sábado, 17 de setembro de 2016

DEVANEIOS - DE QUATRO TICOS

Tenho Cara De Antigamente, Quando Era Gostoso Botar dinheiro Na Porquinha
POUPAR, SEMPRE ERA BOM
 Folha Caída

 
Velho Capitão América

Que saudades da década dos quarenta.  O Velho Capitão América não fenece como a Folha Decaída.   Era amigo dos:  Capitão Marvel, assim tornado quando invocava a palavra mágica "Shazam", Super-Homem, Homem-Morcego, homem-Submarino, e Tocha-humana.   Tão ladino eram os gringos, que sabiam colonizar s que os interessava, com esses virtuais heróis, assim como as inúmeras seitas protestantes  e anti-católicas que trouxeram nas suas comitivas.  Assim como aliciavam nossas meninas para o convívio no USO com seus soldados  e por isso chamadas de marmitas.  

Lembrança De Minha Inância

Praxe, em todo aniversário, até 1945, O sabonete Eucalol era o presente profuso.  Suas estampas cartonadas, nos tamanhos de cartas de baralho, com toda a temática da mitologia grega, era tudo tão maravilhoso e mágico.  Dois irmãos judeus-alemãos, "Stern",  mantinham essa fábrica, absolutos mas, no pós-guerra não resistiram à Gessy-Lever e Colgate-Palmolive, e minguando até 1978, faliram.  Tinham a Crush, refrigerante, a cerveja Antártica,  o Biotônico Fontoura, a Pílula Rossi, o sabonete Phebo, o Leite de Rosas, eram polivalentes empreendedores mas. perderam também essa guerra.

Eram tempos das lamparinas a querosene em vários modelos.  Nos casebres humildes no meio dos matos, na fachada de taipa na parte alta uma plataforma com uma pedra de carboreto molhada mantinha uma chama iluminante e um cheiro interessante.  Todos os sitiantes se reuniam para ouvir a Palavra, e também as mariposas que atraídas pela luz, se fulminavam e morriam.  Mas, víboras rosas, quase transparentes disputavam as pobres, se antecipando ao fogo e com salto certeiro as engoliam.  Eu me abismava e misturava culto com asas e botes certeiros das lagartixas albinas.

Nos tempos da onça, no espaço  do centro urbano, o luxo da Sapataria Clark e da Loja Sloper com soas moças lindinhas  recebiam os louvores dos menos abastados.  Nem pensar em entrar num lugar assim.  O julgamento era feito pela casca e não pelo miolo.  Alguma vez, uma mocinha daquelas vinha daquela taipa das lagartixas e por tanto o menino-contínuo que lambia envelopes estava acima delas quanto ao bolso mas, isso não vogava.  E a vida vivida vai vivendo assim, de enganações;  o que é bom parece ruim e o que é ruim pode  ser até pior.  Oxente, sai-te pra lá.








Nenhum comentário:

Postar um comentário