sábado, 16 de março de 2019

DEVANEIOS-DE INCONTINÊNCIA DE FLORBELA

Tenho Cara De Antigamente Quando Espanca Era Florbela
SOFRIMENTO POÉTICO AGUDO
Florbela Espanca

Sei lá!
Sei lá! Eu sei lá bem Quem sou? um fogo-fátuo, uma miragem... Sou um reflexo...um canto de paisagem Ou apenas cenário! Um vaivém Como a sorte: hoje aqui, depois além! Sei lá quem sou?Sei lá! Sou a roupagem De um doido que partiu numa romagem E nunca mais voltou! Eu sei lá quem!... Sou um verme que um dia quis ser astro... Uma estátua truncada de alabastro... Uma chaga sangrenta do Senhor... Sei lá quem sou?! Sei lá! Cumprindo os fados, Num mundo de maldades e pecados, Sou mais um mau, sou mais um pecador...

Nossa poeta sofrida, ausente de si mesma, sem saber quem era.  "sei lá".  Apossou-se de onze qualidades e inquiriu-se de forma impertinente saltitando como louca estabanada num emaranhado de possibilidades.  Pobre moça de inteligência rara, de auto-estima nenhuma e movida em incertezas.  Encharcada em choros de  criança mas colocando as rimas nos lugares certos.  Deus não lhe tomou as virtudes.  Belos versos, embora doentios.  Podia ser várias coisas mas era um nada, e um nada não existe.

Um fogo-fátuo tremelente, uma miragem enganosa ou um reflexo, quem sabe, de um espelho quebrado.  Um mísero canto de paiagem ou apenas um cenário morto!  Um vaivém buliçoso sem lugar pra descansar.  A roupa de um doido em surto, um molambo estraviado.  Um verme com pretensão à astro ou uma estátua totalmente estatelada.  Uma chaga sangrenta do Senhor, cumprindo fados.  Era ela um mau, um pecador.  Ela era instintivamente imprestável e entre os onze era zero.

Como en sinto dó da minha querida poeta, transtornada em toda sua curta vida.  Três casamentos fracassados e um suicídio final dramatizado para ocorrrer no dia de seu aniversário.  Claro que há um distúrbio mental junto com uma brilhante inteligência.  Dor, ansiedade, aflição, incerteza, auto-desvalorização e uma imensa infelicidade.  Produção intelectual intensa e volumosa e apesar disso, espaços grandes para suspiros de insatisfações.  Difícil de se entender onde a mola destes surtos.

Florbela Espanca, poetisa lusitana, formada em Direito, coisa rara em seu tempo e um último relacionamento conjugal com um médico.  Que o céu a receba e lá ela tenha conseguido equilibrar seus valores.  É ali a prestação de contas de todas as criaturas do Pai, e o perdão piedoso e pródigo.  Que essa preciosa pessoa esteja já num estado normal de entendimento dos porquês que cercam as vidas de todos nós.   Qua ela volte numa próxima ocasião e sem memória de seu último estágio por aqui, seja feliz.


DEVANEIOS-DE RETIFICAÇÃO DE "DESMORALIZANDO"

Desculpem-me:  estou esclarecendo as 2 primeiras linhas do ensaio do título "DESMOROLIZAÇÃO"

Tenho Cara De Antigamente, Apenas Com Vergonha
SONHOS VOANDO E CARA NO CHÃO
Carta Branca Amarelou

Em 07 de NOV de 2018, há apenas 3 meses e 3 semanas, o baque, previsto como possibilidade no meu ensaio "DIREITO DE EXPRESSÃO".  Foi jogado um cobertor sobre 208.5 milhões de bresileiros e a 3ª impugnação da Carta Branca, agora amarelada, dada ao Moro, de que ele seria super, jogando-o ao chão, numa covardia plena de fascista canditato a ditador, deixando-o ao Deus Dará com todos perdendo e ninguém ganhando.  Uma observação ou intuição que colheu 301 vizualisações.


Saemos por leituras que o perfil do capitão jair messias bolsonaro no verde de nosso exército, foi dado como inválido psíquico (mental), de verbo agitado e de vencedor "no grito".  Até bombas soltou  dentro de seu quartel.  Por isso não foi expulso, foi só tardiamente dispensado, postando no oficialato 2 batentes de tenente e incompleto, algum tempo como capitão.  Daí, direitos  remunerativos de aposentado garantidos  até hoje, e assistência médica, diferentemente de qualquer político, pelo  "Albrto Estein".

Afastou-se da farda aos 33 anos.  Voltemos ao Moro e a nomeação da Cientista Política, Mestra, Iloma Szabo, como não titular, na área de Segurança Pública, mas taxada de esquerdista pelo infeliz monárquico Messias.  Moro confiou na promessa de quem não merecia e sacrificou parte do crédito que adquiriu, no Brasil.  De fato corria boatos de que alimentava, 8 anos após, disputar o lugar do bicho-papão.  Confesso, Doutor Moro, esperava que o Sr. saisse fora desde à 1ª impropriedade do jair.  Foi triste e feia sua ção.

Abaixo vai na íntegra meu 1º ensaio.  Com se estar em baixo, é carregando sempre um grande peso.  Seus prejuizos são formidáveis, infelizmente mal avaliados.  Seus valores interiores o suspenderão, tenho certeza, vida à fora e o brasileiro que saiba se valer de tão degradante situação moral quase que totalmente natural no meio político e nas organizações do Estado.  Essa caspa dura e poeirenta que cobre cabeças cabeludas ou carecas levará sempre, a culpa.

Réplica do 1º "DIREITO DE EXPRESSÃO"

quarta-feira, 7 de novembro de 2018


DEVANEIOS-DE DIREITO DE EXPRESSÃO

Tenho Cara De Antigamente Quando OpostosNão Se Grudam
BOM É SE A RUTURA FOR ORDEIRA

Edélvio Se Expremindo

Reporto-me ao convite de Bolsonaro X Moro, o primeiro se comprometendo publicamente a não interferir no trabalho do segundo.  Ministro de Segurança Pública e da Justiça, já aclamado de Super.  Lembro que psicólogos da Força em que serviu até o cargo de Capitão o assinalaram como poderoso convencedor e inclinado a discutir ganhos.  Pipocou vários pontos dentro do quartel com bombas de baixo poder e  rompeu um veio de água.

O wikileak fala com todas as letras de sua expulsão do Exército e esse, tardiamente, que ele obteve perdão.  Não se entende como possa ser aposentado e com direitos a previlégios como assistência médica de um hospital como Albert Einstein.  Em alguns filmetes que assistí dessa pessoa com outros oponentes percebí o som beligerante da voz sempre mais alta, do ex-capitão, como daqueles que ganham no grito suas divergências.

Ouví numa entrevista com o jornalista filho da Sra. Leitão, o Presidente eleito berrando e vencendo a peleja sob aclamações de "Escroto" retinindo por várias vezes e o ofendido descartando ouví-lo.  Isso é estilo de uma postura não apropriada para o representante máximo da Nação.  Presumo que o Moro poderá ser supreendido em um momento, numa coceira em quem lhe indicou, e que sendo um moderado, o Super prefira sem redemoinho, se afastar.

É lamantável que isso ocorra, que o morolizador tenha dado crédito em falso à quem não merecia, jogou e perdeu sem qualquer outro recurso.  Vinte e dois anos de uma carreira brilhante interrompida, sem remédio.  Isso não é uma profecia, é uma observação com um consequente resultado bem possível e que me aguçou a vontade de argumentar exprimindo opinião.  De bom grado eu abandonaria esse direito se isso suprimisse um fato assim.






Esclareço 2 linhas iniciais, acima:  "Em 07 de Nov de 2018, há apenas 3 meses e 3 semanas previsto como possibilidade no meu ensaio (DIREITO DE EXPRESSÃO)"...

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

DEVANEIOS-DE CHUVA COM SOL, CHUVA COM SOL,CASA RAPOSA COM SEU ROXINOL

Talentos De Textos Curtos
CLUBE DOS ESCRITORES

Edélvio Coelho Lindoso

Essa cantiguinha de criança acomoanhava cada chuvinhada com sol claro;  era o domínio multicor de uma cortina de água semelhando uma cabeleira molhada com marrafa correndo de alto a baixo, toda bem penteada.  Seriam os cabelos da Virgem Santa?  Reflexos rosa-azul-claros, roxo-brancos também, brancos às vezes, reluzntes sem empanar a luz do sol.  Apreciando os riscos dentados do pente que se ondulavam ora à esquera, ora à direita, ora jogavam uma perna á frente ora a outra e era esse espetáculo que Deus me dava.  Algum chuvisco me beliscava a cara;  eu queria mais, além das cores, dos movimentos e do terma, quando ví aquela paredinha fina como ima tela descer até o chão duro da terra.  Subiu uma fumaça se sorrindo, o slo amarelo foi-se empretecendo, estava matando a sede e absorvia a água colorida, muito alegremente;  foi aí que sentí o cheiro de terra molhada, fraquimho, ele me foi tomando e eu o aspirava profundamente.  Deus monitorava meus sentidos.  resolví ver melhor o sol brilhante e, devagar para não partir o pano d'àgua, com os dedinhos de leve, os abrí e olhei-a de frente, o sol morno mas não ardente;  ele olhou para mim e se riu, desespremeu os lábios e sorriu;  eu também sorri e acenei a mão;  ele marotamente me piscou um olho, encheu as bochechas e assoprou;  balançou a cortina corrente e ela respondeu alegremente, como  agradecendo a brincadeira, e aí, meninos, eu ví;  os cabelos do sol eram louros e ele os balançava para cima e para baixo, da cabeça até os ombros.  juntei tudo -- o cheiro da terra,o mormaço do sol --  e recuei deixando aquelescabelos me açoitarem;  os meus, amarfanhados foram pregados na minha cabeça e no rosto.  Delirei com aquele presente e me assustei com o grito essganado da mãe:  "menino, sai da chuva que tu vai se constipá".  Mas eu, nem aí:  Queria mais era brincar com Deus, com a chuva miudinha e com o deboche do sol;  ah, ia-me esquecendo:  Com o ar cheiroso que entrava venta a dentro.

Hoje quando chove, fecho a janela, se venta levanto as abas e se o sol me quiser dizer alô, taco um óculos "ribânio" em cima dos olhos, agora já azulando. não cheiro o ar, o nariz está entupido.  Por que as crianças sempre estão perto do céu e nós, no noso outono, complicamos tanto esse achego?  Ah, pureza, inocência, carinho, riso frouxo, confiança, tristeza de criança que faz adulto chorar.  Se as crianças não crescessem, se fossemsempre um Menino Jesus, se ficasem um Pinochio com seu grilo falante;  se parassem como o Pequeno Príncipe regando suas plantinhas! ... Ah, se fosse assim!   



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

DEVANEIOS-DE ECONOMIA DE VIDAS

Os Complexos De Casa De Apenação X Celas Individuais
NÃO MAIS 7 AGENTES PARA GRUPOS DE 10

Rosto Liso De Alegria Pela Economia

Explico.  Não mais mortes num amontoado de presos de más cataduras.  Celas com 1 indivíuo que quando visitada sempre por um par mixto, antecipadamente ele será algemado pelos braços entre uma janela mínima para trás do corpo.  Se o autoado for falante receberá um contensor lingual, peça a ser inventada pelos alunos da Escola Técnica orientados por médicos do nosocômio.  Celas em prédio vertical com 2,5Mts de alto, fundo e lados com cumprimento integral da pena ajuizada.  Agressividadae  nula.

Legalmente com relação parental interrompida e divórcio oferecido à parte em liberdade.  Visitas permitidas na área hospitalar com chamadas em botão visível à noite pronto para emergências.  Na área judiciária por advogados com vidros separando o contacto e 1 vaz por mês na barbearia para tonsura completa de rosto e cabeça.  Silêncio sepulcral para interação entre Ego e alter-Ego explicado por Assistentes Sociais sobre a possibilidade de redução de até 1//4 do tempo total da pena mediante doação de órgãos;

Formidável avanço médico nessa área beneficiando todos os brasileiros necessitados, pelo SUS, diariamente, o ano inteiro, aos sábados, domingos e feriados.  Ai de quem macular a lista de candidatos.  Serão castigados rigorosamente com prisão por Lesa-Estado, demissão e proibição de novamente servir esta instituição.  À cada10º dia o atendimento será para pagantes nacionais ou estrangeiros, com o mesmo rigor.   Serão 3 turmas de cirurgiões tabalhando 8 horas por dia. Aviões, lanchas, ambulâncias e motos.

Zigue-zadeando nossa geografia com pacientes e órgãos.   Paz, vidas e não mortes.  CCAs em 27 capitais e DF mais 27nas 2ªs mais populosas cidades de cada Estado, num total de 53.  Também 53 Escolas Técnicas com semi-internatos a partir do 6º aniversário de cada pessoinha.  Em breve a classe miserável some e aparece mais a de pobres com dignidade.  É o Brasil vivo e punjante com os do bem em todos os espaços que os do mal desertaram.  Ruas como vias e aglomerações de qualquer cunho em espaço fechado.









segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

DEVANEIOS-DE KÁTIA ABREU

De Turbulencia De Uma Senadora Barraqueira Contumaz
QUEM PODE, PODE, QUEM NÃO PODE SE SACODE

Família Feliz E Colorida

Em 01 de fevereiro de 2019 esta senhora, senadora velha guarda no
seu 6º partido, o PDT fundado por Leonel Brizola, azougada e impertinente nos seus 57 anos, perfil de mulher e cabeça de homem, vinda de um afastamento compulsório por 60 dias no PMDB por comportamento incompatível até sua expulsão como por um parto à ferro.  Era 15 de novembro de 2017.  Agora, há três dias atrás, Impulsiva era vista em todos os espaços no adro do senado e até sentada hora à esquerda, ora à direita do Alcolumbre.

Este senador de 1º mandato pelo Amapá, já, já futuro presidente desta casa, dirigindo a sessão que a maioria queria com voto aberto para eleger seu próximo presidente, viu de repente todo o material numa pasta que o guiava nas suas atribuições ser subtraída e voando pelas mãos e sob gritos histéricos desta louca aderente do voto fechado que favoreceria o coronel alagoano Renan Calheiros.  O absurdo é que até agora não foi ouvido o pdido justo ara julgamento e impedimento da carreira por ação insólita, da megera.

Os acólitos perturbadores da ordem lá estavam.  Eram o Calheiros, Collor e o Braga, empedernidos desordeiros da boa fé.  Randolfe e Davi eram os anjos, bons e mansos poíticos.  Mudemos de palco.  A jovem deputada de 1ª jornada e de 26 anos, Tabata Amaral de Pontes não pôde mudar-se para seu apartamento de direito porque o senador Rochinha, do Mranhão, socou lá seu filho, marmanjo alheio à política e esse nó definidamente verde-amarelo e vergonhoso.  Eita Brasil.  O pai estava recitando poesia, no senado.

A Tabata, gênio desde criança, recém chegada dos States, de Harvard com o título triunfal de ciências políticas, infelizmente caiu nas mãos do Ciro Gomes, do Cerá e do mesmo PDT, que Deus a proteja.  Não serve de espelho para ela.  Tem toda a família pendurada na mesma profissão lá nauqelas plagas  tal e qual o Bolsonaro.  Genio é genio e acredito que rapidamente ela se situará.  Que vá se adaptando e captando o que precisa para guiar sua vontade passeiando nas trilhas do bem.  O Brasil agradece.











domingo, 3 de fevereiro de 2019

DEVANEIOS-DE 01 DE FEVEREIRO DE 2019

Implantação De Novo Presidente Do Senado Desmoralizada
SENADORES KÁTIA ABREU E RENAN CALHEIROS
PROTAGONISTAS

Vó Sem Culpa.  Inocência Ultrajada Por Políticos

Carnaval macabro protagonizado pela senadora Kátia Abreu, impulsiva e molecada ocupando todos, completamente, os espaços do "adro" sacro-santo onde seria em breve coroado o novo presidente do senado brasileiro.  Apossou-se da pasta e toda a documentação necessária que o senador dirigente, Sr. Davi Alcolumbre tinha em mãos.  Gesto mincho de uma excelência com mérito aporcalhado.  Viva o Brasil, já não faltando o Calheiros.

