segunda-feira, 15 de agosto de 2016

DEVANEIOS - DE QUATRO DICAS

Tenho Cara De Antigamente, Quando Uma Boa Fama Nunca Seria  Chacina Racial
OU RELIGIOSA SEJA EM QUAL ESTADO QUE FOR
Fundo-Poente ou nascente

Onde?  Milwaukaee-Wisconsin-(EUA), em 140816. Bela foto para mostrar frente à frente uma multidão de insatisfeitos e um único representante da Lei pedindo "parem".  Um abuso comum de afro-americanos permanentemente na mira policial.  Mais um negro, de 23 anos, com passa-porte para a eternidade.  O inusitado, a bala vinda de um profissional de 24 anos, negro, remetido por enquanto para a burocracia.  Pensem:  dois rapazes num carro suspeito, param e saem em disparada e um escapa.  A vítima tem passagem pela polícia por furto e roubo.  Isso é uma perseguição racial?

Qual a diferença entre o Sagrado e o Secular?  A primeira se refere às coisas das religiões, e a segunda, às coisas populares.  Como se considerar um rito sagrado  um fato de imolação de vida humana com dores cruciais em nome de Deus?  No mundo moderno, no geral, no Ocidente, isto será um crime de sangue estipulado nas leis de cada estado.  Mas, lembrem-se, Abraão sobre o filho Isaac, ameaçando-o com uma adaga, em nome do Pai.  Essas coisas parecem culturas de uns e outros e já vemos agora a Jihad matando por Alá e nações para eles pagãs os destruindo com fogo.

E  "Edelweiss", o que é?  Uma flor alva e virginal com perfume suave e impressionante, dos montes da Suiça.  Louvada em música belíssima pela equipe de André Rieu.  Coisas da Natureza, coisas de Deus.  Assim é a única obra romântica de Oscar Wilde, "O Retrato De Dorian Gray", que em pacto   com satã, transfere o seu envelhecimento para essa cópia trancada no seu sótão.  Perde os amigos e fica solitário com sua juventude apresada enquanto os de sua geração se despedem e partem.  Esperneia, faz beicinho, chama o diabo que não quer acordo mas emlouquece com sua boniteza.

Que é mantra, que é ladainha? É um grito não gritado, é uma lenga-lenga em volteios, meio surda e com palavras inentendiveis que se repetem infinitamente até o escangalhar dos nervos.  Esses cantos que os internos religiosos fazem no seu cotidiano é aceito pelo Pai Eterno como satisfação  pelo esforço daqueles penitentes porque só eles usam essa forma de adoração.  Quando meninos chorões, meninos gritões começam com essa gasguitisse, as mães lhes mostram o solado do chinelo e eles se calam.  Mas Deus não usa chinelo.



  


Nenhum comentário:

Postar um comentário