quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

DEVANEIOS - DE RESPONSAILIDADE

Tenho Cara De Antigamente, Quando Pensar  E Imaginar Projetavam Desejo E Vontade
TINHAM ORIGEM  NO INSTINTO ANIMAL, NA RAZÃO HUMANA
OU NA INTUIÇÃO DIVINA
Inocência

A responsabilidade dos atos humanos, como identificá-los?  A fonte é una, embora haja três vias para esse parto.  A pessoa humana, por instinto,  razão ou intuição.  A primeira por impulso animal, a segunda por trabalho racional e a terceira por sopro divino.  O primeiro ato é imputável, o segundo é ajuizado por total responsabilidade, e o terceiro tem ordenação natural, isto é, tem origem em intuição divina, absolutamente aleatório, presumindo-se uma consequência benigna pelo fato de a mente ter sido usada como vetor do poder maior.  

O homem de onde expluiu esses atos será sempre questionado e responsabilizado em três vieses diante da justiça positiva:  A imputabilidade em debate poderá ser acolhida ou não, enfrentando os riscos das coisas humanas, aparentando injustiça no julgamento, ou alto raciocínio não entendível.  O castigo penal quando o ato humano foi racional, assimilando a responsabilidade total do autor.  E finalmente, por indução divina, por isso chamado ato Natural, e se vindo de Deus, certamente benigno, sem implicâncias com as eis positivas.

Explicação:  O ato instintivo, animal, será imputável ou não, podendo o autor ser um impulsivo ou um demenciado.  O ato racional, humano estará repleto de responsabilidades, cabendo julgamento diante de agravantes ou atenuantes, castigo ou perdão.  E por último um ato induzido que sempre é de origem divina, portanto Natural e com consequências benévolas.  Assim o pensamento e a imaginação;  o desejo e a volição.  O pensar parece um moleque impulsivo e irrequieto, saltitante e volúvel, mas é o desencadeador de imagens.

Essas imagens viram desejos que são apresentados ao Criador que os devolve por serem vãos.  Seu Mateus que o chamusque muito de raciocínio para transformá-lo em vontade, que  de potência passe a ato.  A partir daí essa vontade tem que ser qualificada numa das bandas sugeridas.  Pode ser boa ou má e seu autor receberá a resposta da parábola:  "A cada ação corresponde uma reação".  "Ce la vie." Essa é a lei universal do bom Deus pra gerir o mundo.  Assim, cada macaco no galho e em cada galho a sua dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário