quinta-feira, 6 de outubro de 2016

DEVANEIOS - DE BRASIL EM 2015 (1) (061014)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Se Olhando Pra Trás, Apagava-se O Torto
E O TORTO SE TORNAVA RETO
Mais Sertanejo, Jumento, Água e Ancoreta

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

DEVANEIOS - DE BRASIL EM 2015 (1)

Hoje 061014, findo o primeiro turno de eleição, com a visibilidade de pelo menos dois vícios antigos:  Romário, senador, e Bolsonaro, pai, volta com dois filhos de acréscimo na deputação.

O primeiro caso é uma replicação no eleitorado de baixa qualidade que temos, de votar-se em candidatos futebolistas ou atletas decadentes, figuras insólitas como Tiririca e um jacaré de um jardim qualquer. de mulheres-frutas, de atores ou cantores no olvido, de tudo que não tenha a menor relação com política.  Isso é o resultado do defeito de marca maior, que corrompe coisas que deveriam ter o maior respeito que se possa desejar, por sua importância máxima.  

O segundo caso, que chamo de Capitanias Hereditárias, parte sempre de um político velho ou de plena capacidade avaliadora, o que o enquadra na qualidade de espertalhão descarado, ultrapassando o limite do que é moral, mas sem brecha para que seja penalizado.  Mesmo assim esse bandidão e os bandidinhos seus protegidos, gozam do maior prestígio nesse eleitorado fajuto e desqualificado, por serem espertos.  Emprego desejado, extremamente lucrativo principalmente para quem não tenha  escrúpulos, quase vitalício, mas com certeza de longo prazo de vida.  Quem já não viu em todos os Estados da Federação, nomes familiares conhecidíssimos, numa nojentação de causar arrepios!  

Esses dois exemplos de abusos, ligados à obrigatoriedade do voto, que sejam expropriados no Brasil-2015, entre muitas outras coisas

SEGURANÇA PÚBLICA

Que tenha o novo Presidente da República a sensibilidade de criar no primeiro momento um Ministério de Segurança Pública, depois de eliminar 3/4 dos quase quarenta existentes, para conter sob sua batuta as vinte e sete Secretarias dessa pasta em cada Estado, mais uma no DF., tamanha é a importância dessa "res".  Todo mundo está acostumado a ouvir falar em Ministério da Saúde, da Educação,que são sempre insolventes, nunca tendo suas necessidades meritoriamente atendidas, sem nunca ouvir falar em Segurança Pública, essa entidade ausente entre nós.  Esse mal que nos sufoca, se não for extirpado, como pensar em outras áreas tão necessárias, quando?

COMPLEXO DE CASA DE APENADO

Vamos falar do Sistema Carcerário obsoleto, assassino, inumano e inoperante,  com a criação dos CCA, nas vinte e sete Capitais da Federação, mais  um em cada  vinte e sete das  segundas maiores cidades de  cada Estado, e um no Distrito Federal.  Serão construções verticais com celas indevassáveis e individuais, de 2,5 Mts por 3, isolando completamente esse elemento desconstrutor da sociedade durante a duração completa da pena designada.  Maioridade aos quinze anos.  Próprio para atender mulheres, homens e menores de idade, sem a menor possibilidade de algum saber quem seja seu vizinho em todos os contornos.  Consegue-se respeito e dignidade aos apenados, sem riscos físicos ou morais.  O silêncio é a marca desse sistema.  Atenderá a infratores e criminosos, por isso de grande promessa de recuperação de iniciantes nas drogas, já que ela indiciará após exame no IML,  quem estiver sob a ação da mesma.  Esse infrator será  apreendido administrativamente sob castigo de perda de liberdade em escala geométrica ascendente, à cada apreensão, até a nona, quando passará a ser qualificado como criminoso, segundo o Código Penal, com uma pena nunca inferior ao tempo da anterior.  O contrabandista de drogas com perfil de atacadista será apenado com sessenta anos sem liberdade, e o varejista com trinta anos.

Ao ser apenado se ganha automaticamente e legalmente uma qualificação de cidadão especial, isto é, de dependência total do Estado quanto aos seus direitos, até a curtição total da apenação. Ao parceiro  de matrimônio livre, se ele quiser, será liberado o divórcio, sem consultas, rápido como um "start", através do Serviço Social.  O único caminho para redução da pena, a doação de órgãos, sendo de 1/4 do tempo apenado para transplantes de alta complexidade, e outros tempos menores a serem discutidos na área médica.  Excelente, para uma satisfação à sociedade, pelas múltiplas injúrias por ela sofridas, desse tipo de cidadão.  

No CCA conterá abrigo de Pronto Socorro Médico, Farmácia, Nosocômio, Manicômio, Centro Cirúrgico para qualquer atendimento, e internamento médico para universitários, e ainda Instituto Médico Legal;  ainda, Ambulância, Heliporto, e mais, avião-hospital de plantão em aeroportos.  Serviço Social e Tribunal de Justiça, tudo isso funcionando em turnos de oito horas, por dia de 24 horas em todos os dias do calendário.  Ai funcionará também um Pronto Socorro de Justiça nestes mesmos horários.

Ficamos por aqui com esse tema de Segurança Pública e Sistema Prisional, para consecução da Paz Social.

Neste ensaio tratamos somente de criações, como:  Ministério de Segurança Pública e Sistema Prisional.

















quarta-feira, 5 de outubro de 2016

DEVANEIOS - DE ORAÇÃO POR GLAUCE

Tenho Cara De Antigamente, Quando Se Pedia Á Ti, Meu Deus, Tua Mediação Por Piedade
QUE ASSIM SEJA, AGORA, BOM PAI
Carlitos-Compartilhamento Com Gênio

Pai do Céu, peço-te bençãos  em favor de Glauce à quem reencontrei em 1955, ambos com vinte anos e hoje, 61 anos depois ainda estamos juntos com seis dos s.sete filhos que nos destes.  Meu Deus, ela precisa urgentemente de Ti.  Que sejas presença constante junto à ela, livrando-a de dores e sendo o conforto total que ela espera.  Estamos todos, filhos e agregados que compomos suas relações de amizade, ao seu redor, mas Tu, Pai, Sois solenemente necessário como cimento desta corrente.  Que se cumpra Tua vontade, embora Te projetemos nossos desejos.

Te agradecemos o desempenho de cada um desses, descobrindo valores de abnegação  e desempenho em pessoas, como o Gilvan, surpreendentes.  Que o abençoes Tu, sem que desmereçamos todos os outros.  Quanto à mim, Senhor, peço-Te que sacudas meus sentimentos meio surdos e Creias como eu quero competir com eles.  Se num milagre quiseres poupá-la estendendo sua convivência conosco para adiante, mesmo com sua mobilidade reduzida, leva-me à tua presença e dês à ela a capacidade de alegrar à todos os que lhe fiquem juntos.  

Pai Santíssimo, atua sobre ela e sobre nós, também.  Baixa-nos a vaidade, o orgulho, a mesquinhez, a preguiça e todos os valores de nenhuma qualidade.  Que nossa riqueza seja a felicidade de vivermos juntos e prontos a ajudar-nos quanto isso seja preciso.  Que no dia da partida de cada um haja a aceitação dessa lei primária da vida:  nascer, viver e morrer, sabendo que a verdadeira vida é a do espírito e que este emigra de volta para de onde partiu.  Acompanha-nos nesta trajetória e Contigo estaremos seguros.

Pai Celeste, obrigado por me ouvires, que Estejas com todos nós, visível como a Água, o Fogo, a Terra e o Ar.  Quaternos permitidos por Ti aos nossos sentidos, nos dado como presente.  Percebamos cada um com a brandura que nos alimenta, dessedenta, que nos adormece e nos acorda, que toca nossa parte boa e repreende  quando vacilamos.  Te agradeço por falar Contigo quando me apraz, mesmo não ouvindo Tua reposta mas sentindo quando nos És favorável e também quando não nos Dás a mínima.



terça-feira, 4 de outubro de 2016

DEVANEIOS - DE PROCESSO DE DESFAÇANTES ()51014)

Tenho Cara De Antigamente, Quando A Ansiedade De Viver Era Sufocada Pela Vontade De Matar
QUE ALÁ, JEOVÁ OU NOSSO SENHOR, PROTEJA OS PALESTINOS
Menina Síria Em Aleppo

domingo, 5 de outubro de 2014


DEVANEIOS - DE PROCESSO DESFAÇANTE

Tenho Cara de Antigamente, Sou Do Tempo Em Que Seiva De Alfazema Era Um Bom Perfume
O "CABEÇA DE NÓS TODOS"  SEMPRE FOI O "CABEÇÃO"

Festa Nacional
Vô e neto, fim e começo

Nova Mudança Palestina Em Desespero
O abandono de um ninho seguro pelo desencanto da noite é sempre um deslumbre

Ódio em Transe
Criança Palestina travestida em miliciano prematuro com arma vingadora

Práia de Gaza Em Crepúsculo
Num cessar-fogo de improviso o anseio de uma Paz Palestina


1. Festa nacional, vô e neto, fim e começo

2. Nova mudança Palestina em desespero

3. Criança Palestina, miliciano prematuro

4. Práia de Gaza em crepúsculo


Passo à passo, cada degráu denuncia o desmanche de um povo preso numa armadilha traiçoeira, aos pouco sendo dizimado, num movimento de fera sobre vítima sem alternativa de escape.  É um golpe de tacape forte e desmoralizante, destuidor de vida e esperanças, arruinador de nervos pela presença da morte que exaure a própria consciência de dor e a sensação de pertencimento a um grupo afim e capaz de promover proteção.  São homens e mulheres, pais e filhos, crianças e adultos, nascentes e morrentes, uns que querem morrer, outros que querem viver plenamente a vida, sem chance de especular, com certificado de óbito decretado por uma força malígna, debochante, aleijada, impetuosa e indefensável.  Quem os valerá?  Ficará algum remanescente mutilado, cercado de feiurice e capengas, capaz de alimentar sua projeção sem glória?  Ao carniceiro o que caberá?  Aplauso pelo malfeito?  Balbúrdia por sua força?  Festa por seu humor cadelante?  Abraços por sua postura satânica?  

Esse letal bode rociferante, se não lhe for posto cobro, baixará sua mantilha basta como lençol sobre os ombros da humanidade, escurecendo o ambiente como êle  merece.  O cheiro de enxofre se espraiará por todas as cavidades existentes, e a aura infernal e calorenta sufocará suas narinas esbodegadas  e animalescas.  

Extinto o ciclo cavernoso, espere-se que os descendentes do nova geração  humana, bela e esplendorosa, abençoada pela Graça Divina reine na pradaria e nos mares da terra.  Que os Palestinos alvi-morenos, briosos e de bom coração, espalhem-se por todas as campinas com a saude e a alegria que são próprias do esplendor de Deus.  


















DEVANEIOS - DE FIAPOS DE POESIA (290614) (2906150 (290616)

Tenho Cara De Antigamente, Quando A Saudade Doía E Empurrava Pra  Trás, O Recalcitrante
E SÓ SE PODIA SONHAR O SONHO QUE FOSSE SEU
Santo Jumento, Santo Odre, Santa Água e Santo Sertanejo

quarta-feira, 29 de junho de 2016

DEVANEIOS - DE FIAPOS DE POESIA (290614) (290615)

Tenho Cara De Antigamente, Quando O Passado Me É Tolerante
QUANDO A VONTADE DE VOLTAR É INSISTENTE
Poseidon-Netuno

segunda-feira, 29 de junho de 2015

DEVANEIOS - DE FIAPOS DE POESIA (290615)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Bombonas Além De Água Carregavam Ilusões
NESSE CASO DE MULHERES O DESENCONTRO É FREQUENTE, SE DE UMA A GENTE GOSTA, OUTRA É QUE GOSTA DA GENTE
A Natureza Auxiliada Pelo Homem

Poesia é o super extrato da imaginação fujona buscando alento em cantos esquecidos

domingo, 29 de junho de 2014


DEVANEIOS - DE FIAPOS DE POESIA

1980-Manaus-AM-(eu)-edélvio e Glace, ambos com 45a  Há 41 anos atrás
Tenho Cara De Antigamente, Sou Do Tempo Em Que futebolista Usava Casquete
QUANTIDADE É ANTÔNIMO DE QUALIDADE

SÉRGIO BITTENCOURT
Jornalista, morto aos 38 anos, letrista memorável poli-premiado, homenageando o Pai recém-falecido.
JACÓ DO BANDOLIM

"NAQUELA MESA ESTÁ FALTANDO ELE"


Naquela mesa ele sentava sempre e me dizia sempre o que é viver melhor.

Naquela mesa ele contava histórias que hoje na memória eu guardo e sei de cor.

Naquela mesa ele juntava gente e contava contente o que fez de manhã,


e nos seus olhos era tanto brilho que mais que seu filho, eu fiquei seu fã.

Eu não sabia que doía tanto, uma mesa num canto, uma casa e um jardim

Se eu soubesse que não doía nada essa dor tão doida, não doía assim.  

Agora resta uma mesa na sala e hoje ninguém mais fala do seu bandolim,

Naquela mesa tá faltando ele e a saudade dele tá doendo em mim

Fiapos de poesia voejam na saudade espalhada de um rosto, de um canto, de um vento, de um cheiro, de uma voz, do roçar ligeiro de folha contra folha, de uma furada fina na alma agoniada de "não sei o que".  Da infância distante, da inocência perdida, das perguntas sem respostas, da confiança integral e de preço baixo, como o esfregar o nariz no nariz da Mãe, de saltar do alto nos braços do Pai.  Da segurança do comer, da água fria da quartinha, do agasalho da flanela do pijama que a Mãe costurou.  Tudo isso o tempo levou.  

Me resta agora, no fundo da minha consciência, puxando por minha memória, levantar o palco da fantasia, fingir uma colcha de retalhos coloridos, trazer pra junto de mim os contos da carochinha, e Pinócchio e o Geppetto, o Gullliver que me presentearam quando criança, o cheiro do Lifebuoy e do sabonete Eucalol, os postais de mitologia que Seu Edgar me dava;  ouvir o matraquear dos tamanquinhos de madeira no calçamento de paralelepípedo da rua sem automóveis, só crianças que não paravam de correr e das mães sentadas em cadeiras nas calçadas. Era 1940, a guerra do outro lado do mundo.  Brincávamos, como anjos ali colocados, de "passar o anel" , de ficar na "berlinda", e de "manja", tudo isso com gritos agudos e risadas e como se estivéssemos num Céu, insultando o cansaço avalista de um sono em Paz.  

Não havia televisão, nem novelas, nem nada que corrompesse o comportamento de ninguém;  existiam músicas com voz humana cantando, cada som uma história;  cantigas de carnaval, de São João e de Pastorinhas, no Natal;  cada coisa no seu lugar. Cigarro Yolanda pra quem fumava, extrato pra quem gostava de trocar cheiro, óleo Glostora no cabelo e muita saia engomada, passada por ferro em brasa.

SE SE PUDESSE FAZER O SONHO SER REAL E O REAL TER A COR ROSADA DE UM SONHO.  AH, SE SE PUDESSE REVERTER A VELHICE EM INFÂNCIA, E VIVER EM AZUL!









segunda-feira, 3 de outubro de 2016

DEVANEIOS - DE MÚSICA (140713) ((260114) (130614) (130616)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Ouvir Música Era Ler Poesia
ERA O DELEITE MÁXIMO DO SOM
Santo Jumento, Santo Odre, Santa Água, Santo Som


segunda-feira, 13 de junho de 2016

DEVANEIOS - DE 030-MÚSICA- (130614) (140713) (260114)


  1. Tenho Cara De Antigamente, Quando A TV Não Havia Ainda Corrompido A Música
  2. A MÚSICA ERA O VESTIDO DA POESIA
Demeter


sexta-feira, 13 de junho de 2014


DEVANEIOS - DE 030 - M ÚSICA - 10/37 (130614) (260114) (140713)

1944-(eu)-edélvio(aos 9 a.), Marlu, Élvio e Mirtô Há 72 anos atrás

Tenho Cara De Antigamente, Sou Do Tempo Em Que Sabonete Era Eucalípto
QUEM TEME, RESPEITA

domingo, 26 de janeiro de 2014


DEVANEIOS -DE 030

Devaneios

Edélvio Coêlho Lindoso

Domingo, 14 de julho de 2013

A VOZ

    Nos tempos do Rádio a voz era apreciada por seu valor;  O dono da voz tinha sua imagem acoplada à mesma depois de vista em jornais e não alterava em nada a impressão anterior.  Maldita Televisão que alterou totalmente este acordo.  Foi inventada a carnavalização e o espetáculo que anulariam o valor da voz.  Penduricalhos, gestos, cores, impostações destruíram o enlevo, o aconchego, o vibrato e o dom que são a magia do som.  A partir dai, tudo que não fosse som, era o mais importante. O prato feito substituiu o exercício da imaginação.  As músicas de Carnaval, de São João, de Natal,  eram lançadas seis meses antes do evento, e quando estes chegavam elas já estavam prontinhas na memória do Brasil inteiro. Que maravilha.  Hoje só um baile de requien é o que merece os estragos que este instrumento da modernidade  causou de modo irreversível aos saudosistas.  Não tem reconserto, não tem retrocesso.  Nos anos oitenta foram apresentadas as últimas baladas, as últimas harmonias com sua marcação compassada, com letras líricas, com inteligibilidade de poesia.  Substitutos?  As baterias, sinônimo de zoada, as guitarras para competir com elas e estraçalhar os nervos dos bons ouvintes e o zabumba ensurdecedor.  E chamar isso de música.?!  Adeus, adeus, adeus.

        Que venha os funks e seus acólitos, uma zoeira gritante que só exige garganta, não tem ondeio, parece uma conversa cuspida, é irritante e de tão ruim, até atrai sangue, bofetadas, abufelo, parece um rinque de luta, se entender a fala, ouve-se chulices, é na verdade um convites a coisa chãs.  E os gestos obscenos que excluem a ternura e o encontro de pares para namorar?  O encontro que há é um encontro animal, por causa das "poiquerias" que se ouvem, com risotas, empurrões, dedos e mãos atuando numa imoralidade suja e mal cheirosa.  Preparem o féretro para essa imundície.

   "Quanto riso, quanta alegria", Olha pro céu meu amor", Äs Pastorinhas", Carnaval, Junho, Autos de Natal, tudo sepultado por causa da invenção da maldita televisão.  Evolaram-se as canções ritmadas, dois corpos colados volteando num bolero, os cheiros do outro tão perto, uma brisa no calor do rosto, tudo isso perdido.  Quanto vale a bagunça de um furdunço, o fervor de uma droga assassina?  O ricocheteio suarento  vale mais que um suave bate-coxa  bem comportado e consentido?  Vade retro satanás.


    Aceitem meu protesto e tragam-me de volta o que me roubaram.  Trinta anos de prisão para quem pariu tão feio parto.  Que fique sem água e sem mingau, sem roupa, num chão frio, para sentir quão feio foi a sua atitude leviana de trocar uma sonoridade sonhadora por um batuque infame de senzala.  Forca, guilhotina pra você, asno sem rabo, sem focinho e sem embornal.


domingo, 2 de outubro de 2016

DEVANEIOS - DE DROPS DE GAZA (021014)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Se Podia Ver De Pedaço Em Pedaço
O BAGAÇO QUE OS MAIORES PODEM FAZER CONTRA OSMENORES
Auracária Em Decadência

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

DEVANEIOS - DE DROPS DE GAZA

Tenho Cara De Antigamente, So Do Tempo Em Que A Casa Era Grande Porque Eu Era Peaqueno
EU NÃO FALO, PORQUE BAIXEI O VÉU DO NADA DIZER

Despedida Eterna De Bela Palestina.  Parece ser uma morte em tempo de Paz, coisa rara.    Em qualquer Nação, o respeito ante a dor

Gaza-Menor De Idade Palestino
Ajoelhado entre dois gendarmes judeus, de olhos vendados -a truculência de quem pode mais-

Outro Menor Palestino
Ante vários milicos judeus, passantes paisanos Palestinos e Senhora advogando contra a brutalidade

Menina Palestina Beijando Cartaz
De Ícone patriota e Arafat, figura notória de herói  desse Povo esquecido e solapado

1-Enterro de Bela Senhora Palestina, na Paz, com a Honra Merecida

2- Menor Palestino subjugado e vendado por dois militares judeus

3 - Outro menor brutalmente abatido entre militares e paisanos Palestinos

4- Menina Palestina beijando cartaz de ícones e do herói Arafat


Drops do que é o abatimento desse Povo Palestino, sem padrinho e sem justiça, massacrado, roubado e dizimado por uma troupe de bandidos disfarçados de estadistas de israel, protegidos pelo maior poder  bélico do planeta, os EUA, num conchavo de camarinha com prêmios para essas duas forças mais o Reino Unido, ao cabo da missão delituosa ali concebida.  

Diz o Benjamin que jihadistas e hamasistas são aliados querendo subjugar o mundo.  Diz os EUA que que o Hamas e o Jihadismo são o grande virus que consumirá o mundo.  Diz Putin que a virose corriptora do Planeta são os "States".  Teerã nada fala e os chins mal pronunciam um lig-lig-lé.  

No final, sobre cadáveres multinacionais se discutirá que ganhou, quem perdeu e como se pagará o prejú, como se construirá o desconstruido, proibindo contextualmente a participação nos veredictos, dos realmente mortos, sob pena de serem decapitados, pela ousadia, se assim for.  

Esses descendentes humanos, vergonha das raças, mortos insepultos com bafos sacrílegos de podridão, certamente se degladiarão para ver que ficará em cima, quem ficará em baixo.  O satanás, rei da cadelagem,  usará o apito de juiz e fará o possível para enfiálo no fio-o-fó de cada arengueiro.  Nom momento, o tio sam sairá bufando em clave de sol sua imponência mal cheirosa. e ële mesmo fará questão de inserir tal apito no rabo de israel que quer declinar da honra, mas é impedido pelo safanão que lhe prega os turcos.  Sai ganindo os judeus aflitivamente em tal desafinamento que Putim lhe arranca o instrumento e propositadamente recheiado de areia o introduz no trazeiro da UE, com a Merckel na cabeça.  E de cu em cu vai se cozinhando o angu.O chinês não que participar da brincadeira, e a coisa se vai deteriorando e ficando restrita na classe "C" dos países que falam espanhol e português.  Enfiam a  Bolívia no cu do Peru.  E o Cana dá?  Nunca deu, pois vai dar agora.
E querem saber de uma coisa?  Estou cansado e vou me recolher.  Se quiserem fiquem brincando ai que o brinquedo é "troll".  Depois de amanhã eu volto para ver como está bololô!