segunda-feira, 1 de agosto de 2016

DEVANEIOS - DE QUATRO PONTOS

Tenho Cara De Antigamente, Quando Camarão Dormindo, O Vento Levava
O CANDEEIRO IRRITOU A VELA MAS PREVALECEU
Jogo De Fotógrafo- Artista

segunda-feira, 1 de agosto de 2016


DEVANEIOS - DE QUATRO PONTOS

Tenho Cara De Antigamente, Quando Cada Um Recebe Cova Ou Túmulo Por Merecimento
PÁSSARO QUE COME PEDRA SABE O FI-O-FÓ QUE TEM
Florbela à E E O Amado Irmão Abraçados Ao Pai

Falando de gênios ungidos por Deus, em suas áreas.  Florbela, poetiza lusitana, diamante puro no jogo de ideias e palavras, compondo sua primeira cria aos nove anos de idade.  No primeiro casamento, que foram quatro, sofreu um aborto por infecção grave que lhe abrangeu os ovários e pulmões.  Sofreu dores físicas amargas e também dores morais, à ponto de comprometer-lhe o equilíbrio mental, trazendo-lhe depressões agudas e no dia dos seus 37 anos tentou o suicídio faltal e último.  

Concluo que genialidade não é bem que se colha em academias ou escolas, ou universidades.  É dom Divino e até é chamado de auto-didatismo.  Cartola, apelido de um pedreiro, pelos panos altos que plantava na cabeça para equilibrar a lata de cimento, subindo escadas e também no morro-favela onde morava, ora descendo.  Era afro-descendente, e era feio, mas seu valor estava na alma  poética e musical e de muito bom caráter.  Autor de HORA DA PARTIDA, um alerta sério e amantíssimo para sua filha adotiva e adolescente:  O MUNDO É UM MOINHO.

Assim foi um pintor holandês que arrancou uma das orelhas com uma faca, num dos surtos desconcertantes de uma cmbeça criativa e irrequieta.  Bebedor de absinto, a erva verde, se saturou, endoideceu, fez o auto-retrato que deixou em um bordel das proximidades e mandou o auricular para a namorada que o desprezava.  Morreu em dezembro de 1888 aos 37 anos de idade, tanto quantos os de Florbela.  Tempo de atuação, dez anos, com mais de 2 mil trabalhos.  Essas pessoas aladas do viver normal, no geral não são felizes.  Elas veem além de nós e impacta duas virtudes semi-reais.

Hemingway, escritor americano irrequieto, andarilho do mundo, se plantando em França, terra dos amores Espanha e Cuba durante a segunda grande guerra, retornando à sua pátria, os EUA, onde aos 61 anos de idade, em 1961 suicidou-se com uma espingarda velha de caça que já tinha matado seu pai.  Uma neta também foi suicida.  Quase todas as suas obras foram filmes de Holywood.  Autor de Adeus às Armas, Quando os Sinos Dobram e O Velho e O Mar.  Assim, pelo menos em   quatro áreas diferentes cito aqui o preço da genialidade, a auto-morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário