terça-feira, 5 de janeiro de 2016

DEVANEIOS - DE TRECHOS INCONSEQUENTES

Tenho Cara De Antigamente, Quando "Mão Na Roda" Era Estar No Caminho Certo
QUANDO SE PEDIA UMA PENA E SE RECEBIA UMA GALINHA

israel X Palestina

Nada é inconsequente na Natureza, inclusive a população humana. A cada ação corresponde uma reação.  Talvez o escrevinhador queira que inconsequência equivalha a vanidade.  Digo, foi "bola Cheia", quando minha empreitada deu toda certa.  Chamo de "coisa à toa" tudo que me parece inferior, "Estar à toa", é estar sem governo.  O entendimento é de que "toa" é um pedaço de corda na popa de uma embarcação puxando no reboque, qualquer coisa.  "Uma mosca sem valor pousa ca  mesma alegria na cabeça de um doutor, como em qualquer porcaria". (Antônio Aleixo)

"Levado Da Breca" era um menino impulsivo a quem se   chamava de impossível.  Dizia-se que tinha azougue, era azougado, e azougue é a corrutela de mercúrio, o único metal líquido na Natureza.  Pois bem, "Madeira do Rosarinho" é um bloco carnavalesco lá em Recife-Pe, com quase ou mais de cem anos de vida.  Juízes não lhe deram ganho num desfile e nosso Alceu fez-lhe uma letra musical, assim:  É madeira que  cupim não rói, madeira-de-lei.  Quem não entende a história fica em brancas nuvens, fica voando, fica abestado. É assim, simples como amar.

"Vixe" e "Nossa" são formas de idiotismo regional referindo-se à Virgem Maria e Nossa Senhora.  Eu tenho três irmãs;  duas são funcionárias públicas e outra não funciona mais.  História besta para boi dormir, leseira pura só para encher o papel.  Nulidade de conversa, coisa inconsequente.  Se o chorar era muito era porque pouca era a alegria.  És um fósforo queimado atirado ao chão foi uma forma de desprezo quando pra se fumar usava-se aquilo, hoje despreza-se cuspindo para o lado. Ambos sã velharias como se eu disse-se agora:  Vou ligar a vitrola ou a radiola.

O escravo da insônia é um meditante olhando a hera verde na parede, os cacos de garrafas sobre o muro, pensando nas urtigas de um atalho que apressa a chegada aonde vai, e nos carrapichos impertinentes para também querer ir contra sua vontade, nas pernas das calças ou nas saia das mulheres.  Eventualmente pisar numa poia de merda de um cagão ou de um cachorro.  Esta me dando trabalho produzir esses trechos inconsequentes ou vãos.  Se não gostaram, eu também não gostei, mas é que o mundo não respeita vácuos.  Tolo é quem chafurda na tolesmia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário