quinta-feira, 17 de setembro de 2015

DEVANEIOS - DE CHICO ANÍSIO E TAICA

Tenho Cara De Antigamente, Quando CaSulamento Era Crisálida
O CASULAMENTO DA BORBOLETA DURA UM ANO

Bela Ave, Sem Nome E Sem Pátria

Taís, minha intenção  era mandar pra você letra e música de "o urubu está com raiva do boi", mas se você me responder quantas coisas sobre esse assunto lhe enviei, lhe mandarei mais algumas graças do Chico.

Letras de músicas - Letras.mus.br
menu buscar
Entrar

play
aleatório opções playlist
página inicial mpb baiano e os novos caetanos urubu tá com raiva do boi

Urubu tá com raiva do boi
Baiano e Os Novos Caetanos
  
exibições
25.457
"Legal... me amarro nesse som, tá sabendo?
O medo, a angústia, o sufoco, a neurose, a poluição
Os juros, o fim... nada de novo.
A gente de novo só tem os sete pecados industriais.
Diga Paulinho, diga...
Eu vou contigo Paulinho, diga"

Urubu tá com raiva do boi
E eu já sei que ele tem razão
É que o urubu tá querendo comer
Mais o boi não quer morrer
Não tem alimentação

Urubu tá com raiva do boi
E eu já sei que ele tem razão
É que o urubu tá querendo comer
Mais o boi não quer morrer
Não tem alimentação

O mosquito é engolido pelo sapo
O sapo a cobra lhe devora

Mas o urubu não pode devorar o boi:
Todo dia chora, todo dia chora.
Mas o urubu não pode devorar o boi:
Todo dia chora, todo dia chora.

"O norte, a morte, a falta de sorte...
Eu tô vivo, tá sabendo?
Vivo sem norte, vivo sem sorte, eu vivo...
Eu vivo, Paulinho.
Aí a gente encontra um cabra na rua e pergunta: 'Tudo bem?'
E ele diz pá gente: 'Tudo bem!'
Não é um barato, Paulinho?
É um barato..."

Urubu tá com raiva do boi
E eu já sei que ele tem razão
É que o urubu tá querendo comer
Mais o boi não quer morrer
Não tem alimentação

Urubu tá com raiva do boi
E eu já sei que ele tem razão
É que o urubu tá querendo comer
Mais o boi não quer morrer
Não tem alimentação

Gavião quer engolir a socó
Socó pega o peixe e dá o fora

Mas o urubu não pode devorar o boi
Todo dia chora, todo dia chora
Mas o urubu não pode devorar o boi
Todo dia chora, todo dia chora

"Nada a dizer... nada... ou quase nada...
O que tem é a fazer: tudo... ou quase tudo...
O homem, a obra divina...
Na rua, a obra do homem...
Cheiro de gás, o asfalto fervendo, o suor batendo
O suor batendo (4 x) "


DEVANEIOS - DE CHICO ANÍSIO PARA GIL

Tenho Cara De Antigamente, Quando O Sair Da Crisálida Era O Nascer Pra Vida
A CRISÁLIDA DA BORBOLETA DURA UM ANO

Maravilhas Da Natureza

Minha intenção é mandar-lhe letre e música de "o urubu está com raiva do boi" e receber de volta a informação de quantas coisas chegou ai sore isso e mais seu email;  se me atender mandarei mais algumas coisas do Chico. 

Letras de músicas - Letras.mus.br
menu buscar
Entrar

play
aleatório opções playlist
página inicial mpb baiano e os novos caetanos urubu tá com raiva do boi

Urubu tá com raiva do boi
Baiano e Os Novos Caetanos
  
exibições
25.457
"Legal... me amarro nesse som, tá sabendo?
O medo, a angústia, o sufoco, a neurose, a poluição
Os juros, o fim... nada de novo.
A gente de novo só tem os sete pecados industriais.
Diga Paulinho, diga...
Eu vou contigo Paulinho, diga"

Urubu tá com raiva do boi
E eu já sei que ele tem razão
É que o urubu tá querendo comer
Mais o boi não quer morrer
Não tem alimentação

Urubu tá com raiva do boi
E eu já sei que ele tem razão
É que o urubu tá querendo comer
Mais o boi não quer morrer
Não tem alimentação

O mosquito é engolido pelo sapo
O sapo a cobra lhe devora

Mas o urubu não pode devorar o boi:
Todo dia chora, todo dia chora.
Mas o urubu não pode devorar o boi:
Todo dia chora, todo dia chora.

"O norte, a morte, a falta de sorte...
Eu tô vivo, tá sabendo?
Vivo sem norte, vivo sem sorte, eu vivo...
Eu vivo, Paulinho.
Aí a gente encontra um cabra na rua e pergunta: 'Tudo bem?'
E ele diz pá gente: 'Tudo bem!'
Não é um barato, Paulinho?
É um barato..."

Urubu tá com raiva do boi
E eu já sei que ele tem razão
É que o urubu tá querendo comer
Mais o boi não quer morrer
Não tem alimentação

Urubu tá com raiva do boi
E eu já sei que ele tem razão
É que o urubu tá querendo comer
Mais o boi não quer morrer
Não tem alimentação

Gavião quer engolir a socó
Socó pega o peixe e dá o fora

Mas o urubu não pode devorar o boi
Todo dia chora, todo dia chora
Mas o urubu não pode devorar o boi
Todo dia chora, todo dia chora

"Nada a dizer... nada... ou quase nada...
O que tem é a fazer: tudo... ou quase tudo...
O homem, a obra divina...
Na rua, a obra do homem...
Cheiro de gás, o asfalto fervendo, o suor batendo
O suor batendo (4 x) "



DEVANEIOS - DE CHICO ANÍSIO PARA GT

Tenho Cara De Antigamente, Quando Era Gostoso Botar Dinheiro No Porquinho
POUPAR SEMPRE É BOM

O Horror Da Tempestade

Minha intenção é mandar pra você a letra e o som de "o urubu está com raiva do boi", e se você me responder mandando-me seu email, mandarei outras graças do Chico.  Me informe quantas coisas recebeu de "o urubu".

 Letras de músicas - Letras.mus.br
menu buscar
Entrar

play
aleatório opções playlist
página inicial mpb baiano e os novos caetanos urubu tá com raiva do boi

Urubu tá com raiva do boi
Baiano e Os Novos Caetanos
  
exibições
25.457
"Legal... me amarro nesse som, tá sabendo?
O medo, a angústia, o sufoco, a neurose, a poluição
Os juros, o fim... nada de novo.
A gente de novo só tem os sete pecados industriais.
Diga Paulinho, diga...
Eu vou contigo Paulinho, diga"

Urubu tá com raiva do boi
E eu já sei que ele tem razão
É que o urubu tá querendo comer
Mais o boi não quer morrer
Não tem alimentação

Urubu tá com raiva do boi
E eu já sei que ele tem razão
É que o urubu tá querendo comer
Mais o boi não quer morrer
Não tem alimentação

O mosquito é engolido pelo sapo
O sapo a cobra lhe devora

Mas o urubu não pode devorar o boi:
Todo dia chora, todo dia chora.
Mas o urubu não pode devorar o boi:
Todo dia chora, todo dia chora.

"O norte, a morte, a falta de sorte...
Eu tô vivo, tá sabendo?
Vivo sem norte, vivo sem sorte, eu vivo...
Eu vivo, Paulinho.
Aí a gente encontra um cabra na rua e pergunta: 'Tudo bem?'
E ele diz pá gente: 'Tudo bem!'
Não é um barato, Paulinho?
É um barato..."

Urubu tá com raiva do boi
E eu já sei que ele tem razão
É que o urubu tá querendo comer
Mais o boi não quer morrer
Não tem alimentação

Urubu tá com raiva do boi
E eu já sei que ele tem razão
É que o urubu tá querendo comer
Mais o boi não quer morrer
Não tem alimentação

Gavião quer engolir a socó
Socó pega o peixe e dá o fora

Mas o urubu não pode devorar o boi
Todo dia chora, todo dia chora
Mas o urubu não pode devorar o boi
Todo dia chora, todo dia chora

"Nada a dizer... nada... ou quase nada...
O que tem é a fazer: tudo... ou quase tudo...
O homem, a obra divina...
Na rua, a obra do homem...
Cheiro de gás, o asfalto fervendo, o suor batendo
O suor batendo (4 x) "

