quinta-feira, 10 de outubro de 2019

DEVANEIOS-DE LÍNGUA DE PRETO

Tenho Cara De Antigamente, Quando Tropeço Já Foi Trombada
ABSORVAM SINÔNIMOS DO ARCO DA VELHA
Ternas Crianças

Só teho que meter no bucho o que tem sustança(substância).
Pirulito que bate, bate;  pirulito que já bateu;  Quem gosta de mim é ela e quem gosta dela sou eu.
Se essa rua, se essa rua fosse minha, eu mandava, eu mandava ladrilhar com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante, para meu, para meu amor passar(passear).
Eu tava dôido e dei um tufo(chute) com o dedão numa topada(pancada) numa desgraça de uma pedra e tudo ficou troncho(torto).  Meu casco(o pé) cheio de galos(calos) furava qualquer alparcata(alpercata) inxxerida(inserida) ali metida.
Alan

Minha casa era cheia de negras seguindo a matriarca D. Maria, amiga queridíssima de minha mãe.  Eram Jercina e Nóia(Noeme), que lavavam, varriam e egomavam.  Era espeto(coisa difícil) usar um ferro pesado, cheio de carvão em fogo, com um buraco no rabo(na parte de trás), onde ela soprava com as bochechas cheias de ar para as cinzas mortas só deixarem a brasa viva.  Nossa Nóia ria(hi-hi), mudamente e nem conversava, só trabalhava.  Não eram escravas, moravam num morro(rampa) em "Água Fria", onde branco não morava.  A mãe delas me deu um lenço, de presente, nos meus tenros anos.
Alan

No carnaval era uma guerra de tropicões(batidas de pessoas entre si), trombadas(as mesmas batidas), acompanhando o "zé Pereira"(músicos de sopro), subindo e descendo ladeiras(ondulações nas ruas), em Olinda-PE.  Era um chambrego(chamego), esfregação, e era assim mesmo.   E era um grupo seguido por outro;  Caboqlinhos(negros meninos com penachos na cabeça),  Todo tipo de fantasias.  O lança-perfume Rodo-Ouro de metal ou de vidro aina não eram proibidos e se tomavam porres(cheirar um lenço ensopado(completamente molhado com o éter) até cair no chão.  Chamava-se festa o cão.  Pulava-se e suava-se prá valer.
Alan

São João.  Junho. Fogueiras.  Milho. Cangica. Pamonha.  Pau De Sebo. Compadrio(compromisso de amizade para todo sempre).  E depois a dança, para ser vista ou para ser dançada.  È um furdunço(barafunda, confusão mas tudo na verdade, com muito respeito).  Muito namoro, e muito casamento são ali gerados, promovendo saudades com alegrias ou desgostos, coisas próprias da vida e da sociedade.  Depois do carnaval e do São João, resta agora o Natal e a Passagem do Ano.  Festas religiosas carentes(necessitadas) de uma Igrja(templo).  Muito choro e saudades de pessas  ausentes, presntes no ano passado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário