segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

DEVANEEIOS - DE CONTOS DA CAROCHINHA

Tenho Cara De Antigamente, Sou Do Tempo Em Que Cafuné Era Carinho
CAOS (DESORDEM) ERA PAI DE NIX (NOITE), AVÔ DE NÉMESIS (DEUSA DA VINGANÇA)
1981-Manaus-Am-Suzzie (filha)

De Porto Rico - arquipélago ao aoriente da República Dominicana qiue divide a segunda maior ilha do Caribe, com o Haiti.  Essa divisa é marítima e os mares ao redor têm 3.5 mil Mts de profundidade, tamanho abismal.  A população tem 85% de negros e a religião majoritária é o catolicismo.  Tem governo autônomo mas é um protetorado americano usando o dólar como moeda; seu povo tem nacionalidade americana e suas relações exteriores são por eles gerida, falando além da lingua inglesa o idioma espanhol, majoritàriamente. Não tem lagos, mas vários rios de pequeno porte.  Tem bastante  água em reserva para prover sua eletricidade, chove regularmente no norte mas o sul tem estiágens.  Temperatura marítima caribenha   média de 26 gráus.  Ocorrem frequentes furtos, sem mortes, salvo em função de drogas, coisa rara.  Ricky Martins, antigo Menudo é hoje o homossexual e porto-riquenho mais famoso na mídia.

De Costa Rica- Pais ao sul da Nicaraágua, ao oeste o oceano Pacífico, a leste o Mar do Caribe e ao sul, o Panamá.  Clima de 26 gráus médios, 98% de sua população é de brancos, a lingua falada é o espanhol e tem o melhor nivel de qualidade de vida das Amaéricas,  Tem três  florestas com eco-sistemas particulares e abdicou de ter um exército.  É multi- racial, multi-religioso e exemplo de concórdia.  Tem a fauna e a flora mais diversificada das Américas, onde está fincado no centro.

Há uns cinco anos atrás frequentava diàriamente as colunas infrormativas  do Cliping de Relações Internacionais e me deleitava com as informações políticas e o que acontecia de louquices nesse mundo de meu Deus  Comentava todo assunto que me interessava, inclusive quando se tratava das hostilidades cometidas contra um povo que amo e que goza de monha simpatia, os Palestinos.  Em ccerta vez, furioso com mais uma travessura sionista, falei entusiasmado contra essa casta.  Meu verbo foi afiado mas não alcançava o sangue de pessoa alguma.  A pessoa que jornalizava a notícia, leu meus reclamos e contaminou-se com a minha raiva.  Respondeu-me como comentarista, eu quis segurá-la como aliada, mas ela se avaporou.  Atos seguintes começaram a acontecer boicotes às minhas participações e houve a primeira censura, depois a segunda e ai não parou.  Lamentei o sumiço da minha anônima aliada e pensei que teria sido castigada com uma censura profissional.  Chorei por essa palavra maldita chamada censura e pelo castigo à um entusiasmo fortúito contra aquela pessoa.  Cinco anos depois apareceu a margarida dando sopa na tolesmice do face-book;   Pedi-lhe adição;  ela demorou como no reclame daquele costureiro, Clodovil, que chegou à deputação, respondeu-me aceitando e foi um furo tamanho família, não houve afinação.nem interesse e apenas uma curtida.  

A história da carochinha está na coincidência da censura braba ao direito de opinião(isso me lembra Nara Leão, não a Danusa, sua irmã), pelo CRI, há cinco anos, e o fato ululante de agora com o hebdo, jornal parisiense, que levantou todo o Planeta contra, exatamente, esse uso em uma democracia, mesmo quando o censurado seja uma insulto e revoltante deboche contra uma ou várias religiões. Às vezes um simulado "moderador" é a tal fera, a censura fdp.  Talvez a pessoa de quem eu quis a amizade ainda tenha ligação remunerativa com a tal instituição e não convenha arriscar.  Pode ser também uma excessiva qualificação do outro, de parte à parte, que se esfacelou na primeira digitação.  Ambos desenganados em suas expectativas.

Contos da Carochinha, livro que ganhei em aniversário na mais breve infância, existe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário