sexta-feira, 11 de outubro de 2013

DEVANEIOS -DE FALSOS PRIVILÉGIOS

 Manaus-Am-2011-Neta-Nora e Filho
Ana-Marcela e Rico

EXPLICO


Após o Brasil-Colônia e sob D. Pedro Cipó-Pau  era comum ouvir-se essas locuções! ---- É um Zé-Ninguém, é da niguenzada, é um sem eira-nem-beira.  Que é isso?  Como não havia indústria e o Brasil era tiipicamente agrário, quem podia, podia  e em geral era dono de terras e produtor- fazendeiro, fosse de feijão, de cacau, de cana, de café etc.  Esses abastados tinham casarões nas cidades, na zona urbana, com biqueiras nas quinas dos telhados, CHAMADAS BEIRA, E EM FRENTE À MORADA, NO ADRO, UMA EXTENSA EIRA, ESPAÇO DE TERRA BEM CERCADA POR MURETAS  PARA SURRAR O FEIJÃO, OU REVIRAR O CACAU, OU BATER O CAFÉ, OU SIMPLESMENTE ACOLHER SUA CULTURA PARA VENDA POSTERIOR.  DAI, O   (SEM EIRA NEM BEIRA).

    AMANHÃ  É  DIA DOZE DE OUTUBRO, DEDICADO À CRIANÇA. ENGANAÇÃO

 COMERCIAL.  POR CONTA, MILHARES DE APENADOS DITOS DE BOM COMPORTAMENTO VÃO PARA CASA (?) DURANTE TRS OU QUATRO OU CINCO DIAS, COMO PRIVILÉGIO OU FÉRIAS, DIGAMOS.  A EXPERIÊNCIA QUE O ESTADO TEM COM ESSAS REGALIAS É NOTÓRIA; SE BOM SENSO HOUVESSE, ISSO NÃO VINGARIA.  UM PERCENTUAL EXPRESSIVO NÃO RETORNA, ENCARECENDO AOS COFRES DA VIÚVA COM GASTOS DE BUSCA NUM TRABALHO DE LESA-ESTADO.  MUITOS DELES DELINQUEM NO PRIMEIRO DIA DE SAÍDA, DENTRO DE SUAS ESPECIALIDADES.  O ESTUPRADOR ESTUPRA, O ASSALTANTE ASSALTA,  O BELICOSO BELICA E OS DE BEM SÃO PERTURBADOS NA SUA ESCASSA PAZ.  ALGUNS MAIS AZARADOS PERDEM A VIDA COM A INVASÃO DESSAS VESPAS.  QUE BRASIL ATRAPALHADO COM ESSAS COISAS; PRATICAR BOA OBRA IMPERTINANDO A VIDA DOS HOMENS DE BOA VONTADE, IMPEDINDO-OS DE SEGURANÇA QUE JÁ E UMA CONSTANTE E AZUCRINANDO-LHES O POUQUINHO DE VIDA BOA QUE AINDA LHES RESTA.

    QUE REGALIA O ESTADO DEVE A PIMENTA DA VEIGA, ASSASSINO QUE DEU TRABALHO PARA SER ENCARCERADO E QUE NÃO TEM CRIANÇAS A FESTEJAR.  IGUAL ARGUMENTO PARA UM DOS IRMÃOS CRAVINHO, ASSASSINO CRUDELÍSSIMO DE UM CASAL DA ALTA SOCIEDADE, PAIS DE UMA INFAMADA FILHA, CONSTRUTORA DAQUELA TRAGÉDIA.  ESTE RAPAZ NÃO TEM CRIANÇAS NO FOCO DE SUA AFETIVIDADE.  ISSO E UMA JUSTIÇA TRONCHA QUE DIFICULTA QUANDO NÃO IMPEDE  O SUCESSO DAS DEMANDAS JUSTAS, DESCULPEM A REDUNDÂNCIA  E SE INTROMETEM NESSAS CAVILAÇÕES QUE ENOJAM A SOCIEDADE.  É UM CONGRESSO QUE NOS ENVERGONHA E MARTIRIZA, UMA JUSTIÇA ENROLADA E TORTA  COMO COMPENSADO MOLHADO, e uma Presidente que poderia espremer e deletar vinte e seis Ministérios vazios de valor  e criar um Ministério da Segurança Pública, aplanando assim, quem sabe, o caminho de sua continuação no Executivo da Nação  na próxima eleição.  Aproveite D. Dilma, a crista da insatisfação dos cidadãos achacados,  e como bálsamo os presenteie com esse ATO.  Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário