segunda-feira, 2 de setembro de 2013

DEVANEIOS - DE RELIGARE

    O medo da morte é o equivalente ao medo do escuro das crianças.  A carne gera carne, mas o espírito não gera espírito.  No ninho de um casal humano nota-se os traços familiares entre eles, mas as almas que lhes dá vida são estritamente individuais, e haverá sempre atração como repulsa , entre elas.  A religiosidade é inerente à alma, é sentida como uma força fisiológica, a necessidade de se voltar à origem.  Faz parte também da cultura de cada agremiação a maneira de exercê-la.  Não confunda religiãocom conversão.
    Se hipotèticamente se pusesse uma criança recém-nascida numa ilha onde não houvesse outro humano, e ela sobrevivesse a todas as fases naturais  quando surgissem os primeiros sintomas de consciência ela iria observar tudo nas circunstâncias, acompanhando degráu por degráu, com a compreensão de criança, pré-adolescente, seguinte, juvenil, adulta, madura, e senil, se comunicando com o mundo animal ao redor, falando e entendendo na expressão de cada um, sentindo medo e ousadia, nas horas certas, e dando nome a cada coisa de seu interesse e na sua forma de expressão.  Cultuaria as expresões da natureza que nào soubesse interpretar e que lhe impactasse.  Esse são os primeiros sinais de religiosidade que sempres existiu desde priscos tempos, cantando loas, dançando danças, acendendo fogueiras, em sinal de respeito, de temor e de apazcentação, sem nenhum professor anterior, tudo genuinamente natural, e sendo recebido por Deus com muita gratidão, se isso for possível.  

    A religiosidade moderna, de hoje, perde a sua naturalidade e também a sua verdade.  Quantos anos para se formar um padre ou um ministro lider de uma seita?  Não é esse emblema da vida  simples como amar?  Por que disse Saramago que religiões institucionalisadas mais servem para separar do que para unir?  A Madre Igreja  na Santa Inquisição matou zilhares de judeus, em seguida, nas Cruzadas, foi ao Oriente para matar seguidores do Islão;  na Irlanda, católicos e protestantes se eliminando;  no Brasil colônia afros escravizados passaram a usar nomes de Santos da Madre Igreja sobre seus ícones, num esconde-esconde dos menores contra os opressores.  O culto que agrada à Deus é o íntimo, sem ritual nem mestres;  que venha do coração, das entranhas e sem vaidade.  Acredite e experimente.

Jose wilker-felecido em 2014
Foto G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário