segunda-feira, 23 de março de 2015

DEVANEIOS - DE JUVENTUDE (230315)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Cola Era Fila
TUDO VALE A PENA QUANDO A ALMA NÃO É PEQUENA
Ipê Amarelo

Sou do tempo, década de 4o, em que no cinema se chamavam o mocinho e a mocinha, em destaque, sem identidade  individualizada na trama.  Louvável esse uso, lembrando-se que a juventude é a idade ideal para o acasalamento animal, mas que ela não é aprisionável.  Uma cabeleira grisalha, quando se possa acompanhar o encanecimento gradual, combinada com os traços firmes da pouca idade, fornece uma graça muito especial à qualquer dos sexos, e dai por diante o melhor remédio para quem está incomodado é ter adquirido a dignidade que o fenômeno pede.  Usar tinta para se esconder de um fato é como estar pintando a velhice.  É uma enganação de polichinelo, que todo mundo está vendo.  Por isso se diz que no Brasil as mulheres não envelhecem, elas ficam louras.  

Os sinais senis são pródigos e se espalham por todo o corpo, sendo porém no rosto mais notado porque esse é o cartão de apresentação de toda a pessoa.  Na face, na região sub-orbital, o esvaziamento do líquido que denota a juventude, dá lugar a duas olheiras com pregas ou cor escura e ai um ou uma recorre à cirurgia que é como se passar no rosto o ferro de engomar.  A puxada da pele para as laterais vão diminuindo o tamanho dos olhos, (veja o Sílvio Santos).  Isso esconde o que você quer esconder ou exibe a muleta que você usa?  E a bigodeira, assim chamada a região do sobre-lábio até o baixo do nariz;  a mesma cirurgia deixa no lugar um espaço descoberto e visível correspondendo a um farto bigode de homem cabeludo.  Eu nem chamaria isso de bengala;  caberia melhor uma marreta de basebol.

Gentes, à cada intervenção lá se vai um tico de dignidade.  Deformação sobre deformação e o deformado às vezes se incorpora ali por baixo e nem percebe o que os outros falam:  Viram a plástica do fulano, em vez de :  o rosto do tiozinho!  Vejam:  se camuflam o corpo  o aleijão se reflete na alma.  E criticando as cirurgias deem uma passada pela mutilação que se andam fazendo com os "tatoos" da moda.  Um dia o corpo vai se vingar e as porcarias que destroem a obra do Pai vão ficar 
 parecendo tábua de compensado na chuva.

Os ciclos da vida do corpo humano serão cumpridos vocês queiram ou não, e não tem um que recue, ales vão sempre à frente;  Não queiram competir com o poder de Deus que nos fez assim.  Aceitem a sua velhice e não olhem a velhice do outro, se isso o incomoda.  Não se pode trazer de volta o que passou, salvo pela abstração da memória.  A moça linda que você foi, ficou lá atrás, hoje você pode ser uma senhora cercada de afetos, de reconhecimentos e de pessoas que lhe pedem a benção.

O RIDÍCULO ESTÁ EM SE QUERER SER O QUE NÃO É


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário