sábado, 24 de agosto de 2013

DEVANEIOS - DE VALIDAR

    De ontem para hoje  mudo meu conceito  inteiramente  em referência ao programa Mais Médicos.  Validar os formandos de medicina  como todos os formandos de curso superior, a exemplo do que faz a OAB, é uma garantia de qualidade dos serviços prestados por esses profissionais, com o menor risco possivel.  Temos que aproveitar essa onda  buliçosa, para imprimir como obrigação esse teste para nossos formandos, como não abrir mão dele para os que vierem do exterior para se habilitar a prestar serviços médicos aqui no Brasil.

    Para ser franco, é uma vergonha ver médicos com a branquidão dos seus jalecos, com nariz de palhaço  espalhados ao ar livre  Brasil à fora, expondo-se com uma falta de dignidade que deveria ter nessa profissão.  Se além de não quererem se submeter ao teste Validar, os formandos ainda só querem ficar depois de diplomados  nas Capitais e nos grandes centros, esquecendo seu compromisso de cidadania com os rincões de pobreza,  pois que façam os representantes políticos do povo, promovendo uma PEC, se necessário, para tornar obrigatório um estágio de três anos para os formandos da área médica, desde que tenham concluido os seus estudos em faculdades dos governos. Que entreguem a tarefa de convencer, a um orador perfeito, conhecedor da omilética e sobretudo imbuido dos valores morais que exigem  nessa empreitada.  Que essa arenga esteja estribada na necessidade imperiosa que têm nossos cidadãos do roda-pé social.

    Com relação aos cubanos, lamento piedosamente o tratamento desumano que estão próximos a ter, quando perceberem que estarão sessenta por cento abaixo dos outros colegas de vários paises que serão seus competidores.  Ficarão com quatro mil reais de remuneração, deixando seis mil reais como contribuição involuntária de cidadania para a pátria amada.  Vejam o tamanho desse problema, quando ele criar raizes e se espalhar entre os escravisados.  Não poderão pedir cidadania brasileira, para resolver essa aflição e quem pagará por essa incúria será o pescador, o agricultor, o coletor silvícola de hévea e os deserdados da sorte.  Por que a sra. Dilma, ex-estudanta de segundo gràu, não faz uma sessão de descarrego na igreja do bispo, e se desgruda do Lula, péssimo assessor.  Vai ser afogada nesse segundo mandato, sem poder esconder a divisão da cadeira com esse Zumbi.

    Se o horrendo desempenho dos estudantes de medicina verificados de poucos anos atrás até agora num teste similar ao Validar  é vergonhoso,   não se há de dizer que é pela fragilidade do corpo docente, nem tão pouco pela má formação do curso básico do corpo discente;  será defeito do corpo decente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário