segunda-feira, 30 de junho de 2014

DEVANEIOS - DE AMORES DE SALOMÃO E SULAMITA (300614)

1981-Manaus-AM-(eu)-edélvio  e Glauce, ambos com 46 a, e Rico  há 35 anos atrás
Tenho Cara De Antigamente, Sou Do Tempo do Cigarro Astoria
TER FAMA NÃO É TER QUALIDADE

CÂNTICO DOS CÂNTICOS - 7.1/10
Ou Cantares de Salomão.  É a glamurização do amor carnal de um casal apaixonado, Salomão e Sulamita, exposto na Bíblia, com descrição na verve do Sábio-Poeta, filho do Rei Davi e Betsabá, ex-mulher de Urias, General hebreu mandado ao campo de batalha mais açodado, para morrer.  O Rei Salomão tinha entre mulheres e concubinas no harém, mais de mil beldades, mas mais uma, nunca era demais.
VERBALIZAÇÃO DO AMOR
Sulamita, bela camponesa, que belo são teus pés...  As juntas dos teus músculos são colares feitos  por artistas...  Teu ventre é monte de trigo em cerco de lírios...  Teus dois seios são dois cervotinhos, filhos gêmeos de uma gazela...  Teu pescoço, uma torre de marfim...  Teus olhos são piscinas...  Teu nariz, a torre do Líbano...  Tua cabeça, o monte Carmelo...  Teus cabelos, a púrpura, uma trança com fitas...  Quão formosa és, ó caríssima...  Tens a estatura de uma palmeira e a tua boca tem o cheiro da maçã...   Teu umbigo, um cálice com vinho...

Naturalmente ai, numa tradução de hebráico e do aramáico, contando as ousadias de Salém e Babilônia,, nos privando de rimas e do vocabulário hodierno, nos parece sim uma grande baboseira;  além de não ser, também não é permissão bíblica para não falar Divina, de licenciosidade.  Isso é simplesmente a transcrição cultural de uma época, e nesse campo, nem tanto diferente, já lá se vão milênios.  O comportamento humano na intimidade do sexo, lá ou cá, no Palácio do Rei ou nos lupanares sobre os muros das cidades, vide o comprometimento de Josué e de Calebe com a prostituta traidora dos cananeus;  é herança comportamental dos filhos de Deus, nesse mundão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário