quinta-feira, 10 de outubro de 2013

DEVANEIOS - DE CAMÕES E MACHADO

EXPLICO - DeVAneio, Di VAgaçao, Em VAo, VAnidade - O radical VA indica coisa tola, coisa passageira como uma bolha de sabao que se explui, coisa de sonho sem pé no chão.  Mas lembro dois devaneios que se tornaram realidade.  Um para o bem e outro para o mal. Juscelino e Collor.  Quero apenas alertar que fatos reais sempre partem da imaginação, do sonho, da bobice.

1560-Luiz Vaz De Camões
ALMA MINHA GENTIL, QUE TE PARTISTE



Alma minha genrtil, que te partiste
tao cedo desta vida descontente,
repousa lá no céu eternamente, 
e viva eu cá na terra sempre triste.

Se lá no etéreo assento em que subiste,
memória desta vida se consente,
 não te esqueças daquele amor ardente
que já nos olhos meus tão puro viste.  

E se vires que posso merecer-te
alguma coisa a dor que me ficou
da mágoa, sem remédio de perder-te;

roga a Deus que teus anos encurtou
que tão cedo de ca me leve a ver-te
quão cedo dos meus olhos te levou

A CAROLINA
Machado   De  Assis


Querida! ao peé do leito derradeiro
em que descansas dessa longa vida. 
aqui venho e virei, pobre querida,
trazer-te o coração de companheiro.

Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro
que, a despeito de toda humana lida,
fez a nossa existência apetecida
e no recanto pos o mundo inteiro...

trago-te flores - restos arrancados
da terra que nos viu passar unidos
e que ora mortos nos deixa separados;

que eu, se tenho nos olhos mal feridos
pensamentos de vida formulados,
sao pensamentos idos e vividos



Nenhum comentário:

Postar um comentário