sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

DEVANEIOS - DE SABEDORIA POPULAR

Tenho Cara De Antigamente, Quando Auto-Estima (exagerada), Soberbia e Arrogância Eram Venenos
AUTO-ESTIMA (EXAGERADA), SOBERBIA E ARROGÂNCIA SÃO SIM VENENOS
Palestina E Inocência

ZECA PAGODINHO
"Deixa a vida me levar, a vida leva eu" e "Você sabe o que é caviar?  Não sei não, mas já ouvi falar"
(cara simpática de garoto, mas com fama de bebedor)

CARTOLA
"Presta atenção, querida - De cada amor tu herdarás só o cinismo - Quando notares estarás à beira de um abismo - Abismo que cavastes com teus pés"
(pedreiro de profissão, poeta de vocação)

LUPCÍNIO RODRIGUES
"Voltaste, está bem, estou contente - Mas me encontraste muito diferente - Vou te falar com todo o coração - Eu não te darei carinho nem afeto - Mas para te abrigar podes ocupar meu teto - Para te alimentar podes comer meu pão"
(maqueiro de ambulância do exercito e poeta de escol)

LUIZ GONZAGA
"Seu doutô, os nordestino tem muita gratidão -Pelo auxílio dos sulista nessa seca do sertão - Mas, doutô, uma esmola a um homem que é são - Ou lhe mata de vergonha, ou vicia o cidadão"
(músico, criador, ex-sargento de "puliça" e poeta, nas hora-vaga)

MAYZA MATARAZZO
"Sei, você que me entendeu - Sei também que não vai se importar - Se meu mundo caiu - Eu que aprenda a levantar"  e "Se o azul do céu escurecer - E a alegria na terra fenecer - Não importa. querido - Viverei do nosso amor...  ...Quando enfim a vida terminar- E dos sonhos nada mais restar - Num milagre supremo - Deus fará no céu eu te encontrar"
(Maisa Monjardim - alcoólatra, sensibilidade extrema traduzida em poemas)

ERASMO CARLOS
Olho pra mim mesmo, me procuro e não encontro nada - Sou um pobre resto de esperança á beira de uma estrada - Preciso acabar logo com isso - Preciso lembrar que eu existo"
(compositor, letrista eventual)

WALDICK SORIANO
"Amigo, se essa cartinha falasse, pra dizer àquela ingrata como está meu coração - Vou ficar aqui chorando, porque um homem quando chora tem no peito uma paixão" e " Perfume de Gardênia tem em tua boca - Pefume de Gardênia, perfume de amor"
(também eurípedes, brega, poeta e chorão)

SÉRGIO REIS
"Um belo dia me sentindo abandonado ouvi uma voz bem do meu lado:  Pai, eu vim pra te buscar - Arrume as malas, vem comigo pois venci, comprei casa e tenho esposa e o seu neto vai chegar...  ...De alegria eu chorei e olhei pro céu.  Obrigado meu Senhor, a recompensa que chegou.  Meu Deus proteja os meus seis filhos mas, foi meu filho adotivo que a este velho amparou"
e
Se você pensa que meu coração é de papel, não vá pensando pois não é.  Ele é igualzinho ao seu e sofre como o seu;  por que fazer sofrer assim a quem lhe ana! - Se você pensa em fazer chorar a quem lhe quer, a quem só pensa em você - Uma dia sentirá que amar é bom demais, não jogue amor ao léu, meu coração que não é de papel"
(sertanejo menos gritante neste universo - voz macia e alto baixo)

CARLOS ALBERTO
"Aquece-me esta noite com todo o teu carinho, estou sentindo frio, aquece o nosso ninho...  ...Pergunta ao travesseiro, lá fora o que te espera, uma noite perdida, nunca se recupera" e
"Quem parte tem os olhos rasos d'água ao sentir a grande mágoa por se despedir de alguém - Quem fica, também fica chorando com o coração penando querendo partir também"
(cantor de rebenta coração e dor de cotovelo)

VANUSA
"Hoje eu vou mudar, vou vasculhar minhas gavetas, jogar fora sentimentos e ressentimentos tolos - Fazer limpeza no armário, retirar peças e teias e angústias da minha mente.  Parar de sofrer por coisas tão pequeninas, deixar de ser menina para ser mulher" e "Vejam só, que história boba tenho pra contar, quem é que vai querer acreditar, eu sou palhaço sem querer - Vejam só, que coisa incrível o meu coração, todo pintado nessa solidão, espera a hora de sonhar..."
(Das mais belas vozes-Deus esteja contigo)

ROBERTO CARLOS
"Eu tenho tanto pra lhe falar mas, com palavras não sei dizer, como é grande o meu amor por você... - E não há nada pra comparar, para poder lhe explicar como é grande o meu amor por você... -  e  "Eu cheguei em frente ao portão, meu cachorro me sorriu latindo, minhas malas coloquei no chão.  Eu voltei. - Eu voltei, eu voltei agora para ficar, porque aqui, aqui é omeu lugar..."
(Roberto de vida longa, voz sem barulho, é o Rei)

ORLANDO DIAS
"Tenho ciume do sol, do luar, do mar, tenho ciume de tudo, tenho ciume até das roupas que tu vestes" e "E tenho a viola que retiro da parede, quando à tardinha para pontear, tenho a viola, meu canário, tenho rede esticadinha pro meu bem sonhar. - E quando a lua vem surgindo cor de prata e ilumina meu pedaço de torrão, o meu ranchinho aqui no meio da mata, não é preciso nem que acenda o lampião;  a sinfonia do riacho e da cascata, minha viola que completa a orquestração."
(artista satírico mas com bom repertório romântico)

ANTONIO MARCOS
"Calça apertada de cinturão, toco guitarra faço canção mas, quando eu tento me procurar eu não consigo me encontrar - Escondo o rosto com as mãos e uma tristeza imensa me invade o coração.  Já não sou capaz de amar e a felicidade cansei de procurar - Cabelos longos iguais aos meus, Tu és o Cristo, filho de Deus, tanta ternura em teu olhar, Tua presença me faz chorar"  e  "Eu hoje estou tão triste, eu precisava tanto conversar com Deus, falar dos meus problemas, lhe confessar todos os segredos meus - Saber da minha vida e procurar por que ninguém me responde se a felicidade existe realmente ou se é um sonho meu"
(cantor magnífico, pena se ter sacrificado pelo álcool)

MOACIR FRANCO
"Sua ilusão entra em campo, em estádio vazio, uma torcida de sonhos aplaude, talvez.  O velho atleta recorda a s jogadas felizes, mata a saudade no peito driblando a emoção - Hoje outros craques repetem as suas jogadas, ainda na rede balança seu úktimo gol mas, pela vida impedido parou e para sempre o jogo acabou, suas pernas cansadas correram pro o nada e o time do tempo ganhou.  ...Que as jornadas da vida são bolas de sonho que o craque do tempo chutou" e "É tão calma a noite, a noite é de nós dois, ninguém amou assim, nam há de amar depois - Quando a noite vem, a noite é só nossa, no mundo não há mais ninguém"
(Que cantor, vivo e já dá saudade.  Como é ingrata essa gente do presente)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário