quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

DEVANEIOS - DE METÁSTASE (060613)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Quantidade Não Era Qualidade
METÁSTASE É A VIRTUAL MULTIPLICAÇÃO DAS PORCARIAS
Fotografia Do Nascimento

(ESCRITO HÁ 3 ANOS, 7 MESES E 2 DIAS)

Tá na moda, são 39 ministérios;  posso parafrasear o ministro JB quando chamou de partidinhos o imensurável número de partidos políticos, sendo criticado pelo executivo e pelo congresso. Hipócritas os críticos.  Os ministros impublicáveis, ministrinhos, estão ali para não ficarem no sereno.  São subprodutos de uma metástase.  Os partidos, idem.  A coisa é tão séria que se a cada divergência um membro se afasta e cria um novo partido, provavelmente em breve iremos ter quinhentos e poucos partidos, o mesmo número de deputados na câmara, sem contar os oitenta e poucos senadores.  Mais uma síndrome de metástase.

Agora vejam fora do mundo político, essa abusada competição entre evangélicos.  Um converso olha da plateia da igreja a homilética e os trejeitos do líder, e tendo a vocação da oratória, labioso que é, , sai a campo e forma sua própria igreja.  primeiro uma barraca de lona;  depois paredes de alvenaria; em seguida um anfiteatro de seis mil lugares ao custo de onze milhões de reais arrecadados no prazo de um ano.  Essa é a metástase mais lucrativa, uma grande lavanderia que segue incólume, sem chamar a atenção da fazenda nacional.

Antes eram só as procissões católicas com enorme cortejo atrás da berlinda.  Metasticamente vieram os roldões das escolas no sambódramo, depois os trios elétricos na Bahia, agora acalorando as marchas por Jesus, e finalmente a escancarada parada do orgulho "gay", com caricaturas infernais com caras satânicas e boçais.

Tudo o que meu pai chamava de mimetismo e nós chamamos de macaquice.  Pouca originalidade e muita vivacidade pra coisas muito pouco santas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário