quarta-feira, 25 de abril de 2018

DEVANEIOS-DE QUEM ESCREVEU A BÍBLIA?


  • Tenho Cara De Antigamente, Quando Escrever Era Grafar
  • RAZÃO É DOM DIVINO.  NÃO TEMAS.  USE-O.
  • COMECE DO COMEÇO

edelvio coelho lindoso
Meu argumento é intuitivo. A construção do texto bíblico, notadamente do antigo testamento, é feita por hebreus, que vindos da cabeceira do rio tigre, pós dilúvio, da descendência de noé, desceram por nínive, capital assíria até ur, caldéia no sul do golfo pérsico e desaguadouro também do eufrates, onde hoje é o kwaite. Dai abraão volta, subindo pelo crescente fértil, vale da mesopotâmia entre os dois rios, passa pelo espaço mais próximo entre êles, onde hoje é o iraque e berço da futura babilônia das mil-e-uma-noites, seguindo atá aram, nos confins de anatólia, onde recebe por mulher sarai, meia irmã, pois é filha de seu pai. Desce pela atual síria, levando Ló, seu sobrinho e família atravessando a fenícia, atual líbano e adentrando o vale do jordão pela atual palestina. Ali dividem-se, êle para hebrom e Ló para sodoma. Ora, êles são semitas, descendem de Sem, filho de noé. Já encontrou nestes pagos, jafetitas e camitas, descendentes de jafé e cam, êste, amaldiçoado por Noé, por ter visto sua nudez embriagada. Portanto essa palestina já estava povoada por hebreus e outros povos ímpios, de várias origens.

É dêste caldo de cultura e com o espírito de sherazade que a história hebréia vai ser contada bìblicamente. Vejo êsse livro dito sagrado, como um hagiógrafo histórico de um povo cheio de ufanismo, soberba e exageros. estilo próprio da época. Histórias fantásticas, com o pé fora da realidade. Excluidos os destemperos, teriamos aí, talvez, a epopéia dessa raça, mais próxima da vida comum.

Começou do comêço os atrapalhos étnicos antipáticos do povo judeu; Êsse exclusivismo falso de povo escolhido, protegido, aquinhoado, diferente, especial. Esse DNA, até agora os acompanha, e prá sempre. Andarilhos, fujões, implicantes, soberbos, trapalhões, belicosos, se espalharam pelo mundo inteiro e nunca foram gratos à terra que os acolheu, resistem impermeáveis, sempre parecendo extranhos, e na verdade o são.

Têm seu ritual religioso isolado, sua diversão na hebráica, isolada, sua atividade de profissão estrita, seu deus é só deus seu.

Descrevi como vejo o povo que produziu a sua própria história, dando-lhe uma sacralidade que só eles vêem, e ali está implícito uma amálgama de política, religião, costumes, higiene e idiosincrasias, tudo isso funcionalmente, como repelente.

segunda-feira, 26 de março de 2018

DEVANEIOS- DE ULTIMATO PARA A PAZ

Tenho Cara e Antigamente, Desconfio Dos Políticos, Mas Quero Provocá-Los
USE-SE A PRIVAÇÃO DE LIBERDADE COM SERIEDADE, COM JUSTIÇA E COM RIGOR
Garoto Esperto, Querendo Esconder Sua Beleza

Para encontrar a Paz, nesse Brasil adoecido dóidamente em todas as suas enranhas com um surto ladroíno em todas as instâncias nos limites de sua geografia, já contaminando profundamente o setor judiciário e salpicando as Forças Armadas, no Exército e Aeronáutica e presente em todas as polícias civís e militares,  imaginem que até as Igrejas de todas as denominações estejam febrís e igualadas nessa compostura nefasta.  Todos os atos a tomar têm que ser legais, e será que o legislativo dará o seu apoio, ou faciliitará a imposição de um governo militar?

Vamos atacar virilmente sobre a perda de liberdade, segundo bem maior que o humano tem.  O coletivo brasileiro se sobrepuge aos interesses mesquinhos de juizes mambembes que espicham a ação da Justiça, desavergonhadamente, trocando seu dever pela sua vaidade, porque não há leis que lhes impeça essa libertinagem.  Que eles jamais sejam indicados por qualquer autoridade fajuta, de outro poder, e que lhe fiquem devendo a graça da padriagem.  Que trabalhem junto com a base de servidores todos os dias de 8 horas e sábaos de 4, de janeiro a dezembro, com brio.

Se profissionalizem e querendo, denotem seu querer pelo ato de concorrer e recebam as chamadas de acordo com o brilho de seu aproveitamento curricular.  Qualquer escorrego fora dos limites das leis, que cumpram integralmente o tempo de castigo ajuizado, democraticamente como numa das duas categorias de, infrator ou criminoso, ao lado de qualquer igual, homem ou mulher, maior de idade ou menor, analfa ou graduado soberbo.  Os 55 CCA, com celas de 2,5mts X 3, onde nunca se verá o vizinho sobre o teto ou abaixo de, nem nas 4 laterais que os envolvem.

Complexo de Casa de Apenados, espigões verticais, quando a única via de reduzir o tempo da apenação, será por doação de órgãos.  O máximo será de 1/4 da pena, deendedo do desempenho mais demorado para a ação.  Os malvados alvarão as vidas dos justos clientes do SUS.  Serão 55 transplantes diariamente, com interação total em todo o País.  A cada 10 dias, esse ato será para pagantes nacionais ou não, e ai dos espertos que queiram burlar o direito das chmadas.  O provedor dos apenados será o Estado.  Rompimento absoluto de lelações parentais durante a apenação.



sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

DEVANEIOS-DE A NOIVA DO TEMPO / DE ONTEM E DE HOJE (190215) (080415

ATENÇÃO: AO FIM DE CADA PARÁGRAFO (SÃO 2), DE "A NOIVA DO TEMPO", CLIQUEM TANTAS VEZES, ATÉ QUE O TEXTO EM PRETO FIQUE AZUL.

quarta-feira, 8 de abril de 2015


DEVANEIOS - DE "A NOIVA DO TEMPO" (080415)

A PEDRA DA APERTADA  HORA - URUBURETAMA-CE-DE ALTAIR ANDRADE CRUZ

Sabe por que a gente manga das moças enfeitadas demais? É porque lá na serra de Uruburetama entre vales,  num lugar chamado Apertado da Hora tinha uma casinha bem pichototinha de taipa onde morava Raimunda. Os de casa chamavam ela de Mundinha. Os cabelos de Mundinha eram bem compridos e louros como os "caroço" do milho. Seu semblante era doce e suave igual como o aluá pras festa e feito os bolinho pé-de-moleque com cravo e canela. Ela  tinha na cara muita espinha carnal também apelidada de  carnegão. Isso tirava toda a lindeza da cara dela e nem deixava ser bonito o verde dos seus olhos, fundos como as águas do rio Mundaú. Quando o dia raiava, todas as madrugadinhas, o seu pai, a sua mãe e os seus doze irmãos grandes e pequenos saiam para os roçados e Mundinha ficava sozinha em casa cozinhando o feijão na panela de barro, para comerem de noite. Quando o feijão cheirava dizendo que tava pronto, ela puxava a lenha e deixava só as cinzas dormindo, para economizar. Depois ia para a janelinha a tarde toda e ficava escutando o zum-zum-zum dos maribondos. Olhava as nuvens branquinhas como capuchos de algodão, olhava o caminhozinho rente à cerca, e, um dia imaginou que nele, no caminho, chegava um rapaz muito bonito. Imaginou uma roupa para ele – de soldado como a lá do cabo do povoado, uma roupa de soldado de São Jorge da lua, pra ele, porque não queria que o moço fosse um matuto vaqueiro ou "pissuidor" só de um roçado. E imaginou a cara dele morena do sol, limpinha, de cabelo louro debaixo do "bonel" de militar, de olhos verdes e grandes como o rio Mundaú. Uma cara parecida com a dela mesma, mas, diferente. Foi uma tarde que Mundinha nunca mais esqueceu. De noitinha chegaram seu pai, sua mãe e seus doze irmãos grandes e pequenos e comeram o feijão. Estava muito bom.

E Mundinha todas as manhãs ficava cozinhando o feijão, puxava a lenha grande e deixava só as cinzas dormindo, para economizar, depois, penteava os longos cabelos e os enfeitava com uma flor chanana e ia para o meio do terreiro e ficava em pé esperando pisar em cima da própria sombra. Era  meio dia em ponto, igual com a cantiga do galo “essa é a hoooora” e o "rincho" “aeiouuuuuu- uuuuuu”  do jumento, (também chamado jegue, jerico, asno). E todos ‘os meio do dia’ o soldado de São Jorge da lua chegava para conversar com ela até de noitinha. Com o tempo o povo começou a chamar Mundinha de “A Noiva do Tempo”.

(JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS)
(...) Sentei perto do meu irmãozinho e falei com calma.
- ‘Péra’ aí que eu vou pensar um brinquedo.
Mas, logo a fada da inocência passou voando numa nuvem branca que agitou as folhas das árvores, os capinzais do valão e as folhas de Xururuca. Um sorriso iluminou meu rosto maltratado.
- Foi você quem fez isso, Minguinho?
- Eu, não.
- Ah que beleza, então é o tempo do vento que está chegando.
Na nossa rua havia tempo de tudo. Tempo de bola de gude. Tempo de pião. Tempo de colecionar figurinhas de artistas de cinema. Tempo de papagaio, o mais bonito de todos os tempos. Os céus ficavam por todos os lados repletos de papagaios de todas as cores. Papagaios lindos de todos os feitios. Era a guerra no ar. As cabeçadas, as lutas, as laçadas e os cortes.

As giletes cortavam as linhas e lá vinha um papagaio rodopiando no espaço embaraçando a linha do cabresto com a cauda sem equilíbrio; era lindo tudo aquilo. O mundo se tornava só das crianças da rua. De todas as ruas de Bangu. (...)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015


DEVANEIOS - DE ONTEM E DE HOJE

Tenho Cara De Antigamente, Quando Isonomia Do Tempo Nunca Existiu
O TEMPO COBRA PEDÁGIOS
Palestino Miscigenado E Infeliz
Está dito, o ontem e o hoje não são iguais.  Você vê o preço dos pedágios pagos nos outros, use um espelho e veja o que os outros vêem em você.  Na estrada da vida você passa de um recém-nato pra um infante, pra uma criança em desenvolvimento, pra pré-adolescente, pra adolescente, pra jovem, pra adulto, pra jovem-senhor, pra senhor-maduro, pra idoso, pra senil, pra demente e depois fenece.  Você passa por todas as dependências, pela idade dos músculos de Adonis, pela idade da gordura, pelo desabar da consistência da beleza, pelo começo da feiurice (onde deve ter dignidade), entra pelo começo da senectude, recebe os primeiros impedimentos físicos, o devagar, a leniência, o cansaço e o fim.  Você se percebe á cada dez anos um mesmo ser, mas diferente, fisicamente e até moralmente, com troca de conceitos.  Enquanto isso, Cronus, o Deus Tempo, não assume responsabilidade nisso; ele sisudo, com um pequeno ventre se exibindo, presente à beira da estrada à cada 150mts, sendo o mesmo, só como observador dessas mudanças que significam os pedágios que inexorável a vida cobra.  Você também quer cobrar?  Se vexe não, a vida não é de graça, você paga, sem recurso, um tanto de cada vez.  Comporte-se, não se faça ridículo, nisto consiste a dignidade; o velho e corroído corpo morre, mas a verdadeira vida está na alma que apartada de quem conduzia, reporta à origem, como Espírito, para todo o sempre.

Lengo-lengo, tengo-tengo, nesse compasso metálico seu Espírito adota seu próprio comando, nu daquela carapaça, prestando conas ao Criador do que fez dos seus talentos e sabendo naquela hora, do seu débito ou crédito.

Você há de se lembrar nesse momento do quanto fez ou não para querer segurar à pau e fogo, a tal 
juventude como se fosse ali o maior bem.  Do papel ridículo de artificialismos,com seus riscos, que usou ou não.  Pagou estágios antes?  Veja agora o que ainda há de pagar, podendo excluir essa possibilidade conforme tenha usado sua responsabilidade, e ver-se de repente como um Espírito rico de dotes na economia Divina.  No sidério receberá mais responsabilidades, e quanto mais receber, mais feliz se sentirá.

Na terra o que lhe diz respeito é singular, é indivisível, é só seu.  A religião é coisa fisiológica introjetada na alma de cada nascente, a tendência ao Deus é magnética.  Nunca se deve prender à líderes  que no púlpito de uma congregação simulam um poder que não têm e que muita vez usa aquele pódio para gerir sua qualidade de empreendedor, pecado dos pecados. 
EESPÍRITO LISO, ESPÍRITO FELIZ




sábado, 9 de setembro de 2017

DEVANEIOS - DE MAGIARES ANIMAIS (090915)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Nacionalistas E Xenófobos Se Equivaliam
TANTO VALEM NAZISTAS COMO ISRAELITAS

Desamparados Palestinos Na Escola

quarta-feira, 9 DE setembro de 2015 MAGIARES ANIMAIS

Tenho Cara De Antigamente, Quando Quem Não Tinha Relógio Chegava Atrasado
RELÓGIO QUE ATRASA, NÃO ADIANTA

Lívia-Imperadora Eventual De Roma

Vergonha e dor ante a impossibilidade de interferir favoravelmente à esses "desinfelizes" fugidos da África, deixando um adiantamento de "sofrura" de 2 mil mortos no cemitério-aquário do Mediterrâneo.  Nessa noite passada, na TV, uma parte enorme dessa multidão de flagelados, no mesmo cenário da Hungria, sob a batuta do famigerado Victor Urban, açoitados pela polícia em correria e filmados por uma endiabrada e coiceante mulher, que dançava que nem louca dando bicudos e de calcanhar, e jogando um senhor com uma criança, numa rasteira, em pleno chão.




Além do ridículo do espetáculo, a verdade da grosseria por ver uma cabeça branca esparramada no chão, chorando por não ter protegido competentemente uma criancinha que tinha nos braços.  A histeria daquela megera não tem como se descrever.  Noticiou-se que foi demitida pela empresa da imprensa, mais, por ter exportado para todo o mundo, aquela imagem negativa.  Se o idoso, faminto e doente tiver uma rutura de joelho, é um detalhe;  se o neném for um futuro desajustado, também.  A moça será sempre uma heroína nacionalista, com emprego ou sem emprego. 

Os direitistas dos quatro estados, Polônia, República Tcheca e, Eslováquia sob a liderança da Hungria, arrogando-se direitos mesquinhos contra quem estava ali de passagem, como se nunca tivessem testemunhado as maldições do hitlerismo na última grande guerra.  A maldade da alma humana independe da barriga cheia  como do estado de miséria. Serão sempre mal vindas, porque desumanas e covardes.  Essa experiência insultante sobre esses retirantes já é suficiente para alimentar um nó de ódio contra os opressores, que os acompanhará até o dia da cobrança.

Me ocorre, como divagador, que pode haver um açulador, talvez triplo, nesse cenário africano coberto de petróleo, de misérias, de pobreza e de tumultos, para deixá-lo menos denso e mais fácil de ser manipulado e conduzido por inteligências más sobre mulos traiçoeiros e corruptos.  Se isso for verdade,  esses malfazejos terão sucesso e empurrarão para a Europa um problema que só a América conhece.  Dualidade étnica e social com uma classe humana favelizada, pobríssima e despreparada que atrairá despesas e convulsões sociais de grande vulto.


quarta-feira, 6 de setembro de 2017

DEVANEIOS - DE REFORMA NA EDUCAÇÃO (060917)

Tenho Cara e Antigamente, Quando A Educação Normalista Começava Aos Seis Anos
SEM CRECHES, MATERNAIS E PENDURICALHOS TAIS

2016-(eu)-edélvio aos 81 anos-Manaus-AM

Que sejam erigidos, ao modo dos CCA, 55 Escolas Técnicas que recepcionem todos os menores de 6 anos de idade em regime de semi-internato, sendo-lhes oferecido, como por exemplo, numa sala amplíssima a visão de todos os instrumentos musicais a seu dispor para tocar e delirar.  Que escolham e desescolham aquele que o seduziu e em todas as situações se habilitem em uma profissão remunerativa, no devir.  O Estado vestirá, alimentará,  exercitará e educará esse pequeno cidadão em 3 estágios.  Educação básica (profissão artesanal), média e em nível superior.

Os pais, ou pai, ou mãe, isoladamente, na periferia do roda-pé social, mas em baixo, no nível da miséria, que por força reproduzirá outros miseráveis, serão doutrinados por assistentes-sociais, não cabendo imposição, para optar por uma esterilização,  para evitar futuros sofredores.  Essa classe social se vaporizará com apenas 1 ou 2 familiares na ativa e, no futuro, esses pais sendo resgatados pelos filhos redimidos, mas já numa classe em degrau superior.  Os subsequentes, todos úteis e produtivos, alguns gênios que pode havê-los, e a nação feliz a apaziguada.

Essa é uma ideia nobre, com salpicos de nobreza, que casada com o esquema da reforma carcerária abalizada pelo novo sistema de Segurança Pública,  mostrará os espaços livres cada vez mais ocupados pelos "do bem", numa paisagem de saúde, de beleza que a higiene concede, de simpatia e confiança social pela educação vista no coletivo.  A seriedade nos atos políticos, o rigor honesto na exigência do bom comportamento e o orgulho, no bom sentido, de pertencer-se à tal sociedade.  Aceitação dos diferentes, branco, preto ou amarelo, vestidos em fatiotas iguais.

Os que forem modestos, que se animem e reconheçam que serão bem recebidos.  Os que tenham postura de comando que usem isso de maneira moderada e cortês, sob o risco de serem advertidos em público por quem saiba que a obesidade da auto-estima gera a arrogância.  Esse NT não admite desmandos, tudo oscila entre parâmetros e entre parâmetros oscilará.  Que bom que seja assim.  Que se realce a ternura natural de um bom convívio e o respeito ao outro:  um dá e o outro recebe e lá adiante essa posição se reverte numa naturalidade onde não cabe sustos.



terça-feira, 5 de setembro de 2017

DEVANEIOS - DE NOVO MOMENTO (050913)

Tenho Cara De Antigamente, Quando O Novo Momento Ainda Está Em Arrumação
O "NM" É A REDENÇÃO, SEGURANÇA E PAZ

Jane E Fernando, Filho E Filha Na Picina,- Manaus-AM

quinta-feira, 5 de setembro de 2013


DE  NOVO MOMENTO

    Concluído a Forma do CCA, concluído o aparato jurídico de sustentação do CCA  para chegar ao (NM) Novo Momento e alcançar a Paz Social, tem-se de  alterar o "modus" do sistema eletivo,das duas casas do Legislativo e do  Executivo.
    A intenção é dar ao País o melhor do capital humano para dirigi-lo.  Assim como se formam Embaixadores para trabalhar na área de Relações Internacionais, assim se formarão os candidatos eletivos para todas as funções nos três estágios, Federal, Estadual e Municipal.  Para Ministros, Presidente da República, Senadores, Deputados, Governadores, Prefeitos e Vereadores  ser-lhes-ão exigidos o diploma de Bacharel em Política, Curso Superior com Currículo Funcional para a profissão que buscam.  Em tempo, os Secretários, em Estados e Municípios, que equivalem aos Ministros Federais  também estarão pendentes deste diploma para serem habilitados.
Um Pra Dois

Esse plantel de formandos ficará à disposição das necessidades de todo o País não se levando em conta o local de origem de um candidato para exercer um cargo em qualquer destino.

Tenho Cara De Antigamente, Quando Cafona Era Fora Da Moda
ESTAR CHEIO DO "IT" ERA SER "DANDI"


    O que se quer é sangue novo no NM e juventude;  candidatos que terminando o segundo grau de ensino se habilitem a este novo Curso com a intenção de prover ao que ele oferece.  Os dois tipos conhecidos de políticos:  Os Coronéis e os Capitanias Hereditárias, deixarão de existir e automaticamente o "modus" de fazer política será inteiramente diferente, para melhor.  Possivelmente o País se tornará merecedor do respeito exterior quanto do interior e sua geração posterior será cada vez melhor e mais capaz.
   Que o Brasil seja auto-suficiente em Comércio, Indústria e Agricultura, trabalhando com afinco e formando técnicos para cada área, aqui ou no exterior, preocupados em qualidade.
    A vitaliciedade não existirá no serviço público, salvo pela qualidade do servidor;  idem para o político, já que não haverá obrigatoriedade do voto.  Essas regalias que vemos hoje, que mais parecem favores de prostituição, sumirão.  A profissão de motorista de Serviço Público diminuirá, como os carros do Estado, também. Deixem que esses novos servidores e políticos sintam o prazer do primeiro carro, com uma verba para locomoção, bem medida para o percurso habitual de trabalho.  É só.

DEVANEIOS - DE GÊNIOS (040915)

Tenho Cara De Antigamente. Quando O Gênio Era Reconhecido Pela Inquietude
OU PELA PLACIDEZ

(eu), edélvio Na Solidez De Um Domingo Em Santarém-PA

sexta-feira, 4 de setembro de 2015


 DE GÊNIOS

Tenho Cara De Antigamente, Quando Customização Existia Mas Não Tinha Nome
TRANSFORMAR O SEMI-MORTO EM COISA VIVA


Retificando-Netuno (Poseidon)

Observando como a vida surpreende a todo momento nos mostrando ou dando coisas ou fatos, ou pessoas com valores inimagináveis, contra toda possibilidade e no entanto se firmando, sim, e vencendo obstáculos e dificuldades para assombrar-nos, para o bem ou para o mal.  Na generalidade, alguns casos, como:  Lula, inculto mas de inteligência rara, com desenvoltura se imiscuindo entre pessoas com títulos, da nobreza, de altas patentes nas variadas profissões liberais e sendo aceito para
liderá-los, e não para subordinar-se.

O bonachão auto-intitulado de "O Duce" e vários outros ditadores comandando nações.  O místico introduzido na família do czar Ivan, homem do campo, de aparência rústica e invariavelmente bêbado mas sem perder a consciência, que acalentava o doente príncipe infante em sua impossibilidade de poder estancar qualquer sangramento, de repente ser partícipe no governo da Russia.  De Hitler, recusado de participar de um curso superior, de repente ser o "Fuhrer", governador supremo dos germanos, dominando militarmente, como marechal, mais de 2/3 da Europa.

Quero me referir ao Josip Broz Tito, filho de pai croata e mãe eslovena, trabalhador braçal no campo até os 12 anos, saindo de casa e indo ao mundo com inteligência acurada e fazendo curso técnico de mecânica, tendo realmente voz e postura de comando, e envolvendo-se na política e na atividade militar daquele Oriente.  Preso inúmeras vezes e se evadindo usando vários recursos.  Preso por Stalin, indo pros Urais e se convertendo à doutrina comunista, engaja-se nas forças armadas do Kremilin e chega à patente de sargento-major.  Como comunista autônomo chega na Iugoslávia.

Está-se na segunda guerra, ele aceita aliança com o  ocidente mas mantém sua autonomia.  Costura magnificamente com raro pendor político a união de seis nações diferentes, com línguas, hinos e costumes sob sua batuta, de 1953/1980, durante 27 anos.  Bósnia, Montenegro, Macedônia, Sérvia, Croácia e Eslovênia.  Construiu Um terceiro mundo aliançado com Nehru-Índia, Nasser-Egito e Tito(ele)-Iugoslávia, que foi se esfacelando à morte de cada parceiro.  Criou os Partisans, quarto maior exército, pela segunda guerra.  Viveu de 1892/1980, à 4  dias dos 88 anos.  Finou-se tudo.