quinta-feira, 6 de abril de 2017

DEVANEIOS - DE REFORMA PRISIONAL

Tenho Cara De Antigamente, Quando Prisão Sempre Foi Depósito Para Infratores E Criminosos
QUE HIPOCRISIA FALAR-SE EM REVERSÃO DE COMPORTAMENTO
Saudade Do Caderno Da Escola

quarta-feira, 6 de abril de 2016


DEVANEIOS - DE REFORMA PRISIONAL

Tenho Cara De Antigamente, Quando Quem Dizia O Que Queria, Ouvia O Que Não Queria
A DOR NOS VEM EM ENXURRADA, MAS SÓ SE VAI EM CONTA-GOTAS

Mais Alan, O Curdo

Cadu, estudante de psicologia, assassino de Glauco Vilasboa e seu filho Raoni, imputável, que deveria estar num manicômio, cumpria pena num presídio em Goiás e em 040416, há dois dias atrás, foi morto por colega, na prisão.  Patente o desrespeito do estado pelas coisas da segurança-pública e o lamento pela displicência com um sistema prisional falido.  Os apenados legalmente não podem ter vida social na prisão, insultando os homens de bem;  tem que cumprir integralmente sua pena, opondo seu ego ao contra-ego, rodeado de solidão.

Nelson Rodrigues, jornalista e literato de gênio, cunhou a frase "Complexo De Vira-Lata",um aforismo para explicar a inescondível baixa-estima do brasileiro, em geral, e sua vontade permanente de se americanizar.  Olhe-se hoje, desde os 40, o crescimento da colônia espontânea brasileira nos "states", formando uma classe de americanos de quinta categoria.  Muitos, que no Brasil, eram doutores (bacharéis), lá, taxistas, "baby-sitter", garçonetes, já que ali é uma atividade charmosa de qualquer moça universitária, fazendo parte da cultura daquela gente.  

O português com seu vocabulário rico, prefere "impeachement", que "impedimento".  Dá-me engulhos ouvir em todas as vias midiáticas essa esnobação.  A Globo que não "pronunça" "presidenta", uma forma troncha dessa palavra, mas não realmente errada, não baixa sua coroa para não sujá-la no chão, e como exemplo poderoso coloca na língua até dos "analfas", o "impiche".  O aprendizado é sempre uma cópia do que a visão aprova e os ouvidos acolhem.  Não há análise, apenas a vontade de aquilo ser, macaquice fértil.

A emulação provoca uma boa ação;  a má ação é a nossa malignidade que a vergonha encarcera e o exemplo liberta.  (Jô e suas licenciosidades aplaudidas).  O bom senso mantém escondido palavras e atos incômodos.  Não é tanto faz o ter como o dizer o que tem.  O gordo é mente suja e para receber aplausos fala abertamente essas porcarias que a boa educação abomina;  Usa seu poder de "exemplo" para perverter o ambiente e é ovacionado por isso.  A Globo ganha audiência com esta receita e o Brasil perde com o populismo dessas excrecências.
                                                         



Nenhum comentário:

Postar um comentário