domingo, 2 de fevereiro de 2014

DEVANEIOS - DEVANEIOS, GAROTINHO, ARUDA E SIONISTAS -066

Edélvio Coelho Lindoso

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

 DE DEVANEIOS

    Não estou falando de Devaneios, agora;  só do assunto do momento, da imputação do Marcelo como autor da chacina da família e de si própro.  Que Deus receba os Espíritos de todos os imolados, por sua Graça.  Todos queremos, mas não podemos entender os mistérios que ensombrecem essa tragédia.  À ser o responsável por isso o Marcelo, garoto de treze anos de idade, Deus do Céu, que malignidade poderá ter atingido essa criança, ao ponto de protagonizar coisa tão hedionda?

    Agora, sim, vou falar de Devaneios.  Não sei por quê insisto em querer que a música e letra de "Felicidade, foi embora, e a saudade no meu peito inda mora...  O pensamento parece uma coisa à toa, mas como é que a gente voa, quando começa a pensar...".  A isso se chama Devaneio.  Estou em Manaus e me desloco, em alma, para Guarabira, cidade do interior da Paraiba, numa lembrança de setenta e três anos atrás.  Ah, eu ia dizendo que atribuo essa canção a Luiz Gonzaga, mas na verdade é de Luoiscínio Rodrigues .  Não importa, porque a harmonia e a letra da canção são embalos para sonhos que acalentam a alma.  Deus dá à nós homens essa sensibilidade de passear no espaço, como se ele fosse nossa casa.  A alma, um ex-espírito temporário, que é chama de vida e anima um corpo, usa os cinco sentidos que Deus a ele deu para se comunicar.  Vejo os cenários com minha visão corpórea,  sinto o cheiro acre, mas gostoso, dos cavalos abrigados aos sábados de feira, pelo vizinho de minha vó Inacinha, e lá circulava como um reizinho.  Simulava, com um coité banhar os animais;  depois, num quarto ao lado, sentava nas selas disponíveis, rodava o relho sobre a cabeça, e soltava grunhidos infantis.  Ia ao rio, com Alfredo, empregado do Seu Firmino, dono do abrigo, sentado no alto da cangalha de um burro, com duas latas de querozene vazias de cada lado do animal, para apanhar água.  Ouvia o zurro do muar, como me advertindo que cuidasse para não cair.  Ia e voltava, na Paz de Deus.  Como é bom sonhar, como é bom recordar, como é bom viver.  Seu Alfredo, Seu Firmino, Mãenascinha, Tia Amália, D. Tude  (minha mãe) e pastor Lívio, meu pai, já partiram;  eu, em breve irei, e assim é o processo de viver.  Quem tem isso, tem saudade, quem tem saudade, tem alegria de viver.  Viva Guarabira, no meu Devaneio, viva o hoje e o amnhã.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sábado, 10 de agosto de 2013

devaneios

Sábado, 10 de agostode 2013-12-03

DE GAROTINHO CA GAROTINHA

Vamos devanear obre assunto do momento.  O PGR (Procurador Geral da República), sósia de Jô Soares, denuncia ao STF, o Garotinho mais "impossível" no momento, pelo desvio de seiscentos e cinquenta mil reais, no tempo em que ele era deputado federal, e a Garotinha, prefeita de Campos dos Goytacazes.  O dr. Roberto Gurgel os  enquadrou em crime de peculato e lavagem de dinheiro, desvio de contrato do governo do Rio de Janeiro, para contrato de mão de obra terceirizada, em 2003, valores depositados no Diretório do PMDB, para pré-campanha à Presidente de República, em 2006.  Valha-nos Deus, dessa assombração; foi derrotada essa marmota.  Essas duas embrulhadas ai, rondam  em torno de sessenta e três milhões de reais.  Vêm esses dois, para a vida política, de uma das fontes mais férteis para produzir esses estrupícios, o Rádio, que chegou antes da Televisão.  Geram políticos da pior qualidade.  O casal usurpou e registrou, como seus, o apelido "Garotinho", que era de outro radialista na área futebolista.  Disputaram judicialmente pelo apelido, e quem ganhou?  Advinhas?  Aprenderam com Brizola o que ele tinha de ruim para ensinar, o populismo rasteiro.  O pentencostismo veio depois com Marina, que me decepcionou; vieram pedir a benção ao guru Assembleista eletrônico com raizes políticas em lugares que não se imagina, que fura madrugadas em plantão televisivo.  Que ridículo, o Garotinho, gorduchinho, em greve de fome, ha dez anos atrás, num espetáculo de TV, ca Garotinha dando-lhe de colherzinha a sopinha para que não agonizasse.  Tem de tudo que é ruim, essa família:  quatro filhos naturais e cinco adotivos, para enternecer os corações dos eleitores evangélicos. A filha Clarice foi vereadora, no Rio, e agora é deputada estadual.  A grande família está educada, aculturada e adaptada para essa profissão tão expectante.  Eis ai a nódoa dos hábitos antigos de Capitanias hereditárias.  A trupe já passeou pelos PT, PSB, PDT, PMDB e atualmente, PR;  não sei se esqueci mais algum outro partido, todos ruins como os solicitantes, e fáceis para adequações.  Ah, ia esquecendo, Rosinha é, na realidade, Rosângela;  Será que haverá alguma coisa que não seja falsa, por ai a fora?

Proximamente irei falar-lhes sobre José Arruda e Joaquim Roriz, farinhas do mesmo saco.

sábado, 10 de agosto de 201

DEVANEIOS

Edélvio Coelho Lindoso

DE JOSÉ ROBERTO ARRUDA

    De micro-biografia fica mais parecendo uma folha-corrida policial.  Vejam quantas coisas similares à história do Garotinho.  Só que aqui se trata mais de um estilo Coronel.  É um engenheiro-elétrico (mal posto esse título, não acham?), bastante inteligente e eclético, TENDO ESCRITO UM ROMANCE BIOGRÁFICO DE DUZENTOS E SESSENTA PÁGINAS.  EM 2001 JÁ ESTAVA PRONTO E DEFINIDO SEU VEZO ESCORREGADIO E PROPENSO A TRAQUINAGENS.  ELE, ACM E REGINA, NUM ESQUEMA DE CORRUPÇÃO QUE VAZOU O SEGREDO DO PAINEL DO SENADO, QUANTO AOS QUE VOTARAM CONTRA E A FAVOR DA CASSAÇÃO DE LUIS ESTEVÃO.  FALOU-SE, QUE BAIXARIA,  QUE A SENADORA HELOISA HELENA, FIGURA DE PROA E EVIDÊNCIA NAQUELA CASA, FUNDADORA DO PSOL, VOTOU A FAVOR DO ESTEVÃO, E QUE TINHA UM CASO AMOROSO COM O MESMO.  PURA MALDADE E ENGEBMRAÇÃO DO VELHO BAIANO, POR TODOS TEMIDO, CAPAZ DE AGRESSÕES FÍSICAS, QUANDO CONTRARIADO.  O ARRUDA RENUNCIOU, PARA NÃO SER  CASSADO E,  RETORNOU  À ATIVA, COMO DEPUTADO, EM 2002, COM A MAIOR VOTAÇÃO PARA ESSE CARGO, NO BRASIL.  VEJAM ESSE AMBIENTE POLÍTICO EM NOSSO PAIS, COMO É PROPÍCIO PARA ESSAS COISAS.  UM ESCÂNDALO COMO FOI AQUELE, NÃO FOI SUFICIENTE PARA ATRAPALHAR A ASCENSÃO DESSA POMBA E DE OUTRAS MAIS.  AINDA, EM 2OO1, A DIRETORA REGINA CONFESSOU A VIOLAÇÃO DO PAINEL, FEITA A PEDIDO DE ACM E DE ARRUDA, A ESSA ALTURA, LÍDER DO GOVERNO FHC.  EM 2002, TAMBÉM ACM, RETORNA DA RENÚNCIA AO SENADO, COM TRÊS MILHÕES DE VOTOS BAIANOS (COMO UM MILAGRE DESSA MAGNITUDE?).  ACM MORRE AOS SETENTA E NOVE ANOS, PERDOADO PELO STF, ELE, REGINA E ARRUDA;  PODE OU QUER MAIS? TENS ORGULHO DE SER BRASILEIRO?  ISSO, ACONTECEU EM 2003.  EM 2006, ARRUDA, GOVERNADOR DO DF, EM CONCHAVO COM PAULO OTÁVIO, VICE-GOVERNADOR E BORNHAUSEN, O ALEMÃO, A TRINCA DO BARULHO.  VÃO, BRASILEIROS, ENRREGECENDO AS ARTÉRIAS, MEDIANTE TAMANHOS INSULTOS, QUE FORAM NAQUELES IDOS, E PERMANECEM, AGORA, AINDA.  ARRUDA RECEBE CINQUENTA MIL REAIS POR QUINZENA, DA CAMARGO CORREA, EMPRESA DE ENGENHARIA COM OBRAS SUPERFATURADAS, EM BRASÍLIA.  AH,  SE NO BRASIL, QUANDO ESTOURADO UM ESQUEMA ASSIM, HOUVESSE O HÁBITO DE ANOTAR NUM INDEX OS NOMES COM FILIAÇÃO, DE TODA A DIRETORIA DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS AO ESTADO, ESPALHANDO-SE POR PRECAUÇÃO, A MESMA NOMEAÇÃO DE PARENTES, ASCENDENTES E DESCENDENTES, E DE CONTRAPARENTES CIRCUNSTANTES, PRA NECESSIDADE DE SE RASTREAR DESVIOS DE DINHEIRO DESSES ANJOS NEGROS!  TENDO EM CONTRAPARTIDA O RETORNO DO SAQUE, QUANDO FLAGRADOS ESSES PILANTRINHAS COM BENS QUE NÃO PUDESSEM EXPLICAR DE QUE FONTE OS SUBTRAIU, E ALÉM DISSO, PAGASSEM COM PENAS DE RESTRIÇÃO DE LIBERDADE, SEM PRIVILÉGIOS E INTEGRALMENTE, E IMPEDINDO DAI PARA O FUTURO PERMANENTEMENTE QUALQUER RELAÇÃO DE NEGÓCIOS COM ESSES INDEXADOS. EM 2009, A OPERAÇÃO  CAIXA DE PANDORA, DA PF APREENDEU ESSAS FIGURAÇAS, INCLUSIVE O JOSÉ ROBERTO ARRUDA, PRIMEIRO GOVERNADOR EM EXERCÍCIO TRANCAFIADO, DE QUE SE TEVE NOTÍCIA, NO BRASIL.  

    SIMILARIDADES:  TRÊS FILHOS NATURAIS, E QUATRO ADOTADOS, NUM GESTO REALMENTE MUITO BONITO MESMO.  UM AMIGO SEU MORREU NUM DESASTRE DE AUTOMÓVEL E ELE ACOLHEU SEUS QUATRO FILHOS, ATÉ ESSE MOMENTO.  UMA QUINTA ADOÇÃO, TAMBÉM MUITO EMBLEMÁTICA.  UM MENOR, SEM RECURSOS, PEDIU-LHE, COMO GOVERNADOR , QUE O ACUDISSE, POR ESTAR PERDENDO A VISTA.  ELE MANDOU ACAREAR TUDO E DESCOBRIU QUE A CONSEQUÊNCIA VISUAL, ERA FOME. INFORMOU-SE SOBRE O COMPORTAMENTO DO RAPAZ; TEVE BOAS RESPOSTAS E O ADOTOU, ATÉ HOJE.  ME ARREPIA ESSAS HISTÓRIAS, SENDO VERDADEIRAS COMO SÃO, E OBSERVANDO  QUE DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS, E QUE ESSES ATOS LHES SEJAM COMO ATENUANTES SOBRE A SUA VIDA PREGRESSA TÃO AGRESSIVA.  SÓ PRA NÃO PASSAR BATIDO, ELE TINHA EM SEU GABINETE, QUINZE FUNCIONÁRIOS ACESSORES. AH, SOUBE RECENTEMENTE, QUE UM DOS QUATRO FILHOS ADOTADOS, DE DEZOITO ANOS E  AFILIADO À IGREJA CATÓLICA  COMO PRÉ SEMINARISTA, FALECEU NUM ACIDENTE DE CARRO, FATO QUE MUITO O ENTRISTECEU.


DEVANEIOS

segunda-feira, 12 de agosto de 2013


Edélvio Coelho Lindoso
DE SIONISTAS

    Falar dessa pereba sionista é desanimador.  Diz-se de um tal complexo desenvolvido entre subjugados e algozes, tal como admiração do menor pelo maior, e talvez isso tenha acontecido em relação aos judeus aprisionados pelos nazis.  Pelo menos pela teoria do "Esapaço Vital", cavilação que Hitler inventou para justificar seus abusos, e que realizou.  

    Pobres dos Palestinos, que viram alguns dos seus espaços de terra perdidos para os jordanianos, devolvidos para Israel, em acordo político covarde.  A Jordânia é um pais não árabe no OM, totalmente subalterno ao Ocidente (leia-se EUA, desde o rei anterior, casado com uma plebéia americana, sucedido pelo filho, após a sua morte).. Sempre neutra e bem desenvolvida, para os padrões daquela região.  Israel aceitou tão generoso presente, e tocou em frente o que aprendeu   com seu tirano, mudando suas fronteiras, após as vitórias militares de 1967, .há quarenta e seis anos.  Não admite devolver essas terras, depois da Paz, passados todo esse tempo.  Imagine se os vencedores da Segunda Grande Guerra tivessem mantido a Alemnha dividida em três partes, até hoje.  As leis que regem as guerras prevêm a obrigatoriedade da devolução de terras, nessa situação.  Porque no caso sionista ela não funciona?  O Poder de seu insigne protetor é o avalista dessa barganha?  Já aconteceu algumas vezes antes, e agora, de novo, quando está previsto para a próxima quarta feira catorze, a  reunião com Israel, Poder Palestino, sob a supervisão dos EUA, para os ajustes da  criação do Estado dessa gente.  O patrono fala em fronteiras de 1967, o antagonista Israel, diz que esse assunto não existe, e para abalisá-lo já autorizou a construção de mais mil e duzentos apartamentos em suas colônias, o ato mais aviltante que um Palestino pode suportar.  Essa lenga-lenga se repete como um mantra, e não sei porque esse xerife usurpa uma autoridade que é da ONU.  Será que é pela força que tem seu VETO?  Não seria o caso de todos os votantes pró Palestinos se desligassem dessa sociedade fictícia e procurassem outra freguesia que atendesse as suas necessidades?  

    Do jeito que a coisa anda, vejo algumas possibilidades, nenhuma que favoreça a causa Palestina.  

    Que Israel tenha um surto de grandeza e saia de rota batida para invadir a antiga terra dos Xás.  Que tenham sucesso e cobrem dos americanos o cumprimento da segunda promessa abrâmica, a posse de todos os espaços entre a margem externa do rio Nilo e a margem externa do rio Eufrates.  Is not mole.  todo esse recheio é o tal Espaço Vital Sionista.  Incharão os israelos como sapos-boi, de vaidade e soberba, com o grande poder geopolítico adquirido.  Ficará mais insuportável,  ainda.    ????

    Que Israel seja sobrepujado pelo Irã, e aliados surjam de ambas as partes para formarem um armagedom.  Talvez, dai apareça a sorte não tão grande, mas merecida, para os Palestinos, com todos os espaços de direito, e com todos os imóveis que sobrarem de tamanha chacina.  A geopolítica do mundo, de repente toda modificada, para o bem ou para o mal.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário