sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

DEVANEIOS - DE FALSOS, DE FROUXURA, DE PLATAFORMA E DE VETOS - O91

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edelvio coelho Lindoso

DEVANEIOS

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

DE FALSOS PRIVILEGIOS

HUMOR - Nos tempos das vendas dos portugueses e das negrinhas jovens, lindas e empinadinhas.  Uma delas, mestiça, morena sem cabelo  ruim. e de nariz afilado, bem educada e sabedora disso, vai ao vendeiro portuga, mais grosso que papel de embrulhar prego.  Pergunta, empevitada, sibilando os ss e dispensando os xx mais comuns em terras baianas.  Tem paista Roiss, daquela que mamae goista!  resposta ----  Tem nao, nega beista, tem boista, tua mae goista!

EXPLICO - Após o Brasil Colonia e sob D. Pedro Cipó-Pau, era comum ouvir-se essas locuçoes! ---- É um Ze-Ninguem, é da niguenzada, é um sem eira-nem-beira.  Que é isso!  Como não havia industria e o Brasil era tipicamente agrário, quem podia, podia, e em geral era dono de terras e produtor fazendeiro, fosse de feijao, de cacau, de cana, de café etc.  Esses abastados tinham casarões nas cidades, na zona urbana, com biqueiras nas quinas dos telhados, CHAMADAS BEIRA, E EM FRENTE A MORADA, NO ADRO, UMA EXTENSA EIRA, ESPAÇO DE TERRA BEM CERCADA POR MURETAS, PARA SURRAR O FEIJAO, OU REVIRAR O CACAU, OU BATER O CAFE, OU SIMPLESMENTE ACOLHER SUA CULTURA PARA VENDA POSTERIOR.  DAI, O <SEM EIRA NEM BEIRA>

AMANHã É  DIA DOZE DE OUTUBRO, DEDICADO A CRIANÇA, ENGANAÇAO COMERCIAL.  POR CONTA, MILHARES DE APENADOS DITOS DE BOM COMPORTAMENTO VÃO PARA CASA (!) DURANTE TRES OU QUATRO OU CINCO DIAS, COMO PRIVILÉGIO OU FÉRIAS, DIGAMOS.  A EXPERIÊNCIA QUE O ESTADO TEM COM ESSAS REGALIAS E NOTÓRIA, SE BOM SENSO HOUVESSE, ISSO NAO VINGARIA.  UM PERCENTUAL EXPRESSIVO NÃO RETORNA, ENCARECENDO AOS COFRES DA VIUVA GASTOS DE BUSCA NUM TRABALHO DE LESA-ESTADO.  MUITOS DELES DELINQUEM NO PRIMEIRO DIA DE SAIDA DENTRO DE SUAS ESPECIALIDADES.  O ESTRUPADOR, ESTUPRA, O ASSALTANTE, ASSALTA,  O BELICOSO BELICA E OS DE BEM SAO PERTURBADOS NA SUA ESCAÇA PAZ.  ALGUNS MAIS AZARADOS PERDEM A VIDA COM A INVASAO DESSAS VESPAS.  QUE BRASIL ATRAPALHADO COM ESSAS COISAS, PRATICAR BOA VONTADE, IMPERTINANDO A VIDA DOS HOMENS DE BOA VONTADE, IMPEDINDO-OS DE SEGURANÇA QUE JA É UMA CONSTANTE E AZUCRINANDO-LHES O POUQUINHO DE VIDA BOA QUE AINDA LHES RESTA!

    QUE REGALIA O ESTADO DEVE A PIMENTA DA VEIGA, ASSASSINO QUE DEU TRABALHO PARA SER ENCARCERADO E QUE NAO TEM CRIANÇAS A FESTEJAR. IGUAL ARGUMENTO PARA UM DOS IRMAOS CRAVINHO, ASSASSINO CRUDELISSIMO DE UM CASAL DA ALTA SOCIEDADE, PAIS DE UMA INFAMADA FILHA CONSTRUTORA DAQUELA TRAGÉDIA.  ESTE RAPAZ NAO TEM CRIANÇAS NO FOCO DE SUA AFETIVIDADE.  ISSO E UMA JUSTIÇA TRONCHA QUE DIFICULTA QUANDO NAO IMPEDE O SUCESSO DAS DEMANDAS JUSTAS, DESCULPEM A REDUNDÂNCIA,  E SE INTROMETEM NESSAS CAVILAÇOES QUE ENOJAM A SOCIEDADE.  E UM CONGRESSO QUE NOS ENVERGONHA E MARTIRIZA, UMA JUSTIÇA ENROLADA E TORTA  COMO COMPENSADO MOLHADO, e uma Presidente que poderia espremer e deletar vinte e seis Ministerios vazios de valor e criar um Ministerio da Segurança Publica aplanando assim, quem sabe, o caminho de sua continuaçao no Executivo da Naçao na proxima eleiçao.  Aproveite, D. Dilma, a crista da insatisfaçao dos cidadãos achacados e como bâlsamo os presenteie com esse ATO.  Obrigado.

 

 

 

 

 

 

 

 

DEVANEIOS

Edélvio Coelho Lindoso

sábado, 12 de outubro de 2013

DE FROUXURA DE PRISOES

EXPLICO - Senhor de Cutelo e Baraço.  Locução usada no Brasil-Colônia em tempos da escravidão negra.  Num Pais Católico, portanto Cristão, onde os Jesuitas até tentaram escolarizar os indios, chegou-se a dizer que tanto estes como negros nao tinham alma, para acalmar possiveis remorsos pelas maldades dolorosas cometidas contra os dois.  Assim,  os escravajistas eram considerados donos e senhores de cutelo e baraço destas presas, nao sendo ameaçados pela justiça quando usavam o cutelo, pequena mas sólida arma perfurante  para matar, nem o baraço, corrente com coleira nos pescoços de suas propriedades como se fossem animais. Espetáculo macabro e enojante.

Vamos falar dos privilégios fajutos dos apenados, hoje, dia das crianças, ventilados  ontem.  Tivesse ja funcionando os CCA (Complexo de Casa de Apenados), naturalmente abalizados em Leis, essas farras não  prosperariam.  Institutos prisionais não sao casa de diversão para bandidos, enquanto homens de bem contemplados com salário mínimo mourejam no dia-a-dia dentro de um bom comportamento.  Tambem ali não é motel para engravidar mulheres sem marido e parir filhos infelizes por um lar inexistente.  Agora até parceiros homosexuais tem essa regalia enjoativa.  Alguém ja viu outro alguém morrer por falta de fornicação!  Use as mãos, não é pecado mas é mais higiênico

 e moralmente mais aceitável.  Bandidos se sociabilizando, o que é esperado disso!  Primeira conversa -- saber como se pode evadir sem considerar essas saidinhas. Segunda conversa -- como delinquir, cada um na sua especialidade, logo que palmilhar as ruas.  Malandros sem profissao, sem chegança ao trabalho, necessitado de dinheiro, que farão!  O bom senso responde que se tivessem ido para onde foram mandados por merecimento para cumprir a pena arbitrada de cabo a rabo, a chance de os do bem serem mais felizes e isentos de maldades seria um fato.  Prédio vertical com celas de 2.5mts de fundo, alto e lado, indevassáveis e pena em solidao para escolher com sua vontade optar pela liberdade com responsabilidade ou ser só meio homem.

    Além da sociedade, os mais bem aquinhonados serão os infratores que dispensarão ser pré-criminosos, notadamente os iniciantes no consumo de drogas.  Esses serão apreendidos e privados de liberdade de forma didatica, de 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128 e 256 dias, a cada apreensão.  Sua redenção será usar sua vontade, único instrumento confiável de libertação.  

Esses CCA serão de segurança Máxima sem que precise explicação.  Abrigarão  homens e mulheres, menores (ja abaixo de quinze anos) e maiores  de idade, infratores e criminosos, tal a impossibilidade de se cruzarem jamais dentro deste Complexo.  Penas cumpridas integralmente sem privilégio algum.  Como cidadaos-objetos do Estado totalmente impossibilitado de visitas, salvo médicas ou advocaticias.  Como ainda no Complexo haverá um Forum Judiciário funcionando em três turnos de oito horas durante o dia, cinco dias por semana e onze meses por ano e um para férias de um doze avos de funcionários, a cada mês,  teremos ali uma Justiça provedora de fato, trabalhando como pronto-socorro, com advogados capacitados, num dínamo constante, inexistindo qualquer gargalo interrompido.  Essa é a idéia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edélvio Coelho Lindoso

DEVANEIOS

domingo, 13 de outubro de 2013

 DE PLATAFORMA PRA NOVO GOVERNO

EXPLICO - IDIOTISMO de LINGUAGEM - TU e VOCÊ – Essas coisas sao próprias de nossa linguagem.  Tu e Você, pronomes do nosso alter, o primeiro se completando no plural, e o segundo, no singular.  Nao é de entortar o juizo!.  Imagine um estrangeiro aprendendo nossa língua.

    Já tenho comentado insistentemente nos ultimos ensáios principalmente sob o tema Segurança Publica igual a Paz Social.  Os gastos inominaveis que se estão fazendo pelo Ministério do Esporte, com muitos interesses mais de jogadas extra-linhas nacionais, falta faz a Paz doméstica, sem o que nada se produz em todos os trâmites sociais.  A Segurança Pública  deveria ter um Ministerio para sua consecuçao, comparativamente ao Ministerio do Esporte, este mais virado para coisas do exterior.  A Paz da Naçao envolve seus cidadãos, das clases A a Z, refletindo-se no Trabalho, no Lazer, na Educaão, na Saude, enfim em atividades intrínsecas ao Bom Viver.  Nada mais a dizer sobre esse assunto que não tenha se falado   anteriormente e com exaustão.

    Quem terá coragem de atrelar o chocalho no pescoço da fera!  De contrariar os interesses espúrios de noventa e nove em cem, entre deputados e senadores no Congresso.  Dia virá em que isso seraáverdade.  Cargos eletivos na Federação, nos Estados e nos Municipios e ainda nos Ministerios e Secretarias correspondentes nos outros dois governos, só serão preenchidos por Bacharéis reavaliados por exames da Ordem dessa nova Profissão, em Curso Universitario recém formado para este fim, e tudo abalizado em Leis que se não existem irao existir no momento próprio.Teremos o Escol da qualidade em Políticos sem os vicios dos de hoje.  Zero para hereditariedade familiar, zero para coroneis mandões.  Nessa Utopia ou Devaneio prevalecerá o Poder Legal, e como as tendências para o bem ou para o mal nao podem ser conhecidas antecipadamente, quando for pego um poíitico dessa nova linhagem em escorrego, será ele imediatamente refugado, restituindo prejuizos patrimoniais, sem escapes para o pagamento com a moeda da perda de liberdade, conforme o prescrito no Codigo Penal, e ele continuara com um rico acervo  de currículo para ser útil a sociedade privada.
















































segunda-feira, 14 de outubro de 2013

DE VOTOS e nao de VETOS

Edelvio Coelho Lindoso
DEVANEIOS

    Acertou, quero falar é da ONU mesmo.  O fulcro dessa Organizaçao está montado no seu CS de seis unicos paises que detém o poder nuclear.  São EUA, RU, França, Alemanha, Rússia e China, mas que muitas, mas muitas mesmo vezes  se vêem desmoralizados e desrespeitados pelo furor do Zeus moderno, na pessoa dos EUA.  E o poder de VETO que só eles têm, quando o ideal sera o poder do VOTO, numa atitude Democrática como se costuma falar.  Não à Demaocracia de uso próprio, de comer na minha casa e descomer na casa de qualquer outro que nao eu.  

    Os EUA junto com Albion e seus caudatários, todos os paises do mundo,de lingua inglesa e o filho dileto de Zeus, Israel, arrancado da pantturrilha divina, que tem com o Pai, segredos que sao bem advinháveis.  Parece que é o <ILUMINATI> que está sendo montado agora para que essa trina força se aposse do Comando planetário.  Uma quebra em farsa da Economia americana provocada pela maligna engenharia judáica de grande poder de articulaçao no PR que dará como resultado essa tripla unidade de Comando para infelicidade do mundo.   

Essa a hegemonia prevista para o apocalipto fim. Toda a energia do mundo para essa facçao, uma cortina Colonial cobrindo todo o restante dos povos de tal forma que nada lhes faltará dependendo do humor da hora e que a hora não seja a do castigo.  Como futurismo digamos que Israel, páu-mandado dos Águias, cutucará o Irã e que hipoteticamente se saia bem.  Receberá o cetro sobre os Persas como botim de guerra mas querem muito mais. Querem o consentimento de Zeus para fazer jus à segunda promissão de Javé, isto é, o direito sobre as terras da margem do NILO até o EUFRATES, e no miolo desse sanduiche, tudo que por ali houver.  A sua bandeira já está pronta com as duas laterais superior e inferior simbolizando os dois Rios, e no meio, boiando, os dois triângulos equiláteros superpostos.

Está montada a calunga da geopolitica do devir.  Os pendiricalhos serão muito sangue, muito grito, muito gemido, sob a guarda dê Cérbero de três cabeças e cauda de serpe, amigável na recepçao de quem queira entrar no novo Reino, mas implacávael com quem qeira fugir.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário