domingo, 17 de janeiro de 2016

DEVAEIOS - DE EXAME E MIGRANTES

Tenho Cara De Antigamente, Quando Se Falava "Tem Coreto, Tem Retreta"
NUNCA TEM RETRETA SEM BANDA

Clássico-Euterpe-Retreta

Na verdade este ensaio está ligado ao ao 170116 onde a EXAME deslinda uma relação infinita e homogênea de comentários, inacreditáveis por isso mesmo, fascistas condenando a aceitação desses migrantes fugidos de uma guerra que eles não incendiaram, e suas devoluções à origem, para perecerem.  À mim parece mesmo que na boca de recebimento desses comentários estava postado um censor que jogava ao lixo toda apreciação humana e condescendente de abrigar esses aflitos, deixando impressas a totalidade dos mesquinhos incapazes de apreender a dor dos miseráveis. 

A reportagem se refere ao pronunciamento do Primeiro-Ministro da Eslovaquia que formou com a república checa, a polônia e o líder húngaro, os antigos magiares, uma aclamação de que esses sírios por serem provavelmente islâmicos, são jihadistas assassinos que nunca assimilarão uma cultura européia.  Essa aberração ambulante e infelizmente a Exame com seus comentaristas duvidosos não atentam para a emergência da situação, que na hora de tirar a cabeça de um moribundo da boca de uma serpente, não tem-se que perguntar seja o que for, naquele momento.

Não se trata de mudar as culturas de um viajor que lhe bata à pota, basta verificar se o comportamento civil do mesmo é compatível com o aceito por aquela sociedade.  Não repitam a barbaridade dos chargistas do hebdo da França, de fazer incautos acreditarem que no meio de uma aflição desesperada desses mesmos fugitivos da morte certa, 500 homens do grupo saíram para atanazar e desrespeitar as mulheres da Nação que os acolheu.  Não há clima para esses maltratados agirem assim.  Se 1 ou 10 ou quantos forem mal-comportados as polícias e leis civis tratarão disso.

O islã tem duas vertentes muito conhecidas, no mundo inteiro.  Os sunitas radicais e os xiitas mais politizados;  alauita é também uma facção, embora pouco conhecida, mas da fé desse tremendo ditador sírio que entre pai e filho, já levam próximo aos 30 anos de mando, por ali.  Se o Assad tivesse sido contido ou expulso do mando daquela maldita Nação, não estaríamos chorando a transformação do Mediterrâneo neste infernal cemitério líquido, e essa gente milenar ali nascida estaria entregue à sua santa paz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário