domingo, 14 de abril de 2019

DEVANEIOS-DE PENTALUGARES-28 DE SET DE 2013

Tenho Cara De Antigamente Quando A Memória Voa
O SR. VIRA CRIANÇA E A CRIANÇA CRIA JUÍZO
O Infante Nunca Deveria Querer Ter Juízo

Edélvio Coe;ho :indoso

DEVANEIOS

sábado, 28 de setembro de 2013

 DE PENTALUGARES


DE BEBETO - 1947 - meus doze anos.  Colega de CAB, com irmão mais velho chamado Rogemir e um cascabulho, todos viciados em futebol, até enjoar.  Bebeto era magro, um pouco mais alto que eu, canhoto e com um chute poderosíssimo, mas era um frouxo.  De noite saiamos da Igreja da Capunga e entravamos pela parte baixa do CAB onde havia a alameda de Ficus da qual já falamos algumas vezes.  Eu, mais baixo e socado no grosso, de propósito, que maldade, queria levá-lo por aquele caminho sombreado e ele resistia.  Eu quase o suspendia, e ele resistia;  era um molenga, mas era meu amigo.


DE MARLU E PINTO JUNIOR - 1946 - meus onze anos.  Lilo, noso primo, mais impossível (impulsivo), impossível.  Fugido da Marinha e agora no Exército, à paisana, enfiado no nosso Casarão;  nosso, dos quatro irmãos, ídolo, fumava cigarros Olinda ou Iolanda, em maços brancos alvíssimos, envolto numa aura de fumaça azulada, expirando duas faixas pelas narinas, com os pêlos louros dos braços se exibindo sob a voz solta em cantorias.  Era hipnótico, tanto como o contorno das duas caras exatamente iguais no ouro em que eram fixadas as mulheres na face alva e brilhante do papel do maço de cigarros.  Espetáculo montado até que um grupo do Exército sob o comando do Tenete Antenor, um natalense contra-parente do nosso galã fugido naquele momento das lides militares;  Percebendo a situação, se evadia pelos fundos da casa

passando por cima do riacho de maré cheirando a mar, escalando o muro onde era a ponte e vizualizando a equipe verde penetrando na casa à sua procura.  Era uma aventura eletrizante para nós, assistentes.  Logo em seguida, surgia Marlu, baixinha, de pernas grossas vestida de meias cremes, até abaixo dos joelhos.  Saia beje e blusa branca com gravata da cor das meias. Pinto Junior era o nome da Escola de formação de Normalistas, tão decantadas no Rádio,  sonho de noventa e nove moiçolas entre cem.  Ela estava pronta e ia cumprir seu ritual acadêmico.


DE QUATRO CANTOS - 1940 a 1945, sempre, dos seis aos onze anos.  Oitão do Casarão, rua Joaquim Nabuco, rua comprida até que sua paralelas se encontrassem, e lá ia eu, indo e voltando, até a Padaria, ou à venda do português que nos abastecia,; noutra ponta do quarteirão não lembro o que havia, e na outra estava se montando um projeto do que seria a primeira fábrica de Coca-Cola.  Sempre estava lá, um, apenas um, não sei se subordinado operário ou se engenheiro; ferramenta à mão, mas o que me impressionava eram sua botas de cano curto, como dois ímãs de atração compulsiva.  A partir dai tive muitas dessa botas, até feitas por encomenda, ARTESANALMENTE;  EXPLIQUE-SE ESSES IMPULSOS QUE A PSICOLOGIA NÃO CONSEGUE.  MAS A MINHA MALUQUÊS, QUE AINDA HOJE, AOS SETENTA E OITO ANOS, OLHANDO PELO ESPELHO RETROVISOR DO TEMPO, ME DEIXA INTRIGADO, É O RACIOCÍNIO DE UMA CABECITA DAQUELA IDADE FAZIA, DE SI PARA SI:  EU FALAVA MUDAMENTE COMIGO MESMO, CONSIDERANDO  A DISTÂNCIA CANSATIVA, JÁ EXPOSTA, DAQUELA RUA, MULTIPLICADA POR DOIS, POR CAUSA DA VOLTA:  PAPAI DO CÉU, OLHANDO OS DESENHOS TRABALHADOS DE ALGUMAS CALÇADAS, SE EU TENHO QUE VOLTAR SOBRES AS MESMAS PISADAS QUE ME LEVAM, POR QUE NÃO POSSO DAR MEIA VOLTA SOBRE MIM E PRONTO, JÁ ESTOU EM CASA!?.  PRÁTICO, SE ISSO FOSSE POSSÍVEL.  ERA A MINHA RAZÃO TRABALHANDO PRAGMATICAMENTE, JÁ, NAQUELA INFÂNCIA. POR ISSO, ACHO QUE SOU UM ALUADO.


