segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

DEVANEIOS - DE SEVERO NA TORRE

Tenho Cara De Antigamente,Sou Do Tempo Em Que Tirar Um Pedaço Era  Deixar Um Samboque
FALÉSIA É QUALQUER PROTUBERÂNCIA NA PAISAGEM À BEIRA-MAR
1956-Olinda-Pe-2 E Bráulio- Último D Ramos
Casamento De Glauce e edélvio

Preciso saber, quem me ajuda?  Procurem os mais velhos em cada família e perguntem.  Severo era um rapaz na "adormecência" no bairro da Torre em Recife e eu tinha em 1947 doze anos com uma irmã de catorze, falante pelos cotovelos, que conversava com todo mundo, até com os postes.  As duas irmãs do "adormecente" eram lindinhas e branquinhas e moravam em uma casa de calçada alta.  Era São João e o severoso punha uma caixa de madeira com um telhado vermelho em forma de circunflexo, por isso parecia uma casa pregada na parede, com vários alojamentos para cada tipo de fogo junino infantil.  Estavam lá "Traques de Massa" e "Peidos de Velha" também.  Severo se dava a importância de homem de negócio no atendimento à quem chegava, a maioria crianças.  A zoada, a impertinência, o cheiro de pólvora, os gritinhos infantis moram na minha memória e me importunam por não lembrar o nome daquela caixa-casa.

EIS AÍ A PERGUNTA.  CAPRICHEM NA RESPOSTA.  ESTOU À BEIRA DO TÚMULO.

Era São João, era baião, era xote, era sanfona. eram papéis em tiras tremulantes, eram fogueiras, eram estalidos, eram rojões, era fumaça, era cheiro de pólvora constante.  Todas essa coisas me arrodeavam e tremulavam meu coraçãozinho e me imprimiam o medo do pecado.  Éramos crentes, o sal da terra, dávamos exemplo e não podíamos prestar louvação a santos de pau.  Naquele monte de eras só não valia o eramos crianças também.  Alegria na rua, medo em casa e oração  de arrependimento na cama.  

Valei-me Santo Deus dos inocentes, quando a religião vira fanatismo e o balançar do corpo é taxado de pecado;  o solfejar de uma cantiga popular é louvação ao diacho, a visão curiosa descobre a curva da dobradiça de uma perna feminina e nos tira o sono, e nos lança na insensatez dos pedidos de perdão ao Criador.  Essa esquizofrenia forma neurastênicos, ou dissimulados, ou abilolados anti-sociais.  Vivi o medo do Vingador, do Tarzan, da Falsa-Baiana, das Pastorinhas do Natal e agora preciso saber o nome da casa-caixa do Severo.

QUE ME ACODE?  PONHAM O PENSAMENTO PRA VOAR.  CASA-CAIXA DO SEVERO.

O pensamento parece uma coisa à toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar!
A minha casa fica lá depois do mundo mas eu vou em um segundo quando começo a pensar!
LUPISCÍNIO RODRIGUES PENSANDO

PENSO, LOGO EXISTO

MAMÃE, OLHA O LÚBI, MAMÃE, OLHA ÊLE, CA CALÇA DOS OUTROS, DIZENDO QUE É DELE






Nenhum comentário:

Postar um comentário