quarta-feira, 31 de julho de 2013

DEVANEIOS - PATRIMÔNIO PARCO

    O Concreto e o Abstrato
Quarta-feira, 31 de julho de 2013

    O patrimônio mais volátil que se pode zelar é a beleza. É o concreto.  O patrimönio mais longevo que se pode zelar é a inteligência.  É o  abstrato.  A beleza, o colágeno, a elastina, a juventude exposta da infância, da adolescência, da idade dos vinte anos, o concreto e o visível, servindo de redoma para a inteligência, a capacidade de juizo, de planejar a jornada na perspectiva onde duas linhas se encontram, valores totalmente abstratos e impossíveis de se tatear,  nos cobra o talento de igualar os pratos da balança.  

    O amor, a estima e a paixão, são valores abstratos, no entanto lançam suas âncoras naqueles que o tempo desqualifica decompondo-os.  Ã higidez dos músculos se sobrepõe a idade da gordura, inimiga da beleza.  Cabelos perdem o frescor, desabam de um sítio e se asilam em outros de nenhuma indicação estética. Parece uma anarquia no comando do belo.  O que era firme fica mambembe, a lei da gravidade cobra seu quinhão e enfeia o que já não era tão bonito.  Está instalada a perversão que comanda o amor, a estima e a paixão a indignamente rever seus conceitos.  O que tinha previsão de longevidade, fenece sob a aridez dos sentimentos.  Caberia à inteligência fazer os ajustes necessários para que a gratidão substituisse a debandada daquele trio voluvel, coisa tão rara.  

    O que se vê às claras é a humanidade se debatendo numa guerra ignara querendo aprisionar a juventude.  Quando o querer não é poder.  Ao tentar dar ao corpo envelhecendo a paisagem de um enterro de primeira classe, acaba-se oferecendo uma imagem fúnebre de um féretro procurando seu destino.  Transforma-se um rosto feio, mas com dignidade, em uma máscara carnavalesca que tange as criancinhas, enlouquecidas de medo.  Peitos que parecem ao tato, uma bola de futebol.  É o arremedo da festa dos entrudos.  Tasca no corpo, antes um pavilhão limpo dado pelo Criador, uma pixação de tatuagem, que em pouco tempo estará desmoralizada pelas gelhas que virão, a impressão de um compensado molhado.

    Gentes, se a inteligência não estiver amolecida pela senilidade, vê se esconde em amplas roupas essa doideira de surto e como recompensa à si mesmos, usa uma higiene constante e muita saponização.  Estes cuidados lhes reporão  a dignidade e o respeito.

terça-feira, 30 de julho de 2013

DEVANEIOS - PRESTAÇÃO DE CONTAS

   Por notícias da mídia, certos fulaninhos deram tres batidinhas na porta e encontraram seus destinos, como dizia Saramago.  São eles, SERGEI CABRAL, DILMA ROUSSEFF, RENAN CALHEIROS E O ALVES, PRESIDENTE DA CÂMARA. OUTROS MAIS, POR AFINIDADE TERÃO ESSE CAMINHO, COMO CRISTO TEVE SEU GÓLGOTA.  

    SÃO FRAQUESAS HUMANAS, COMO VAIDADE ACUMULADA;  AUTO ESTIMA EXACERBADA E UMA EXARCEBADA LENIÊNCIA EM MISTURAR O SEU COM O QUE NÃO É SEU.  ESSA MISTURA DEVERIA TER UMA COMBUSTÃO MORTÍFERA PARA QUEM DELA SE APROXIMA.  NÃO É BEM VERDADE.  UM POUCO DE VASELINA SEMPRE UMEDECE ESSE RISCO.  POLÍTICOS RUINS SÃO EFEITO DE ELEITORES RUINS, POR ISSO SEMPRE HÁ A POSSIBILIDADE DA TROCA DE UMA COISA FEIA POR OUTRA HORROROSA.  O CASO COMO O DOS  DOIS PRESIDENTES DAS DUAS CASAS DO CONGRESSO, CORROBORA A  AFIRMATIVA DE QUE SÃO AS MINORIAS QUE DIRIGEM OS GRUPOS.  O HÁBITO DE ESSES DOIS POSTOS TEREM SUAS VOTAÇÕES EM SEGREDO, GARANTE A MÁ INTENÇAO E OS VÍCIOS DESSA CLASSE GENÈRICAMENTE ESPÚRIA.  É ALI QUE SE CRIOU O TIPO "PERFUMADO", O INDIVÍDUO CAPCIOSO, ESCORREGADIO, MISTERIOSO COMO O DEUS SANTAMENTE O É, MAS SEM AS PROPRIEDADES DIVINAS; TREMENDAMENTE AGRADÁVEIS, GENTIS, SAPONISADOS, BEM EMBRULHADOS, PARECENDO QUASE SEMPRE COMO RECÉM-SAIDOS DO BANHO, SORRISO COLADO NAS COMISURAS DOS LÁBIOS E FALSOS COMO UM JUDAS.  ESSAS CONJUNÇÕES DE VALORES CLAUDICANTES FORMAM O PERFIL DA ESCROQUERIA, TRAVESTIDA DE DECENTES(?) POLÍTICOS.  QUEM SE NEGARIA A SE OMBREAR COM SEMELHANTES BELEZAS GREGAS?

    QUE SE VÃO, SÃO MEUS AUGÚRIOS:  O CABRAL POR SERGEI;  A DILMA POR NÃO SABER SE AFASTAR DO SEU CRIADOR E ASSUMIR-SE PRESIDENTE, SEM SOTAQUE, DEVOLVENDO AOS APOSENTADOS O QUE DELES TIROU TRAIÇOEIRAMENTE, E RELEMBRANDO SUA BIOGRAFIA DE EX-GUERRILHEIRA QUE ROMÀNTICAMENTE ENFRENTOU A BRUTALIDADE VERDE DOS GORILAS DE ANTIGAMENTE.  ESSA, REVOLVEU-SE PARA TRÁS.  O RENAN, TREMENDO CARA-DE-PAU, OBEDIENTE AO MESTRE SARNEY, LEGÍTIMO REPRESENTANTE DOS POLÍTICOS SANGUESSUGAS, COM MÃOS E PÉS PROVIDOS DE SUCÇÃO PARA NÃO SEREM DALI ARRANCADOS.  ESTE ALAGOANO É UMA BLASFÊMIA.  É A RESSUREIÇÃO DO CORONELISMO ENCRAVADO NO CONGRESSO.  O ALVES, POTIGUAR HEREDITÁRIO DAS CAPITANIAS, DE VOZ FRACA MAS DE VONTADE DE FERRO, PARA NÃO NOS DEIXAR EM PAZ.  AH, SE ESSES QUATRO PELO MENOS, JUSTIFICASEM A BALBÚRDIA DAS RUAS E OS PREJUIZOS PELOS SAQUES AO PATRIMÔNIO PRIVADO, E OS VÍSSEMOS PELAS COSTAS E PRA NUNCA MAIS, E QUE O PASSAR DO TEMPO AMARELESSECE AS SUAS LEMBRANÇAS E IMAGENS E QUE ELAS FICASSEM DEFORMADAS COMO MADEIRA DE COMPENSADO MOLHADA.

    QUE DEUS NOS PROTEJA, QUE VEJAMOS A MAIORIDADE DESCER AOS QUINZE ANOS DE IDADE "UNISSEX";  QUE SÓ VOTE QUEM TIVER VOCAÇÃO E VONTADE.  E QUE OS CANDIDATOS ELETIVOS SEJAM DE AGORA EM DIANTE BACHARÉIS FORMADOS EM CURSO ESPECÍFICO PARA ESSE FIM, COMO SÃO NOSSOS EMBAIXADORES.  JOVENS E CAPACITADOS, PARA ESCORRAÇAR ESSE RODO DE IMPRESTÁVEIS E VICIADOS ANTIGOS POLÍTICOS.  ISSO SERIA UMA BENÇÃO DE DEUS, NÃO DE PAPA.  OS CINQUENTA E TRES CCA(COMPLEXOS DE CASA DE APENADOS) JÁ FUNCIONANDO PARA ABRIGO DOS FORAS-DA-LEI E OS HOMENS DE BEM USANDO LARGAMENTE AS RUAS COM VENTILAÇÃO SADIA, E AS FAMÍLIAS EM ESTADO DE GRAÇA.

DEVANEIOS - ALMAS e ESPÍRITOS

    O mesmo. Diferenças:  O Espírito é livre, divagante e se alminisa, na hora da concepção de um ser humano, perdendo a liberdade até o corpo se finar, quando retorna à condição espiritual.  A residência DA ALMA PASSA A SER NO CÉREBRO HUMANO COM SUA CONDIÇÃO DE RAZÃO E MEMÓRIA.  ESSA A DIISTINÇÃO ENTRE OS HUMANOS E TODOS OS OUTROS ANIMAIS.  DEUS DEU À TODA A SUA CRIAÇÃO OS SENTIDOS, CINCO, PARA SUA ORIENTAÇÃO DE DEFESA E DE ALIMENTAÇÃO.  TODOS, HOMENS, PEIXES, AVES, MICROS E  MACROS, CARNÍVOROS, HERBÍVEROS, LACUSTRES, TODOS, TÊM OS CINCO SENTIDOS NA PARTE ANTERIOR DO CORPO, EXCETO O TATO QUE ESTÁ NAS MÃOS E NO CORPO INTEIRO.  TODOS FUNCIONAM INSTINTIVAMENTE, SALVO NO HOMEM, QUE PODE SER TAMBÉM EXPONTANEAMENTE, E COM A DIFERENÇA DE TER O LIVRE ARBÍTRIO (OU PALAVRINHA CHATA) , OU A CAPACIDADE DE DIZER SIM OU NÃO, FAÇO OU NÃO FAÇO.  AO HOMEM, DEUS DEU O PODER DE, NÃO SENDO AVE, VOAR, NÃO SENDO PEIXE, NADAR, NÃO SENDO FEROZ, DOMINAR TODO E QUALQUER  AGRESSOR.  

    O CRIADOR OU A NATUREZA, COMO QUEIRAM, ESPÍRITO QUINTESCENCIADO, PROJETADO COMO LUZ, CALOR E INCANDESCÊNCIA, CRIOU OS ESPÍRITOS E TUDO MAIS, SEM QUALIFICAÇÕES DE BOM OU RUIM;  ISSO É UMA PRERROGATIVA HUMANA.  TUDO, NA CRIAÇÃO, TEM O OBJETO DE SE ADEQUAR À LEI DE AÇÃO E REAÇÃO, CAPTADA MUITÍSSIMO DEPOIS DO "FIAT LUX", POR ARQUIMEDES, CIENTISTA DE ESTRO.  PORTANTO, CADA FENÔMENO, DRAMA OU TRAGÉDIA NA NATUREZA OU ENTRE PESSOA TEM SEU CABIMENTO EXPLICADO COMO UMA LEI DA FÍSICA, E NADA MAIS.  O QUE PODE PARECER CRUEL, UM TUSSINAME, UM INCÊNDIO NA FLORESTA, UM FURACÃO, UM TORNADO, UM TERREMOTO  OU UM DERRAMAMENTO DE SANGUE DISSIDIOSO, ESTARÁ SEMPRE JUSTIFICADO PELA VISÃO UNIVERSAL DIVINA, PARA ACOMODAÇÃO NO PLANO TERREAL.  JÁ OUVIRAM FALAR NOS "AÇOITES DE DEUS"\?  EIS AI!  NAS TRAGÉDIAS HUMANAS ÊLE NUNCA FORÇARÁ UMA ALMA DO BEM A DESENVOLVER QUALQUER ATO DE VOLÊNCIA, MAS O QUE TERÁ DE ACONTECER, ACONTECERÁ,  PELAS MÃOS DE UMA COM DESVIO DE COMPORTAMENTO.  

    OS ESPÍRITOS CRIADOS PELO SENHOR SERÃO PROJETADOS NA ETERIDADE E CUMPRIRÃO O SEGUINTE PÉRIPLO: VIRÃO PARA QUALQUER UMA DAS SUAS INÚMERAS MORADAS, MAS VAMOS NOS RESTRINGIR A FALAR DA TERRA ONDE ELES FARÃO O PROCESSO DE ENCARNAÇÃO E DESENCARNAÇÃO, INDEFINIDAMENTE AO LONGO DO TEMPO, OU RAPIDAMENTE, DEPENDENDO DA VONTADE DE CADA UM, PARA CO NSEGUIR O BRILHO E O ESPLENDOR CARACTERISTICOS DOS ESPÍRITOS DE LUZ, PRONTOS PARA O RETORNO AO SÊIO DO PAI SEM PERDER A SUA INDIVIDUALIDADE, SAINDO AO ETER QUANDO SOLICITADO, SEMPRE PARA TRABALHOS MISSIONÁRIOS.  A GENEROSIDADE DE DEUS CONCEDE QUE NUNCA HAJA RETROCESSO NO DEGRAU ÚLTIMO ALCANÇADO PELOS SEUS FILHOS AMADOS.  ESSA JORNADA, PARA SER BEM ENTENDIDA, SE ASSEMELHA A UM CURRICULO, QUE VAI TENDO SUA APROVAÇÃO OU NÃO, A CADA DESENCARNAÇÃO.  

   VAMOS ENTENDER A DUALIDADE DE ESPÍRITOS AQUI ESPACEANDO, UNS BONS E OUTROS DE MÁ TENDÊNCIA.  COM O LIVRE ARBÍTRIO, O RISCO.  AQUI, POR QUE ESTE SÍTIO FOI ESCOLHIDO PARA SER LOCAL DE EXPIAÇÃO.  UM DIA, COMO NA PROMESSA BÍBLICA, VIRÁ O CRISTO, NOVAMENTE, PARA FAZER O APARTE DE BODES E OVELHAS, ISTO É, DE BONS E DE MAUS, QUANDO ESTES SERÃO JOGADOS PARA OUTRA ESFERA, E OS BONS HERDARÃO A TERRA, POR SUA VEZ, PROMOVIDA DE ESTATUS.

DEVANEIOS - DE TEIMOSIA

    Há alguns dias afastado, aborrecido, desenganado de tanto falar sobre o mesmo assunto e sem alcançar o alvo querido,  ESTOU TEIMOSAMENTE VOLTANDO AO MESMO TEMA.
  
    ORA É A POLÍCIA QUE ATUA COM TODO O DESCUIDADO QUE  É DE NÃO SE ESPERAR.  COMO SE FOSSE UM BANDO   DE RECRUTAS QUE NÃO RECEBERAM MINIMAMENTE A OBSERVAÇÃO DE QUE UMA ARMA NA MÃO DE UM POLICIAL OU DE UM BANDIDO TEM SEMPRE O MESMO RISCO.  SERÁ QUE NUNCA FORAM OBSERVADOS QUE NA PERSEGUIÇÃO DE UM SEQUESTRO SEU ALVO PODE  SER UM MELIANTE E JUNTINHO DELE A PESSOA SEQUESTRADA?  QUE AINDA PODE LÁ ESTAR  A MULHER DA VÍTIMA E UMA CRIANCINHA NUM ASSENTO QUE TANTO PRAZER DEU AOS PAIS QUANDO O COMPRARAM!   NÃO RECEBERAM INSTRUÇÃO DE ATIRAREM NOS PNEUS, JÁ QUE O INTERESSE MAIOR É O DE DETER O AUTO?  COMO PODEM CONFUNDIR UM SÍTIO ESPECÍFICO A SER ALVEJADO, COM A PARTE SUPERIOR TRASEIRA , ENFIANDO BALA  DENTRO DO MÓVEL LOTADO DE PESSOAS?  SE ATIRA NAS LATERAIS, ONDE NÃO HÁ PNEUS, TODOS OS OCUPANTES SERÃO OS ALVOS.  E NO CASO DE UM ÔNIBUS QUE TEM O DOBRO OU MAIS DE ALTURA NOS PNEUS, COMO ATINGIR POR TRÁS O ESPAÇO QUE DENTRO DO VEÍCULO ESTÁ COALHADO DE PASSAGEIROS;  PELAS LATERAIS, PELAS janelas, o morticínio é fatal.  Como explicar esses deslizes?  Talvez, dizendo:  Pô, o povo quer que eliminemos os foras-da- lei, e quando o fazemos, não falta reclamação!  Quantas vezes as vítimas nessa situação, não ficaram rezando para a polícia não chegar, em razão da repetição desses atos!

    O melhor modo de viver é com menos polícia nas ruas, e mais bandidos nas apenações.  Multiplique-se os números desses agentes do Estado.  Polícia civil, militar, municipal e Federal. e apesar disso o problema de Segurança Pública é imensurável.

    Os chefes maiores dessas instituições, como os políticos do Congresso e também dos Estados e Municípios deveriam se manifestar, já que essa violência se espraia por todas as esquinas de todo o Pais.  Não deviam se acanhar de se apoderar de ideias de um cidadão anônimo que é tão importante na hora de se lhe arrancar o voto, quão desimportante na hora de se manifestar em situações de gravidade como as de agora.  Que se faça como início os tais CCA em todas as Capitais da Federação, mais um no DF, e mais um nas  segundas cidades  mais populosas de cada Estado, no número de cinquenta e três Complexos.  Com seriedade, a quantidade de escória recolhida nesses cubículos de 2.5mts por alto, largo e fundo, irá ser a diferença entre os homens de bem livres e circulando, contra os do mal, reclusos. Isso se chama Paz Social.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

DEVANEIOS - DE TUDO

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe.
O muito é a véspera do nada.

    Vamos falar sobre tudo.  Senpre  quis ser blogueiro e agora tenho um blog.  Chama-se "visoesedenicas.blogspot.com", mas tem mais funcionado para respostas, com e.mail "edelviocoelholindoso@gmail.com".   Pensava que a interação com esse instrumento era comum, e as repostas eram como alimento e combustão para provocar assuntos e mais presença de afins ou divergentes.  A NET, ou WEB, não domino bem esse ambiente, me fornece o número de visualisações por dia, com gráficos, inclusive, e depois um número sempre inferior, que eu teimo em acreditar que sejam comentários, que é pelo que mais anseio.  Já intercedi, pelo Google, uma explicação, mas não fui atendido.  Se alguém que me está lendo, tiver essa resposta, por favor, passe-a pra mim.  Se há esses dois tipos de pessoas que acompanham os meus Devaneios, não tenho a menor ideia de onde se localizam;  se no Brsil todo ou fora dele, também, ou se só regionalmente.  O meu desejo é sentir a temperatura da aceitação ou da repulsa, para minha orientação.  Em todo o caso, peço que os que me vêm no Face e clicam sobre a minha foto, tenham a surpresa de ver o texto que produzo no meu blog.  Se quizerem opinar no próprio Face, vou tomar conhecimento, vou lhes dar alô e vou ficar feliz.

    Falei no meu último ensaio, sobre o Papa e o assédio que o acompanha, e sobre outras concentrações de pessoas, tais como em futebol, carnaval, desfile gay, passeatas evangélicas, desfiles militares e colegiais, também de escoteiros, alegando que possivelmente é sempre um mesmo grupo de pessoas que vão a todos esses eventos.  Que esse grupo é atraido pelo espetáculo que lhe é oferecido;  esta é a isca usada para o sucesso de quem os atrái.  Está ai uma opinião que pode se encontrar com um afim ou se chocar com um divergente, e é esse o foco do blogueiro para aquecer o debate e expandir outras opiniões.  Quem quiser, duvide, mas o Nelson Rodrigues, homem de letras, teatrólogo eminente e grande frasista, disse:  toda unanimidade é burra, e também, o brasileiro só é solidário, no câncer.

    Eu adoro debates, sempre que forem respeitosos;  abomino antagônicos preconceituosos, fundamentalistas e de rasas raizes.  Prefiro a polêmica da verdade de cada um, do que carimbar o outro, como mentiroso;  mas para isso, cada um tem de ser bom argumentador e não ser chicanista.   No meio jurídico existe um termo chamado "casuismo", que é, defender o indefensável, com falsos juizos, no sentido do que parece mas não é, e que terminam num embrulho mal embrulhado, mas só descoberto, tempos após a malignidade e em geral, por acaso.

    Essas coisas funcionam mais ou menos assim:  cahama-se de idiotismo, uma coisa errada, mas que de tanto usada se sacramentam e se consolidam, e não há mais como reconsertá-las.  Vejam com atenção essa forma verbal:  você vê é igual a Tu vês. Qual é a certa usança das duas?  Ambas, e isso é um idiotismo.

Meus caros, mina raiz hoje está um tanto curta. Já é madrugada, é hora de dormir.

DEVANEIOS - DE PAPA-TUDO

    Inda bem que o Papa não virou mingau.  Isso é apenas um risco de graça, sem viés de deboche.  O Papa é um personagem, lider máximo de uma Igreja confessional, figura eminente.

    Meu voto de boa ida para Dominguinhos que tantas canções e músicas nos deu, e exemplo de homem de bem, garantindo para si uma bela morada na casa do Pai.

    Vou discorrer sobre  a capacidade que tem os homens em geral, de se aglomerarem em multidões, por razões várias.  A primeira é a busca de espetáculo;  pode ser de valor trágico, dramático, de comédia, cívico, revolucionário, marcial, diversional..., de mil explicações.  Pra mim importa saber quais criaturas encorpam esse cortejo.  Tenho a impressão que são os mesmos, os que se ajuntam numa procissão religiosa, dia seguinte estão numa parada gay, mais adiante num cortejo cívico, num desfile de escoteiros ou de colegiais, num comício político ou na promoção de circo ou de evento.  O ou um espetáculo tem sempre o dom de atrair pessoas, de espicaçar  curiosidades e por fim, mostrar que quantidade não é sinônimo de qualidade, sem querer contar o risco de acidentes.  Outra catapulta que incita a saida dessas criaturas de suas locas é uma sina tradicional e enraizada de mourejar ao relento enquanto têm mobilidade juvenil para matar curiosidade, ver coisas longe de corriqueiras visões, trazer motivos pra tro-lo-lós, fazer zoeiras e encher de arrulhos os ambientes convencionais.  É assim que vejo e julgo as multidões.
    É um processo de juventude, de energia, de inquietude, travestidos com roupas apropriadas para os diversos eventos, sem raizes, no entanto.  É zoada pura, múrmurios ensurdecedores; vejam as saidas dos embates de futebol; de qualquer encontro de atletismo.  As saidas desses encontros nunca são diferentes.  Sào no mais, expressões do comportamento humano, resultem em bons ou maus augírios.  
   Assim sendo, viva o Papa, viva o carnaval, o futebol, o circo os casamentos e os enterros, viva "nóis" os corintianos.

    Lembro-me dos idos quando eu tinha quatro dos meus sete filhos e íamos, atraidos por aquela força  de curiosidade que falei lá em cima.  No bolsinho de cada um, um papelzinho com nome e endereço; não havia telefone, por quê telefone não havia.  Já falei pra vocês que sou idoso e que tenho cara de antigamente; sou do tempo em que enfeite de gola de mulheres era sianinha.  Estavamos num desfile militar de sete de setembro.  Desafiava-mos os riscos sempre existentes em grandes grupos de pessoas.  Hoje, minha vitalidade e mobilidade se resumem à inteligência, a uma cabeça que parece uma usina e que me futuca para escrever.  Parece que somos dois, um pergunta e outro responde;  como se tivesse dialogando frente a UM ESPELHO; OU NÃO HAVENDO ESPELHO, EU ESTIVESSE EM PÉ E PERGUNTASSE; DESSE UM CORRUPIO, E RESPONDESSE, E NESSA MACAQUICE PERMANECESSE HORAS À FIO.  ASSIM É E SERÁ;  O PAPA E EU;  EU E VOCÊS;  VOCÊS, EU, O PAPA E QUEM MAIS FOR.

    DESCULPEM-ME TER-LHES VISTO E TÉ AMANHÃ.

terça-feira, 23 de julho de 2013

DEVANEIOS - DE NÚMEROS (2)

SEGUNDO GRAU
    De 1941/1950 - Dos onze aos quinze anos - Pós-Guerra. Ver a chegada dos pracinhas, entre eles, Silas Munguba, sargento e estudante de medicina, e Jeziel Norberto, interno no CAB, baiano e futuro dentista e cunhado de minha irmã.  Colega de classe de Ebna e Auzênio, no terceiro ginasial.  Minha lembrança alcança Marcos Leal, irmão de Márcia e Marcio-"Orelha De Lebre", família de empreendedores na área imobiliária; encontrei o primeiro há dias, na NET e no mesmo ramo.  Manoel, o vi várias vezes depois de adulto e por fim, sumiu.  Deu-me uma vez uma caneta automática, invenção recente, naqueles idos; o corpo parecia madrepérola;  tinha, na lateral uma haste de metal, que a gente comprimia, puxando para fora, uma bexiga estreita, parecendo uma lagarta, no interno da mesma, mergulhando a pena no tinteiro Nankin, e a tinta sendo sugada por um orifício na mesma pena;  cabeça e corpo eram então atarraxados; a pena escarrapichava e o estoque de tinta durava pouco; morou?  Ester, era minha companheira, dividindo uma carteira dupla, no quarto ano, aos quatorze anos.  Era 1949.  Subiamos da parte baixa para a parte alta do colégio, sob uma alameda de Ficus-Benjamim, cojos frutinhos não comíveis, profusos, eram esmagados pelos nossos pés, em agradáveis estalidos. 
PROFESSORES
    Alcides Bundão, Censor, pré-seminarista,  diciplinava a classe nos entremeios de duas aulas.  D. Alberta, americana e professora de inglês.  A Professora de francês, tinha lábio leporino, dedurou-me a meu pai, porque eu estava filando numa prova, o que me valeu uma surra de cinto.  Dr. Antônio Marques Dorta, meu profesor de latim.  Professor Castro, português, ensinava História Geral, todo tempo de perfil e de olhos fechados.  Dr, Arnaldo Poggi de Figueredo, professor de química, médico, tinha só um pulmão.  Dr. Rubem Carneiro Leão, pastor, professor de matemática, andava numa moto Harley Davison.  Devo estar esquecendo alguns. D. Míriam, era a dedo duro que me massacrou. Nosso terror eram as provas mensais, orais.  Que grandes saudades de minha formação.

    1950 - Primeiro ano clássico, à noite.  Dai pra frente foram dez anos, sem apetite para estudar, mas sempre me matriculando em um colégio diferente e nunca concluindo o ano em curso.  Gostava muito  era de ler; sempre andava com um livro no ônibus.  Comecei a trabalhar, concursado, como mensageiro, no antigo IAPI.  Meu Pai me dava abrigo, comida e nada mai;  esse era o acordo.

    Quem não tem história pra contar, ou não tem memória pra guardar, deve ser muito triste.  Comecei a trabalhar neste mesmo ano de 50, anos dourados, até me aposentar.  Mais história.