DE SÔNIA CORREIA LINS - NO "T" DESSES MESMOS TEMPOS. - SIM, ESSA MESMA SÔNIA QUE HOJE CLINICA SEU ODONTO EM SÃO PAULO.  VINHA ELA DO ESPINHEIRO, DE BICICLETA, PARA ESUDAREM JUNTAS ELA E MARLU, NO CASARÃO.  ERA O CLICHÊ DA MOCINHA CHIQUE E BEM COMPORTADA.  FOFINHA SEM SER GORDA, BRANQUINHA, BAIXINHA, DE ÓCULOS MUITO DELICADOS.  MORAVA EM CASA COBERTA COM AQUELES ERVÍDEOS QUE SE COLAM EM TODA A SUPERFÍCIE DO IMÓVEL.  SEU IRMÃO ERA SÍLVIO E POUCO O VÍAMOS.  ELA CONSENTIA QUE EU DESFILASSE COM A SUA MÁQUINA INDO E VOLTANDO NA RUA DO SEM FIM, APENAS SEGURANDO O GUIDOM, QUE ERA O QUE O MEU TAMANHO PERMITIA. DOCES LEMBRANÇAS.


BAIRROS DA MINHA INFÂNCIA - ESPINHEIRO, AFLITOS TORRE, MADALENA, GRAÇAS, DERBY, ZUMBI, CASA AMARELA, CASA FORTE, JAQUEIRA, CAJUEIRO FUNDÃO, ÁGUA FRIA, ENCRUZILHADA, PINA, BOA VIAGEM.  POR AI CIRCULEI FAZENDO MUSCULAÇÃO PRA MINHA MENTE, PARA FERTILIZAR MINHA MEMÓRIA, PARA FORTALECER O MEU CARÁTER, PARA SOFREJAR DORES E ANIMAR SONHOS. LEMBRO-ME DOS CALORES DO SOL E DAS ÁGUAS FORTES DAS CHUVAS, DOS CHEIROS DAS MANGAS, DAS INQUIETUDES INFANTIS, DA FREQUÊNCIA NA ESCOLA, DA OBSERVAÇÃO DA VIDA, DA PASSAGEM DOS CAMINHÕES DO EXÉRCITO RUMO AO PORTO, LEVANDO O JEZIEL NORBERTO SARGENTO E O SARGENTO SILAS MUNGUBA, E TRAZENDO-OS OITO MESES DEPOIS, COM EXPERIÊNCIA DE VIDA ENRIQUECIDA PELOS HUMORES DA GUERRA, PARA SERVIR AS COMUNIDADES DA PÁTRIA COM O ARDOR DA SOBREVIVÊNCIA E O ACONCHEGO DAS FAMÍLIAS.


 


DEVANEIOS-DE PINGALHO E PÃO SOVADO-27 DE SET DE 2013

Tenho Cara De Antigamente Quando Nos 40 Sonhava Ser  Gente
AGORA NOS 2000 ME ARREPENDO DE TER CRESCIDO

Edélvio Coelho Lindoso

DEVANEIOS

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

DE PIINGALHO E PÃO SOVADO

Mais um tico de Tio Artur

Da minha memória anterior, o meu Tio Artur que tinha na ação de Compoltor sua via remunerativa, que viajava constantemente da Capital ao Sertão e vice-versa, creio que conhecia os caminhoneiros da época e de vez em quando conquistava uma carona que favorecia sua bolsa tão parca.  Contou dessa última viagem, só não sei de qual sertão, que veio sobre uma carga de mamona(carrapateira) sob sol intenso, dai a versão de ter cozido os rins, o que provocou a intersecção urinaria até o óbito.  Me contava histórias do arco da velha, eu deitado em seu colo e recebendo os perdigotos de sua animação, coisa e linguagem nunca consentidas por meu Pai, de um caçador com uma espingarda que deu um tiro no cu de uma onça, que lhe saiu pela boca, na disparada.  Eu vibrava, nos meus nove anos, e como já conhecia essa história, repetia labialmente toda a linguagem, como se estivesse insultando meu pobre Pai, por me proibir tamanho prazer.

De Pingalho e Pão Sovado

Vizinho ao terreno da Igreja da Capunga e com a frente na mesma direção para o CAB, havia uma vendinha que tinha um cheiro ácido e acre de aguardente, pelo hábito de sua clientela, pés-inchados, derramarem ao chão a parte do santo, no costume.  Se chegava, como acontecia nas viagens que meu Pai fazia e nunca voltava só, irmãos que sempre estavam vindo à grande cidade pela primeira vez (o Casarão sempre parecia uma pensão), ora para tratamento de saude, ora para estudar e por qualquer necessidade,  esse novo inquilino era sapateiro meia-sola, de profissão;  então, alugava um espaço no Pingalho e aliviava sua precisão.  Ali, além da aguardente tinha um pão sovado macio, cheiroso e a parte de cima de um vermelho escuro molhado que apetitava quem para ele olhasse.  Que gostosura.

Na casa nos fundos da Igreja, moravam a zeladora, um neto rapaz, seu pai ,Iinvestgador de Polícia, que numa despedida ao filho que dormia, viu a arma no coldre axilar disparar e atingi-lo. Foi um pandemônio, mas com bom final.  Havia ainda uma filha da zeladora, a Angélica que conheceu o Pedro Jofile, um sargento do Exército, gaucho, e pintou um casamento. E assim foi e assim ficou.

 

sexta-feira, 12 de abril de 2019

DEVANEIOS-DE COISAS

Tenho Cara De Antigamente Quando 0 Acontecido Nada Era
E O NADA NASCE, CRESCE E MORRE




Nethuno, Deus Do Oceano

Bolsonaro:  o exército não matou ninguém, mesmo com os 80 tiros chutados mirando somente o motorista-músico Evaldo Santos Rosa de 46 anos de idade.  Ia ele com a família para um chá de bebê numa cortezia inocente entre compadres.  Ainda:  o exército é do povo.  Como se pode entranhar essa força em uma façanha policial?  Esse é o presidente dito de direita,  sem moldes de ternura ou de respeito pelos sentimentos alheios.  Consequência, uma família estiolada curtindo uma orfandade muito antes do tempo.

Anda, só nove elementos foram presos.  Basta.  Por que nas notícias quendo falam em valores e anotam por exemplo, 20$mil, ficamos em dúvidas se não serão, milhões!  Continuando sob as coisas:  o google-notícias para atender pedido de explicação num texto, nos remete para uma página infinita, com redundâncias havidas em mídias diferentes.  Como é cansativo e ineficaz, considerando o espaço e o tempo gastos?   Chamamos à isso, de "encher linguiça".

O Moro nao moroliza mais nada.  Seu bom conceito de juiz caiu quando resolveu se melecar na imundície da política como ministro da justiça e segurança pública.  Foi enganado por seu líder Bolsonaro que tinha compromisso de não se intrometer nos seus afazeres ministeriais.  O fez desfazer a indicação de uma pessoa e o Moro enguliu a vergonha vergonhozamente.  Ontem, pela imprensa, cantou ser "incidente" os 80 tiros que mataram um paisano booa praça.  Muito feio isso para um bom batista.

O presidente, mesmo não sendo economista, inseriu-se, segundo ele próprio, fulminando o novo ministro dessa pasta com a mesma luxúria que fez com o Moro, de que não se intrometeria nas suas atribuições.  Cortou os 5.7% de aumento que cairiam sobre o óleo diesel, no dia 12 deste mês e imediatamente asinalou um pejuízo de 32 bilhões de real sobre o valor de mercado da Patrobrás.  Virou boneco de engonço tremelente diante dos caminhoneiros.  O seu vice general Mourão acha que ele  retrocederá antes do sol cair.



















sábado, 16 de março de 2019

DEVANEIOS-DE INCONTINÊNCIA DE FLORBELA

Tenho Cara De Antigamente Quando Espanca Era Florbela
SOFRIMENTO POÉTICO AGUDO
Florbela Espanca

Sei lá!
Sei lá! Eu sei lá bem Quem sou? um fogo-fátuo, uma miragem... Sou um reflexo...um canto de paisagem Ou apenas cenário! Um vaivém Como a sorte: hoje aqui, depois além! Sei lá quem sou?Sei lá! Sou a roupagem De um doido que partiu numa romagem E nunca mais voltou! Eu sei lá quem!... Sou um verme que um dia quis ser astro... Uma estátua truncada de alabastro... Uma chaga sangrenta do Senhor... Sei lá quem sou?! Sei lá! Cumprindo os fados, Num mundo de maldades e pecados, Sou mais um mau, sou mais um pecador...

Nossa poeta sofrida, ausente de si mesma, sem saber quem era.  "sei lá".  Apossou-se de onze qualidades e inquiriu-se de forma impertinente saltitando como louca estabanada num emaranhado de possibilidades.  Pobre moça de inteligência rara, de auto-estima nenhuma e movida em incertezas.  Encharcada em choros de  criança mas colocando as rimas nos lugares certos.  Deus não lhe tomou as virtudes.  Belos versos, embora doentios.  Podia ser várias coisas mas era um nada, e um nada não existe.

Um fogo-fátuo tremelente, uma miragem enganosa ou um reflexo, quem sabe, de um espelho quebrado.  Um mísero canto de paiagem ou apenas um cenário morto!  Um vaivém buliçoso sem lugar pra descansar.  A roupa de um doido em surto, um molambo estraviado.  Um verme com pretensão à astro ou uma estátua totalmente estatelada.  Uma chaga sangrenta do Senhor, cumprindo fados.  Era ela um mau, um pecador.  Ela era instintivamente imprestável e entre os onze era zero.

Como en sinto dó da minha querida poeta, transtornada em toda sua curta vida.  Três casamentos fracassados e um suicídio final dramatizado para ocorrrer no dia de seu aniversário.  Claro que há um distúrbio mental junto com uma brilhante inteligência.  Dor, ansiedade, aflição, incerteza, auto-desvalorização e uma imensa infelicidade.  Produção intelectual intensa e volumosa e apesar disso, espaços grandes para suspiros de insatisfações.  Difícil de se entender onde a mola destes surtos.

Florbela Espanca, poetisa lusitana, formada em Direito, coisa rara em seu tempo e um último relacionamento conjugal com um médico.  Que o céu a receba e lá ela tenha conseguido equilibrar seus valores.  É ali a prestação de contas de todas as criaturas do Pai, e o perdão piedoso e pródigo.  Que essa preciosa pessoa esteja já num estado normal de entendimento dos porquês que cercam as vidas de todos nós.   Qua ela volte numa próxima ocasião e sem memória de seu último estágio por aqui, seja feliz.


DEVANEIOS-DE RETIFICAÇÃO DE "DESMORALIZANDO"

Desculpem-me:  estou esclarecendo as 2 primeiras linhas do ensaio do título "DESMOROLIZAÇÃO"

Tenho Cara De Antigamente, Apenas Com Vergonha
SONHOS VOANDO E CARA NO CHÃO
Carta Branca Amarelou

Em 07 de NOV de 2018, há apenas 3 meses e 3 semanas, o baque, previsto como possibilidade no meu ensaio "DIREITO DE EXPRESSÃO".  Foi jogado um cobertor sobre 208.5 milhões de bresileiros e a 3ª impugnação da Carta Branca, agora amarelada, dada ao Moro, de que ele seria super, jogando-o ao chão, numa covardia plena de fascista canditato a ditador, deixando-o ao Deus Dará com todos perdendo e ninguém ganhando.  Uma observação ou intuição que colheu 301 vizualisações.


Saemos por leituras que o perfil do capitão jair messias bolsonaro no verde de nosso exército, foi dado como inválido psíquico (mental), de verbo agitado e de vencedor "no grito".  Até bombas soltou  dentro de seu quartel.  Por isso não foi expulso, foi só tardiamente dispensado, postando no oficialato 2 batentes de tenente e incompleto, algum tempo como capitão.  Daí, direitos  remunerativos de aposentado garantidos  até hoje, e assistência médica, diferentemente de qualquer político, pelo  "Albrto Estein".

Afastou-se da farda aos 33 anos.  Voltemos ao Moro e a nomeação da Cientista Política, Mestra, Iloma Szabo, como não titular, na área de Segurança Pública, mas taxada de esquerdista pelo infeliz monárquico Messias.  Moro confiou na promessa de quem não merecia e sacrificou parte do crédito que adquiriu, no Brasil.  De fato corria boatos de que alimentava, 8 anos após, disputar o lugar do bicho-papão.  Confesso, Doutor Moro, esperava que o Sr. saisse fora desde à 1ª impropriedade do jair.  Foi triste e feia sua ção.

Abaixo vai na íntegra meu 1º ensaio.  Com se estar em baixo, é carregando sempre um grande peso.  Seus prejuizos são formidáveis, infelizmente mal avaliados.  Seus valores interiores o suspenderão, tenho certeza, vida à fora e o brasileiro que saiba se valer de tão degradante situação moral quase que totalmente natural no meio político e nas organizações do Estado.  Essa caspa dura e poeirenta que cobre cabeças cabeludas ou carecas levará sempre, a culpa.

Réplica do 1º "DIREITO DE EXPRESSÃO"

quarta-feira, 7 de novembro de 2018


DEVANEIOS-DE DIREITO DE EXPRESSÃO

Tenho Cara De Antigamente Quando OpostosNão Se Grudam
BOM É SE A RUTURA FOR ORDEIRA

Edélvio Se Expremindo

Reporto-me ao convite de Bolsonaro X Moro, o primeiro se comprometendo publicamente a não interferir no trabalho do segundo.  Ministro de Segurança Pública e da Justiça, já aclamado de Super.  Lembro que psicólogos da Força em que serviu até o cargo de Capitão o assinalaram como poderoso convencedor e inclinado a discutir ganhos.  Pipocou vários pontos dentro do quartel com bombas de baixo poder e  rompeu um veio de água.

O wikileak fala com todas as letras de sua expulsão do Exército e esse, tardiamente, que ele obteve perdão.  Não se entende como possa ser aposentado e com direitos a previlégios como assistência médica de um hospital como Albert Einstein.  Em alguns filmetes que assistí dessa pessoa com outros oponentes percebí o som beligerante da voz sempre mais alta, do ex-capitão, como daqueles que ganham no grito suas divergências.

Ouví numa entrevista com o jornalista filho da Sra. Leitão, o Presidente eleito berrando e vencendo a peleja sob aclamações de "Escroto" retinindo por várias vezes e o ofendido descartando ouví-lo.  Isso é estilo de uma postura não apropriada para o representante máximo da Nação.  Presumo que o Moro poderá ser supreendido em um momento, numa coceira em quem lhe indicou, e que sendo um moderado, o Super prefira sem redemoinho, se afastar.

É lamantável que isso ocorra, que o morolizador tenha dado crédito em falso à quem não merecia, jogou e perdeu sem qualquer outro recurso.  Vinte e dois anos de uma carreira brilhante interrompida, sem remédio.  Isso não é uma profecia, é uma observação com um consequente resultado bem possível e que me aguçou a vontade de argumentar exprimindo opinião.  De bom grado eu abandonaria esse direito se isso suprimisse um fato assim.






Esclareço 2 linhas iniciais, acima:  "Em 07 de Nov de 2018, há apenas 3 meses e 3 semanas previsto como possibilidade no meu ensaio (DIREITO DE EXPRESSÃO)"...

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

DEVANEIOS-DE CHUVA COM SOL, CHUVA COM SOL,CASA RAPOSA COM SEU ROXINOL

Talentos De Textos Curtos
CLUBE DOS ESCRITORES

Edélvio Coelho Lindoso

Essa cantiguinha de criança acomoanhava cada chuvinhada com sol claro;  era o domínio multicor de uma cortina de água semelhando uma cabeleira molhada com marrafa correndo de alto a baixo, toda bem penteada.  Seriam os cabelos da Virgem Santa?  Reflexos rosa-azul-claros, roxo-brancos também, brancos às vezes, reluzntes sem empanar a luz do sol.  Apreciando os riscos dentados do pente que se ondulavam ora à esquera, ora à direita, ora jogavam uma perna á frente ora a outra e era esse espetáculo que Deus me dava.  Algum chuvisco me beliscava a cara;  eu queria mais, além das cores, dos movimentos e do terma, quando ví aquela paredinha fina como ima tela descer até o chão duro da terra.  Subiu uma fumaça se sorrindo, o slo amarelo foi-se empretecendo, estava matando a sede e absorvia a água colorida, muito alegremente;  foi aí que sentí o cheiro de terra molhada, fraquimho, ele me foi tomando e eu o aspirava profundamente.  Deus monitorava meus sentidos.  resolví ver melhor o sol brilhante e, devagar para não partir o pano d'àgua, com os dedinhos de leve, os abrí e olhei-a de frente, o sol morno mas não ardente;  ele olhou para mim e se riu, desespremeu os lábios e sorriu;  eu também sorri e acenei a mão;  ele marotamente me piscou um olho, encheu as bochechas e assoprou;  balançou a cortina corrente e ela respondeu alegremente, como  agradecendo a brincadeira, e aí, meninos, eu ví;  os cabelos do sol eram louros e ele os balançava para cima e para baixo, da cabeça até os ombros.  juntei tudo -- o cheiro da terra,o mormaço do sol --  e recuei deixando aquelescabelos me açoitarem;  os meus, amarfanhados foram pregados na minha cabeça e no rosto.  Delirei com aquele presente e me assustei com o grito essganado da mãe:  "menino, sai da chuva que tu vai se constipá".  Mas eu, nem aí:  Queria mais era brincar com Deus, com a chuva miudinha e com o deboche do sol;  ah, ia-me esquecendo:  Com o ar cheiroso que entrava venta a dentro.

Hoje quando chove, fecho a janela, se venta levanto as abas e se o sol me quiser dizer alô, taco um óculos "ribânio" em cima dos olhos, agora já azulando. não cheiro o ar, o nariz está entupido.  Por que as crianças sempre estão perto do céu e nós, no noso outono, complicamos tanto esse achego?  Ah, pureza, inocência, carinho, riso frouxo, confiança, tristeza de criança que faz adulto chorar.  Se as crianças não crescessem, se fossemsempre um Menino Jesus, se ficasem um Pinochio com seu grilo falante;  se parassem como o Pequeno Príncipe regando suas plantinhas! ... Ah, se fosse assim!   



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

DEVANEIOS-DE ECONOMIA DE VIDAS

Os Complexos De Casa De Apenação X Celas Individuais
NÃO MAIS 7 AGENTES PARA GRUPOS DE 10

Rosto Liso De Alegria Pela Economia

Explico.  Não mais mortes num amontoado de presos de más cataduras.  Celas com 1 indivíuo que quando visitada sempre por um par mixto, antecipadamente ele será algemado pelos braços entre uma janela mínima para trás do corpo.  Se o autoado for falante receberá um contensor lingual, peça a ser inventada pelos alunos da Escola Técnica orientados por médicos do nosocômio.  Celas em prédio vertical com 2,5Mts de alto, fundo e lados com cumprimento integral da pena ajuizada.  Agressividadae  nula.

Legalmente com relação parental interrompida e divórcio oferecido à parte em liberdade.  Visitas permitidas na área hospitalar com chamadas em botão visível à noite pronto para emergências.  Na área judiciária por advogados com vidros separando o contacto e 1 vaz por mês na barbearia para tonsura completa de rosto e cabeça.  Silêncio sepulcral para interação entre Ego e alter-Ego explicado por Assistentes Sociais sobre a possibilidade de redução de até 1//4 do tempo total da pena mediante doação de órgãos;

Formidável avanço médico nessa área beneficiando todos os brasileiros necessitados, pelo SUS, diariamente, o ano inteiro, aos sábados, domingos e feriados.  Ai de quem macular a lista de candidatos.  Serão castigados rigorosamente com prisão por Lesa-Estado, demissão e proibição de novamente servir esta instituição.  À cada10º dia o atendimento será para pagantes nacionais ou estrangeiros, com o mesmo rigor.   Serão 3 turmas de cirurgiões tabalhando 8 horas por dia. Aviões, lanchas, ambulâncias e motos.

Zigue-zadeando nossa geografia com pacientes e órgãos.   Paz, vidas e não mortes.  CCAs em 27 capitais e DF mais 27nas 2ªs mais populosas cidades de cada Estado, num total de 53.  Também 53 Escolas Técnicas com semi-internatos a partir do 6º aniversário de cada pessoinha.  Em breve a classe miserável some e aparece mais a de pobres com dignidade.  É o Brasil vivo e punjante com os do bem em todos os espaços que os do mal desertaram.  Ruas como vias e aglomerações de qualquer cunho em espaço fechado.