domingo, 15 de novembro de 2015

DEVANEIOS - DE TRITEISMO NO OM-JUDAISMO

Tenho Cara De Antigamente, Quando Matuto Era Referência À Homem Do Mato 
DE QUALQUER ESPAÇO NÃO URBANO

Acordo De Oslo-Peres-Arafat-Clynton

O judaísmo remete à religião dos hebreus-israelenses, cuja base era um Deus sem nome e sem imagem, à quem chamavam de Javé ou Jeová(equivalente ao genérico de deus).  O triteismo tem em comum essa unidade deífica, onde os genéricos eram Alá, Javé e Cristo (apôsto).  Essa religião tinha um forte apelo nacionalista, mais tarde vindo a ser um estado teocrata.  Não exigia confissão por conversão, bastando a herança natal com um dos pais, apenasmente.  E ela elasteceu-se apesar de não haver um amor intenso à terra de nascimento.

Receberam além de apelido de judeu, o complemento 'errante".  Depois de 430 anos no Egito começou a diáspora que até hoje não cessou.  Nos tempos modernos, em todos os países do mundo onde estagiaram os judeus eles têm por sentimento cultural exagerar primeiramente a nacionalidade israelense e em seguida, não na generalidade, a nacionalidade por nascença, conforme o interesse familiar para que isso aconteça, levando em conta a tendência compulsiva desse povo, por negócios.  Até antes da segunda grande guerra ajuntavam valores em pequenos portes, para uma fuga prevista.

Junto à sua devoção por Javé, cultuaram uma exclusividade exagerada pelos seus costumes, vivendo sempre arrediamente, isto é, tirando o seu sustento do meio em convívio com retorno quase nenhum salvo os exigidos pelo governo do Estado onde residiam, levando em conta as suas habilidades de  lesa-pátria.  O sentimento pátrio desse povo é nulo e inconfiável, confessando eu realmente não saber como se comportam no atual Estado com menos de setenta anos.  São avaros por natureza e assimilaram a maldade e descaro nazistas para adquirir terras e malvadar sobre vizinhos sem sorte.

O nazismo na ante guerra já engendrava a política do "espaço vital", se apossar integralmente de qualquer geografia em que pisasse.  Gente, exatamente o que fazem os sionistas com as terras onde habitam os Palestinos, ainda que não seja um Estado.  Bingo para judaísmo X nazismo.  Agora, a falta de campos para extermínio de pessoas na Alemanha aqui é substituído pelo livre vagar de sionistas pra cima e pra baixo, sem um "dá licença?", entrando e saindo como se na casa de mãe Joana.  O massacre massivo de Palestinos em Gaza e Cisjordânia são arremedos nazistas.





sábado, 14 de novembro de 2015

DEVANEIOS - DE TRITEISMO NO OM - ISLAMISMO

Tenho Cara De Antigamente, Quando Xisto Se Chamava Carbureto
PEDRAS USADAS LONGE DO ORBE  COMO ILUMINAÇÃO

Abbas

Vamos falar das três religiões nascidas no Oriente Médio e vivas, até hoje.  O Islamismo, com devoção ao Profeta Maomé,no ambiente arábico, tendo na figura central o Alá, e como todas com cisões entre fundamentalismo e moderação.  Antagônicas entre os xiitas e os sunitas e tendo ainda os alauitas e talvez outras mais, sem muita expressão.  Entretanto, as duas primeiras conseguem anestesiar seus adeptos quando o assunto é morte.  Ambas matam e morrem sem nenhum medo deste fato, tendo ainda o costume da inter-relação entre política e religião, coisa de alta combustão.

Há uma desunião e falta de solidariedade total entre os países que as professam.  Mais fácil que tenham afinidades políticas e comerciais com grupos fora do seu meio.  Como se estendem por um largo ambiente desde o norte africano até o Iraque e o golfo pérsico, com um vasto lago subterrâneo de petróleo, quando não têm, já tiveram a influência de ocidentais mais aparentados com a ciência de explorar esse energético valiosíssimo.  Recém-surgido uma grei teocrática chamada califado do EI que encarna o grande cão moderno, latindo sozinho e se expandindo.

Esse é contra todo o ocidente não arabizado, sem temor da morte, assassino assumido contra quem se atrever  a barrar-lhe o caminho.  Extremamente habilidoso com as ciências modernas, com a arte militar fanatizada, a expressão midiática usada à perfeição como propaganda de intimidação, sendo enfrentada por vários inimigos ao mesmo tempo, mas pra ela, felizmente, totalmente desgarrados.  Em razão disso, vitoriosa pelo fato de não poder ser abatida, até este momento.  Tem o poder de convencimento para captar seus convertidos e eu não vejo nisso nenhum valor moral.

Algumas proezas do terror enraizado no sistema político-religioso nestes recentes dias.  Derrubou um avião de turismo russo com duzentas e vinte e cinco almas desencarnadas, no sul do Egito.  Em seguida, ontem, sexta-feira treze de um novembro de 2015 sangrou a França em sete pontos distintos, alienando cento e trinta outras almas, deixando oitenta de reserva em estado grave num hospital.  É a desmoralização provocada por uma guerra civil na Síria, onde lutam contra ele, EUA, Russos, Turcos e sem nenhum entendimento entre si.  Casa típica de mãe Joana. É dono de ticos de síria e Iraque. 



DEVANEIOS - DE FLORBELA ESPANCA (9)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Era Bom Cada Um Com Cada Outro
JUDAISMO, ISLAMISMO E CRISTIANISMO NASCIDOS NO OM

Florbela

SILÊNCIO

No fadário que é meu, neste penar,
Noite alta, noite escura, noite morta,
Sou o vento que geme e quer entrar,
Sou o vento que vai bater-te à porta...

Vivo longe de ti, mas que me importa?
Se já não vivo em mim!  Ando a vaguear
Em roda a tua casa, a procurar
Beber-te a voz, apaixonada, absorta!

Estou junto de ti, e não me vês...
Quanta vez no livro que tu lês
Meu olhar se pousou e se perdeu!

Trago-te como um filho nos meus braços!
E na tua casa... Escuta!...  Uns leves passos...
Silêncio, meu amor !...  Abre!...  Sou eu!...

Florbele Espanca in "Pansador"

"Amor Implorante."







DEVANEIOS - DE FLORBELA ESPANCA (8)

Tenho Cara De Antigamente, Quando O Desejo Era O Motor  Da Vontade
DESEJO É INSTINTO, VONTADE É RAZÃO

Rapazinho Palestino Depressivo

ALMA (EU)

Até agora eu não me conhecia
Julgava que era eu e eu não era
Aquela que em meus versos descrevera
Tão clara como a fonte e como o dia.

Mas que eu não  era eu não o sabia
E mesmo que o soubesse, o não dissera...
Olhos fitos em rútila quimera
Andava atrás de mim..,  E não me via

Andava a procurar-me - pobre louca -
E achei o meu olhar no teu olhar,
E a minha boca sobre a tua boca!

E essa ânsia de viver, que nada acalma,
É a chama da tua alma a esbrazear
As apagadas cinzas da minha alma!

Florbela Escampa in "A Mensageira Das Violetas"

Pobre Florbela,, tão desnorteada, tão ausente de si mesma.



sexta-feira, 13 de novembro de 2015

DEVANEIOS - DE FLORBELA ESPANCA (7)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Bílgaros Eram Magiares
AGORA, SEM RESPEITO, PELO TRATAMENTO AOS MIGRANTES

Passarito

QUEM

Não sei quem és.  Já não te vejo bem...
E ouço-me dizer (ai, tanta vez)...
Sonho que um outro sonho me desfez?
Fantasma do que amor?  Sombra de quem?

Névoa?  Quimera?  Fumo?  Donde vem?
--Não sei se tu, amor, assim me vês!...
Nossos olhos não são nossos, talvez...
Assim, tu não és tu!  Não és ninguém!..

És tudo e não és nada...  És a desgraça...
És quem nem sequer vejo;  É um que passa...
És sorriso de Deus que não mereço...

És aquele que vive e que morreu...
És aquele que é quase um outro eu...
És aquele que nem sequer conheço...

Florbela Espanca in "A Mensageira Das Violetas"

Nessa Peça, ao contrário, ela desmerece o outro com todo o seu desdém.


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

DEVANEIOS - DE FLORBELA ESPANCA (6)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Costa E Silva Eram Sobrenomes De Litoral e Selva
HERA  JÁ FOI SÍMBOLO DE BURGUESIA COBRINDO PAREDES

Bia-Minha Bisneta

MENTIRAS

Ai quem me dera uma feliz mentira
Que fosse uma verdade para mim!
J. DANTAS

Tu julgas que eu não sei que tu me mentes
Quando o teu doce olhar pousa no meu?
Pois julgas que eu  não sei o que tu sentes?
Qual a imagem que alberga o peito meu?

Ai, se o sei, meu amor! em bem distingo
O bom sonho da feroz realidade...
Não palpita d'amor, um coração
Que anda vogando em ondas de saudade!

Embora mintas bem, não te acredito;
Perpassa nos teus olhos desleais
O gelo do teu peito de granito...

Mas finjo-me enganada, meu encanto
Que um engano feliz vale bem mais
Que um desengano que nos custa tanto!

Florbela Espanca,  in  "A Mensageira das Violetas"

Mentiras sonoplásticas nos enganam  mas nos faz feliz







DEVANEIOS - DE FLORBELA ESPANCA (5)

Tenho Cara De Antigamente, Quando O Risco Que Corre O Pau, Corre O Machado
O QUE É FEIO FICA BONITO CONFORME A LUZ

Inocência E Confiança, Tio E Sobrinha

ALMA A SANGRAR

quem fez ao sapo o leito carmesim
De rosas perfumadas à noitinha?
E quem vestiu de monja a andorinha
E perfumou as sombras do jardim?

Quem cinzelou estrelas no jasmim?
Quem deu esses cabelos de rainha
Ao girassol?  Quem fez o mar?  E a minha
Alma a sangrar?  Quem me criou a mim?

Quem fez os homens e deu vida aos lobos?
Santa Tereza em místicos arroubos?
Os monstros?  E os profetas?  E o luar?

Quem nos deu asas para andar de rastros?
Quem nos deu olhos para ver os astros
--Sem nos dar braços para os alcançar?!...

FLORBELA ESPANCA in "Charneca em Flor"

Maravilhosa Florbela Pia que não reconhece o seu valor.  Por que torcido o seu direito de se ver?