segunda-feira, 8 de junho de 2015

DEVANEIOS - DE INSTINTO E DE RAZÃO

Tenho Cara De Antigamente, Quando Lembração Era Lembrança Permanente
A VIDA É UMA CENA MAL ESCRITA

Cerejeira

Existem em nosso cérebro, dois eus, o ego e o alter-ego, ou o eu e o outro eu, que nada mais são que o ponto e o contra-ponto.  Por isso somos chamados de duais.  Eu, lucubrando, afirmo que são o instinto e a razão em luta pelo comando do corpo e suas ações.   O instinto age como uma interjeição, abruptamente, dando solução rápida quando solicitada.  A razão é sorrateira, idealista e amiga dos bons resultados, mas às  vezes uma se sobrepõe à outra, e isso nunca termina bem, seja quem das duas tomou a iniciativa.   

A primeira atende seu foco e essa é a sua responsabilidade restrita;  a segunda é totalmente responsável e reponde por seus atos.  Quero inserir minha deixa num caso concreto para que quem quer que me esteja lendo interaja e tenhamos um bom desfecho.  O Cabrini, ontem à noite, domingo 070615,  apresentou -nos uma reportagem arrepiante, realçando a maldade humana, agindo espontaneamente com a razão, usando inclusive dons doados por Deus, de inteligência e capacidade laborativa, toda desviada para o mal.  A isso se chama de desvio de comportamento.

Em Sergipe, Estado do nordeste, dito pobre, e em duas cidades do interior no litoral, um senhor jovem lidera a rapinagem da merenda escolar de crianças que saem de casa de estômago vazio por inteira necessidade e ávidas pelo quebra jejum quando chegar à escola.  Que decepção, lá não há nada.  A prefeita, jovem loirinha bem apessoada renunciou ao cargo para não ser presa. Não vejo a lógica dessa ação, acho que foi o instinto fazendo-a saltar na hora errada.  O tal empreendedor mora na Capital em condomínio de luxo e tem casa em praia classe A, e chefia a falseta de sua escolha.

Paga 11 mil reais ao importuno estranho à sua quadrilha que se entremeter ali.  As vítimas, as crianças de quem já falamos, filhos de pescadoras de siri e de mariscos, que moram em casa (?) onde a porta volante é para avisar que estão dormindo, sem medo de assalto, porque nada têm a ser roubadas.  Buracos imensos na sua moldura convidam o vento gelado da noite a açoitar seu nada de abrigo. Todos os rapinantes, racionais inveterados;  estes humanos deixam-se guiar pelo instinto.  Onde pedir socorro!  na casa de Noca (?) A seara política e jurídica estão anestesiadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário