quinta-feira, 13 de abril de 2017

DEVANEIOS - DE MITOLOGIA EXPLICANDO A VIDA (1) (290514)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Traços Ficcionais Se Insinuvaam Na Cultura Religiosa
CORRIQUEIRA
Hermes, Apolo E Afrodite

quinta-feira, 29 de maio de 2014

DEVANEIOS -DE MITOLOGIA EXPLICANDO A VIDA (1)

1954-D.Tude, Edélvio(19a, S2-Aeronáutica), Pr. Lívio

Tenho Cara De Antigamente;  Sou Do Tempo Em Que Beijo Era Bituca
RECORDAR É VIVER

Coelus (céu estrelado) ou Urano era marido de Gea (Terra).  Ele habitava na Cúpula e toda a noite baixava sobre Gea num simbolismo de "cópula" e a engravidava, provocando-lhe depois dores atrozes em que abortava todos os filhos gerados.  Ela revoltou-se e fez no Céu uma revolução, anterior a da expulsão de Lúcifer, no Firmamento.  Foi secundada pelo filho adolescente Cronus e os tios deste, os Titãs, dois gigantes que a seguravam nas costas constantemente,  Ela abriu o próprio peito e tirou dali um machado que entregou a Cronus para a ação parricida.  Este arrancou a genitália do Pai e jogou-a daquela distância espaço abaixo sobre o Mediterrâneo, as duas peças.  O membro antes de cair no mar espalhou-se parte sobre ele, em borbulhas que geraram Afrodite, a Deusa da beleza e do amor;  e a outra parte do genes foi semeada pela terra adjacente, fertilizando-a e ornando-a de semi-deuses.

Zeus sentou-se no trono que fora do Pai e formou u trindade divina  mais tarde imitada mundo à fora nos governos religiosos.  Ao Oceano deu como governante o seu irmão Netuno ou Poseidon e ao mundo dos mortos, Hades ou Plutão.  O porteiro do inferno era o Cão Cérbero, com três cabeças e cauda tríplice de serpes;  inofensivo aos visitantes que lá entravam alegremente, mas uma fera aterrorizante contra quem quisesse partir;  e ai de quem sentasse à mesa do ágape, porque jamais conseguiria levantar-se.  O barqueiro do rio Estige que contorna o Tártaro se chama Caronte e ai de quem não levar as duas moedas que lhes cobrem os olhos;  o barqueiro submerge e afoga os mortos antes do destino.  Esqueci-me de falar que auxiliando o oceano estão os mares que têm  como governante, Nereu, pai das cinquenta Nereidas que o auxiliam, entre elas Tétis, a única com nome próprio e que é minha prima nascida em Guarabira-PB, hoje já no Paraíso.  Ela foi a Mãe dileta de Aquiles, aquele a quem, auxiliada pelos Deuses,  mergulhou-o no rio segurando pelos  calcanhares, para que fosse invulnerável à morte.  Cometeu esse descuido deixando vulneráveis os calcâneos onde o segurou.  Morreu por uma flechada ali, dada por Enéas o bravo troiano morto pelo mesmo Aquiles.

Amanhã retorno vos contando sobre o Cronus, o Tempo, que tinha o mesmo vício do pai, sendo varrido do Olimpo por Zeus, seu filho caçula.

BOM TEMPO É O TEMPO BEM USADO




Nenhum comentário:

Postar um comentário