quinta-feira, 5 de junho de 2014

DEVANEIOS - DE ILUSÕES - 19/45

Pina-Recife-Pe-1950-ed~elvio(eu)aos 15 a.
Tenho Cara De Antigamente, Sou Do Tempo Em Que Ter Bicicleta Era Ter "Status"
QUEM NÃO TEM SAUDADES NÃO VIVEU

segunda-feira, 5 de agosto de 2013


DEVANEIOS - DE ILUSÕES

    No Brasil, cheio de jargões.  No lixão, a figura tipo, dizendo da ansiedade de ir pra uma Faculdade.  Está na moda, como se fora uma chave mágica para o sucesso.  Já na década de cinquenta, em Recife, surgiu a onda dos  PP (Pagou Passou), mera coincidência com a silgla do Maluf, apesar da semelhança com a ladroagem.  De lá para cá, essa má onda persiste;  os cursos noturnos e a coqueluche dos cursos noturnos de terceiro grau, de impotância nenhuma, mesmo quando consegue levar alguns à diplomação.

    Ai a cara do Brasil Doutor, frase cunhada pelo sociólogo pernambucano, Gilberto Freire, que tem esse título honorífico, por que à época não existia aqui essa formação superior.  Era ele por tanto um autodidata.  Só aqui se formam doutores, na mesma hora em que se é bacharelado.  Existiam três Faculdades: Medicina, Engenharia e Direito e só. Nunca Universdades.  Um pouco mais tarde, filiada à Faculdade de Medicina, veio a de Odontologia.  Hoje, essa área entrou em metástase, macaqueando os EUA, beirando já pelos  mil títulos.  O que se ganha em quantidade, se perde em qualidade.  É uma macaqueação típica do brasileirismo.  Procuro saber a razão disso, e descambo para o seguinte:  Portugal e Espanha estáo sitas na Península Ibérica, pertencem à Europa, mas não são europeisadas.  As dificuldades físicas da geografia de fronteira entre Espanha e França, tornaram a cultura desse duo, de baixa qualidade, em relação ao todo europeu, embora tenham sido eméritos navegadores, com glórias no continente americano.  Tudo que cái ou é puxado para o domínio brasileiro ou hispânico, nas américas, sofre um apequenamento, que só ele é maior.  As coisas aqui chegadas se diluem, se desmilinguem, se despersonalisam.

    As ondas de formaturas, pra tudo, se espraiavam pelo Brasil.  Imaginem o orgulho de um pai festejando a formatura de uma filha, recém saida do curso primário, recebendo um diploma, estando de vestido novo, parecendo uma noiva, com anel de pedra com a cor escolhida para a próxima profissão, com baile no capricho e o pai embevecido anunciando:  minha filha formou-se em "tiloga".

   Hoje, o Governo financia essa esbórnia, essa enganação de curso superior, e se anuncia por momentos, a cada momento.  AO SURTO DE FARMÁCIAS DO POVO, EM CIRCUITO NACIONAL, PELO FATO DE AS PRÓPRIAS SEREM GERENCIADAS PELOS GOVERNOS ESTADUAIS, E SER OBRIGATÓRIO A PRESENÇA DE UM FARMACEUTICO EM CADA FARMÁCIA, EXPLODIU A FALÁCIA DE UM GRANDE MERCADO DE FARMACÊUTICOS-FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.  QUE GRANDE ONDA, SEU ZÉ PINÓIA:  EM CADA LOJA DESSA, O ELENCO DE ESTUDANTES DA FARMÁCIA, COM O EXAGERO TRIPLICANTE  QUE EXISTE NO SERVIÇO PÚBLICO, DE ATENDENTE, À BALCONISTA, À CAIXA, À PUXA-SACOS E À COMPLICANTES, TINHA DE TUDO.

    ESCOLAS NOTURNAS COM GRADUAÇÃO SUPERIOR, DESDE QUE O MATERIAL DE APOIO FOSSE SÓ DE PAPEL, MULTIPLICARAM-SE EXPONENCIONALMENTE, COMO DE CONTADOR E DE CURSOS DE FILOSOFIA, E O BRASIL DOUTOR IRIA JÁ, JÁ, SOFRER  DE OBESIDADE MÓRBIDA.  QUEM GANHA COM ISSO?  OS FALSOS CURSOS, AS FALSAS ESCOLAS, OS FALSOS ALUNOS.  NÃO FALTAM VAGAS, NÃO HÁ DESISTÊNCIAS, O GOVERNO ALARDEIA O FUTURO PROMISSOR DA NAÇÃO, TUDO VIRA UM FAZ-DE-CONTA E TODOS DORMEM FELIZES.  ACREDITEM SE QUISEREM.  AINDA, SURGE UMA NOVA SITUAÇÃO, DESCONHECIDA, NO MUNDO.  GENTES CHEIAS DE TÍTULOS E DESENVOLVENDO UMA PROFISSÃO PARALELA QUE NADA TEM A VER COM ESSES DIPLOMAS.  É UMA ZORRA TOTAL.

    DIGO-VOS, CURSO UNIVERSITÁRIO TEM A VER COM TRADIÇÃO FAMILIAR, DAI A POSTURA DIGNA DE UNS E OUTROS COM NENHUMA.  AI, NÃO CONTA A BAGAGEM MORAL DE CADA UM.  TEM SUCESSO UMA DIPLOMAÇÃO UNIVERSITÁRIA, QUANDO A LINHA DO TEMPO DETERMINA ISSO.  PRIMEIRO ANO PRIMÁRIO AOS SEIS ANOS DE IDADE, E A SEQUÊNCIA SEM INTERRUPÇÃO ATÉ O PRIMEIRO ANO DE UM CURSO SUPERIOR ATÉ SEU FINAL;  OUTRAS PRENDAS COMO PÓS, MESTRADO, DOUTURADO, ESPECIALIZAÇÃO E OUTRA COISAS, SEJAM QUE NOME TENHAM, DESDE QUE TUDO SEJA ININTERRUPTAMENTE.  ESTÁ AI O MODELO PARA O SUCESSO PLENO DE UMA PROFISSÃO COM DOUTORADO, EXCETO OS ESCORREGOS QUE NOS PREGA A VIDA.  O RESTO É LERO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário