segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

DEVANEIOS - DE VACILOS (241215)

Tenho Cara De Antigamente, Quando A Memória Era Prevalente
COISAS SANTAS, COISAS DE CRIANÇAS, COISAS DE ANTIGAMENTE

LEGENDA DA FOTO
Marlú(pedagoga), ed[elvio(jornalista), Mirtô(psicóloga), Élvo(pastor), com Ester(ajudante da mamãe), d( e Tude, minha mãe) Lívio(pastor e meu pai) (1934)

sábado, 26 de dezembro de 2015


DEVANEIOS - DE VACILOS

Tenho Cara De Antigamente, Quando Alfredo Nos Punha 4 Irmãos Em 2 Caçuás
UMA ROUPA NOVA SIGNIFICAVA NUNCA USADA

Lindo Pássaro Sem Nome

1940, Guarabira-PB, Alfredo, guardião de Seu Firmino, vizinho de nossa Mãe Nascinha, ou Nasça, nossa avó que morreu aos 96 anos.  Ali havia um albergue para cavalos, jegues, burros e similares, todos os sábados, que vinham das zonas rurais com suas produções agrícolas para vender na feira.  Nós éramos Mirtô, Marlu, Edélvio e Élvio, de 4, 5, 6 e 7  anos, e um cavalo alto, assim o víamos, com  caçuás nas laterais, Cestas de cipó sobre a cangalha.  Ali o Alfredo nos trepava e com pedras enormes contrabalançava a diferença dos pesos.  Benditas lembranças.

Hoje, olhando pelo retrovisor, 75 anos atrás, lá só vejo alegria, inocência à 4, deslumbre, descobrimentos infantis e comparo com o moderno, dizendo melhor, com o adulto que malignamente olha seu eventual parceiro e lhe mede o que vê, o que ouve, o olor, despreza mais 2 sentidos e forma um "dignóstico" fajuto, que ficará valendo eternamente.  Dai as antipatias e as simpatias.  Coincidentemente felizes, ou atropeladamente nefandas.  Se aceita uma falsa simpatia, sofrerá sempre,  se rejeita uma falsa antipatia estará em prejuízo permanente.

Fui criança, fui feliz;  sou adulto, tenho responsabilidade.  Por que há tanta criança infeliz?  Por que um adulto irresponsável não pode ser feliz?  Um animal, qualquer animal com a sua liberdade não ameaçada, tende à ser feliz.  Um animal, qualquer animal em estado de perseguição à sua liberdade é extremamente infeliz.  Um homem precisa ter responsabilidade, tributo não perdoável.  Um animal, qualquer animal tem o instinto por si e a Natureza é a responsável pelo vacilo dessa criatura quando do confronto com o seu pedrador.  

Nunca queira entender os Mistérios de Deus;  Eles são indevassáveis.  Inquirir o Criador é crime hediondo.  Você pode pedir, mas aceitará o que lhe for dado.  Essa dação é por merecimento previsto na Lei Natural "à cada ação corresponde uma reação",  mas se ela vier, aparentemente, contrariando essa Lei, é porque o Pan-Pai usou de Sua Misericórdia.  Ai, seu agradecimento deve ser em dobro.  Muitos, pra não dizer todos os nossos atos são impulsivos e intuitivos, tendemos ao bem mas oscilamos vez em quando, caindo em vacilações que nos causam dores morais agudíssimas.



                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário