sábado, 12 de outubro de 2013

DEVANEIOS - DE FROUXURA DE PRISÕES

EXPLICO - Senhor de Cutelo e Baraço.  Locução usada no Brasil-Colônia, em tempos da escravidão negra.  Num Pais Católico, portanto Cristão, onde os Jesuítas ate tentaram escolarizar os índios, chegou-se a dizer que tanto estes como negros não tinham alma,  para acalmar possíveis remorsos pelas maldades dolorosas cometidas contra os dois.  Assim,  os escravagistas eram considerados donos e senhores de cutelo e baraço destas presas, não sendo ameaçados pela justiça quando usavam o cutelo, pequena mas sólida arma perfurante, para matar, nem o baraço, corrente com coleira nos pescoços de suas propriedades, como se fossem animais.  Espetáculo macabro e enojante.
Manaus-Am-(1980... edélvio E Glauce

Vamos falar dos privilégios fajutos dos apresados, hoje, dia das crianças, ventilados ontem.  Tivesse já funcionando os CCA (Complexo de Casa de Apenados), naturalmente abalizados em Leis, essas farras não  prosperariam.  Institutos prisionais não são casa de diversão para bandidos, enquanto homens de bem contemplados com salário minimo, mourejam no dia-a-dia dentro de um bom comportamento.  Também ali não é motel para engravidar mulheres sem marido e parir filhos infelizes por um lar inexistente.  Agora, até parceiros homossexuais têm essa regalia enjoativa.  Alguém já viu outro alguém morrer por falta de fornicação?  Usem as mãos, não é pecado mas é mais higiênico e moralmente mais aceitável.  Bandidos se sociabilizando, o que é esperado disso?  Primeira conversa -- saber como se pode evadir, sem considerar essas saidinhas.  Segunda conversa -- como delinquir, cada um na sua especialidade, logo que palmilhar as ruas.  Malandros sem profissão, sem chegança ao trabalho, necessitado de dinheiro, que farão?  O bom senso responde que se tivessem ido para onde foram mandados por merecimento, para cumprir a pena arbitrada de cabo a rabo, a chance de os do bem serem mais felizes e isentos de maldades seria um fato.  Prédio vertical com celas de 2.5mts de fundo, alto e lado, indevassáveis  e pena em solidão, para escolher com sua vontade  optar pela liberdade com responsabilidade ou ser só meio homem.

Além da sociedade, os mais bem aquinhoados serão os infratores que dispensarão ser pré-criminosos, notadamente os iniciantes no consumo de drogas.  Esses serão apreendidos e privados de liberdade em forma didática  de 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128 e 256 dias, a cada apreensão.  Sua redenção será usar sua vontade, único instrumento confiável de libertação.

Esses CCA serão de segurança Máxima, sem que precise explicação.  Abrigará homens e mulheres, menores (já abaixo de quinze anos) e maiores  de idade, infratores e criminosos, tal a impossibilidade de se cruzarem dentro deste Complexo.  Penas cumpridas integralmente, sem privilégio algum.Como cidadãos-objetos do Estado, totalmente impossibilitado de visitas, salvo médicas e advocatícias. Como ainda, no Complexo haverá um Fórum Judicial funcionando em três turnos de oito horas durante o dia, sete dias por semana e doze meses por ano. Teremos ali uma Justiça provedora de fato, trabalhando como pronto-socorro, com advogados capacitados, como dínamo constante, inexistindo qualquer gargalo interrompido.  Essa é a ideia.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

DEVANEIOS -DE FALSOS PRIVILÉGIOS

 Manaus-Am-2011-Neta-Nora e Filho
Ana-Marcela e Rico

EXPLICO


Após o Brasil-Colônia e sob D. Pedro Cipó-Pau  era comum ouvir-se essas locuções! ---- É um Zé-Ninguém, é da niguenzada, é um sem eira-nem-beira.  Que é isso?  Como não havia indústria e o Brasil era tiipicamente agrário, quem podia, podia  e em geral era dono de terras e produtor- fazendeiro, fosse de feijão, de cacau, de cana, de café etc.  Esses abastados tinham casarões nas cidades, na zona urbana, com biqueiras nas quinas dos telhados, CHAMADAS BEIRA, E EM FRENTE À MORADA, NO ADRO, UMA EXTENSA EIRA, ESPAÇO DE TERRA BEM CERCADA POR MURETAS  PARA SURRAR O FEIJÃO, OU REVIRAR O CACAU, OU BATER O CAFÉ, OU SIMPLESMENTE ACOLHER SUA CULTURA PARA VENDA POSTERIOR.  DAI, O   (SEM EIRA NEM BEIRA).

    AMANHÃ  É  DIA DOZE DE OUTUBRO, DEDICADO À CRIANÇA. ENGANAÇÃO

 COMERCIAL.  POR CONTA, MILHARES DE APENADOS DITOS DE BOM COMPORTAMENTO VÃO PARA CASA (?) DURANTE TRS OU QUATRO OU CINCO DIAS, COMO PRIVILÉGIO OU FÉRIAS, DIGAMOS.  A EXPERIÊNCIA QUE O ESTADO TEM COM ESSAS REGALIAS É NOTÓRIA; SE BOM SENSO HOUVESSE, ISSO NÃO VINGARIA.  UM PERCENTUAL EXPRESSIVO NÃO RETORNA, ENCARECENDO AOS COFRES DA VIÚVA COM GASTOS DE BUSCA NUM TRABALHO DE LESA-ESTADO.  MUITOS DELES DELINQUEM NO PRIMEIRO DIA DE SAÍDA, DENTRO DE SUAS ESPECIALIDADES.  O ESTUPRADOR ESTUPRA, O ASSALTANTE ASSALTA,  O BELICOSO BELICA E OS DE BEM SÃO PERTURBADOS NA SUA ESCASSA PAZ.  ALGUNS MAIS AZARADOS PERDEM A VIDA COM A INVASÃO DESSAS VESPAS.  QUE BRASIL ATRAPALHADO COM ESSAS COISAS; PRATICAR BOA OBRA IMPERTINANDO A VIDA DOS HOMENS DE BOA VONTADE, IMPEDINDO-OS DE SEGURANÇA QUE JÁ E UMA CONSTANTE E AZUCRINANDO-LHES O POUQUINHO DE VIDA BOA QUE AINDA LHES RESTA.

    QUE REGALIA O ESTADO DEVE A PIMENTA DA VEIGA, ASSASSINO QUE DEU TRABALHO PARA SER ENCARCERADO E QUE NÃO TEM CRIANÇAS A FESTEJAR.  IGUAL ARGUMENTO PARA UM DOS IRMÃOS CRAVINHO, ASSASSINO CRUDELÍSSIMO DE UM CASAL DA ALTA SOCIEDADE, PAIS DE UMA INFAMADA FILHA, CONSTRUTORA DAQUELA TRAGÉDIA.  ESTE RAPAZ NÃO TEM CRIANÇAS NO FOCO DE SUA AFETIVIDADE.  ISSO E UMA JUSTIÇA TRONCHA QUE DIFICULTA QUANDO NÃO IMPEDE  O SUCESSO DAS DEMANDAS JUSTAS, DESCULPEM A REDUNDÂNCIA  E SE INTROMETEM NESSAS CAVILAÇÕES QUE ENOJAM A SOCIEDADE.  É UM CONGRESSO QUE NOS ENVERGONHA E MARTIRIZA, UMA JUSTIÇA ENROLADA E TORTA  COMO COMPENSADO MOLHADO, e uma Presidente que poderia espremer e deletar vinte e seis Ministérios vazios de valor  e criar um Ministério da Segurança Pública, aplanando assim, quem sabe, o caminho de sua continuação no Executivo da Nação  na próxima eleição.  Aproveite D. Dilma, a crista da insatisfação dos cidadãos achacados,  e como bálsamo os presenteie com esse ATO.  Obrigado.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

DEVANEIOS - DE CAMÕES E MACHADO

EXPLICO - DeVAneio, Di VAgaçao, Em VAo, VAnidade - O radical VA indica coisa tola, coisa passageira como uma bolha de sabao que se explui, coisa de sonho sem pé no chão.  Mas lembro dois devaneios que se tornaram realidade.  Um para o bem e outro para o mal. Juscelino e Collor.  Quero apenas alertar que fatos reais sempre partem da imaginação, do sonho, da bobice.

1560-Luiz Vaz De Camões
ALMA MINHA GENTIL, QUE TE PARTISTE



Alma minha genrtil, que te partiste
tao cedo desta vida descontente,
repousa lá no céu eternamente, 
e viva eu cá na terra sempre triste.

Se lá no etéreo assento em que subiste,
memória desta vida se consente,
 não te esqueças daquele amor ardente
que já nos olhos meus tão puro viste.  

E se vires que posso merecer-te
alguma coisa a dor que me ficou
da mágoa, sem remédio de perder-te;

roga a Deus que teus anos encurtou
que tão cedo de ca me leve a ver-te
quão cedo dos meus olhos te levou

A CAROLINA
Machado   De  Assis


Querida! ao peé do leito derradeiro
em que descansas dessa longa vida. 
aqui venho e virei, pobre querida,
trazer-te o coração de companheiro.

Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro
que, a despeito de toda humana lida,
fez a nossa existência apetecida
e no recanto pos o mundo inteiro...

trago-te flores - restos arrancados
da terra que nos viu passar unidos
e que ora mortos nos deixa separados;

que eu, se tenho nos olhos mal feridos
pensamentos de vida formulados,
sao pensamentos idos e vividos



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

DEVANEIOS - DE MAXIMAS

HUMOR - IBGE fazendo estatistica pergunta a um cidadao pequeno, franzino e alegre. - Quantos filhos!  --Doze. -- puxa, mas o sr. tem uma prole bastante grande, nao e!  --Nao, senhora, ate que nao e tao grande, mas e tiro e queda.

Guardar ressentimento e como tomar veneno e esperar o outro morrer
Voce pode fazer o que quiser, mas nao esqueça o Guarda da Esquina
O dia do muito e a vespera do nada
Nem tudo que tem fama, tem qualidade
Nao existe bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe
A mao que afaga e a mesma que apedreja
Mas que ventre produziu tao feio parto...
A criatura nasce com um  <script> a cumprir
A Juventude e a Beleza e patrimonio valatil
A vida e uma estrada onde se paga pedagio
O arrogante ao desdenhar dos outros, as vezes enxota anjos
Quer Paz!  seja forte com os fortes, fraco com os fracos, mas seja igual
Sivis pacem parabelum - Queres Paz, prepara-te para a guerra
O que se ganha em quantidade, se perde em qualidade
Rei morto, rei posto
Deus da, Deus toma
Conciliador e quem oferece carne do outro ao crocodilo
Quem nao tem padrinho morre pagao
O que eu sinto Seu Jacinto, e sua calça se afrouxar, Seu Jacinto aperte o cinto, ponha a clça no lugar
Recordar e viver
Casa de ferreiro, espeto de pau
Lagrimas sao a voz muda do coraçao
Viajo por que preciso, volto por que te amo
Quem gosta de moleza, senta no pudim
Is not mole
Mais espetaculo, menos verdade
Quem procura, acha
Agua mole em pedra dura, tanto bate ate que fura
Deus ajuda a quem cedo madruga
Cobra que nao anda, nao engole sapo
D evagar se vai ao longe

DEVANEIOS - DE PROVÉRBIOS

Neste lugar solitário onde vaidade se acaba, todo mofino faz força, todo valente se cala
Qui litigat cum ebrio eludet abstemium - quem discute com um ébrio, ofende a um ausente
No Brasil as mulheres não envelhecem, elas ficam louras
Quem muito fala, muito erra
Quem diz o que quer, ouve o que não quer
Dura lex sed lex - A lei é dura, mas é a lei

A angústia chega em ondas, mas se vai em conta-gotas
Quosque tandem abutere Catilina patientia nostra - Até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência
Faz a fama e deita na cama
Vox populi, vox Dei - a voz do povo ´é a voz de Deus
Simpatia é quase amor
Na]ão existe vácuo que não seja ocupado

O dono do defunto pega na cabeça
Quem quer vai, quem não quer, manda
Cesteiro que faz um cesto, faz um cento
Quem pode manda, obedece quem tem juízo
Não importa que a mula manque, o bom é rosetar
Aqui se faz, aqui se paga

As palavras têm poder
Tudo é relativo, menos essa assertiva
Devo tanto, que se chamar alguém de meu bem, o Banco toma
Primeiro te ignoram, depois ridicularizam, depois combatem e por fim você ganha
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena
Casamento é loteria desde o tempo de Labão, Jacó recebendo Lia pegou aproximação

Pássaro que come pedra sabe o fi-o-fó que tem
Nesse caso de mulheres o desencontro é frequente, se de uma a gente gosta, outra é que gosta da gente
O poder corrompe, mas o poder absoluto corrompe absolutamente
É preciso morrer um burro para alegria de um urubu
A Paz é o espaço entre duas guerras
Ai do meu dedo se adoecesse e não doesse

DEVANEIOS - DE DITADOS

EXPLICO-Vitalina era a mulher que após os vinte e cinco anos até os trinta, não casava.  Depois esse epíteto passou a se chamar coroa.  O literato francês Balsaque, endeusou a mulher de trinta anos, ensinando uma verdade.  É nesse tempo que mulher está  completa, em todos os sentidos, mas também aí começa o declínio para o fim.  As casas antigas, costumeiramente tinham nas salas, no alto das paredes umas prateleiras com inclinação para cima, nas beiras, para não deixar cair o que ali era jogado.  Chamava-se Caritó e o que lá era jogado, miudeza.  Dizia-se que as vitalinas eram jogadas no caritó para o perpétuo esquecimento.  Cantava-se-Bota pó, Vitalina,bota pó, Vitalina não sai mais do  caritó.

HUMOR-O Jânio Quadros estava furioso, em seu escritório, pelo desaparecimento de um documento  E gritava e berrava, eu pu-lo na mesa, eu pu-lo aqui.  Mexam-se gritava para as secretárias.  Elas, amedrontadas reclamavam para os rapazes: procurem, procurem, o Jânio disse que se não acharem, ele pula na mesa.  Ele, mais irritado ainda, gritou: Suas demências, eu não disse que pulava na mesa, não usei o verbo pular, usei o verbo por.   Um dos rapazes perguntou:  Por que o Sr, fez isso? Resposta.  Fi-lo porque qui-lo.

Quem bate esquece, quem apanha, lembra
Quem não tem o que quer, segure o que tem
O risco que corre o pau, corre o machado
O amor vê, mas não enxerga
Mentira tem perna curta
Nem tudo que é, já foi

Quem quer pegar passarinho, não faz <xô>
De onde se espera, dai é que não  sai nada mesmo
Mais vale um galo no terreiro que dois nas testa
Quem empresta, adeus
Diz-me com quem andas e direi se vou contigo
Pobre quando tira a mão do bolso só traz cinco dedos magros

Neurastênico é o rico, o pobre é malcriado
Que faz o peixe, afinal! nada
Que faz o judeu!  judia
O preto e o branco só são iguais, na sombra
O pobre e o rico só são solidários, no câncer
Relógio que atrasa, não adianta

Quem conta um conto, acrescenta um ponto
Quem vê cara, não vê pulmão
Santo de casa não faz milagre

terça-feira, 8 de outubro de 2013

DEVANEIOS - DE MÉTODOS

Santo de Casa nao faz milagre
Temho cara de antigamente.  Sou do tempo que impulsivo era Imposivel.
Explico-Vilipendio, Vil. Aviltar, atentem para o radical VIL que compoe cada palavra.  Signifca D esprezivel, Desapreço, Desconsideraçao, Menoscabo, Menosprezo, Desprezo, Coisa sem Valor.

   Retorno a moda que veio para ficar, acompanhando o direito de protesto e de opiniao, na figura macabra dos valentoes que roubam e depredam, maculando e obstruindo uma causa nobre.  O  uso de mascaras para esconderem a identificaçao, os atos criminosos de prejuizos ao patrimonio publico e privado, sao suficientes para justificar a açao policial severa mas atenciosa, contra projetos de cidadaos bem nascidos, que no entanto nao tëm profissao remuneradora e se forem estudantes, deverao ser de qualidade nenhuma.  Nao podem restituir o valor depredado de uma fraçao minima da minima, razao por que deverao pagar com penas de perda de liberdade, numa operaçao matematica e futurista, depois de avaliados valores pecuniarios por eles impingidos, divididos por quantos apreendidos forem, confrontando com o valor do salario minimo vigente, calculado pelo tempo de trabalho relativo ao valor do prejuizo seja estimado.  Cumpra-se integralmente sem privilegios, nos CCA (Complexo de Casa de Apenados), castigo abalisados por Lei, que se nao existem, sejam hoje, em sessao extraordinaria criadas e aprovadas, como a pressa do afogado em ser retirado da ãgua.  
    Os senhores ja ouviram falar de safari na Africa, onde se simula uma caça sem letalidade!  Estou replicando essa ideia pela enesima vez, no pequenissimo espaço que detenho nesse blog anonimo.  Quisera eu ter uma ou algumas janelas dee exposiçao e sonorizaçao para os meus argumentos sobre Segurança Publica que e igual a Paz Social.  Que a minha invençao exequivel caisse sob os olhos de quem veramente e indicado para faze-la andar e prover o Brasil do que lhe falta.  Essa cambada que frauda a paz e a ordem publica se abateriam sob o efeito sonifero dos tiros de safari, sem sofrer mal algum alem de dormirem.  Num engano onde um inocente for atingido, pelo fato de esses facinoras se imiscuirem em seu meio, mal maior que o sono indevido e indesejavel, nao havera.  Que a força policial imediatamente comece a usar essa estrategia, enquanto ao mesmo tempo treine seus homens para um resultado melhor ainda.  Parceiros seus devem filmar toda a operaçao, o ambiente, o campo onde caiu o dorminhoco para responsabiliza-lo do prejuizo da casa em seu front, alegemando-o de imediato, apanhado seus pertences com mascara e o que houver, unindo-lhe ao corpo, para quando acalmado o palco da luta, sejam removidos para onibus estacionados nas redondezas e perfeitamente equipados para transporte desse tipo.  Esses pilantras quando em estado de comunicaçao sejam inquiridos com toda a sorte de informaçoes possiveis, para formar um prontuario util ad futurum, e seja acompanhado vida a fora, aprocura de repetiçao desses delitos ou do que houver fora dos caminhos da Lei.
    A certeza da Paz Social obtida pela Segurança Publica so me convence a começar com o erguimento dos CCA em espigoes verticais e celas individuais e indevassaveis, de 2,5mts. de fundo, largo e alto, para apenar infratores e criminosos, homens e mulheres maiores e menores de quinze anos de idade.  Essa singularidade do imovel permitira o abrigo tao ecletico de apenados, por nao haver a menor possibilidade de se verem ou comunicarem, sob hipotese allguma.
    Dentro de menos de um mes estarei pronto a apresentar um livro com toda a explanaçao de fundo e forma para o NM (Novo Momento)  que o Brasil vivera com os mal- tendentes excluidos de circaulaçao, e os bem-tendentes livres para circularem na Paz, produzindo para o bem do Pais e construindo familias felizes.
    Espero com veemencia encontrar as tais janelas necessarias e ouvidos de ouvir e vontade que va alem do desejo.  E So.