sexta-feira, 29 de maio de 2015

DEVANEIOS - DE ACHISMO (290515)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Nunca Podia Ligar A Palavra Jornaleiro À Diarista
JORNALEIRO ERA QUEM CUMPRIA JORNADA
Miniatura De Bordo

Então, "jorno", raiz de jornal, jornada e jornaleiro têm o significado ítalo de extensão de um dia.
Pode ser o mesmo que diarista, referindo-se à trabalho

Quando digo "acho que", não há certeza de nada, mas sim uma ousadia que leva muito à erro.  O "achismo" subverte uma mentira em verdade e assim um Espírito se encarna e vira a Alma;  quando o corpo morre a Alma se torna Espírito, ganha de volta a liberdade e qual ave-de-arribação retorna à origem, ao ponto de partida para prestação de contas dos talentos que lhes foram dados e com a certeza de que pela misericórdia de Deus, nunca regredirá do batente que ocupou na jornada passada.  Isto conforta-nos muito.

Acho que amo, mas o amor é volátil e num tempo adiante se torna mania, dá segurança, também pode e deve dar respeito, e assim sendo, é isso um bom negócio.  Nesse ritmo de bolero, dois pra frente e dois pra trás, todo o mundo vai achando e por isso rebolando.  Eu era criança e um dia peguei um bonde para Dois-Irmãos e fui parar na Várzea, por culpa desse tal "achismo".  Voltei ao ponto de partida, achando que o novo motorneiro se sensibilizaria por mim, mas ele mandou-me ficar de pé ao lado dele, como de castigo, porque achei errado.

Entrei num jogo de futebol com bola de meia;  dei um bofete no "center-half" contrário e recebi dois bofetões de volta, mais uma vez porque eu nunca sabia achar;  zangadinho, dei um chute com o pé descalço no ""gol-kipper" e senti que meu dedão entrou em algum lugar proibido;  foram três bofeteios que recebi de volta e choramingando pensei na forra, foram quatro bofetezinhos nas orelhas do cruel, mas dessa vez eu pensei certo.  Aprendi o quanto custa pensar errado e acertar quando acho certinho.

Continuando, lembro-me quando achei, por pena, uma mocinha bonita mas que na verdade era feia.  Ela não foi cristã.  Achou que estava sendo mangada e meteu-me o cabo da sombrinha no meio das minhas costelas;  me achei injuriado e lhe dei um "rabo-de-arraia";  a senhorita caiu de pernas pro ar, achando que estava certa de certas coisas, mas não estava.  Todo o mundo achou de dar-lhe uma tremenda de uma vaia, e eu também.  Mais uma vez aprendi que achar moça feia, bonita, era mal negócio;  que feia é feia e nunca ache de ter pena.










Nenhum comentário:

Postar um comentário