sábado, 27 de dezembro de 2014

DEVANEIOS - DE CAPUNGA (2)

sexta-feira, 27 de setembro de 2013


DEVANEIOS - DE CAPUNGA (2)

Sodade voadora - Meu Tio Artur
Novo Templo Da Igreja Da Capunga (pós 1950)
Pr. José Munguba e Pr, Lívio Lindoso
    Meu Tio Artur, na verdade, tio de papai , e pai que o criou.  Miudinho, franzininho, branquinho de barba e bigodes fartos, sempre de terno também branco, isto é, calça, palitó e colete, e relógio de corrente pregada na botoeira..  Tinha uma filha chamada Débora, da minha idade e de olhos tão grandes que pareciam de uma ave noturna.  Eu tinha meus tesouros, uma caixa de madeira mal ajambrada, mais parecendo uma gaveta liberta do seu enclave.  Lá dentro, recortes de papeis, uma tesoura enferrujada e um pedaço de sabonete LifeBuoy usado e de cheiro fortíssimo, muito comum nos termos de 1943, dizem que para sarna e doenças de meninos mal lavados.  Muito vermelho.  Quanto vale meu tesouro?  Não é da sua conta e a d. Débora não tinha nada de estar mexendo nas minhas coisas. Eita meninos;  nos seus projetos de serem donos.  Tio Artur, que alguma chegada falou ser Artur Cristo, repudio isso veementemente;  sempre se chamou Artur Franklin Cavalcante Lindoso.  Ele era muito viril, casou -se algumas vezes, mas nunca conheci suas mulheres nem seus filhos, se os teve.  Na minha família há o hábito dos mistérios divinos e segredos não falados, com  passados no escuro do silêncio.  Esse Tio gostava muito de mim e deu-me de presente um chapeuzinho de palha, de qual nunca larguei.  Era ele colpotor, viajante vendedor de livros sagrados, inclusive Bíblias.  Um dia, no seu "D", voltou de viagem e desabou numa cama-de-lona, também chamada de cama-de-ventoç não urinava nunca. Quem já passou por essa experiência sabe a compulsão da aflição que a acompanha,  Desses parentes que todos têm não vi  nem a Débora.  Conversa de mulheres, sabedoria popular, falou-se que chá de perna de grilo resolveria o problema.  Alvoroço no Casarão; mulheres e crianças arrastando baus e trempes espremidas contra as paredes, de preferência nos lugares mais úmidos, todos com toalha e panos para envolver qualquer atrevido grilo, falante ou não.  Achou-se, enchazou-se e aplicou-se.  Milagres do povo acontecem.  Que alívio.  Tio Artur urinou por tempo imenso, não se sabe o quanto e de onde que vinham.  Ao fim, o fim, com o fim o descanso.  Seu relógio de algibeira trepado na curva da escada que levava para o andar superior  parou no momento exato do desprendimento daquela Alma, branca como tudo que era dele.  Essas coisas que crente nenhum admite, naquela casa aconteceram.  No caixão negro a inscrição em prata: Artur Franklin Cavalcante Lindoso.  Destino:  Cemitério de Santo Amaro.  Cái a cortina.  Pronto.  Ciao

DEVANEIOS - DE CAPUNGA (2) E DE PINGALHO E DE PÃO SOVADO

Tenho Cara De Antigamente, Sou Do Tempo em Que Linho Diagonal S-130 vestia os homens
GOLE DE JUIZO EM CABEÇA VAZIA APONTA O CAMINHO DE CASA
D-Rua Visconde de Goiana-1501-Parque Amorim
Boa- Vista-1940/11945

sexta-feira, 27 de setembro de 2013


DEVANEIOS - DE CAPUNGA (1)

O que passou, passou

    Parque Amorim, 1501, Recife-PE, em 1943.  Meus nove anos.  Casarão enorme.  Hoje, sob o Hospital da Restauração.  Entre nós e o portão magnífico, pela altura, do Colégio Americano Batista, entrada para as acomodações do Curso Primário até o Curso de Admissão ao Ginásio, estava o saudoso Tabuleiro da Baiana, um triângulo circulado pelos três lados, por bondes e ônibus elétricos chamados REO.  Lá haviam três quiiosques:  um para balas e chocolates, onde em cada tablete havia uma estampa com um avião de guerra americano diferente, com todas as informações sobre eles.  Eu ficava feliz quando meu amigo Manoel tirava uma duplicata, por que ai eu podia fazer o meu álbum.  Outro pra cigarros e charutos, atendido por Antônio, aluno particular de alfabetização de minha prima querida, Dala.  E o terceiro para geladas, a de coco. a preferida, gerida pelo meu amigo Pinguim, onde eu entrava e saia à vontade,  e tanbém atendia aos fregueses.  Era guerra, e além dos reclames pregados em qualquer pedaço de parede, o incrível poder de propaganda anti-japonês, onde aparecia aquela cara redonda e dentuça, com olhinhos pequenos e dentro deles a Suástica Alemã.  Ouvia-se no rádio "Todo o magro quer engordar, todo gordo que emagrecer, para o gordo não tem que fazer, para o magro, Biscoito Pilar".  O picolezeiro  com sua caixa quadrada e o seu aoinimato, por que nem sei se tinha nome, pois mais venderia, se mais tivesse.  Levava tempo para eu poder, mas quando tinha, me regalava com aquele picolé.

    No meu casarão haviam degráus na construção sob as janelas  por que aquele espaço parecia um porão.  Ao lado, atravessando a rua Joaquim Nabuco  e da mesma forma, olhando para o CAB, a Igreja Batista da CAPUNGA, de onde algumas vezes alguém ia se queixar de mim ao meu Pai, o Pr. Lívio Lindos e me traziam  à contra-gosto  e eu era posto sentado numa cadeira de espaldar altíssimo, até dormir de cansaço e dores.  Só hoje eu entendo por que me chamavam de menino impossível;  queriam dizer, impulsivo.  E o fato de os castigos que meu pai aplicava, perdiam-se no tempo, que nunca encontrava o seu "T".  Eu acho, hoje, que é por que ele, órfão aos cinco anos, nunca teve um espelho para a paternidade.  Eu o perdôo.  A orfandade tão cedo, privou-o pelo tempo inteiro, de conhecer aconchego de Pai e de Mãe.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

DEVANEIOS - DE BOLSONARO E DE PROCESSOS (1) E (2)

NUNCA ESQUEÇA;  O PLUTO É FILHO DA PLUTA
Manaus-Am-Suzzie

terça-feira, 24 de setembro de 2013


DEVANEIOS - DE BOLSONARO, de FOLCLORE e de SEGUIDORES

Senhoras e senhores
O que é do homem  o gato já comeu

    Cês conhecem um tal de Bolsonaro, do partido do Maluf, folclórico deputado federal que foi não foi está nas manchetes, sempre por causas ridículas?  Quando se vê muito revolteio, levanta-se a tampa e embaixo nada de importante existe.  Muita zoada, pouca verdade.  Agora  cismou de MM com o senador Randolfe.  Acho que o Exército deveria requisitá-lo para exames psiquiátricos  por estar envergonhando a patente de oficial e a própria corporação.  Tudo que é encrenquinha o insuportável capitão está metido!

    Quanto ao Randofe, os três deputados da legenda, a sua fundadora  agora envolvida com a Marina para em breve  mais um partidinho no cenário, tenho a dizer da síndrome brasileira por exageros.  O número de ministérios e ministerinhos que compete com o número de partidos e partidinhos.  Se cada deputado no Congresso aspira a ter um partidinho para chamar e seu, já, já, já teremos quinhentos e treze dessas agremiações enfeitando o parangolé.  Digo que essas Excelências se divinizam na hora em que recebem o diploma e que quem o elegeu, qualquer povo ao modo de Zélia Cardoso, antiga e inesquecivel, é DETALHE.

 Tentei, e como tentei, contato com essas figuras do PSOL  atendendo ao apelo na televisão, com dinheiro pago pelo TSE;  mentira, tudo mentira;  não consegui resposta alguma de nenhum deles  que desse modo desmoralizaram o empenho dispendioso do Tribunal e desmoralizaram e expectativa de um cidadão brasileiro ainda crente na seriedade dos seus políticos. 

    A Marina e a Heloisa desconhecem que o Estado é um Estado leigo;  e por que acodem pressurosas aos favores da Assenbleia de Deus para uma mãozona, nas eleições?  Por que o Willis, homossexual Narciso, perde um tempo enorme autoexaltando seu atributo maior, no twitter, todos os dias?  A divinização a que me refiro  é o fato de não receber de vocês  respostas audíveis, já que Deus não fala e não usa dos sentidos que nos doou.  Esses deputados não falam, não ouvem, não vêem, não cheiram e não tateiam.


Manaus-Am-Casamento De James e Suzzie

VOCÊS SABIAM QUE O FRUTO É FILHO DA FRUTA ?

quarta-feira, 25 de setembro de 2013


DEVANEIOS - DE PROCESSOS-(1)

A carne gera a carne, mas o espírito não gera espírito

    Oh, Jil, resolvi responder a sua gentileza sobre a memória da maldade em uma criança, nesse ensaio.

Todas as criaturas de Deus, animais viventes têm uma coisa em comum, na parte avançada do corpo;  os cinco sentidos  para sua orientação de alimento e defesa da predação.  Todos ainda, funcionam como um conduto que come e descome.  Dos quatro elementais para a vida, a terra, o fogo, a água e o ar, , dois são essenciais a todos, TODOS, o Ar e a Água.  É visível na criação os instrumentos para a visão, audição, olfação e oralidade, este que eu prefiro, para a comunicação entre as espécies, à degustação, que acho pode ser substituida pelo faro que lhe apetita ou não para se alimentar;  o quinto é o tato, que não é só na  mão como se imagina, é no roçar do corpo inteiro;  há animais que se aliviam de picadas de insetos estremecendo só aquela pequena área atingida, ou especificamente para répteis, que sentem no corpo inteiro as trepidações que o alertam.  Assim, Jil, compulsoriamente os animais, exetuado o homem, se serve desses cinco sentidos, para sobreviver.  O homem, se quiser liga o automático e se dirige do mesmo modo;  se não, se vale da inteligência, do livre arbítrio, do direito de dizer quero, ou não quero.

Procure ver nos animais aquáticos de superfície, nos peixes em camadas de águas mais baixas e profundas, e híbridos;  vá às aves, de vôo curto como as galinhas, nas camadas dos espaços, nas grandes alturas para carniceiros;  vá aos animais do subsolo e nos que andam sobre a terra, seca, úmida, desértica ou nadam sobre e sob as águas;  Você constatará os instrumentos f;isicos para usarem o cinco sentidos. e sem escolha de não usar.  Ao homem, sem garras nem força, ele supera as manhas e a ferocidade deles.  Ele nada e mergulha nas profundezas das águas, em instrumentos de sua invenção.  Ídem para os vôos em alturas incomensuráveis, pelos mesmos meios.  Dai, Jil, a diferença entre o bicho-animal e o bicho homem.

A Alma que anima a vida do bicho-animal, pode sim ser a mesma Alma que anima o bicho-homem, seguindo naturalmente o processo natural da vida.  A diferença da Alma prisioneira de um corpo, que com a morte deste se Espiritualiza, está na liberdade do Espírito.  E este processo Alma-Espírito-Alma, se perpetua até a qualificação em Espírito de Luz, que o capacita a volta à origem.  O Espírito de Luz, retorna ao Espírito Quintecência, de onde partiu.  Mantém toda a sua vida Étérica, mantendo a sua autonomia, singularidade e responsabilidade, quando solicitada a um retorno missionário, podendo dizer sim, ou não.

Deus não perde um filho seu; no estágio onde estacionou, ai fica  nunca regridindo  até que sua volição comande, siga.  A cada retorno ao Éter  o Espírito recobra a memória de todo o seu trajeto, sendo esse previlégio interrompido na véspera mais curta da concepção de uma nova caminhada como Alma, ai se valendo apenas de intuições, até o próximo desencarne.  

O grande presente de Deus é que não importa se creias ou não, esse processo assim será.  Pra você desfrutar de água em suas necessidades  basta torcer a torneira  e não precisa entender a engenharia do processo desde a contensão de um rio  para sua esterelização;  Ídem quando toca levemente num interruptor de luz.  Para gerência do Universo Deus criou a lei de Ação e Reação, muitíssimo mais importante que o decálogo mosáico.   Mais tarde permitiu que Arquimedes percebesse, firmasse e difundisse essa Lei da Física.  Esses crimes hediondos são produzidos por Almas distorcidas chamadas Açoites de Deus.  Ele nunca permitiria que uma Alma mais próxima Dele  em seu comportamento Moral praticasse tal coisa, mas a Lei de Ação e Reação continua, creia você, ou não.

Então , Jil, o processo moral de inteligência está  em:  Afeto, cognição e Volição.  Deus completa o resto.



quarta-feira, 25 de setembro de 2013

DEVANEIOS - DE PROCESSO (2)

Não existe verdade absoluta, existe verdade de cada um
O que faz um Judeu?  Judia
Manaus-Am-Emily-edélvio e Glauce-Casamento (?)-1981
    Falando da relação provocada pela Criatura com o Deus Criador, tenho a dizer que os cinco Sentidos orientadores para a vida dos seus Criados  é absolutamente dispensável para Ele, que é Essência Pura e Máxima, portanto não pode ser apreendido por nós como se fosse um igual.  Deus gere o Universo com as Leis da Física  a nós apresentada por Arquimedes, "A cada Ação, sua Reação", e mais nada.  Portanto Deus não ouve, não vê, não escuta, não fala e não acaricia, no que depender de isso ser instrumentalizado pelos Sentidos animais e (humanos)  Exemplo?  Dra. Zilda Arns, médica, em missão humanitária no Haiti, aos setenta e cinco anos de idade, religiosa fervorosa e sem hipocrisia, aos doze de janeiro de 2010, numa Igreja]  e em palestra para cento e cinquenta pessoas  sofreram o abalo cataclísmico e o teto da Basílica lhe caiiu sobre a cabeça, não lhe oferecendo nenhum outro ferimento, e sua Alma Espiritualizada, retornou à sua origem, ao Pai Criador.  Deus não faz milagres, para ganhar Seu reconhecimento.  Se uma arma letal apontada em tal direção  estando em movimento  alguém que lhe atropele a frente, bom ou mal, será vitimada.  É a tal Lei da  Física.

    Não há Teofanias, apariçòes angélicas, como nas histórias dos hebreus, sempre para avisar algum fato novo, para discutir com a burrica de Balaão, para lutar ao lado do exército dos filhos de Davi, para tocar fogo nas cidades dos sodomitas;  esses fatos fabulosos relatados no Velho Testamento e explicados pelo Talmud Judaico, reputo à ufania descabida e adubada pelo passadio em Babilônia, depois de descidos da Arca, na atual Armênia.  Cultura é presença social e mimetismo, próprios dos humanos.  Os hebreus pagam pedágio ao modismo da terra das Mil e Uma Noites.  Quem conta um conto, aumenta um ponto.  Essas histórias extravagantes são resultados de um patriotismo exagerado e da soberbia extremamente derramada, a ponto desse povo ter um Deus único, só para  si e de se sentirem sagrados, jogando o profano para consumo dos cananeus.



quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

DEVANEIOS - DE JUVENTUDE, DE JANELAS E DE BRUTUS

Aana Paula-Neta-Filha do Rico

domingo, 22 de setembro de 2013


DEVANEIOS - DE CONTINUAÇÃO DE JUVENTUDE

    Vincos profundos entre os dois sobrolhos, remendados com botox.  Pêlos sobejos nasais e auriculares, e migrantes, escassos na cabeça e acomodando-se nos lóbulos das orelhas, rareando nas canelas, axilas e peito, e fartando na barba; envelhecimento do pescoço, sinais senis nas mãos.  As mulheres  tacando silicone  nos seios para enganar a lei da gravidade;  dando à eles um empinamento artificial agressivo  e  uma sensação desagradável ao toque. como se fosse duas enormes bolas de borracha.  Um buço irritante e MASCULINO NUM MOMENTO IMPRÓPRIO.  A ELASTINA ESVAIU-SE, A VOZ BARITONOU-SE.  ESSES NOVOS COMPANHEIROS QUE COBRAM ESTÁGIOS PELA ESTRADA PALMILHADA, SE FOSSEM TRATADOS COM DISCRIÇÃO, CERTAMENTE TORNARIAM A VIDA MENOS INSALUBRE.

    COMO DISSE, A JUVENTUDE É BEM VOLÁTIL, TEM TEMPO DE VIDA IMPRESSO NA EMBALÁGEM E É INSUBJUGÁVEL.  SE FOR POSSÍVEL PERDENDO ESSE INVÓLUCRO SE CONSERVAR A SAUDE, O BOM HUMOR, A BOA HIGIENE E OS BONS COSTUMES, JÁ SERÁ UM GANHO E TANTO.  QUE FIQUE-SE ATENTO ÀS CIRCUNSTÂNCIAS, ÀS COISAS AO REDOR, A NOVA CAPACIDADE DE VER OS ANTES IMPERCEPTÍVEIS E ACOMPANHAR MAIS TROCAS DE VALORES QUE VÃO CONTINUAR APARECENDO.  AOS SESSENTA ANOS, O TEMPO DAS DESPEDIDAS SEGUNDO NIEMAYER, VENDO PESSOAS QUERIDAS OU SÓ CONHECIDAS  SE DESPEDINDO E DESAPARECENDO NO TEMPO DESSE "T".  AOS SETENTA ANOS, COM TODAS AS TAREFAS COMPLETAS, ENTRA-SE NA FASE DE TRABALHO EXTRAORDINÁRIO, TUDO QUE SE POSSA FAZER COMO ENTRETENIMENTO.  DEVANEIE-SE, DIVAGUEIE-SE, NÃO SE ABORREÇA POR SE SENTIR INVISÍVEL.


Marlu-2* irnã-Com Elastina e Colágeno


segunda-feira, 23 de setembro de 2013


DEVANEIOS - DE JANELAS

Rei morto, rei posto
Não existe espaço vazio
Para quem ama, o feio bonito ele lhe parece
A beleza é um bem volátil, vencida a validade êle se esvai
Narciso se apaixonou por si mesmo;  era atraido por espelhos e afogou-se quando se viu no fundo de um poço 
Dorian Gray fez um trato com o Diabo;  transferiu seu envelhecimento para um retrato seu.  O retrato envelhecia e ele era sempre o mesmo imantado.  Cobriu a cópia e enjoado  jogou-a num sótão;  enloqueceu

AH JANELAS

    Quando há uma ideia muito boa, gestada por um anônimo muito grande, o que lhe falta para ser difundida é uma ampla janela que lhe dê percursão e visibilidade, ouvidos para lhe ouvir e olhos para lhe ver, espaço para voar.  "Segurança Pública, igual a Paz Sicial"  impresso  em Livro e apresentado no meu DEVANEIO por Maria Gabi Gabriela, a campeoníssima entrevistadora que deixa o entrevistado falar;  por Jô Soares, o que projeta mais ressonância, se não matar antes o entrevistado, por suas incoveniências e mistura do culto com o profano;  Por Roda Viva, a menos visível e que melhor seria se nao oferecesse ao perguntador  cinco minutos para inquirir e mais dez para explicar a inquirição. Três formidáveis Janelas que têm condições de anular falhas.  Depois do Livro, das Enquetes e dos lançamentos, da distribuição também  na extensão Nacional, o anonimato tende a se desmilinguir e o tema passa a ser objeto de discussão popular em todos os cenários sociais.
    FORMA e FUNDO:  o levantamento físico da estrutura dos (CCA)-Complexo de Casa de Apenados-, em vertical e funcional para uso multiprofissional  do bombeiro hidráulico ao mais alto cargo na Magistratura.  Por fim  o espírito legal, pilar de Fundo das atividades humanas para o concerto da sociedade. Os de BEM, soltos e produzindo  e os do MAL, contidos e isolados  mas com a vida preservada.




Três Netos-Talita-Gabriel e Rafael, Filhos DeSuzzie e James


terça-feira, 24 de setembro de 2013

DEVANEIOS - DE BRUTUS

BRUTUS, Patrício Romano Parricida incurso no crime de Alienação Parental

    Lucius, na verdade um filho adotivo e sobrinho de fato, de Julius Cesar.  Um crime que balou a República Romana transformando-a a fundo.  O que quero mesmo é comentar a imolação de um Patriarca, na cercania de chegados, por culpa de uma inflamação mórbida em família  em que filhos e a matriarca fomentam a eliminação  de um Pai qua já foi, mas agora não é mais.  É um descalabro entre o Sagrado e o Profano  e a desconstrução da figura que comandou com sucesso, entre águas tranquilas e revoltas que sempre existem mundo à fora, cuidanndo que a seiva da vida nunca faltasse.  O tonus da liberdade nem sempre anda junto com a razão. A soberbia corrompe,  aconselha mal  e ainda tem a capacidade de contaminar satànicamente alguns que antes eram anjos.  Desgraça aceita, alguém que se autodenomina lider inicia a sapa para demolir o que antes parecia sólido.  O processo é doloroso para a vítima que sofre as queimações em vida até que os despojos sejam descartados na infâmia de um lixo.  É como se o morto, por falta de uma moeda para apaziguar Caronte, o barqueiro do Estige, seja abandonado na escuridão às portas do Hades e recebido docilmente pelos afagos de Cérbero com suas três cabeças e cauda de serpe;  depois de entrado, tente recuar;  verá a solicitude canina  da terrível fera se transformar no azougado guardião da entrada para o Tártaro.  Ali, o tempo não encontra seu "T", não há Paz, só agonia, uma parte é como um todo, você estará indo para o epônimo do inferno, não se acham Dorian nem Narciso, a feiura é o cardápio, o medo e o frio caminham juntos, essa verdade é absoluta, não é a verdade de cada um.  Você pergunta, tem alguém aqui?  e a Ninfa do Eco reposta :  aqui, aqui, aqui.  

    Essa é a herança do morto-vivo.  Quando chegar a vez dos parentais rebelados e cruéis enxergarem as visões do além e verificarem que sua hipocrisia e falso arrebatamento estão mais para superstição que para fé, que do mesmo modo esqueceram as moedas do Caronte, ai é tarde, o bafo quente da tri-cabeça já está babando-lhe as faces.  A mesma agonia, o mesmo frio e o mesmo medo serão seus companheiros, como paga de sua soberba livre e sem limite.








terça-feira, 23 de dezembro de 2014

DEVANEIOS - DE MEMÓRIAS E DE JUVENTUDE

DE PREÁS
1940/1945-Parque Do Amorim-Boa Vista-1501

sábado, 21 de setembro de 2013


DEVANEIOS - DE PREÁS

    Entre meus seis e onze anos, 1941 e 1946, ai pelo meio.  Parque Amorim, 1501, Recife-PE.  Era um casarão antiquíssimo com térreo, onde morávamos e primeiro andar onde moravam o Pr. John Mein e D. Elisabeth. Tudo ali era antigo, grande e sólido.   Para se por à janela existiam degraus de cimento dentro da casa até a altura de por o busto à  vista.  No quintal com mangueiras copiosas de manga espada e manguito, que a família inteira não dava conta de consumir;  nós quatro, cascabulhos, como nos chamavam, vendiamos numa bacia enorme para cada um, aos operários passsantes quue iam para o Cotonifício da Torre. Nunca fomos enganados.  No quintal havia um antigo banheiro, sem uso, cujas bordas davam a parecença de uma banheira;  poi foi ali que aninhamos nossos preás;  não sei de quem ganhamos;  eram azeviches, alvíssimos ou rubros, ou uma média dessas cores;  quase nenhum barulho.  suas fezes não cheiravam mal, pois só comiam enormes folhas de bananeira e capim que iamos buscar até um pouco distante, num terreno baldio com muretas muito baixas. Mas como comiam esses roedores, valentemente e o tempo todo, do mesmo modo como se reproduziam; Os presentes que dele faziamos não davam refresco pela fartura da reposição.  Muito tempo alegrou nassas vidas;  Levantávamos pela manhã e lá estávamos para acarinhá-los  e isso sem canseira;  com uma comunhão de vida entre inocentes e animaizinhos, que creio eu  agradava muito o Nosso Senhor.  Tivemos que nos desfazer deles j;a que não eram viandas para se digerir, já que esgotaram-se nossos amiguinhos que já estavam com o mesmo problema que nós.  Não me lembro como fizemos, se talvez os tenhamos levado para soltar lá na fonte onde catávamos o seu alimento, mesmo os expondo a perigos de outro animais se alimentarem deles;  Deus deve tê-los provido, como bom Pai.  Está ai, sr. Jil, a vida na infância de seus três tios, ca sua mãe, que numa hora de enfado, quando tentávamos destruir o fundo de uma gaveta grande, atirando-lhe tijoladas, a tal moça resolveu mirar nos meus dedões dedinhos dos pés.  Esmigalhou-me a unha e sobrou para d. Maria da Venta Chata, uma querida negra agregada à nossa casa, com a carapinha branca, branquíssima, parecendo bom-bril, não fosse a cor e o fato de que naquele tempo isso nem existia. Esse Anjo devotado levou-me escanchado sobre os ombros, à pé, ida e volta, do Parque Amorim à Jaqueira, distância descomunal.  Oro por ela, hoje.  Assistiu meu clorofórmio e as denguices que deveriam ser ouvidas pelo pai ou pela mãe. Deus abençoe a todos.




1940/1945-E-Marlu-Ao Fundo O Secundãrio do CAB

domingo, 22 de setembro de 2013


DEVANEIOS - DE GUAIAMUNS

TENHO CARA DE ANTIGAMENTE, SOU DO TEMPO QUE JANELA ERA POSTIGO.
SOU DO TEMPO EM QUE CHICLETS ERA CHICLES.
SOU DO TEMPO EM QUE FECHECLER ERA RI-RI.
SOU DO TEMPO EM QUE SOUTIEN ERA CABEÇÃO.
SOU DO TEMPO EM QUE PARCEIRO ERA PARECEIRO.
SOU DO TEMPO EM QUE MENDIGO ERA ESMOLER.

    MAS VAMOS FALAR DE GUAIAMUNS.  NÃO DE CARANGUEIJO. AQUELE PRETO E CABELUDO QUE VIVE NA LAMA, MAS DE SEU PRIMO  DE CASCO AZULADO, ÀS VEZES RAIADOS DE AZUL,E MUITO LIMPO.  ESTAMOS EM 1947, BAIRRO DA TORRE, RECIFE, PELAS CERCANIA  DA NÃE DE VASIGUINTON, UM POUCO DISTANTE DO RIO CAPIBARIBE, NUMA CAMPINA PLANA E COBERTA POR UMA HERBÁCEA PERFUMADA QUE PARECE QUE ANDA, LEVANTANDO A PARTE POSTERIOR ACIMA E DEPOIS BAIXANDO COMO SE POR FORÇA DE ATRAÇÃO E IMEDIATAMENTE PÊLOS COMO PEQUENAS RAIZES SE ENCRAVANDO  SOBRE QUALQUER COISA QUE LHE ESTIVESSE ABAIXO.  A CADA VEZ QUE ÉESMAGADA PELO PISOTEIO, MAIS RESCENDIA AQUELE CHEIRO MUITO AGRADÁVEL.  EU ANDAVA MUNIDO DE QUATRO OU CINCO LATAS DE ÓLEO DE SOJA USADAS, RETANGULARES, AO MODO DE RATOEIRAS, TENDO DENTRO NO FUNDO E NO GANCHO DE  ARAME UM PEDAÇO DE CASCA DE ABACAXI AINDA SUCULENTA, QUE QUANDO PUXADA PELO ANILMAZINHO, FECHAVA A BOCA POR ONDE ELE ENTRAVA, E AO MORRECER DO SOL, JÁ QUE O EXERCÍCIO DE SEMEAR A PERDIÇÃO DOS MESMOS ERA AO NASCENTE, EU VOLTAVA PARA RECOLHER AS PRISÕES DOS INFORTUNADOS.  QUE DEUS ME PERDOE POR FAZER DA DESGRAÇA ALHEIA  MEU MOMENTO DE LAZER.  ANTES DA SEMEADURA DA ENGENHOCA TRAIÇOEIRA, ABAIXADO EU EXAMINAVA CADA LOCA CAVADA POR ELES  A VER SE TINHA NA ENTRADA SEUS DEJECTOS, MESMO ASSIM, NUM AMBIENTE MUITO LIMPO.  ENCONTRADO O CORPO DE DELITO  ALI EU INSTALAVA A REBIMBOCA IMPEDINDO A SAIDA DO INOCENTE, SALVO PARA DENTRO DELA.  RECOLHIDA A CEIFA  VOLTAVA PARA CASA ASSOVIANDO  COMO SE NÃO FOSSE UM RENEGADO E NO MEU QUINTAL DESPEJAVA DE CADA ARMADILHA OS INOCENTES DENTRO DE UM QUADILÁTERO DE TIJOLOS PARA A ENGORDA.  QUE MALDADE;  SEMPRE, SEMPRE ALGUM ANIMAL, GATO TALVEZ, DERRIBAVA  AS MURETAS MAL AJAMBRADAS, E EU NUNCA TINHA GUAIAMUNS GORDOS, PARA AUMENTAR O CONTENCIOSO DOS MEUS PECADOS  DIANTE DO PAI, QUANDO O TEMPO ESTIVESSE NO SEU "T".

    ERA ESSE O MEU VIVER, POR FALTA DE HABILIDADES PARA OUTRAS ATIVIDADES.  NÃO SABIA JOGAR PIÃO;  NÃO TINHA FIRMEZA NOS DEDOS PARA AS BOLAS DE GUDE, NÃO TINHA DESTREZA PARA FABRICAR PAPAGAIOS;  APENAS JOGAVA BOLA DE BORRACHA FURADA E POR ISSO EU ANDAVA SEMPRE COM UMA RAIZ SÓLIDA E FURANTE, PARA ENFIAR NO FURO DA IMPRESTÁVEL E CONTINUAR O JOGO, JÁ QUE A BOLA ERA MINHA.  NA VERDADE EU ERA UM SEMI-SOLITÁRIO, MESMO QUANDO ESTAVA ENTURMADO.  BOM, VOS PROMETI FALAR DE GUAIAMUNS E FALEI, JÁ MAIS NADA DEVO, ENTÃO ME DEIXEM NA MINHA SOLEDADE.








1940/1945-dDe Branco-Edgar(nosso primo)-D-Marlu e Sônia
Fundo e-Tabuleiro Da Baiana-D-Nosso Casarão

domingo, 22 de setembro de 2013


DEVANEIOS - DE JUVENTUDE

Quem não ten o que quer, segure o que tem
No Brasil as mulheres nãoenvelhecem, elas ficam louras
Dorian Gray tinha  um retrato seu que envelhecia,  poupando-o dessas agruras
"La Juventud se va"

    Eis ai o patrimônio mais volátil do ser humano, no entanto sua grande maioria luta constantemente para  enclausurá-lo.  Não tem como e o resultado é sempre de ridículo, como se qualquer atrevimento de disfarce não fosse de pronto percebido.  Cãs que valorizam a beleza do rosto quando as gelhas são discretas, são agredidas com uma demão de azeviche impertinente e indiscreto.  Barbas brancas sdão pinceladas ora aqui, ora ali, como se o rasto fosse um mural para exposição de obra de grande satanagem.  As mulheres dispensam os sobrolhos em troca de dois riscos de lápis perfeitamentes flagrados como um corpo de delito.  Imagine, pela manhã, na mesma cama , surge uma intrusa descabelada e sem nada na testa acima dos olhos, o ameaçando com um bom-dia!  E a esclerótica já não inteiramente branca, com frisas tEnues de cor escura ou até amarronzadas!  Que fazer?  Ou a conjuntiva palpebral abertamente oferecida à curiosidade alhêia, numa indiscrição criminosa!  Que acontece?  Os dois espaços sub-orbitais esvaziados de colágenos, e duas pregas visíveis indicando o furto que a natureza lhe pregou!  Como fica?  A boca, horizontal, agora como uma linha com um lado alçado e outro em declive;  Deve-se colocar escoras?  









.










segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

DEVANEIOS - DE TRAIÇAO, DE CONCRETO E DE RECORDAÇOES

NAO CONFUNDA PARABENS COM PEREBENTO
Belem-PA-casamento de Jane 1980

quarta-feira, 18 de setembro de 2013


DEVANEIOS - DE TRAIÇÃO

    Celso Mello, Ah Celso Mello, que sensação de covardia, de traição, de ser cuspido na cara.  Eu gostaria de poder arrancar um "ele"do seu mello, para deixar a sua capacidade de melar mais à vontade, e torná-lo um lambuzante.

    Eu imagino a euforia insensata dos rapinantes com a chance protelatória dada por você, que os levará  até a caduquice da demanda, a alegria geral desses mamutes, e o arrependimento pela aposentadoria jamais querida, do Inocêncio.  Que vergonha de ser brasileiro;  que zombaria no mundo inteiro;  que desprezo dos EUA por nós, com um contencioso jurídico como o que se está vendo, por estar cobrando respeito por nos estar espionando;  se não estivessem nos bisbilhotando, como tomaria conhecimento dessa apoteose de saber jurídico, que só tem sua equivalência na Águia de Haia, noso pequeno, pra não dizer miudo, Rui Barbosa.
   
    Essa corja petista que elegeu uma presidenta, uma ex estudanta e que ela talvez precise de uma generala para protege-la das pancadas morais que a população  possa estar querendo aplicar-lhe.  Só espero que a resposta venha através dos votos, na urna.  Que interrompa definitivamente o que houver da era Lula, para que mais não se ouça as asneiras que dizia, como "minha mãe nasceu analfabeta".  E que não sejamos surpreendidos por outro levante de políticos tão perniciosos quanto estes.

    Que se deixe correr o tempo que for preciso, mas que seja breve;  e que de imediato se provi
dencie com toda a seriedade, a feitura de um currículo para medir a capacidade de conhecimento jurídico dos postulantes ao cargo de Juiz do Supremo Tribunal Federal.  Feito  isto, com a mesma rapidez se substitua todo o corpo geral de Juizes e servidores deste Poder, em um novo T desse Tempo.  Trabalho em tempo duplo, isto é, dois turnos nesse Tribunal, cada um com oito horas diárias de trabalho, cinco dias por semana. e doze meses por ano, menos um, para férias.  Com remuneração justa pelo mérito do trabalho oferecido, sem penduricalhos de previlégios  e com a seriedade moral que se espera de tais funcionários.  Se eleitos por méritos acadêmicos, independentes serão, para jamais se dobrarem a exigências políticas de leigos  numa área que não  e sua.

    Vencidos estes degraus, que Viva o Brasil, Ordem e Progresso, e que um novo Pais se erija, se pautando por novos e nobres valores




Manaus -Am-Glauce, xara da avo

sexta-feira, 20 de setembro de 2013


DEVANEIOS - DO CONCRETO AO ABSTRATO

    Voltando ao assunto "Mensalão ", o concreto e bem palpável são os gadanhos de seis dedos em cada, que avançaram  escorregadios em todas as reentrâncias imagináveis  escorregando sempre para bolsos petistas, (neste caso).  Há mais de anos que entope a pauta do STF donde já entrou e já saiu juizes, alguns recém-vindos, de quem nem conseguimos ainda gravar a imagem mas que apesar disso, não alterou-se o "script " de nós já conhecido.  Luto geral por ver o recheio que veio consolidar a descrença da Nação numa atitude Jurídica séria, forte e dirigida para tatuar uma imagem, a mais próxima   que possamos chamar de Justiça.

    Ficando ainda no assunto "Mensalão", o abstrato, discutindo num idioma por nós desconhecido, o juridiquês, com sobes e desces, com artimanhas, com chicanas e com casuismos, com Um Juizado mais advocatício que possa parecer, e lá se foi de ladeira abaixo o almejo de uma Nação inteira.  A Vitória excomungada daquela trupe de Cavaleiros do Apocalípse.  Com toda a chance para alguns de terem  as demandas caducadas e os defuntos estéreis revitalizados e postos pelo mundo a fazer assombração.  Outros  farão das prisões, dormitórios, e que zorra.  E outros, ainda  a distribuirem bolsas, todos vestidos de azul, para não envergonharem os verdadeiros Papai-Noéis.  Alguns voltarão  a ser Excelências no Congresso, ou orgulharão alguns Ministérios.  Duvidam?  

    Continuo, entre o concreto e o abstrato, para baratear a mão de obra não seria mais viável distribuir palitinhos a cada dos onze  e que se distribuisse na sorte o destino de cada Cavaleiro] num joguinho que no Nordeste se chama "porrinha"?  Sem briga, sem espalhafato e ordeiramente jogado, não julgado, e toda a Nação contente, fazendo apostas em lista  e em rodas imensas de amigos, colegas e famíliass,  se congratulando com a verdade de uma sociedade pacata.
    Cantemos:  eu sou pobre, pobre, pobre, de marré, marré, marré, eu sou rico, rico, rico, de marré, descer.


Novamente Glaucinha

sábado, 21 de setembro de 2013


DEVANEIOS - DE RECORDAçÕES

    De seu Armando, português motorneiro de bonde, nas suas folgas no bairro da Torre  onde morávamos.  Corria 1947, e seu Armando com um galo de briga debaixo do braço corria as ruas olhando através das cercas os quintais dos vizinhos.  Que horror;  Como era costume quase a totalidade das casas tinha sua criação de galinhas e naturalmente um galo em cada terreiro.  O sacana do portuga enfiava seu galo de briga entre as fachinas da cerca e ficava de fora  atiçando seu criminoso, torcendo até se mijar, e vendo o galo da terra ser sovado quase até a morte.  Além da briga dos galos  o que se via era a briga das mulheres donas de casa, já que seus maridos estavam fora trabalhando.  Era uma gritalhada infernal e as mulheres tinham que abrir uma brecha para o infeliz entrar e recolher o vitorioso.  O português sempre saia na melhor;  era que as mulheres não queriam ver seus maridos metidos em brigas que não sabiam como iriam terminar.  Assim foi e asim era até a próxima folga do motorneiro da Tramwais.

    E briga de canários?  Outra malvadeza.  Era uma procissão de homens, rapazes e meninos  com gaiolas duplas  separando os machos da fêmeas, e um terceiro gaiolão onde acontecia o MM.  Era uma algazarra, uma torcida arrazadora para ver duas criaturinhas amarelas como gemas, insuflados por suas senhoras  em gaiolas à parte.  Acontecia morte de um dos dois, coisa muito dolorosa, mesmo sem as esporas que os galos tinham.  Os pobres perdedores, abatidos no chão, de papo pra cima e a cabeça já sem controle, sufocados pelos corrimentos nasais, com os pulmões à meia carga dificultando a respiração, e a infernal zoada.  Luta terminada, com uma sentida fêmea quase viuva, dinheiros de apostas sendo trocados entre os participantes de tamanha atrocidade, quando o dono do  perdedor tira o pobre arquejante da arena, semivivo ou semimorto, que importa!  Cabe inteirinho na palma da mão do salafra;  este o aconchega, levanta o braço muito acima da cabeça e o sacode num rompante de ódio na calçada.  A pobre avezita nesta queda se desmancha inteira, com o peito aberto, os intestinos à mostra e o sangue colorindo o branco da baba da sede que antecede a morte.

