorava e de cabeça baixa deixou que ele pegasse a arma presa à  sua perna e que a disparasse contra a fronte.  Os bons nascem em qualquer berço que se disponha.   O soldado sionista foi desarmado e preso.

Assim é a vida de cara feia.  Assim é distribuído no mundo os maus e os bons.  Os fados entram em fuga pulando do  feixe de possibilidades,  se encarapitando sobre a miséria dos miseráveis e criando um clima de paixão desconsertante, de emoções  de alta resolução e de comoções que saltitam entre opostos expondo a sacralidade da bondade e do amor.  Duas almas migrantes e um soldado do exército do mal sendo promovido à maior-geral pelas Graças do Criador.  Quem dera, ganância zero e calor humano leve com cara de branda brisa envolvendo anjos encarnados.

Eu tive um sonho e vi velhos esfuziantes e crianças simulando decadentes e manquejantes idosos, e todos riam e zoavam numa alegria de festa de São João.  Tudo colorido, com ventos bem soprados, com sanfonas arquejantes e espírito do Gonzagão bem presente.  Uma bacia com ponche, a canjica amarela e concisa no seu milho com a forma do prato.  A pamonha envelopada na palha da própria espiga e o fogo da fogueira brilhando na caraça de todo o mundo.  O Palestino passeando em Telavive e a linda judiazinha em Gaza comprando roupa num brechó. Como é bom sonhar.





segunda-feira, 2 de novembro de 2015

DEVANEIOS - DE INJUSTIÇAS (2)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Encarapitado Era Estar Montado Num Ponto Alto
PODE SER UM TROÇO MAS SE NUM PONTO ALTO, ENCARAPITADO ESTÁ

Soldados Israelos Sob Intifada

Esquisitos,  mas cidadãos.  Andar com as calças pelo avesso dá prisão?  Ishida está marcado,melhor dizendo, tatuado pelos contornos que a profissão lhe imprime, já que é policial?  Será que seus olhos só enxergam marginais?  Quando ele confunde pessoas, os males que lhes infunde, quem assume a cobertura?  O PF assume a profissão após curso acadêmico, técnico ou superior?  Um policial federal é chegado às letras ou é mais à brutalidade?  Ele tem noção que num vacilo dele fará alguma pessoa muito infeliz?  Ele gosta de exibir seu poder?

Estamos ainda traumatizados com a consequência que se abateu, chegando já a quase dois anos de perda da liberdade, sobre um cidadão jovem que entortou sua vida à sua maneira, mas nem por isso é um má-conduta.  Uma autoridade vítima de assalto chega à ele por porta de travessas e entorpecido pelo vício do convívio profissional não sadio, sem um toque de humanidade e insensível à valores ou virtudes menos expostas, desgraça a vida desse sem-sorte de maneira veemente.  Subjuga por um julgamento troncho um homem de bem tratando-o como um estrupício.

Um homem sério diagnosticado como um ferrabrás e um policial  perturbado agindo como juiz, todas as ações invertidas, mas o "zé ninguém" por opção o totalmente prejudicado.  Um bom advogado conseguirá pô-lo em paz com a vida fora da prisão e fazer o Estado restaurar sua dignidade, de que maneira?  O valor que lhe será pago será o mesmo que se pagaria a um juiz aviltado?  Essa justiça é a daquela que é cega ou ela de vez em quando pisca o olho?  Será que algum bobo venderia sua liberdade por algum dinheiro, em qualquer luga?!

Nas histórias que a vida conta sempre haverá um perdedor e um ganhador, nem sempre cada um no lugar certo.  Existem constrangimentos perpétuos pregados como clichês nas testas de alguns, porque são miseráveis, noutros porque são feios, noutros porque gaguejam, porque são de cor, diferentes, sem dignidade natural, são filhos das putas sem querer ou porque não falam inglês.  Conheço um que tendo decapitado o nariz no escuro, o encontrou mas pregou-o invertido e quando chovia se afogava ou quando espirrava o chapéu voava, e nesse desagrado e por isso, foi mandado pra forca.


domingo, 1 de novembro de 2015

DEVANEIOS - DE INJUSTIÇAS (1)

Tenho Cara De Antigamente, Quando  "Botar À Perder" Era Estragar Tudo De Vez
TIPO "MÍRIAN AZEVEDO GRUBBA"

Esse Defunto Tem A Ver Com Israel

Meus respeitos, de há muito, à Polícia Federal, a única entre todas que merece de mim essa atenção.  Essa noite de domingo, ontem, 011015, assisti o programa "Conexão Reporter" com Roberto Cabrini
e me acometeu a primeira dúvida sobre essa certeza.  Um rapaz jovem, maior de idade, filho de uma Socióloga, Mestre na USP e de um Engenheiro.  De atitudes fortes, em vez de seguir o caminho acadêmico, optou por comprar uma moto e ser entregador de Pizza;  também frequentava costumeiramente uma favela próxima à residência dos pais, num condomínio classe "A".

Os nós que o destino rege derrubou essa pessoa de maneira arrazante.  Ele escolheu para esposa uma residente naquele local, casou-se e a engravidou, num círculo normal na vida.  Teve amigos ali residentes, e um deles de comportamento não legal, casado e que tinham uma foto juntos, posta no facebook.  Num dia, numa oficina de carros na tal favela, três motoqueiros assaltaram cientes que lá estavam, rubaram-lhes bens, celulares e também objetos do comércio.  Entre os assaltados estava um Delegado (Ishida), da Polícia Federal que apresou, por conta de um telefone, alguns meliantes.

Uns foram entregando outros e essa foto num dos celulares reavidos envolveu o motoboy.  Toda a empreitada policial foi comandada pelo nipon.  O amigo na foto logo foi dispensado pela polícia mas o azarado foi preso naquela mesma noite ao regressar da última entrega, onde trabalhava, isso há quase dois anos atrás.  O Ishida queria sua cooperação confirmando certa informação, o que ele não fez.  Outro amigo do motoqueiro foi também tratado pelo "japa", com choques, foi solto depois, e agora é foragido porque ou morre como delator, na favela, ou pela polícia não tão mansa.

O advogado desse rapaz sem sorte argumenta no pedido de "habeas-corpus" a improbidade do trabalho desenvolvido pelo delegado Ishida, sendo ele vítima e misturando mérito profissional com vingança, presumivelmente.  Conseguiu a soltura com um desembargador mas não com um segundo.  Minha crença convicta na PF está abalada, muito abalada.  O filhinho do preso já vai lhe levar petiscos andando, juntos mãe e sogra e essa famíla unida e testemunho do patrão na pizzaria não comove pois um graduado hierárquico diz que a PF julga fatos e não pesssoas e nada ali é ilegal.