quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

DEVANEIOS - DE GUAIAMUNS, DEJUVENTUDE (1 E 2) E DE JANELAS = 087

 

 

 

Domingo, 22 de setembro de 2013

 

DE GUAIAMUNS

TENHO CARA DE ANTIGAMENTE, SOU DO TEMPO QUE JANELA ERA POSTIGO.

SOU DO TEMPO EM QUE CHICLETS ERA CHICLES.

SOU DO TEMPO EM QUE FECHECLER ERA RI-RI.

SOU DO TEMPO EM QUE SOUTIEN ERA CABEÇÃO.

SOU DO TEMPO EM QUE PARCEIRO ERA PARECEIRO.

SOU DO TEMPO EM QUE MENDIGO ERA ESMOLER.

Edélvio Coelho Lindoso

DEVANEIOS

    MAS VAMOS FALAR DE GUAIAMUNS.  NÃO DE CARANGEIJOS, AQUELE PRETO E CABELUDO QUE VIVE NA LAMA, MAS DE SEU PRIMO, DE CASCO AZULADO, ÀS VEZES RAIADOS DE AZUL,E MUITO LIMPO.  ESTAMOS EM 1947, BAIRRO DA TORRE, RECIFE, PELAS CERCANIAS DA MÃE DE VASIGUINTON, UM POUCO DISTANTE DO RIO CAPIBARIBE, NUMA CAMPINA PLANA E COBERTA POR UMA HERBÁCEA PERFUMADA, QUE PARECE QUE ANDA, LEVANTANDO A PARTE POSTERIOR ACIMA E DEPOIS BAIXANDO COMO SE POR FORÇA DE ATRAÇÃO E IMEDIATAMENTE, PÊLOS COMO PEQUENAS RAIZES SE ENCRAVANDO SOBRE QUALQUER COISA QUE LHE ESTIVER ABAIXO.  A CADA VEZ QUE ERA ESMAGADA PELO PISOTEIO, MAIS RESCENDIA AQUELE CHEIRO MUITO AGRADÁVEL.  EU ANDAVA MUNIDO DE QUATRO OU CINCO LATAS DE ÓLEO DE SOJA USADAS, RETANGULARES, AO MODO DE RATOEIRAS, TENDO DENTRO NO FUNDO E NO GANCHO DE  ARAME UM PEDAÇO DE CASCA DE ABACAXI AINDA SUCULENTA QUE QUANDO PUXADA PELO ANILMAZINHO, FECHAVA A BOCA POR ONDE ELE ENTRAVA. E  JÁ QUE O EXERCÍCIO DE SEMEAR A PERDIÇÃO DOS MESMOS ERA AO NASCENTE, EU VOLTAVA NO SOL MORRENTE PARA RECOLHER AS PRISÕES DOS INFORTUNADOS.  QUE DEUS ME PERDOE POR FAZER DA DESGRAÇA ALHEIA  MEU MOMENTO DE LAZER.  ANTES DE FAZER A SEMEADURA DA ENGENHOCA TRAIÇOEIRA, ABAIXADO EU EXAMINAVA CADA LOCA CAVADA POR ELES, A VER SE TINHA NA ENTRADA SEUS DEJECTOS, O CORPO DE DELITO. ALI EU INSTALAVA A REBIMBOCA IMPEDINDO A SAIDA DO INOCENTE, SALVO PARA DENTRO DELA.  RECOLHIDA A CEIFA, VOLTAVA PARA CASA ASSOVIANDO, COMO SE NÃO FOSSE UM RENEGADO, E NO MEU QUINTAL DESPEJAVA DE CADA ARMADILHA, OS INOCENTES DENTRO DE UM QUADILÁTERO DE TIJOLOS, PARA A ENGORDA.  QUE VANIDADE;  SEMPRE, SEMPRE ALGUM ANIMAL, GATO TALVEZ, DERRIBAVA  AS MURETAS MAL AJAMBRADAS E EU NUNCA TINHA GUAIAMUNS GORDOS, PARA AUMENTAR O CONTENSIOSO DOS MEUS PECADOS DIANTE DO PAI, QUANDO O TEMPO ESTIVESSE NO SEU "T".

