quarta-feira, 13 de maio de 2015

DEVANEIOS-DE DEUS

Tenho Cara De Antigamente, Quando Gozível Era Coisa Gostosa
SEM NOÇÃO É O CARA QUE VIVE NA LUA

segunda-feira, 12 de maio de 2014

DEVANEIOS - DE DEUS

TENHO CARA DE ANTIGAMENTE;  SOU DO TEMPO  EM QUE SE DIZIA:  BENÇA MÃE!  --ÇOE
Quem Poupa Um Lobo, Sacrifica Uma Ovelha
]
Sertão-Burro Ao Sol


Deus é uma palavra universal que quer dizer Criador de todas as coisas, Senhor e Pai absoluto do Espaço Sideral, a própria Natureza, a junção dos quatro Elementais:  Fogo, Ar, Água e Terra.  O Substantivo, Aquele que deve ser Temido, isso como forma de Respeito.

Deus é Espírito quintessenciado, não tem forma, não é visível e não pode ser captado pelos cinco sentidos que Ele mesmo doou a todas as suas criaturas viventes para se defenderem e se alimentarem, com distinção para os filhos humanos que têm além, a capacidade de dizer sim e não, portanto responsabilidade; ainda, razão, juizo, inventividade, paixão, sentimento, auto-estima e maledicência, se assim escolher.  Os seus filhos prediletos são a Sua imagem e semelhança no que se refere ao Espírito, fluido e sem os tais cinco sentidos, que permutam suas jornadas em câmbio como Espírito livre e Alma aprisionada a um corpo animal, como chance de aprendizado para passar do estágio de primeira essência até a acoplagem final da religião, unindo-se definitivamente, por mérito à Força Criadora  em sua Quinta Essência.

Vi há pouquíssimo tempo no Jô Soares, um padre belga à paisana, brasileiro por opção, com português sem sotaque e próximo à minha idade, falar sobre a percepção de Deus, como eu nas minhas lucubrações já tinha descoberto:  Deus, disse ele, é um Sopro, uma Brisa.  Digo eu, é um Sopro, um  Soprinho,  um Soprão;  é tudo o que os Elementais, criação Sua, são capazes de fazer isoladamente ou em combinação parcial ou total e em todas as dimensões presumíveis.  Deus não fala, não ouve, não vê, não olfata e nem tateia;  Deus rege seu Universo por uma Lei maior que as leis mosaicas:  À cada ação corresponde uma reação e permite que aqui ou ali um de seus filhos, com dons que chamamos de geniosos, captem e difundam algumas dessas Leis Suas.  Assim, Arquimedes com   a Lei da Gravidade;  Assim, a dualidade das coisas, das pessoas e dos animais, delineada por um filósofo observador mazdeísta na antiga Pérsia, hoje Irã, e o bem e mal se antepõem 'a tudo em seus contrastes:  noite e dia, sol e lua, preto e branco e ponto e contraponto.  Céu e Inferno, Deus e o Diabo.  Maniqueu era o seu nome e sua doutrina, Maniqueísmo.

O cristianismo admite a perdição eterna, mas não o Teísmo.  Uma crença medianamente espiritualizada não compreenderia um pai que preconizasse a perda do filho para as trevas eternas.  Assim, o Deus supremo concede uma vida longa e cansativa a um filho Seu, empedernido no mal, indo e vindo em encarnações consecutivas sem se elevar um degrau sequer, até que os açoites Divinos no mundo carnal leve o Gestas a ser um Dimas e que vá ter com Ele em seu paraíso.

Deus permite anjos Seus palmilhando em Missão encarnados aqui na terra onde muitas vezes lhe batemos a porta na cara.  Deus também permite que almas perversas lhe sirvam de açoites para desviar alguns errados de serem ainda piores.  Esses são os Mistérios de Deus, inquestionáveis, que nunca saberemos quando, como e onde irá acontecer, nem sequer identificar o porquê da pancada e o que a causou.  Que fique-se atento aos sofrimentos à si infligidos, como justiça recebida por mérito seu.  Que o seu algoz receberá no momento certo também o que merece por justiça merecida.  É assim a Lei da ação e reação.

Não seja presunçoso, não queira tomar as atribuições que são de Deus, não seja leviano em pensar que é um meritório herdeiro da Graça de Deus, e que o próximo a quem chutas bem mereceu o chute.  Deus haverá de chutar-te com um chute de placa por tamanha impertinência.

Não tenha amor à Deus, tenha-Lhe respeito e temor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário