sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

DEVANEIOS - DE CHINA, CORÉIA DO NORTE E EUA -115

EDÉLVIO Coelho Lindoso

DEVANEIOS

DE CHINA E CORÉIA DO NORTE X EUA

Clipping de Relações Internacionais

No Brasil as mulheres não envelhecem, elas ficam loiras

21/01/2011

RIO

O presidente americano, Barack Obama, advertiu o presidente chinês, Hu Jintao, que caso a China não aumente a pressão sobre a Coreia do Norte os Estados Unidos reposicionarão suas forças na Ásia para se proteger contra um possível ataque do regime comunista contra alvos americanos, diz o jornal “New York Times”, citando uma autoridade que falou em condição de anonimato. O alerta de Obama teria sido feito pela primeira vez há um mês, por telefone, e foi repetido durante o jantar na Casa Branca oferecido na terça-feira para Hu, que encerra nesta sexta, em Chicago, sua visita aos EUA.

A pressão americana para que a China adote a linha dura em relação à Coreia do Norte, abrindo caminho para a retomada do diálogo entre o regime comunista e a Coreia do Sul. Na quinta-feira, o governo sul-coreano informou que concordou com a realização de negociações militares com os norte-coreanos. Foi o primeiro acordo entre as duas Coreias desde que o Norte atacou uma ilha do Sul, matando quatro pessoas e abrindo uma crise na Península.
Principal parceiro do governo de Pyongyang, a China não deu sinais de que vai adotar qualquer punição em relação ao aliado. Ainda assim, durante sua visita aos EUA, pela primeira vez o presidente chinês demonstrou, publicamente, preocupação com o enriquecimento de urânio na Coreia do Norte, diz o “New York Times”.

A reportagem afirma que, segundo a fonte do jornal, o jantar dos presidentes na terça-feira foi dominado pelas discussões sobre a Coreia do Norte. Obama se concentrou na recente usina de enriquecimento de urânio descoberta no país. O presidente americano teria dito que a instalação faz parte de três ameaças aos EUA, que incluem ainda a produção de bombas de plutônio e o desenvolvimento de mísseis balísticos. A Casa Branca não quis comentar a reportagem.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/21012011/83/obama-adverte-hu-jintao-envio-forcas.htm

Comentário

Parece conversa de comadres. Isso não será assunto para a ONU? A China será o pai, ou padrinho, ou conselheiro da Coréia do Norte?Pode-se imaginar o Irã pedindo aos EUA para monitorar Israel, como se êle fora um pai, umpadrinho ou conselheiro, por estar ameaçando, ai já é atropelando, e matando pálestinos? Não é uma situação da alçada da ONU?
Voltando à China X EUA, êste, sim, ameaçando se a outra nação não for eficiente no abaixamento do fragor da Coréia do Norte, êles, novamente desfilarão seu poder pelo m

ar da China, para intimidar e acomodar o atrevido.
Fica visivel é o atropelamento da desqualificação da ONU, nos seus atributos básicos de prover a paz, no mundo.

Comentário por edélvio coelho lindoso — 21/01/2011

Em 101113-França bajulando EUA, contra irã


Antes a pose direitista de holande, agora a asnice de Fabius, em querer trocar a Cidade Luz e a Estátua da Liberdade, originalmente Gálica, por uma posição subalterna, ridícula e de capacho para os desorganizadores da Paz no Planeta!  EUA, RU e no papel de intrometido, Israel.  Que Teerã seja sábio e não ceda às enganações que já conhece desde a nefanda experiência com o Xa.  Hoje é dia de Café.

Comentário de Edélvio Coelho Lindoso

De 210211, lá em cima, até hoje 160216, 5 anos são passados dessa lenga-lenga e nada muda.  A China tá nem ai porque a Coréia do Norte está se desenvolvendo na área de armamentos.  Os EUA deveriam ter esse mesmo comportamento.  Cada um tem o que pode ter e não, ficar preocupado com algum bicho-papão, intrometido e em surto de megalomania.  Fique quieto a a Paz baixará, neste Planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário