terça-feira, 3 de janeiro de 2017

DEVANEIOS - DE MAL-AGRADECIDO (1) (201013)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Você Vai Em Frente, Escorrega E Volta Pra Trás
UMA MOSCA SEM VALOR POUSA COM A MESMA ALEGRIA
NA CABEÇA DE UM DOUTOR, COMO EM QUALQUER PORCARIA
(Antonio Aleixo)
Bia, Minha Bisneta

Domingo, 20 de outubro de 2013

 DE MALAGRADECIDO-(1)

Edélvio Coelho Lindoso
DEVANEIOS

Cada Povo Tem  O Governo Que Merece

PARA JIL

    1980 - Minha primeira e única experiência de ser despedido de um emprego.  Tinha querenta e seis anos.  Estava em Belém, ja tendo passado por João Pessoa e vindo de Recife.  Ai estava como Gerente da Empresa onde antes eu e ele eramos supervisores de venda.  O Albânio Leal era meu compadre por ser eu padrinho de batizado do seu filho. Tinhamos muitas afinidades.  O meu amigo me estendeu a mão como faria um Samaritano e me chamaou de volta ao lar antigo.  Eu trabalhava num labotatório, no setor de agro-pecuária como vendedor e com o apelo do Amigo, tive mais dois.  Um outro Laboratório queria uma entrevista comigo mas deveria ser em Goiania-GO.  Acatei o acerto e embarquei ao encontro.  Se aceitasse a proposta, iria com ela a barba de luto que eu portava.  Voltei a Belém e a barba continuou comigo.  O outro convite foi para o setor de vendas de um Empreendimento Belenense que estava sob a Gerencia do ex vendedor do Laboratorio de onde eu estava saindo e o substituia.  Voltei com o meu Compadre e Amigo e acertamos.  Voltaria a Multi-Nacional de onde saira, coisa rarissima principalmente em Empresas estrangeiras, mas nao como Supervisor de Vendas que fui, de Natal até Belém, mas como Vendedor em  Manaus-AM, partilhando a Praça com um colega.  Vim para a Capital amazonense em companhia de Gil, filho mais velho depois do finado Thomzinho.  Ficamos em um hotel e depois passamos a uma pensão com alojamento duplo para uma familia de oito pessoas, depois sete, porque a filha seguinte quis ficar em Belém, em internato no Seminario Batista.  Pusemos cinco filhos e a mulher num aviao e pra cá viemos, e é onde estamos desde 1980, ha trinta e quatro anos.  Compramos um Maverich Zero, para ver o tamanho da auto-confiança e em anos depois, recebi da Empresa  convite para ser Representante- Comercial dela no Amazonas e Roraima.  Recebi todas as idenizaçoes como empregado, institui uma Empresa Ltda que fez um contrato com a minha ex-patrona.  Nova audácia de assumir minhas despesas de locomoção e hospedagem, mensalmente, em lonjuras inacreditáveis.  Fiz isso, selecionei Clientes probos em cada Praça e substitui aviao por FAX, numa economia grandiosa, salvo em situações de risco que exigissem mimha presença.  Nesse contrato, as Empresas representadas pela minha contratante, eram tambem minhas co-representadas.  Umas dez mais ou menos, mas algumas de vulto grandioso, como a GE e a Nadir Figueredo, esta depois afogada pelo advento de plasticos (copos) a substituindo.  Mas, Deus foi generoso comigo e de fato fui um vendedor classe A, aqui no Amazonas.  Mas, Deus dá, Deus tira.  O dia do muito é a véspera do nada.  A SWIFT-ARMOUR encerrou atividades no Brasil e hoje existe só na Argentina.  Recolhi-me, encolhi-me mas me contenho com casa própria,  Plano Saude, e Plano de morte, que por mais que me disponha a servir amigos com o meu mausoleu, eles não querem.  Parecem que sao bestas.  Dia virá em que virão buscar a oferta, mas eu lá de dentro grito!  Daqui não sáio, daqui ninguem me tira..

    Caro Jil, essa arenga é um motivo descontraido mas verídico, muito meu, de encarar as diversidades que nos espionam.  Que você com o estro inventivo e sagacidade, encontrará seu Samaritano e saberá agradecê-lo, como eu acho que nao fiz suficientemente com meu amigo Albânio.  Não esqueça de se dobrar humildemente mas com sinceridade, ao Deus que não vê, nao ouve, nao olfata, nao oraliza e nao tatêia, porque prescinde dos sentidos com quais nos presenteou, e para nao ficarmos bestas deu esses mesmos sentidos as aves, peixes e feras,  menos a inteligencia e a capacidade de dizer sim ou nao.  Nao desespere nem deprecie suas andanças.  Em qualquer esquina poderá estar o Samaritano que lhe observa e ali foi posto em sua intensão.  Nao faça promessas que com Deus não

 se barganha, nem carnavalize sua ansiedade por que a Deus isso nao sabe bem. Quando quiser papear, sempre me encontrará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário