sábado, 29 de outubro de 2016

DEVANEIOS - DE A VIDA COMO ELA É (220514)

Tenho Cara De Antigamente, Quando O Destino Marca Sua Própria História
A CRIATURA DEVE TER PELO MENOS 50% DE COMANDO NESTE CENÁRIO
Performance De Fotógrafo

domingo, 22 de maio de 2016


DEVANEIOS - DE A VIDA COMO ELA É (220514)

Tenho Cara de Antigamente, Quando Religião E Política Não Se Imiscuíam
COM O ADVENTO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS, UMA É VETOR DA OUTRA

A Chinezita E O Passarito

quarta-feira, 21 de maio de 2014


DEVANEIOS - DE  A VIDA COMO ELA É

1943-Velho Seminário Batista-Recife-PE
Pr. Élvio-Pedagoga Marlu-Jornalista Edélvio(9 anos)
D. Tude, minha Mãe-Psicóloga Mirtô-Pr. Lívio, meu Pai-Dala, querida prima

QUEM NÃO TEM PADRINHO MORRE PAGÃO
Tenho Cara De Antigamente, Sou Do Tempo Em Que Topete Era Pastinha

Passado, presente e futuro;  o destino imponderável descrito por José Américo de Almeida, paraibano de gênio, como de vez em quando Deus coloca na terra, em nosso derredor.  Quando criança, ouvia as negras da casa dizerem, quando vivia refestelado numa rede: Quer banana, preguiça?  E se deixava pentear por elas com cabelos no modelo de mocinha e ele se esfregava naqueles corpos juvenis, todos rindo, a a vida vivendo.  Em Bagaceira, ele relata a chegada dos retirantes da seca, vindos de Areia e pousando em sua Alagoa Grande, nas suas terras, na sua usina de moer cana, pedindo arreglo.  Vinham com cavalo e cachorro e na maior fome e aflição por deixarem pra trás o que era seu, e no meio deles, vinha seu Destino;  Soledade, morena sestrosa feita de sexo da cabeça aos pés, para abrir a paixão terna e sonhadora de Lúcio, herdeiro do luxurioso Marçau, usineiro tão animal quanto a santa, descoberta pelo filho.

DESTINOS

ÉLVIO -pastor Batista, como o Pai.  Fincou-se em Feira de Santana-BA e depois em São Paulo, onde ficou até finar-se, em 2013.  Este o seu Destino.
MARLU - antiga normalista, mas que não vestia azul e branco;  estava de amarelo-mel nas meias que vestiam as pernas grossas até antes dos joelhos;  da saia pregueada da mesma cor;  da camisa branca com gravata cor da saia e que saía andando até após a Soledade, até a Escola Pinto Júnior.  A primeira que saiu do ninho, casou-se com um ex-aluno do seu Pai, e que pastor como ele, danou-se pra Bahia e levou-a consigo.  Consumou família, e com filhos adultos retornou 'a Fortaleza e dai foi como Caleb e Josué, possuir Canaã em Orlando, na Flórida;  agora em Teresina, terras do Piaui, cumprindo o seu Destino.
Édelvio - Irrequieto azougue após ter sido impelido ao mundo, coisa tão temida pelos crentes em Cristo.  Sempre digo não haver espaços vazios;  ai se espalham como água os Destinos de todo o mundo.  A adaptação de um recém-reprimido a um espaço inimaginável, de acordo com o tamanho da vontade de viver, sim, provoca em alguns, desequilíbrios dignos das lágrimas que vai chorar.  Esses choques no rastro do percurso aponta para duas situações:  o devasso e o dissimulado.  Os valores morais adquiridos na vida restrita permanecem como tatuagem nessas almas cambiantes.  E parece ser uma dissimulação um comportamento nobre vindo de quem está em ebriez.  Sofri, sofri, sofri as truculências dos crentes empedernidos e me perguntava:  "cuma"?  me respondia:  este é o "my way".  Alguma "chegada", mórbida na sua religiosidade,  prisioneira de chavões como: "Deus está no comando",  "estou segura na mão de Deus", "se Deus está comigo, quem estará contra mim"?  Encheu fora da cidade, fora do Estado e fora do Pais um prato feito-biográfico, em nome de Jesus, que me atravancou a vida, me fez entrar em depressão e passei, agora sim, a ser o maior dissimulador.  Onde eu chegasse e me apresentasse o meu ouvidor já tinha meu dossiê, com todo o crédito que se pode dar a uma depoente.  Eu, frente 'a frente com o meu duvidante, não o convencia da minha identidade e da bondade que poderia ter.  Hoje fazem 22 anos que não bebo nem fumo;  perguntem a essa representante de Deus se ela  modificou meu currículo! Destino.
D. Tude - Minha querida e submissa Mãe, teve seu Destino.
Mirtô - Diferentemente de Marlu, cursou uma tal Escola Experimental que esculpia meninas com vocação doméstica.  Era o que ela gostava.  Empenhou-se no namoro, no casamento e no esgotamento desses sentimentos que com o nome de Destino 'as vezes se intrometem nas vidas alheias.  Só depois.  , muito, muito, muito depois, numa atitude temporã bacharelou-se em psicologia. Continua segura na mão de Deus.
Pr. Livio Lindoso - Vejam o trabalho que o destino fez na vida desse homem.  Aos cinco anos, órfão de pai e mãe suicida.  É acolhido, com mais dois irmãos, aos cuidados de um tio, irmão do seu Pai.  Como religião é cultura e não conversão, como acredito, todos passaram a ser "crentes" e não "incrédulos".  Papai recebeu todas as suas instruções no Colégio Americano Batista, onde depois foi lector.  Foi pastor da Igreja em Olinda até receber convite para o quadro docente do Seminário Batista, na cadeira de Novo Testamento.  Em Seguida recebeu o doutorado com a confecção de uma Gramática de Grego Clássico e juntamente a posição de lente, nessa matéria.  Enviuvou com a morte de minha Mãe, aos 46 anos de vida.  Casou-se com uma ex-secretária do Seminário.  Enviuvou e casou-se com uma ex-aluna até seu finamento.  Eis como o Destino se exercita tangendo vidas, sem nenhum covite.
DALA - nossa querida prima, vinda de Guarabira-PB, para uma passagem curta conosco, ficou vários anos, quase se casando, coisa que só aconteceu depois da dobra dos 50 anos, com outra pessoa, em sua terra de origem.  Que Deus a tenha e que ela saiba agradecer ao Destino, o que ele lhe concedeu.






Nenhum comentário:

Postar um comentário