terça-feira, 25 de outubro de 2016

DEVANEIOS - DE SEMPRE E DIVERSOS (1)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Macaquear Era Enriquecer a Cultura
QUEM PODE, PODE;  QUEM NÃO PODE, SE SACODE
Resgate De Migrantes Sírios

sábado, 25 de outubro de 2014


DEVANEIOS - DE SEMPRE E DIVERSOS (1)

Tenho Cara De Antigamente, Sou Do Tempo Em Que Amendoim Era Bidubim
CONTINUEM, AMIGOS, DIFUNDINDO O QUE É 2.5 MTs x 3
Sábado, 29 de junho de 2013
Ipê Amarelo

DE NOMES


De Edeltrudes, nome tirado da folhinha, antigo calendário, e Lívio, meus pais, resultou Edélvio 
De Maria, minha tia paterna e Luiz meu tio torto, resultou Marlu, minha irmã
De Creusa e Justino, acabou a brincadeira que não se quis um parente Cretino
MACAQUICE

A quantas vai esse espírito macaqueante, aqui no Brasil ?  O gesto original de com o indicador colado na face apontando um dos olhos, era "tô de olho em você".  Agora, já vi em várias novelas, esse gesto deturpado, com o indicador e o dedo médio, na parte alta do nariz, apartados e sob os dois olhos. Isso é seguido depois, com o índice apontando uma direção. Esse era um gesto específico de militares, no cinema americano; aqui deturpou-se e foi adotado pelos civis, no princípio, na televisão. Dá-me arrepios essa subalternidade.  Nelson Rodrigues tinha razão quanto ao complexo de vira-lata brasileiro. Já foi tentado o gesto de com o braço flexionado à frente do peito;  a mão mole molenga pra trás e pra frente, e o pescoço e rosto derreados para cima e pro mesmo lado do braço ator. Não é um pouco demais, copiar até o gestual estrangeiro ?

"TATOOS"
Maldito modernismo, a mutilação de um corpo são.  A falta  de senso crítico e de noção estética. Essa malucada não se imagina sendo  corroída ao correr do tempo;  A idade dos músculos sendo sucedida pela idade da gordura ?  O esvaziamento do colágeno e da elastina, sobretudo na cavidade inferior orbital ? Uns que oferecem a face entumecida, outros ao contrário, chupadas e ossos salientes; Não é bastante isso, precisa os desenhos de muito mau gosto se equilibrando sobre gelhas ? O ser humano não aceita a deserção da juventude; essa deformação dos "tatoos" é acompanhada com colorações ridículas, como preto-graúna, vermelho-colorau, louro-manga, numa carapinha-afro.  E a concomitância das interferências plásticas, muita vez por  falsos médicos; hormônios contra-indicados em mulheres que vêem nascer um micro falo na sua genitália. Peitos que parecem bolas de borracha, desagradáveis ao tato. Panturrilhas, bundas siliconadas, uma irrealidade "bisurda".  Não têm pejo.  O faz de conta é o que voga.  São criaturas mais feias que fratura exposta. Não seria melhor uma impressão com gravuras realmente bonitas mas prontas a sair na primeira lavagem ?  Se uma dama sente pregas verticais sobre o lábio superior até a base das narinas, na região chamada de bigodeira, simples, o remédio é passar o ferro de engomar.  Aproveita e passa no rosto inteiro. Ora, uma cara de sessenta anos não rejuvenesce,  ela continua sendo uma cara engomada, com sessenta anos.  É o jogo do parece mas não é.  Sabe a história da mulher que comprou um chapéu novinho;  uma grande ventania desabou, a saia levantou e expôs a intimidade saracoteante da infeliz;  a gritação;  a pobre segurava desesperadamente o mimoso chapeuzinho.  Perguntaram-lhe, por que?  Ela respostou:  Vou deixar essa belezura novinha por causa de uma bunda de sessenta anos?  São coisas muita da sua sem graça.  Vaidade das vaidades.  E talco para cobrir sinais senis  nos braços e dorso das mãos.  E um pescoço envelhecido, com artérias gritantes e salientes subindo estrada acima, procurando a consciência adormecida da meliante empedernida.  Não há maior castigo que uma chuva torrencial para desmilinguir a farsa da enganação.  Sobrancelhas que gritam embranquecidas são passadas no rodo e desprezadas no lixo, que injuria.  Depois uns riscos de lápis mentirosos, a ponto de num bom dia mal dito provoca a queda do parceiro, da cama, que desconhece a mulher com quem se deitou na noite anterior.  Jesus, no Céu, não reconhece a penitente que chega e lhe nega a entrada.  Tai, Tribufu, não deves desacatar o Criador.  Mulher com sessenta e cara de setenta e cinco.  Homem empoado, com o ariete moribundo, à meio pau, qualificando o luto.  Triste fim do que seria uma fatalidade prevista.  Começo, meio e fim, são cadências da linha do Tempo, de consistência pétrea.  Não há como remediá-la.  Acorda, deita, dorme, come, descome, chora, ri, reclama, aplaude e morre.  Eis ai a via do Calvário.  Não há samaritano que pense as luxações recebidas no caminho.  O bom estará no aprisco, o mau será descartado para todo o sempre.  São soberanas essas instruções Divinas e cada Espírito em sua morada, de acordo com o seu brilho e a sua conduta simples, será assim aquinhoado nessa Via dolorosa.



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