domingo, 6 de dezembro de 2015

DEVANEIOS - DE LIVRO DE MÁGOAS (9)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Cordeiro De Deus Virou "Agnus Dei"
ERA BENTO E GRUDADO NO PESCOÇO DAS BEATAS

Natureza

ANGÚSTIA

Torturas de pensar!   Triste lamento!
Quem nos dera calar a tua voz!
Quem nos dera cá dentro, muito a sós!
Estrangular a hidra num momento!
E não se quer pensar!...  e o pensamento
Sempre a morder-nos bem, dentro de nós...
Querer apagar no céu -- o sonho atroz!--
O brilho de uma estrela, com o vento!...
E não se apaga, não...  nada se apaga!
Vem sempre perguntando:  "O que te resta?..."
Ah!  Não ser mais que o vago, o infinito!
Ser pedaço de gelo, ser granito.
Ser rugidos de tigre na floresta!

AMIGA

Deixa-me ser tua miga, amor
A tua amiga só, já que não queres
Que pelo teu amor seja a melhor
A mais triste de todas as mulheres
Que só de ti, me venha mágoa e dor
O que me importa a mim?!  O que quiseres
É sempre um sonho bom!  Seja o que for,
Bendito sejas tu por mo dizeres!
Beija-me a mão, Amor, devagarinho...
Como se os dois nascêssemos irmãos,
Aves, cantando ao sol, no mesmo ninho...
Beija-mas bem!...  que fantasia louca
guardar assim, fechados, nestas mãos,
Os beijos que sonhei pra minha boca!...

DESEJOS VÃOS

Eu queria ser o mar de altivo porte
Que ri a canta, a vastidão imensa!
Eu queria ser a pedra que não pensa.
A pedra do caminho, rude e forte
Eu queria ser o sol,a luz imensa,
O bem do que é humilde e não tem sorte!
Eu queria ser a árvore tosca e densa
Que ri do mundo vão e até da morte
Mas o mar também chora de tristeza...
As árvores também, como quem reza,
Abrem aos Céus, os braços, como um crente!
E o sol, altivo e forte, ao fim de um dia,
Tem lágrimas de sangue na agonia!
E as pedras... essas... pisa-as toda a gente!...

(Vai Bela Flor, usa teu dom, chora e geme, que oena que não ris)


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário