segunda-feira, 28 de setembro de 2015

DEVANEIOS - DE HERMES (MERCÚRIO) E Io

Tenho Cara De Antigamente, Quando Se Dizia Que Toda Espada Precisava De Sua Bainha
GASTURA É A FOME DO POBRE

Hermes (Mercúrio)-Io

Zeus, impetuoso, agradou-se da auxiliar do culto de Hera sua ciumenta mulher e para escondê-la transformou-a numa branca bezerrinha.  A danada da zureta desconfiou desse eu interesse  pela branquinha e a confiscou  entregando-a aos cuidados do gigante Titã Argos com seus cem olhos que ficavam espertos em dois turnos de cinquenta, cada vez.  Hermes(Mercúrio) arrancou a cabeça de Argos e Hera colocou os cinquenta olhos na cauda de seu pavão.  Criou um inseto picão que perseguiu a bezerrinha por todos os mares jônicos até chegar ao Nilo, já com o nome de Ísis.

Na verdade quero falar aqui sobre religião e racionalismo, já que esse sentimento é de origem fisiológica.  Todos os humanos nascem com esse interesse de religar sua atualidade à sua origem.  Assim sendo, é tagarelice falar em conversão, o que há é uma procura por meios convergentes para cultuação coletiva.  Esse é o grande risco dada a possibilidade de grandes dissidências que só levam a competição e ai, a ganhos de prestígio, de números de aglomerados e, incrivelmente, de riqueza financeira.  E por esses valores se mata e se morre.

Se está dito e aceito que há um chamamento fisiológico, portanto involuntário e incontrolável, cabe a racionalização do seu uso para sua validade integral.  Essa coisa individual quanto mais pura, mais solo.  Louva, sim, valores morais respeitáveis, a serem usados no manejo de vida social, sempre com  intenção de troca, com a entrega e o recebimento de preços iguais.  Não cabe aqui mesuras espiritualizadas ou sentadas em invencionices. Todo o culto tem que ser entendível e com ações e reações encadeadas.

É falando e se entendendo que se alcança resultados comuns de alto valor.  Todos ganham e não há perdedores.  Esses tratos podem ser feitos à dois ou a mil e a repetição do tráfego tornado hábito facilita tudo.  O revestimento dessas coisas com respeito e seriedade forma uma via reta que diminui distâncias, há ganho de tempo e prazer nos negócios.  Há confiança e garantibilidade que estimulam sempre novas transações, que torna grande o que é pequeno, que torna confortável o que é tedioso e que dá um pouco de orgulho a um peito um pouco modesto.










Nenhum comentário:

Postar um comentário