segunda-feira, 21 de setembro de 2015

DEVANEIOS - DE INVENÇÕES

Tenho Cara De Antigamente, Quando Gordini e Dauphine Eram Carros De Luxo
DIZIA-SE QUE COMO O LEITE DA HORA, GÓRIA, DESMANCHAVA-SE SEM BATER

Gordini-1962

Dauphine-1962

Dai gerou-se  a inventividade e a invencionice;  a primeira, de grande valor para o desenvolvimento social, e a segunda, de valor nenhum, servindo apenas para futricas e costumes baixos que degradam os que a usam e os que por ela são atingidos.  Imaginem quem inventou a roda que impulsiona um navio à frente, depois de ter observado as hélices de um ventilador que impulsava apenas, ar quente em seu entorno, já ai uma grande descoberta.  Esse co-autor pôs em marcha um leviatã carregando toneladas  em peso, à distâncias descomunais, valendo indústria, comércio e diplomacia.

Definam o tamanho abrangido pela inventividade e a qualidade dos objetos alcançados.  Compare-os 
 à abrangência da invencionice, ressalvando a mesma raiz das duas árvores, que malgrado os cambitos finos só produz maledicência, feios hábitos e vôos nenhum.  Os dois são produtos humanos apontando alvos em contrastes, um positivo e outro, totalmente, negativo.  Veja, também, entanto, a dualidade das coisas ambientais que sempre andam aos pares.  Não há costa sem face, nem claro sem escuro;  se o zênite é o ponto alto, nadir é ponto baixo.

Para o observador o Zênite está no norte, e descendo em linha vertical sobre si, no sul está o Nadir (Nada), que fica exatamente sob seus pés.  Observando o círculo solar, quando ele chegar no alto, no ponto do Zênite, você, curioso, será um homem sem sombra.  Não é fan - tás -ti- co ?  Assombroso,  Descomunal, Incompreensivo.  Tudo é "in", é nada.  É Nada o duo?  Se vexe não.  Você é hmano, você pensa, você inventa, você se sai bem.  Planta uma ponta-cabeça, põe os pés lá em cima e a cabeça no chão.  Vão te chamar de doido e tu escapa pela esquina.

Doido não é doído.  Sacode os ombros, remexe pra lá e pra cá, cospe à direta e à esquerda, nunca pra cima, estira a língua e se não te chamarem de bicha tá tudo ótimo.  Se tu vir uma igreja evangélica, passa ao largo, bem ao largão, se possível dá um nó no apóstolo, rouba-lhe o dízimo e apruma o passo.  Num tens nada a perder, nem sombra tens;  não és nada, podes voltar ao normal, andar com os pés.  Ajeita teu CPF, tua identidade e título de eleitor;  o cartão família podes jogar fora;  veste uma camisa vermelha  dos trabalhadores sem terra e vai procéu.  










Nenhum comentário:

Postar um comentário