terça-feira, 7 de maio de 2019

DEVANEIOS-DE BRASIL EM 2015(2)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Querer Era Poder
O PODER DIVINO TRANSMUDA-SE  QUANDO O HUMANO SE VIRTUALIZA
Brincadeira Insólita De Um Recuta Israelo Sobre Família Palestina


quinta-feira, 17 de setembro de 2015

DEVANEIOS - DE BRASIL EM 2015 (2)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Se Dizia:  Quem Gosta De Moleza, Senta No Pudim
QUEM PASSA NA URUPEMA, PASSOU NA PENEIRA, É BOM

Natureza Organizada

Replico aqui um ensaio feito em 07 de Setembro de 1014, depois leiam o (3), e fim.  Já eram 31 partidos, mas antes de ontem o TSE, por um resultado de 6 X 1, autorizou a vida de mais um, o PN, partido novo, liberal e vira e mexe;  o exagero, ou ostentação, chega agora ao absurdo de 32 partidinhos;  em pleno engasgue de corte de despesas (?), acredite nisso. Um partido para cada 16 deputados.  Só, aqui.  Durma-se com essa zoada.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

DEVANEIOS - DE BRASIL EM 2015 (2)

Hoje, 071014, trataremos de Reformas de coisas já existentes, como Política Eletiva incluindo a moderação do número de Partidos, que deverão ser os marcos responsáveis pelas escolhas dos fatos e rumos, das formas e dos caminhos por e como andarão nossas demandas e necessidades.

A leveza do Estado será responsável pela sua destreza, habilidade e presteza dos atos políticos que o movimentarão.  Então comecemos pela deletação dos caros trinta e hum Partidos marotos, aqui havidos.  Para abrigar "camaradas" que perderam o "emprego", para comprar e vender votos para demandas completamente desmoralizadas por essa usança, para comprar e alimentar vergonhosamente indivíduos incapazes para a função nobre e necessária dessa representação, figurados, para rápida compreensão, num Tiririca, semi-alfabetizado mas que exerce uma imantação produnda sobre o eleitorado que temos, igualmente ignorante, mas OBRIGADO a exercer o direito(?) de voto!?.  Antes disso, será sumamente importante DESOBRIGAR o voto.  

Estabelecer legalmente a quantidade de três Partidos com a alma de Centro, Direito e Esquerda (ponha-lhe nomes, se quiserem), e cada um tenha oscilações para cada lado, concluindo-se nove espaços para debates de lideres e idéias, nada mais nem menos, que isso.  (nove tendências)

Quebrada a esponjice anterior e aos poucos os novos  modos se consolidando, o eleitorado se restringirá para apenas os interessados, e aqui falando por enquanto da esfera Federal, onde obrigatòriamente serão homisiados todos os políticos militantes, com suas famílias; o TSE providenciará sempre no dia seguinte a publicação no DOU de tudo acontecido naqueles Plenários, com os títulos dos temas, com os nomes dos presentes e ausentes e suas posturas nas votações.  Claro que isso passará para as mídias regionais localizadas e os eleitores expontâneos e interessados acompanharão a vida do seu elegido.  Vejam as economias de gastos do Governo, só por ai.  O TSE só projetará propaganda midiática para iniciantes, fará referência comparativa e explicativa dos ativos, e só.  

À essa altura e expediente político será de atividade o ano inteiro, com férias resolvidas, inclusive para o aparato burocrático, no mês de dezembro da cada ano, sob a responsabilidade da CEF e com seus guardiões anti-arranjos.  

O salto posterior e o mais importante, que fará do Brasil um País sui generis é  a eliminação definitiva de políticos "Coronéis" e  "Capitanias Hereditárias", aqueles cujos nomes familiares são  conhecidos em todos os Estados da Federação.  Esse processo de mudança durará vinte anos, como o de encapsulamento das lagartas/borboletas.  Será criado um Curso de nível superior sobre Ciências Políticas, totalmente adaptado para os Cargos Eletivos e de indicação como Ministérios, cujo o diploma de bacharel é o único passaporte para essa profissão.  Queremos essa Classe tão competente como são nossos Embaixadores, tendo após a colação de grau, um Exame de Proficiência semelhante ao  adotado pelo Curso de Direito.  O conteúdo disciplinar do Curso, coisa inédita, será seriamente discutido, e o tempo de duração, após, será definido.  Ai, o segredo revelado.  Após a primeira fornada desse escol e a próxima eleição, 1/4 dos espaços concorridos serão preenchidos por esses jovens, e o mesmo tanto à cada quadriênio, até a consolidação real do Plano de Redenção qualificante de nosso Sistema Político.  Esse elenco preencherá os cargos de Presidente, Ministro, Senador, Deputado Federal, Governador, Secretário, Deputado Estadual, Prefeito, Secretário Municipal e Vereadores.  Tudo escolizado.  A vitaliciedade do ofício depende da produtividade do Oficial.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

domingo, 5 de maio de 2019

DEVANEIOS-DE 3ª RETIFICAÇÃO COMPLEMENTAR DE "DESMOROLIZANDO"-05 DE MAIO DE 2019

Tenho Cara  De Antigamente, Quando Se  Estar Cheio De 9 Horas É O Mesmo que Estar Se Achando
DIZ-SE DAS GAROTAS CHHEIAS DE IT
Deprê Formal

OBSERVAÇÃO
Em 010319 até 050519 com o título de "desmorolização" houve  em 2 meses e 4 dias, 458 visualizações, mais um título de "Direito de expressão", de 071118 até 150519, durante 6 meses, o mesmo.  Nesse momemto houve fumaças de partir o mando de Ministro de Justiça do de Minstro de Segurança Pública, bem pensado dado a imcompatibilidade de gestão desse duo.  Aí vai o Moro murchando ladeira à baixo e junto um desconforto pra cabra-macho.

Relanço aqui os 3 ensaios anteriores.

sexta-feira, 1 de março de 2019



DEVANEIOS-RETIFICAÇÃO DE "DESMOROLIZANDO"

Desculpem-me:  estou esclarecendo as 2 primeiras linhas do ensaio do título "DESMOROLIZAÇÃO"

Tenho Cara De Antigamente, Apenas Com Vergonha
SONHOS VOANDO E CARA NO CHÃO
Carta Branca Amarelou

Em 07 de NOV de 2018, há apenas 3 meses e 3 semanas, o baque, previsto como possibilidade no meu ensaio "DIREITO DE EXPRESSÃO".  Foi jogado um cobertor sobre 208.5 milhões de bresileiros e a 3ª impugnação da Carta Branca, agora amarelada, dada ao Moro, de que ele seria super, jogando-o ao chão, numa covardia plena de fascista canditato a ditador, deixando-o ao Deus Dará com todos perdendo e ninguém ganhando.  Uma observação ou intuição que colheu 301 vizualisações.


Saemos por leituras que o perfil do capitão jair messias bolsonaro no verde de nosso exército, foi dado como inválido psíquico (mental), de verbo agitado e de vencedor "no grito".  Até bombas soltou  dentro de seu quartel.  Por isso não foi expulso, foi só tardiamente dispensado, postando no oficialato 2 batentes de tenente e incompleto, algum tempo como capitão.  Daí, direitos  remunerativos de aposentado garantidos  até hoje, e assistência médica, diferentemente de qualquer político, pelo  "Albrto Estein".

Afastou-se da farda aos 33 anos.  Voltemos ao Moro e a nomeação da Cientista Política, Mestra, Iloma Szabo, como não titular, na área de Segurança Pública, mas taxada de esquerdista pelo infeliz monárquico Messias.  Moro confiou na promessa de quem não merecia e sacrificou parte do crédito que adquiriu, no Brasil.  De fato corria boatos de que alimentava, 8 anos após, disputar o lugar do bicho-papão.  Confesso, Doutor Moro, esperava que o Sr. saisse fora desde a 1ª impropriedade do jair.  Foi triste e feia sua ção.

Abaixo vai na íntegra meu 1º ensaio.  Com se estar em baixo, é carregando sempre um grande peso.  Seus prejuizos são formidáveis, infelizmente mal avaliados.  Seus valores interiores o suspenderão, tenho certeza, vida à fora e o brasileiro que saiba se valer de tão degradante situação moral quase que totalmente natural no meio político e nas organizações do Estado.  Essa caspa dura e poeirenta que cobre cabeças cabeludas ou carecas levará sempre, a culpa.


quarta-feira, 7 de novembro de 2018


DEVANEIOS-DE DIREITO DE EXPRESSÃO

Tenho Cara De Antigamente Quando OpostosNão Se Grudam
BOM É SE A RUTURA FOR ORDEIRA

Edélvio Se Expremindo

Reporto-me ao convite de Bolsonaro X Moro, o primeiro se comprometendo publicamente a não interferir no trabalho do segundo.  Ministro de Segurança Pública e da Justiça, já aclamado de Super.  Lembro que psicólogos da Força em que serviu até o cargo de Capitão o assinalaram como poderoso convencedor e inclinado a discutir ganhos.  Pipocou vários pontos dentro do quartel com bombas de baixo poder e  rompeu um veio de água.

O wikileak fala com todas as letras de sua expulsão do Exército e esse, tardiamente, que ele obteve perdão.  Não se entende como possa ser aposentado e com direitos a previlégios como assistência médica de um hospital como Albert Einstein.  Em alguns filmetes que assistí dessa pessoa com outros oponentes percebí o som beligerante da voz sempre mais alta, do ex-capitão, como daqueles que ganham no grito suas divergências.

Ouví numa entrevista com o jornalista filho da Sra. Leitão, o Presidente eleito berrando e vencendo a peleja sob aclamações de "Escroto" retinindo por várias vezes e o ofendido descartando ouví-lo.  Isso é estilo de uma postura não apropriada para o representante máximo da Nação.  Presumo que o Moro poderá ser supreendido em um momento, numa coceira em quem lhe indicou, e que sendo um moderado, o Super prefira sem redemoinho, se afastar.

É lamantável que isso ocorra, que o morolizador tenha dado crédito em falso à quem não merecia, jogou e perdeu sem qualquer outro recurso.  Vinte e dois anos de uma carreira brilhante interrompida, sem remédio.  Isso não é uma profecia, é uma observação com um consequente resultado bem possível e que me aguçou a vontade de argumentar exprimindo opinião.  De bom grado eu abandonaria esse direito se isso suprimisse um fato assim.






Esclareço 2 linhas iniciais, acima:  "Em 07 de Nov de 2018, há apenas 3 meses e 3 semanas previsto como possibilidade no meu ensaio (DIREITO DE EXPRESSÃO)"...





domingo, 14 de abril de 2019

DEVANEIOS-DE PENTALUGARES-28 DE SET DE 2013

Tenho Cara De Antigamente Quando A Memória Voa
O SR. VIRA CRIANÇA E A CRIANÇA CRIA JUÍZO
O Infante Nunca Deveria Querer Ter Juízo

Edélvio Coe;ho :indoso

DEVANEIOS

sábado, 28 de setembro de 2013

 DE PENTALUGARES


DE BEBETO - 1947 - meus doze anos.  Colega de CAB, com irmão mais velho chamado Rogemir e um cascabulho, todos viciados em futebol, até enjoar.  Bebeto era magro, um pouco mais alto que eu, canhoto e com um chute poderosíssimo, mas era um frouxo.  De noite saiamos da Igreja da Capunga e entravamos pela parte baixa do CAB onde havia a alameda de Ficus da qual já falamos algumas vezes.  Eu, mais baixo e socado no grosso, de propósito, que maldade, queria levá-lo por aquele caminho sombreado e ele resistia.  Eu quase o suspendia, e ele resistia;  era um molenga, mas era meu amigo.


DE MARLU E PINTO JUNIOR - 1946 - meus onze anos.  Lilo, noso primo, mais impossível (impulsivo), impossível.  Fugido da Marinha e agora no Exército, à paisana, enfiado no nosso Casarão;  nosso, dos quatro irmãos, ídolo, fumava cigarros Olinda ou Iolanda, em maços brancos alvíssimos, envolto numa aura de fumaça azulada, expirando duas faixas pelas narinas, com os pêlos louros dos braços se exibindo sob a voz solta em cantorias.  Era hipnótico, tanto como o contorno das duas caras exatamente iguais no ouro em que eram fixadas as mulheres na face alva e brilhante do papel do maço de cigarros.  Espetáculo montado até que um grupo do Exército sob o comando do Tenete Antenor, um natalense contra-parente do nosso galã fugido naquele momento das lides militares;  Percebendo a situação, se evadia pelos fundos da casa

passando por cima do riacho de maré cheirando a mar, escalando o muro onde era a ponte e vizualizando a equipe verde penetrando na casa à sua procura.  Era uma aventura eletrizante para nós, assistentes.  Logo em seguida, surgia Marlu, baixinha, de pernas grossas vestida de meias cremes, até abaixo dos joelhos.  Saia beje e blusa branca com gravata da cor das meias. Pinto Junior era o nome da Escola de formação de Normalistas, tão decantadas no Rádio,  sonho de noventa e nove moiçolas entre cem.  Ela estava pronta e ia cumprir seu ritual acadêmico.


DE QUATRO CANTOS - 1940 a 1945, sempre, dos seis aos onze anos.  Oitão do Casarão, rua Joaquim Nabuco, rua comprida até que sua paralelas se encontrassem, e lá ia eu, indo e voltando, até a Padaria, ou à venda do português que nos abastecia,; noutra ponta do quarteirão não lembro o que havia, e na outra estava se montando um projeto do que seria a primeira fábrica de Coca-Cola.  Sempre estava lá, um, apenas um, não sei se subordinado operário ou se engenheiro; ferramenta à mão, mas o que me impressionava eram sua botas de cano curto, como dois ímãs de atração compulsiva.  A partir dai tive muitas dessa botas, até feitas por encomenda, ARTESANALMENTE;  EXPLIQUE-SE ESSES IMPULSOS QUE A PSICOLOGIA NÃO CONSEGUE.  MAS A MINHA MALUQUÊS, QUE AINDA HOJE, AOS SETENTA E OITO ANOS, OLHANDO PELO ESPELHO RETROVISOR DO TEMPO, ME DEIXA INTRIGADO, É O RACIOCÍNIO DE UMA CABECITA DAQUELA IDADE FAZIA, DE SI PARA SI:  EU FALAVA MUDAMENTE COMIGO MESMO, CONSIDERANDO  A DISTÂNCIA CANSATIVA, JÁ EXPOSTA, DAQUELA RUA, MULTIPLICADA POR DOIS, POR CAUSA DA VOLTA:  PAPAI DO CÉU, OLHANDO OS DESENHOS TRABALHADOS DE ALGUMAS CALÇADAS, SE EU TENHO QUE VOLTAR SOBRES AS MESMAS PISADAS QUE ME LEVAM, POR QUE NÃO POSSO DAR MEIA VOLTA SOBRE MIM E PRONTO, JÁ ESTOU EM CASA!?.  PRÁTICO, SE ISSO FOSSE POSSÍVEL.  ERA A MINHA RAZÃO TRABALHANDO PRAGMATICAMENTE, JÁ, NAQUELA INFÂNCIA. POR ISSO, ACHO QUE SOU UM ALUADO.


DE SÔNIA CORREIA LINS - NO "T" DESSES MESMOS TEMPOS. - SIM, ESSA MESMA SÔNIA QUE HOJE CLINICA SEU ODONTO EM SÃO PAULO.  VINHA ELA DO ESPINHEIRO, DE BICICLETA, PARA ESUDAREM JUNTAS ELA E MARLU, NO CASARÃO.  ERA O CLICHÊ DA MOCINHA CHIQUE E BEM COMPORTADA.  FOFINHA SEM SER GORDA, BRANQUINHA, BAIXINHA, DE ÓCULOS MUITO DELICADOS.  MORAVA EM CASA COBERTA COM AQUELES ERVÍDEOS QUE SE COLAM EM TODA A SUPERFÍCIE DO IMÓVEL.  SEU IRMÃO ERA SÍLVIO E POUCO O VÍAMOS.  ELA CONSENTIA QUE EU DESFILASSE COM A SUA MÁQUINA INDO E VOLTANDO NA RUA DO SEM FIM, APENAS SEGURANDO O GUIDOM, QUE ERA O QUE O MEU TAMANHO PERMITIA. DOCES LEMBRANÇAS.


BAIRROS DA MINHA INFÂNCIA - ESPINHEIRO, AFLITOS TORRE, MADALENA, GRAÇAS, DERBY, ZUMBI, CASA AMARELA, CASA FORTE, JAQUEIRA, CAJUEIRO FUNDÃO, ÁGUA FRIA, ENCRUZILHADA, PINA, BOA VIAGEM.  POR AI CIRCULEI FAZENDO MUSCULAÇÃO PRA MINHA MENTE, PARA FERTILIZAR MINHA MEMÓRIA, PARA FORTALECER O MEU CARÁTER, PARA SOFREJAR DORES E ANIMAR SONHOS. LEMBRO-ME DOS CALORES DO SOL E DAS ÁGUAS FORTES DAS CHUVAS, DOS CHEIROS DAS MANGAS, DAS INQUIETUDES INFANTIS, DA FREQUÊNCIA NA ESCOLA, DA OBSERVAÇÃO DA VIDA, DA PASSAGEM DOS CAMINHÕES DO EXÉRCITO RUMO AO PORTO, LEVANDO O JEZIEL NORBERTO SARGENTO E O SARGENTO SILAS MUNGUBA, E TRAZENDO-OS OITO MESES DEPOIS, COM EXPERIÊNCIA DE VIDA ENRIQUECIDA PELOS HUMORES DA GUERRA, PARA SERVIR AS COMUNIDADES DA PÁTRIA COM O ARDOR DA SOBREVIVÊNCIA E O ACONCHEGO DAS FAMÍLIAS.


 


DEVANEIOS-DE PINGALHO E PÃO SOVADO-27 DE SET DE 2013

Tenho Cara De Antigamente Quando Nos 40 Sonhava Ser  Gente
AGORA NOS 2000 ME ARREPENDO DE TER CRESCIDO

Edélvio Coelho Lindoso

DEVANEIOS

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

DE PIINGALHO E PÃO SOVADO

Mais um tico de Tio Artur

Da minha memória anterior, o meu Tio Artur que tinha na ação de Compoltor sua via remunerativa, que viajava constantemente da Capital ao Sertão e vice-versa, creio que conhecia os caminhoneiros da época e de vez em quando conquistava uma carona que favorecia sua bolsa tão parca.  Contou dessa última viagem, só não sei de qual sertão, que veio sobre uma carga de mamona(carrapateira) sob sol intenso, dai a versão de ter cozido os rins, o que provocou a intersecção urinaria até o óbito.  Me contava histórias do arco da velha, eu deitado em seu colo e recebendo os perdigotos de sua animação, coisa e linguagem nunca consentidas por meu Pai, de um caçador com uma espingarda que deu um tiro no cu de uma onça, que lhe saiu pela boca, na disparada.  Eu vibrava, nos meus nove anos, e como já conhecia essa história, repetia labialmente toda a linguagem, como se estivesse insultando meu pobre Pai, por me proibir tamanho prazer.

De Pingalho e Pão Sovado

Vizinho ao terreno da Igreja da Capunga e com a frente na mesma direção para o CAB, havia uma vendinha que tinha um cheiro ácido e acre de aguardente, pelo hábito de sua clientela, pés-inchados, derramarem ao chão a parte do santo, no costume.  Se chegava, como acontecia nas viagens que meu Pai fazia e nunca voltava só, irmãos que sempre estavam vindo à grande cidade pela primeira vez (o Casarão sempre parecia uma pensão), ora para tratamento de saude, ora para estudar e por qualquer necessidade,  esse novo inquilino era sapateiro meia-sola, de profissão;  então, alugava um espaço no Pingalho e aliviava sua precisão.  Ali, além da aguardente tinha um pão sovado macio, cheiroso e a parte de cima de um vermelho escuro molhado que apetitava quem para ele olhasse.  Que gostosura.

Na casa nos fundos da Igreja, moravam a zeladora, um neto rapaz, seu pai ,Iinvestgador de Polícia, que numa despedida ao filho que dormia, viu a arma no coldre axilar disparar e atingi-lo. Foi um pandemônio, mas com bom final.  Havia ainda uma filha da zeladora, a Angélica que conheceu o Pedro Jofile, um sargento do Exército, gaucho, e pintou um casamento. E assim foi e assim ficou.

 

sexta-feira, 12 de abril de 2019

DEVANEIOS-DE COISAS

Tenho Cara De Antigamente Quando 0 Acontecido Nada Era
E O NADA NASCE, CRESCE E MORRE




Nethuno, Deus Do Oceano

Bolsonaro:  o exército não matou ninguém, mesmo com os 80 tiros chutados mirando somente o motorista-músico Evaldo Santos Rosa de 46 anos de idade.  Ia ele com a família para um chá de bebê numa cortezia inocente entre compadres.  Ainda:  o exército é do povo.  Como se pode entranhar essa força em uma façanha policial?  Esse é o presidente dito de direita,  sem moldes de ternura ou de respeito pelos sentimentos alheios.  Consequência, uma família estiolada curtindo uma orfandade muito antes do tempo.

Anda, só nove elementos foram presos.  Basta.  Por que nas notícias quendo falam em valores e anotam por exemplo, 20$mil, ficamos em dúvidas se não serão, milhões!  Continuando sob as coisas:  o google-notícias para atender pedido de explicação num texto, nos remete para uma página infinita, com redundâncias havidas em mídias diferentes.  Como é cansativo e ineficaz, considerando o espaço e o tempo gastos?   Chamamos à isso, de "encher linguiça".

O Moro nao moroliza mais nada.  Seu bom conceito de juiz caiu quando resolveu se melecar na imundície da política como ministro da justiça e segurança pública.  Foi enganado por seu líder Bolsonaro que tinha compromisso de não se intrometer nos seus afazeres ministeriais.  O fez desfazer a indicação de uma pessoa e o Moro enguliu a vergonha vergonhozamente.  Ontem, pela imprensa, cantou ser "incidente" os 80 tiros que mataram um paisano booa praça.  Muito feio isso para um bom batista.

O presidente, mesmo não sendo economista, inseriu-se, segundo ele próprio, fulminando o novo ministro dessa pasta com a mesma luxúria que fez com o Moro, de que não se intrometeria nas suas atribuições.  Cortou os 5.7% de aumento que cairiam sobre o óleo diesel, no dia 12 deste mês e imediatamente asinalou um pejuízo de 32 bilhões de real sobre o valor de mercado da Patrobrás.  Virou boneco de engonço tremelente diante dos caminhoneiros.  O seu vice general Mourão acha que ele  retrocederá antes do sol cair.



















sábado, 16 de março de 2019

DEVANEIOS-DE INCONTINÊNCIA DE FLORBELA

Tenho Cara De Antigamente Quando Espanca Era Florbela
SOFRIMENTO POÉTICO AGUDO
Florbela Espanca

Sei lá!
Sei lá! Eu sei lá bem Quem sou? um fogo-fátuo, uma miragem... Sou um reflexo...um canto de paisagem Ou apenas cenário! Um vaivém Como a sorte: hoje aqui, depois além! Sei lá quem sou?Sei lá! Sou a roupagem De um doido que partiu numa romagem E nunca mais voltou! Eu sei lá quem!... Sou um verme que um dia quis ser astro... Uma estátua truncada de alabastro... Uma chaga sangrenta do Senhor... Sei lá quem sou?! Sei lá! Cumprindo os fados, Num mundo de maldades e pecados, Sou mais um mau, sou mais um pecador...

Nossa poeta sofrida, ausente de si mesma, sem saber quem era.  "sei lá".  Apossou-se de onze qualidades e inquiriu-se de forma impertinente saltitando como louca estabanada num emaranhado de possibilidades.  Pobre moça de inteligência rara, de auto-estima nenhuma e movida em incertezas.  Encharcada em choros de  criança mas colocando as rimas nos lugares certos.  Deus não lhe tomou as virtudes.  Belos versos, embora doentios.  Podia ser várias coisas mas era um nada, e um nada não existe.

Um fogo-fátuo tremelente, uma miragem enganosa ou um reflexo, quem sabe, de um espelho quebrado.  Um mísero canto de paiagem ou apenas um cenário morto!  Um vaivém buliçoso sem lugar pra descansar.  A roupa de um doido em surto, um molambo estraviado.  Um verme com pretensão à astro ou uma estátua totalmente estatelada.  Uma chaga sangrenta do Senhor, cumprindo fados.  Era ela um mau, um pecador.  Ela era instintivamente imprestável e entre os onze era zero.

Como en sinto dó da minha querida poeta, transtornada em toda sua curta vida.  Três casamentos fracassados e um suicídio final dramatizado para ocorrrer no dia de seu aniversário.  Claro que há um distúrbio mental junto com uma brilhante inteligência.  Dor, ansiedade, aflição, incerteza, auto-desvalorização e uma imensa infelicidade.  Produção intelectual intensa e volumosa e apesar disso, espaços grandes para suspiros de insatisfações.  Difícil de se entender onde a mola destes surtos.

Florbela Espanca, poetisa lusitana, formada em Direito, coisa rara em seu tempo e um último relacionamento conjugal com um médico.  Que o céu a receba e lá ela tenha conseguido equilibrar seus valores.  É ali a prestação de contas de todas as criaturas do Pai, e o perdão piedoso e pródigo.  Que essa preciosa pessoa esteja já num estado normal de entendimento dos porquês que cercam as vidas de todos nós.   Qua ela volte numa próxima ocasião e sem memória de seu último estágio por aqui, seja feliz.


DEVANEIOS-DE RETIFICAÇÃO DE "DESMORALIZANDO"

Desculpem-me:  estou esclarecendo as 2 primeiras linhas do ensaio do título "DESMOROLIZAÇÃO"

Tenho Cara De Antigamente, Apenas Com Vergonha
SONHOS VOANDO E CARA NO CHÃO
Carta Branca Amarelou

Em 07 de NOV de 2018, há apenas 3 meses e 3 semanas, o baque, previsto como possibilidade no meu ensaio "DIREITO DE EXPRESSÃO".  Foi jogado um cobertor sobre 208.5 milhões de bresileiros e a 3ª impugnação da Carta Branca, agora amarelada, dada ao Moro, de que ele seria super, jogando-o ao chão, numa covardia plena de fascista canditato a ditador, deixando-o ao Deus Dará com todos perdendo e ninguém ganhando.  Uma observação ou intuição que colheu 301 vizualisações.


Saemos por leituras que o perfil do capitão jair messias bolsonaro no verde de nosso exército, foi dado como inválido psíquico (mental), de verbo agitado e de vencedor "no grito".  Até bombas soltou  dentro de seu quartel.  Por isso não foi expulso, foi só tardiamente dispensado, postando no oficialato 2 batentes de tenente e incompleto, algum tempo como capitão.  Daí, direitos  remunerativos de aposentado garantidos  até hoje, e assistência médica, diferentemente de qualquer político, pelo  "Albrto Estein".

Afastou-se da farda aos 33 anos.  Voltemos ao Moro e a nomeação da Cientista Política, Mestra, Iloma Szabo, como não titular, na área de Segurança Pública, mas taxada de esquerdista pelo infeliz monárquico Messias.  Moro confiou na promessa de quem não merecia e sacrificou parte do crédito que adquiriu, no Brasil.  De fato corria boatos de que alimentava, 8 anos após, disputar o lugar do bicho-papão.  Confesso, Doutor Moro, esperava que o Sr. saisse fora desde à 1ª impropriedade do jair.  Foi triste e feia sua ção.

Abaixo vai na íntegra meu 1º ensaio.  Com se estar em baixo, é carregando sempre um grande peso.  Seus prejuizos são formidáveis, infelizmente mal avaliados.  Seus valores interiores o suspenderão, tenho certeza, vida à fora e o brasileiro que saiba se valer de tão degradante situação moral quase que totalmente natural no meio político e nas organizações do Estado.  Essa caspa dura e poeirenta que cobre cabeças cabeludas ou carecas levará sempre, a culpa.

Réplica do 1º "DIREITO DE EXPRESSÃO"

quarta-feira, 7 de novembro de 2018


DEVANEIOS-DE DIREITO DE EXPRESSÃO

Tenho Cara De Antigamente Quando OpostosNão Se Grudam
BOM É SE A RUTURA FOR ORDEIRA

Edélvio Se Expremindo

Reporto-me ao convite de Bolsonaro X Moro, o primeiro se comprometendo publicamente a não interferir no trabalho do segundo.  Ministro de Segurança Pública e da Justiça, já aclamado de Super.  Lembro que psicólogos da Força em que serviu até o cargo de Capitão o assinalaram como poderoso convencedor e inclinado a discutir ganhos.  Pipocou vários pontos dentro do quartel com bombas de baixo poder e  rompeu um veio de água.

O wikileak fala com todas as letras de sua expulsão do Exército e esse, tardiamente, que ele obteve perdão.  Não se entende como possa ser aposentado e com direitos a previlégios como assistência médica de um hospital como Albert Einstein.  Em alguns filmetes que assistí dessa pessoa com outros oponentes percebí o som beligerante da voz sempre mais alta, do ex-capitão, como daqueles que ganham no grito suas divergências.

Ouví numa entrevista com o jornalista filho da Sra. Leitão, o Presidente eleito berrando e vencendo a peleja sob aclamações de "Escroto" retinindo por várias vezes e o ofendido descartando ouví-lo.  Isso é estilo de uma postura não apropriada para o representante máximo da Nação.  Presumo que o Moro poderá ser supreendido em um momento, numa coceira em quem lhe indicou, e que sendo um moderado, o Super prefira sem redemoinho, se afastar.

É lamantável que isso ocorra, que o morolizador tenha dado crédito em falso à quem não merecia, jogou e perdeu sem qualquer outro recurso.  Vinte e dois anos de uma carreira brilhante interrompida, sem remédio.  Isso não é uma profecia, é uma observação com um consequente resultado bem possível e que me aguçou a vontade de argumentar exprimindo opinião.  De bom grado eu abandonaria esse direito se isso suprimisse um fato assim.






Esclareço 2 linhas iniciais, acima:  "Em 07 de Nov de 2018, há apenas 3 meses e 3 semanas previsto como possibilidade no meu ensaio (DIREITO DE EXPRESSÃO)"...