DEVANEIOS - DE BRASIL EM 2015 (2)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Se Dizia:  Quem Gosta De Moleza, Senta No Pudim
QUEM PASSA NA URUPEMA, PASSOU NA PENEIRA, É BOM

Natureza Organizada

Replico aqui um ensaio feito em 07 de Setembro de 1014, depois leiam o (3), e fim.  Já eram 31 partidos, mas antes de ontem o TSE, por um resultado de 6 X 1, autorizou a vida de mais um, o PN, partido novo, liberal e vira e mexe;  o exagero, ou ostentação, chega agora ao absurdo de 32 partidinhos;  em pleno engasgue de corte de despesas (?), acredite nisso. Um partido para cada 16 deputados.  Só, aqui.  Durma-se com essa zoada.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

DEVANEIOS - DE BRASIL EM 2015 (2)

Hoje, 071014, trataremos de Reformas de coisas já existentes, como Política Eletiva incluindo a moderação do número de Partidos, que deverão ser os marcos responsáveis pelas escolhas dos fatos e rumos, das formas e dos caminhos por e como andarão nossas demandas e necessidades.

A leveza do Estado será responsável pela sua destreza, habilidade e presteza dos atos políticos que o movimentarão.  Então comecemos pela deletação dos caros trinta e hum Partidos marotos, aqui havidos.  Para abrigar "camaradas" que perderam o "emprego", para comprar e vender votos para demandas completamente desmoralizadas por essa usança, para comprar e alimentar vergonhosamente indivíduos incapazes para a função nobre e necessária dessa representação, figurados, para rápida compreensão, num Tiririca, semi-alfabetizado mas que exerce uma imantação produnda sobre o eleitorado que temos, igualmente ignorante, mas OBRIGADO a exercer o direito(?) de voto!?.  Antes disso, será sumamente importante DESOBRIGAR o voto.  

Estabelecer legalmente a quantidade de três Partidos com a alma de Centro, Direito e Esquerda (ponha-lhe nomes, se quiserem), e cada um tenha oscilações para cada lado, concluindo-se nove espaços para debates de lideres e idéias, nada mais nem menos, que isso.  (nove tendências)

Quebrada a esponjice anterior e aos poucos os novos  modos se consolidando, o eleitorado se restringirá para apenas os interessados, e aqui falando por enquanto da esfera Federal, onde obrigatòriamente serão homisiados todos os políticos militantes, com suas famílias; o TSE providenciará sempre no dia seguinte a publicação no DOU de tudo acontecido naqueles Plenários, com os títulos dos temas, com os nomes dos presentes e ausentes e suas posturas nas votações.  Claro que isso passará para as mídias regionais localizadas e os eleitores expontâneos e interessados acompanharão a vida do seu elegido.  Vejam as economias de gastos do Governo, só por ai.  O TSE só projetará propaganda midiática para iniciantes, fará referência comparativa e explicativa dos ativos, e só.  

À essa altura e expediente político será de atividade o ano inteiro, com férias resolvidas, inclusive para o aparato burocrático, no mês de dezembro da cada ano, sob a responsabilidade da CEF e com seus guardiões anti-arranjos.  

O salto posterior e o mais importante, que fará do Brasil um País sui generis é  a eliminação definitiva de políticos "Coronéis" e  "Capitanias Hereditárias", aqueles cujos nomes familiares são  conhecidos em todos os Estados da Federação.  Esse processo de mudança durará vinte anos, como o de encapsulamento das lagartas/borboletas.  Será criado um Curso de nível superior sobre Ciências Políticas, totalmente adaptado para os Cargos Eletivos e de indicação como Ministérios, cujo o diploma de bacharel é o único passaporte para essa profissão.  Queremos essa Classe tão competente como são nossos Embaixadores, tendo após a colação de grau, um Exame de Proficiência semelhante ao  adotado pelo Curso de Direito.  O conteúdo disciplinar do Curso, coisa inédita, será seriamente discutido, e o tempo de duração, após, será definido.  Ai, o segredo revelado.  Após a primeira fornada desse escol e a próxima eleição, 1/4 dos espaços concorridos serão preenchidos por esses jovens, e o mesmo tanto à cada quadriênio, até a consolidação real do Plano de Redenção qualificante de nosso Sistema Político.  Esse elenco preencherá os cargos de Presidente, Ministro, Senador, Deputado Federal, Governador, Secretário, Deputado Estadual, Prefeito, Secretário Municipal e Vereadores.  Tudo escolizado.  A vitaliciedade do ofício depende da produtividade do Oficial.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

DEVANEIOS - DE BRASIL EM 2015 (1)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Estar Possuído Era Estar Com Encosto
ESTAS DUAS COISAS ERAM O MESMO QUE ESTAR ENDIABRADO

Replico Aqui O Ensaio Feito Em 06 De Setembro De 2014 (1)
Amanhã E Depois Leiam O (2) E O (3)
Plantações No Mais Legítimo Azul

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

DEVANEIOS - DE BRASIL EM 2015 (1)

Hoje 061014, findo o primeiro turno de eleição, com a visibilidade de pelo menos dois vícios antigos:  Romário, senador, e Bolsonaro, pai, volta com dois filhos de acréscimo na deputação.

O primeiro caso é uma replicação no eleitorado de baixa qualidade que temos, de votar-se em candidatos futebolistas ou atletas decadentes, figuras insólitas como Tiririca e um jacaré de um jardim qualquer. de mulheres-frutas, de atores ou cantores no olvido, de tudo que não tenha a menor relação com política.  Isso é o resultado do defeito de marca maior, que corrompe coisas que deveriam ter o maior respeito que se possa desejar, por sua importância máxima.  

O segundo caso, que chamo de Capitanias Hereditárias, parte sempre de um político velho ou de plena capacidade avaliadora, o que o enquadra na qualidade de espertalhão descarado, ultrapassando o limite do que é moral, mas sem brecha para que seja penalizado.  Mesmo assim esse bandidão e os bandidinhos seus protegidos, gozam do maior prestígio nesse eleitorado fajuto e desqualificado, por serem espertos.  Emprego desejado, extremamente lucrativo principalmente para quem não tenha  escrúpulos, quase vitalício, mas com certeza de longo prazo de vida.  Quem já não viu em todos os Estados da Federação, nomes familiares conhecidíssimos, numa nojentação de causar arrepios!  

Esses dois exemplos de abusos, ligados à obrigatoriedade do voto, que sejam expropriados no Brasil-2015, entre muitas outras coisas

SEGURANÇA PÚBLICA

Que tenha o novo Presidente da República a sensibilidade de criar no primeiro momento um Ministério de Segurança Pública, depois de eliminar 3/4 dos quase quarenta existentes, para conter sob sua batuta as vinte e sete Secretarias dessa pasta em cada Estado, mais uma no DF., tamanha é a importância dessa "res".  Todo mundo está acostumado a ouvir falar em Ministério da Saúde, da Educação,que são sempre insolventes, nunca tendo suas necessidades meritoriamente atendidas, sem nunca ouvir falar em Segurança Pública, essa entidade ausente entre nós.  Esse mal que nos sufoca, se não for extirpado, como pensar em outras áreas tão necessárias, quando?

COMPLEXO DE CASA DE APENADO

Vamos falar do Sistema Carcerário obsoleto, assassino, inumano e inoperante,  com a criação dos CCA, nas vinte e sete Capitais da Federação, mais  um em cada  vinte e sete das  segundas maiores cidades de  cada Estado, e um no Distrito Federal.  Serão construções verticais com celas indevassáveis e individuais, de 2,5 Mts por 3, isolando completamente esse elemento desconstrutor da sociedade durante a duração completa da pena designada.  Maioridade aos quinze anos.  Próprio para atender mulheres, homens e menores de idade, sem a menor possibilidade de algum saber quem seja seu vizinho em todos os contornos.  Consegue-se respeito e dignidade aos apenados, sem riscos físicos ou morais.  O silêncio é a marca desse sistema.  Atenderá a infratores e criminosos, por isso de grande promessa de recuperação de iniciantes nas drogas, já que ela indiciará após exame no IML,  quem estiver sob a ação da mesma.  Esse infrator será  apreendido administrativamente sob castigo de perda de liberdade em escala geométrica ascendente, à cada apreensão, até a nona, quando passará a ser qualificado como criminoso, segundo o Código Penal, com uma pena nunca inferior ao tempo da anterior.  O contrabandista de drogas com perfil de atacadista será apenado com sessenta anos sem liberdade, e o varejista com trinta anos.

Ao ser apenado se ganha automaticamente e legalmente uma qualificação de cidadão especial, isto é, de dependência total do Estado quanto aos seus direitos, até a curtição total da apenação. Ao parceiro  de matrimônio livre, se ele quiser, será liberado o divórcio, sem consultas, rápido como um "start", através do Serviço Social.  O único caminho para redução da pena, a doação de órgãos, sendo de 1/4 do tempo apenado para transplantes de alta complexidade, e outros tempos menores a serem discutidos na área médica.  Excelente, para uma satisfação à sociedade, pelas múltiplas injúrias por ela sofridas, desse tipo de cidadão.  

No CCA conterá abrigo de Pronto Socorro Médico, Farmácia, Nosocômio, Manicômio, Centro Cirúrgico para qualquer atendimento, e internamento médico para universitários, e ainda Instituto Médico Legal;  ainda, Ambulância, Heliporto, e mais, avião-hospital de plantão em aeroportos.  Serviço Social e Tribunal de Justiça, tudo isso funcionando em turnos de oito horas, por dia de 24 horas em todos os dias do calendário.  Ai funcionará também um Pronto Socorro de Justiça nestes mesmos horários.

Ficamos por aqui com esse tema de Segurança Pública e Sistema Prisional, para consecução da Paz Social.

Neste ensaio tratamos somente de criações, como:  Ministério de Segurança Pública e Sistema Prisional.






terça-feira, 15 de setembro de 2015

DEVANEIOS - DE SEGURANÇA PÚBLICA IGUAL A PAZ SOCIAL

Tenho Cara De Antigamente, Quando PRA-8 Era Rádio Clube De Pernambuco
E RÁDIO E CÚBITO ERAM OSSOS DOS BRAÇOS

Explicando o acima em letras maiúsculas:  Em prova, aluno filando, pergunta qual os ossos do braço! colega responde alertando para que não escreva do mesmo jeito;  rádio e cúbito.  colega agradece e sapeca na folha: PRA-8

Replicação do tema "Segurança Pública Igual A Paz Social", escrito em 150913

Azul Real Na Natureza

domingo, 15 de setembro de 2013

DEVANEIOS - DE CELSO MELO

    Celso Melo é o último recurso da Justiça para nos livrar da decepção do comportamento petista que rege nosso governo de modo melequento.  Quando Juizes do Supremo Tribunal Federal são INDICADOS por meios fajutos para servir aos políticos montados no Poder, ao invés de servirem à política no seu amplo e puro sentido, esse simulacro de justiça é o resultado.  

    PRÓXIMO DIA DEZOITO OUVIREMOS O VEREDITO BOM OU RUIM  DA BOCA DESSE REMANESCENTE RUIM OU BOM.  PARECE MESMO QUE NÃO HÁ UM BALISAMENTO PELO SABER JURÍDICO PARA O RESULTADO DESSAS PENDÊNCIAS.  É QUE NAQUELA CASA AS COISAS SÃO RESOLVIDAS MESMO COMO NO JOGO DE PAUSINHOS CHAMADO "PORRINHA".  O AJUNTAMENTO DESSES JUÍZES, DEFEITUOSAMENTE ARREBANHADOS PRA ESSA CASA SE CONSTITUI  NO MAIOR PECADO PRESUMÍVEL.  ELES DEVERIAM, APÓS PROVA RIGOROSA  DE SEUS VALORES JURÍDICOS, SEREM ADMITIDOS NO SERVIÇO PÚBLICO POR MEIO DE CONCURSO, RESGUARDANDO A SUA INDEPENDÊNCIA DE JULGAR.  

    ISSO SERIA O COMPLEMENTO DE UMA NOVA CASTA DE POLÍTICOS ELETIVOS FORMADOS PROPOSITADAMENTE PARA ESSE FIM  POR ESCOLA DE NÍVEL SUPERIOR, DE POLÍTICA.  A JUVENTUDE PROCURANDO EXPONTANEAMENTE  ESSE MODO DE VIDA PROFISSIONALIZADO.  COMO CONSEQUÊNCIA, O FIM DO CORONELISMO E DAS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS, OS SOBRENOMES FAMILIARES QUE SE REPENTEM "AD PERPETUAM", COMO UMA COISA LEGÍTIMA E COMO UMA PRAGA DO EGITO.

    PARA CONSOLIDAR UM QUASE EDEN NO BRASIL FALTA SÓ A SEPARAÇÃO DOS BONS, DOS MAUS.  OS (CCA), COMPLEXO DE CASA DE APENAÇÃO PARA RECOLHIMENTO DE INFRATORES E CRIMINOSOS, MENORES E MAIORES DE IDADE, HOMENS E MULHERES, EM EDIFÍCIOS VERTICAIS COM CELAS DE 2,5MTs DE FUNDO, LARGO E ALTO, TOTALMENTE INDEVASSÁVEIS, PARA CUMPRIMENTO DE PENAS SEM PRIVILÉGIOS, SENDO OS APENADOS OBJETOS DO ESTADO DURANTE O TEMPO DA APENAÇÃO.  PARA O SUCESSO DISSO E DA PAZ SOCIAL NO PAIS, QUE ESTEJAM EM VIGOR A MAIORIDADE PENAL AOS QUINZE ANOS DE IDADE PARA AMBOS OS SEXOS.  QUE OS MERCADORES DA MORTE CONFIGURADOS COMO ATACADISTAS DE DROGAS  SEJAM AJUIZADOS COM PRISÃO DE 60 ANOS, IRREVOGAVELMENTE, COMO TODAS AS OUTRA PENAS.  OS CONFIGURADOS COMO VAREJISTAS,  PELO CRIME HEDIONDO QUE INTERROMPE VIDAS RECEBAM A PENA MÁXIMA DE TRINTA ANOS DE PERDA DA LIBERDADE.  QUE O CONSUMO DE DROGAS SEJA REGIMENTADO COMO INFRAÇÃO, APLICANDO-SE-LHE A APENAÇÃO PEDAGÓGICA DE PERDA DE LIBERDADE DE 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128 DIAS E NA NONA, 256 DIAS. E AUTOMATICAMENTE  SEJA PROMOVIDO À CRIMINOSO E JULGADO PELO QUE REZA O CÓDIGO PENAL, A PARTIR SEMPRE DO DOBRO DO TEMPO DA ÚLTIMA APENAÇÃO.  ESTES COMPLEXOS, TENDO NO TÉRREO UM FÓRUM, COM  ATENDIMENTO EM TRÊS TURNOS DE OITO HORAS DIÁRIAS, DE   DOZE MESES POR ANO COM UM MÊS DE FÉRIAS;  COM CONTRATO DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE TRABALHO  PARA TODOS OS MULTI-DISCIPLINARES QUE ALI SERVIREM, ACREDITO ESTAR FECHADO O CICLO PARA DAR COMO VERDADE O TEMA "SEGURANÇA PÚBLICA IGUAL A  PAZ SOCIAL".








DEVANEIOS - DE "FUNERAL DA SOLUÇÃO DOIS ESTADOS"

Tenho Cara De Antigamente, Quando Se Vingasse O "Olho Por Olho" Estariamos Num Mundo De Cegos
A ORDEM DO TRATOR NÃO ALTERA O PÃO DURO

Explicando o que está em relevo acima, pelo tamanho das letras:  Vinha uma enorme máquina com tração  em rodas sobre lagartas, vergastando todo pau duro sob o seu trajeto

Plantação Em Azul, Para Produzir Água De Colônia

Reproduzo texto do "Correio Do Brasil" de 130915 com transcrição de 130913 do "Na ONU O Funeral Da Solução Dos 2 Estados", dilema cruel envolvendo os interesses máximos do povo Palestino, e torpedeado pelo estado terrorista de israel com o respaldo do xerife do mundo, Os EUA, apoiado pelo RU.  Anexo, comentário nosso há dois anos atrás.

Na ONU, o funeral da “Solução Dois Estados”



Paz não é questão de mudança demográfica, nem de redesenhar mapas da Palestina: é a eliminação das ideologias racistas e das políticas de apartheid. Por Ilan Pappé, Countercurrents Artigo |14 Setembro, 2011 – 00:17Ilan Pappé: A Palestina sempre foi a terra entre o rio e o mar. Continua a ser. Foto The Electronic Intifada
Todos seremos convidados para o funeral da “Solução Dois Estados”, se e quando a Assembleia Geral da ONU anunciar que aceita a Palestina como estado-membro.
O apoio da vasta maioria dos membros da ONU porá fim a um ciclo que começou em 1967 e que valeu à mal orientada “Solução Dois Estados” o apoio de todos os actores, poderosos e nem tanto, nos palcos internacionais e regionais.
Mesmo dentro de Israel, o apoio envolveu várias vezes a direita, como também envolveu a esquerda e o centro da política sionista. E apesar do apoio passado e futuro, todos, dentro e fora da Palestina, parecem já saber e conceder que a ocupação continuará e que, até no melhor dos cenários, haverá uma grande Israel racista, ao lado de um bantustão fragmentado, esfacelado e inaproveitável.
A encenação chegará ao fim em Setembro ou Outubro – quando a Autoridade Palestina planeia oficializar o pedido para incluir a Palestina como membro pleno da ONU – ou de um ou de outro dos seguintes modos.
Pode ser fim doloroso e violento, se Israel continuar a beneficiar-se de imunidade internacional e decidir empregar força bruta para desenhar o mapa israelita da Palestina pós-Oslo. Ou a encenação acabará de modo mais pacífico e revolucionário, com a gradual substituição de velhas mentiras por novas verdades sólidas sobre paz e reconciliação para os palestinos. Ou, talvez, o primeiro cenário é pré-condição desgraçada para o segundo. O tempo dirá.
Um dicionário substituto para o sionismo
Em tempos antigos, enterravam-se os mortos com seus objectos e pertences. O próximo funeral provavelmente seguirá ritual semelhante. O item mais importante que deve ser despachado para os sete palmos abaixo é o dicionário da ilusão e da falsidade e entradas famosas como “processo de paz”, “única democracia no Oriente Médio”, “Israel amante da paz”, “paridade e reciprocidade” e “solução humana para o problema dos refugiados”.
O dicionário substituto está em preparação há muitos anos, e define “sionismo” como “colonialismo”; “Israel”, como “estado de apartheid”; e a Nakba, como acção de limpeza étnica. Será mais fácil pô-lo em uso depois de Setembro.
Os mapas da solução morta jazerão ao lado do cadáver. A cartografia que fez encolher a Palestina a 1/10 de seu corpo histórico, e que foi apresentada como se fosse algum mapa da paz, que se vá para sempre.
Não é preciso fazer mapa alternativo. Desde 1967, a geografia do conflito jamais mudou realmente, ao mesmo tempo em que nunca parou de transformar-se no discurso dos liberais, jornalistas e académicos sionistas, que ainda contam, hoje, com amplo apoio internacional.
A Palestina sempre foi a terra entre o rio e o mar. Continua a ser. O seu destino mutante não se caracteriza pela geografia, mas pela demografia. O movimento dos colonos judeus que chegou à Palestina no final do século 19 responde hoje por metade da população e controla a outra metade, mediante uma matriz de ideologias racistas e políticas de apartheid.
Paz não é questão de mudança demográfica, nem de redesenhar mapas: é a eliminação de todas essas ideologias e políticas. Quem sabe – talvez seja mais fácil fazê-la agora, do que jamais antes.
Expor o movimento de protesto em Israel
O funeral mostrará a falácia que é o actual movimento de protesto de massa em Israel, ao mesmo tempo em que destacará seu potencial positivo. Por sete semanas, principalmente judeus israelitas de classe média protestaram em grandes movimentos de rua contra as políticas sociais e económicas do seu governo.
Para atrair e fidelizar grande número de manifestantes, os líderes e coordenadores do movimento não se atreveram a falar sobre “ocupação”, “colonização” ou “apartheid”. As forças do mal, dizem eles, seriam as brutais políticas capitalistas do governo.
Num certo sentido, têm alguma razão. Aquelas políticas impedem que a raça superior de Israel usufrua plena e uniformemente os frutos da colonização da Palestina. Mas divisão mais justa do espólio não garantirá vida normal, nem para judeus nem para palestinianos: para que haja vida normal, é preciso pôr fim ao saque e à pilhagem.