Este segundo senador, dirigido-se ao eminente colega, zombeteando pausadamente o nome desse recém-nomeado colega de primeira viagem, com desdém e obesa arrogância.  Junte-se à esse, outro senador, seu bajulador, o Eduardo Braga e ainda o ex-presidente da reública deletado, o Fernando Collor.  Todos armados com sorrisos imorais, quais navalhas afiadas para o rito satanico do esfacelamnto de um antagonista que está nem ai, para eles.

Eleitor ruim gera péssimo candidato político.  Devemos legalmente e democraticamente ter somente eleitores de maior idade e com no mínimo o curso concluído do penúltimo grau que permite a inscrição para atividade superior de ensino.  Não nos dá certeza do melhor, mas um menos ruim será sempre mais alviçareiro.  Assim como a profissionalidade dos políticos que obrigatoriamente terão que ter uma diplomação de um curso de ciência política adaptado...

para essa função, com qual nome, não sei, porém sem o qual jamais poderá enveredar por esse caminho.  Ganhanmos o desaparecimento de sobre-nomes de uma mesma família como a praga de uma herança inamovível.  Coincidencia será possível, mas autorizada pelo diploma garantidor da vontade desse futuro candidato à essa profissão, desconsagrado, no entanto, se houver falha comportamental.  Será um respeitável, nunca uma excelência.

sábado, 17 de novembro de 2018

DEVANEIOS-DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS


  1. Tenho Cara De Antigamente Quando Doação Era Indolo
HOJE OS PRAZERES EXTREMOS JUSTIFICAM O ATO
Retrato Da Paz Entre Doador E Recptor

Fixem-se nos contrastes:  Quem dá e quem recebe. Haverá uma tabela com relação entre o órgão doado e o tempo de perdão da apenção,  única via, variando entre as dificuldades em cada ato.  O maior prêmio será de 1/4 da pena, mirando a nova reforma carcerária, com a criação dos CCA, Complexo De Casa De Apenação, constando de celas individuais de 2,5Mts. X 3, alto, largo e fundo, indevassáveis sem a menor possibilidade de um vizinho ver o outro, abrigando ali homens e mulheres, menores e maiores de idade, criminosos ou apenas infratores, em prédios verticais, cada andar servido por um elevador numa grande economia imobiliária.

Benefícios:  a área médica nessa especialidade, nos 53 núcleos no Brasil,1 em cada capital, mais 1 em cada 2ª cidade mais populosa de cada estado e mais 1 no DF.  Serão 3 jornadas de 8hs diáriamente e à cada 10 dias atendimento à classe social pagante, nacional e estrangeira.  O controle  desses dois beneficiários será rígido e envolvidos em desmoralização desse novo procedimento serão punidos legalmente por lei de lesa-estado a ser criada, financeiramente e com perda de liberdade.   O prestígio brasileiro correrá o mundo, e os pobres do SUS os maiores ganhadores.  Aí vão os infratores, principalmente os menores iniciantes em drogas que, na pós-

apreensão forem indiciados mèdicamente, serão por nova lei automáticamente castigados com perda de liberdade, aferidas pelo Serviço Social que estará presente na entrada e na saída desses transviados, com o dobro da pena à cada impertinência, até a nona vez,  e na 10ª passará a ser julgado como criminoso.  Ressalve-se que qualquer dos 2 clientes que baixarem ao CCA, automaticamente perderão o vínculo parental, se a parte livre quiser o divórcio, rapidamente o Serviço Social providenciará isso.  Contactos pessoais só para assistência médica, advocatícia e servidores em par homem e mulher, sem palavras.

Serão dependentes absolutos do estado.  Todos os nosocômios dos CCA estarão ligados às universidades ou faculdades periféricas e aceitarão internação de estudantes que certamente se destacarão num futuro breve, nessa profisssão.  Que este laudo de projetos cheguem à nova governança do Brasil, no janeiro próximo, é o meu desejo.  Como há economia de guerra, há também economia de paz.  Vale à pena ousar como o Juscelino ousou.  Destrua-se a ralé social elevando os da classe miserável para o batente superior mais próximo, e logo,logo se tenha 53 escolas técnicas com alunos de cursos rápidos e empregos remunerativos, ídem.