    As almas desse galo e desse canário certamente avoejam para o Céu, pro abraço de Deus.





























domingo, 21 de dezembro de 2014

DEVANEIOS - DE UFANISMO, MARCELO E CELSO

Tenho Cara De Antigamente, Sou Do Tempo Em Que Hispanos E Lusos Eram Ibericos
CELTA E CEUTA SAO APENAS ANTAGONICOS
Recife-PE-1959-Thompson-1º Filho-9 meses

quinta-feira, 12 de setembro de 2013


DEVANEIOS - DE UFANISMO

Ufanismo, chauvinismo, vanglória são uma coisa só; patriotismo exagerado, e se misturado com petulância, alta auto-estima e vaidade, isso balança o clima de Paz que certamente é mais procurado pelos humildes.

Estou me referindo  e preocupado com o surto presente e estapafúrdio dos EUA  enlouquecido de medo dos inimigos que semeou, e que agora como uma maria-louca, com a força que tem, está é endoidecendo a vizinhança.

Esse seu desequilíbrio não justifica nem explica o barbarismo comportamental que está cometendo.  Não é seu direito bisbilhotar a vida alheia com a esquizofrenia de saber quem é pró, quem é contra e quem é estrupício aos seus interesses,  Investigar telefonemas, emails, telegramas da Presidência de uma Republica que se reconhece como aliada e é tratada com audácia rapinante de um ladrão temeroso!  que afina essa qualificação, na sequência, especulando sorrateiramente a intimidade do maior poder econômico desse Pais, a Petrobrás, indicando uma intensão dirigida para valores que não são pessoais, mas que sabemos e conhecemos que já foram usados pela sua CIA e pelo M-16 inglês, por exemplo hoje, e  à sessenta anos atrás, sempre relacionado a petróleo, para desancar o primeiro Ministro do Irã, o Sr. Mossadegh, dali tirado e internado até a morte em sua própria casa; lá enterrado, para não atrair louvações. Engraçado como esse fato se parece com o extermínio do Bin-Laden.  O Paquistão, aliado de guerra dos Falcões, invadido por três Apaches  para o assassinato do seu fantasma, não um fantasma do amigo (?)!.  A ação no Irã, em 1953, a partir dos porões da Embaixada americana, com o entrelaçamento de dois Estados poderosos, Estados Unidos e Reino Unido, podo em seu lugar o quinta coluna Reza Pahlevi, a restauração de uma monarquia.  Tudo isto por quê o deposto tinha nacionalizado a Empresa Petrolífera anglo-iraniana, que faturava menos de cinquenta por cento do que ela produzia, e pelo fato abanado ao rosto do dono da casa, de que ele era incapaz de gerir tal empreendimento.  Viram ai a petulância, e a vaidade do invasor amigo, irmãs gêmeas dos mesmos valores morais do seu filho americano?

Alguns anos depois, num lance macho, rebeldes iranianos invadiram a Embaixada americana, mataram funcionários e seguranças, enxotaram o Xá e reconstituíram o governo constitucional, mas desta vez e até agora, sob a supervisão Teocrática do Islã.  Me pergunto, se essa ação terrorista tão comum e tão usada por essas duas nações, e agora subsidiada por Israel, tiver sua versão brasileira pelo olho gordo no pré-sal, nós aqui teremos o apetite que teve o Irã? Não nos basta o que aconteceu em terras do Maranhão, onde voou para o espaço todo o nosso empreendimento de foguetes espaciais e de quadros de cientistas e funcionários desencarnados não se sabe por qual fantasmas!.

O que posso dizer é que amigos assim, melhor é que sejam descartáveis.  Deixemos essa ONU,que juntas com a OTAN e OEA são filhas dos EUA.  Arrebanhemos amigos outros e formemos uma instituição similar mas sem donos, sem vetos, com isonomia total entre os sócios;  que tenha rotatividade de pouso a cada dez anos, ou o que for acordado;  que nos dediquemos à troca de comércio, conhecimentos científicos, cultura e lazer;  um grande SHOP ( ou palavra chata).

Aliados, mais ainda com o nome de amigo, que é inconfiável, que justifica a fama que tem de belicista, pra não chamar de terrorista, que tem a mania de se auto-coroar xerife do Planeta, que é espaçoso e não respeita limites,  nos impõe é temor.  "Sives pacem parabelum"; Queres a Paz, prepara-te para a guerra".,


NÃO HA MAL QUE SEMPRE DURE, NEM BEM QUE NUNCA SE ACABE
Rico-Manaus-Am-Filho Caçula

sexta-feira, 13 de setembro de 2013


DEVANEIOS - DE MARCELO RESENDE

Já escrevinhei sobre a vanidade desses programas policiais na TV.  Ontem me aparece aqui em Manaus uma apresentadora ligada ao Marcelo e Percival, engolindo saliva do primeiro e mui feliz com seu "debut".  Avaliada como espirituosa e valente, ela vai acreditando e fazendo muito mal, como tudo nesses programas, a seu público cativo, quanto aos objetos da polícia  que deveriam ser preservados desse espetáculo  por direito de cidadão e pelo risco de estar metido numa situação muito desagradável e estar sendo tatuado para no mínimo ter muita dificuldade de mudar o rumo de sua vida.  Continuo a esgrimir para que esse tipo de lorota seja extirpado da mídia em geral, como ser legalmente proibido aos agentes do Estado contribuirem com a matéria prima para tal fim.

Ela estava sendo atiçada a zombetear de um apreendido exposto na tela, que absurdo, por ter forçado uma parente sexualmente.  Ela exibiu uma carta dele à Deus  pedindo mil perdões; uma cena tocante para quem tem sensibilidade.  Essa senhora não tinha autoridade para publicar um escrito endereçado a Deus e desrespeitar o direito de privacidade constitucional de todo cidadão.  Nota zero para o açulador, para a rede televisiva invasiva de direitos do outro e ao servidor público policial bravamente ignorante das suas obrigações.  Ela alegava ao pobre e abatido preso que ele iria calçar sapatinhos cor-de-rosa para ser levado à cadeia pública, confirmando aquela peta de código moral entre a bandidagem recolhida  de que não suportam esse tipo de crime e que são disponibilizados pela autoridade do presídio  para praticarem o castigo de estupro ao infeliz.  Vejam e sintam, senhores que me leem, a quanto vai o deboche desta profissional e o respaldo da dupla Marcelo-Percival dado com outro deboche, do mesmo tamanho.  Eu sempre desconfiei que essa balela foi uma invenção da polícia ou de jornalista.

Insisto;  o apreendido é objeto do Estado e sob sua guarda será preservado todos os seus direitos, durante todo o percurso que exista para cumprimento da lei.  Um policial após a imobilização do perseguido está totalmente proibido de agredi-lo, isto é, mesmo antes.  Ele será encaminhado ao (CCA), Complexo de Casa de Apenado  onde percorrerá todos os estágios até ser isolado totalmente e individualmente numa cela de 2,5mts, de fundo, largo e alto e ali ficará permanentemente até cumprir a pena ajuizada, sem privilégios.  Esse Complexo receberá criminosos e infratores, considerando a legalidade  de punir consumidores de drogas com essa qualificação, em apresamento pedagógico de perda de liberdade  por 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64. 128, e 256 dias, a cada apreensão, e a partir da décima já será promovido à criminoso, com previsão no Código Penal.  À essa altura, espero, a maioridade já será de quinze anos de idade, bi-sexualmente.  Receberá ainda homens e mulheres, maiores e menores de idade, tamanha
é a sua exclusividade, e em construção vertical.

Em tempo;  Com a proibição de espetacularizar as notícias policiais em TV  e em manchetes de jornais com fotos e em revistas, qualquer via dessas se contentará em recolher BOs dos dias anteriores nas delegacias e só.  Não poderão acompanhar ações policiais civis ou militares  por terra, ar e água, nem colher reportagem com agentes dessa área, de forma alguma.




NÃO CONFUNDIR COLEGA COM COREGA
Belém-PA-Casamento de Jane-1980

domingo, 15 de setembro de 2013


DEVANEIOS - DE CELSO MELO

Celso Melo é o último recurso da Justiça para nos livrar da decepção do comportamento petista que rege nosso governo de modo melequento.  Quando Juízes do Supremo Tribunal Federal são INDICADOS por meios fajutos para servir aos políticos montados no Poder, ao invés de servirem à política no seu amplo e puro sentido, esse simulacro de justiça é o resultado.  

PRÓXIMO DIA DEZOITO OUVIREMOS O VEREDITO BOM OU RUIM  DA BOCA DESSE REMANESCENTE RUIM OU BOM.  PARECE MESMO QUE NÃO HÁ UM BALIZAMENTO PELO SABER JURÍDICO PARA O RESULTADO DESSAS PENDÊNCIAS.  É QUE NAQUELA CASA AS COISAS SÃO RESOLVIDAS MESMO COMO NO JOGO DE PAUZINHOS CHAMADO "PORRINHA".  O AJUNTAMENTO DESSES JUÍZES, DEFEITUOSAMENTE ARREBANHADOS PRA ESSA CASA SE CONSTITUI NO MAIOR PECADO PRESUMÍVEL. ELES DEVERIAM, APÓS PROVA RIGOROSA  DE SEUS VALORES JURÍDICOS, SER ADMITIDOS NO SERVIÇO PÚBLICO POR MEIO DE CONCURSO, RESGUARDANDO A SUA INDEPENDÊNCIA DE JULGAR.  

ISSO SERIA O COMPLEMENTO DE UMA NOVA CASTA DE POLÍTICOS ELETIVOS FORMADOS PROPOSITADAMENTE PARA ESSE FIM  POR ESCOLA DE NÍVEL SUPERIOR, DE POLÍTICA.  A JUVENTUDE PROCURANDO ESPONTANEAMENTE  ESSE MODO DE VIDA PROFISSIONALIZADO.  COMO CONSEQUÊNCIA, O FIM DO CORONELISMO E DAS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS, OS SOBRENOMES FAMILIARES QUE SE REPETEM "AD PERPETUAM", COMO UMA COISA LEGÍTIMA E COMO UMA PRAGA DO EGITO.

PARA CONSOLIDAR UM QUASE ÉDEN NO BRASIL FALTA SÓ A SEPARAÇÃO DOS BONS, DOS MAUS.  OS (CCA), COMPLEXO DE CASA DE APENAÇÃO, PARA RECOLHIMENTO DE INFRATORES E CRIMINOSOS, MENORES E MAIORES DE IDADE, HOMENS E MULHERES, EM EDIFÍCIOS VERTICAIS COM CELAS DE 2,5MTs DE FUNDO, LARGO E ALTO, TOTALMENTE INDEVASSÁVEIS, PARA CUMPRIMENTO DE PENAS SEM PRIVILÉGIOS, SENDO OS APENADOS OBJETOS DO ESTADO DURANTE O TEMPO DA APENAÇÃO. PARA O SUCESSO DISSO E DA PAZ SOCIAL NO PAÍS, QUE ESTEJAM EM VIGOR A MAIORIDADE PENAL AOS QUINZE ANOS DE IDADE PARA AMBOS OS SEXOS.  QUE OS MERCADORES DA MORTE CONFIGURADOS COMO ATACADISTAS DE DROGAS  SEJAM AJUIZADOS COM PRISÃO DE 30 ANOS, IRREVOGAVELMENTE, COMO TODAS AS OUTRA PENAS.  OS CONFIGURADOS COMO VAREJISTAS  PELO CRIME HEDIONDO QUE INTERROMPE VIDAS, RECEBAM A PENA MÁXIMA DE QUINZE ANOS DE PERDA DE LIBERDADE.  QUE O CONSUMO DE DROGAS SEJA REGIMENTADO COMO INFRAÇÃO, APLICANDO-SE-LHE A APENAÇÃO PEDAGÓGICA DE PENA DE LIBERDADE DE 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128 E 256 DIAS  À CADA APREENSÃO E NA DÉCIMA SEJA PROMOVIDO À CRIMINOSO E JULGADO PELO QUE REZA O CÓDIGO PENAL, A PARTIR SEMPRE DO DOBRO DA ÚLTIMA APENAÇÃO.  ESTES COMPLEXOS, TENDO NO TÉRREO UM FÓRUM, COM  ATENDIMENTO EM TRÊS TURNOS DE OITO HORAS DIÁRIAS, DE   DOZE MESES POR ANO;  COM CONTRATO DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE TRABALHO  PARA TODOS OS MULTI-DISCIPLINARES QUE ALI SERVIREM, ACREDITO ESTAR FECHADO O CICLO PARA DAR COMO VERDADE O TEMA "SEGURANÇA PÚBLICA IGUAL A  PAZ SOCIAL".