Ao mesmo tempo, mostraram desconfiar do que políticos e jornalistas lhes dizem sobre a realidade socioeconómica. Talvez abram caminho para entender melhor as mentiras que lhes impingiram sobre “o conflito” e sua “segurança nacional” ao longo de tantos anos.
O funeral deve dar-nos energia,a todos, para repetir a mesma distribuição do trabalho, de antes. Os palestinianos precisam urgentemente resolver a questão da representação. Judeus progressistas em todo o mundo têm de ser mais empenhadamente chamados a boicotar, desinvestir e aplicar sanções (Campanha Boycott, Divestment and Sanctions, BDS) e para outras campanhas de solidariedade aos palestinos.
A recente interrupção da apresentação da Filarmónica de Israel, que se apresentava no prestigioso evento “BBC Proms” em Londres, chocou os gentis israelitas, mais que qualquer dos eventos de genocídio da sua própria história.
Mas, acima de tudo, como relataram veteranos jornalistas israelitas que acompanhavam o evento, o mais horripilante foi ver tantos judeus entre os manifestantes. São os mesmos jornalistas que nada fizeram além de achincalhar, no passado, a Campanha de Solidariedade à Palestina e os activistas da Campanha BDS, apresentados como activistas de grupos terroristas e extremistas da pior espécie. Todos acreditavam nos próprios relatos. Reconheça-se, a favor dela, que a mini-Intifada no Royal Albert Hall em Londres, pelo menos, conseguiu abalar as certezas daqueles jornalistas.
Por um estado em movimento de acção política
Na Palestina, é chegada a hora de por em movimento o discurso de Um Estado, pô-lo em acção política e, talvez, adoptar o novo dicionário. A miséria está por todos os cantos e, portanto, será preciso devolver e reconciliar por todos os cantos.
Se a relação entre judeus e palestinianos tem de ser reformulada em base justa e democrática, não se pode aceitar o mapa da Solução Dois Estados nem a sua lógica de partilha. Também significa que a sacra distinção entre colónias exclusivas para judeus próximas de Haifa e outras, próximas de Nablus, é sacra distinção a ser enterrada.
Deve-se demarcar distinção, isso sim, entre judeus que queiram discutir a reconstrução de relações, mudança de regime e estatuto igual para todos, e judeus que nada queiram discutir – e pouco importa onde morem hoje. Há surpreendentes fenómenos a esse respeito, se se estuda a fundo o tecido humano e político da Palestina histórica em 2011, governada como é pelo regime israelita: a disposição para dialogar é às vezes mais evidente além da linha de 1967, que aquém dela.
O diálogo interno para uma mudança de regime, a questão da representação e o movimento BDS são todas parte do mesmo esforço para trazer justiça e paz à Palestina. O que enterraremos – assim se espera – em Setembro é um dos principais obstáculos que sempre impediram que essa visão se realizasse.
12/9/2011
Ilan Pappé é autor de vários livros, professor de História e diretor do Centro Europeu de Estudos da Palestina, na Universidade de Exeter, UK.
Traduzido pelo Colectivo da Vila Vudu, publicado pela redecastorphoto
Artigos relacionados: Entregue pedido de adesão do Estado da Palestina à ONU Mais de 120 militantes pró-palestinos detidos em Israel

Comentários

  1. A ser verdade que FMI e ONU invalidarão, daqui a seis dias, o grande anseio do grande povo Palestino de ver seu Estado nascer, estar-se -á cometendo o maior assassinato moral contra essa gente. Da ONU já se esperava toda a dificuldade sacramentada pelo VETO caviloso do grande vilão, no escore de um contra todos numa vilania macha, debochada e sem-vergonha de um portento cadente que não se apercebe da contrição política que o levará a óbito, dos cidadãos judeu-americanos, estes que nunca irão residir no estado de Israel, mas aspiram com os israelenses de Israel e do todos os países do mundo onde hajam, uma nação universal, com usos e costumes padronizados, uma hegemonia cruel para quem lhes cruzar a sombra. Podem crer. O FMI ultimamente referido como selador coadjuvante do infortúnio da morte prematura do Estado Palestino é criação do Império que se fana e por sua coordenação está dando seu ajutório nefasto.
    Se essa decepção palestina se concretizar, pode levar em sua esteira, fogo que mata.