    ERA ESSE O MEU VIVER, POR FALTA DE HABILIDADES PARA OUTRAS ATIVIDADES;  NÃO SABIA JOGAR PIÃO;  NÃO TINHA FIRMEZA NOS DEDOS PARA AS BOLAS DE GUDE, NÃO TINHA DESTREZA PARA FABRICAR PAPAGAIOS;  APENAS JOGAVA BOLA DE BORRACHA FURADA, POR ISSO EU ANDAVA SEMPRE COM UMA RAIZ SÓLIDA E FURANTE, PARA ENFIAR NO FURO DA IMPRESTÁVEL E CONTINUAR O JOGO, JÁ QUE A BOLA ERA MINHA.  NA VERDADE EU ERA UM SEMI-SOLITÁRIO, MESMO QUANDO ESTAVA ENTURMADO.  BOM, VOS PROMETI FALAR DE GUAIAMUNS E FALEI, JÁ MAIS NADA DEVO, ENTÃO ME DEIXEM NA MINHA SOLEDADE.

Segunda feira, 23 de setembro de 2013

 DE JUVENTUDE (1)

Quem não ten o que quer, segure o que tem

No Brasil as mulheres nãoenvelhecem, elas ficam louras

Dorian Gray tinha  um retrato seu que envelhecia, o poupando dessas agruras

"La Juventud se va"

Edélvio Coelho Lindoso
DEVANEIOS

Eis ai o patrimônio mais volátil do ser humano, no entanto sua grande maioria luta constantemente para  enclausurá-lo.  Não tem como e o resultado é sempre de ridículo, como se qualquer atrevimento de disfarce não fosse de pronto percebido.  Cãs que valorizam a beleza do rosto quando as gelhas são discretas, são agredidas com uma demão de azeviche impertinente e indiscreto.  Barbas brancas sdão pinceladas ora aqui, ora ali, como se o rasto fosse um mural para exposição de obra de grande satanagem.  As mulheres dispensam os sobrolhos em troca de dois riscos de lápis perfeitamentes flagrados como um corpo de delito.  Imagine pela manhã, na mesma cama,  surge uma intrusa descabelada e sem nada na testa acima dos olhos o ameaçando com um bom-dia!  E a esclerótica já não inteiramente branca, com frisas tênues de cor escura ou até amarronzadas!  Que fazer?  Ou a conjuntiva palpebral abertamente oferecida à curiosidade alhêia numa indiscrição criminosa!  Que acontece?  Os dois espaços sub-orbitais esvaziados de colágenos e duas pregas visíveis indicando o furto que a natureza lhe pregou!  Como fica?  A boca horizontal, agora como uma linha com um lado alçado e outro em declive;  Deve-se colocar escoras?  

 

 

 

 

 

 

domingo, 22 de setembro de 2013

DE JUVENTUDE (2)

Edélvio Coelho Lindoso
DEVANEIOS

    Vincos profundos entre os dois sobrolhos remendados com botox.  Pêlos sobejos nasais e auriculares, e migrantes, escassos na cabeça e acomodando-se nos lóbulos das orelhas, rareando nas canelas, axilas e peito, e fartando na barba; envelhecimento do pescoço, sinais senis nas mãos.  As mulheres  tacando silicone  nos seios para enganar a lei da gravidade;  dando à eles um empinamento artificial agressivo, e  uma sensação desagradável ao toque, como se fosse duas enormes bolas de borracha.  Um buço irritante e MASCULINO NUM MOMENTO IMPRÓPRIO.  A ELASTINA ESVAIU-SE, A VOZ BARITONOU-SE.  ESSES NOVOS COMPANHEIROS QUE COBRAM ESTÁGIOS PELA ESTRADA PALMILHADA, SE FOSSEM TRATADOS COM DISCRIÇÃO, CERTAMENTE TORNARIAM A VIDA MENOS INSALUBRE.

    COMO DISSE, A JUVENTUDE É BEM VOLÁTIL, TEM TEMPO DE VIDA IMPRESSO NA EMBALÁGEM E É INSUBJUGÁVEL.  SE FOR POSSÍVEL, PERDENDO ESSE INVÓLUCRO SE CONSERVAR A SAUDE, O BOM HUMOR, A BOA HIGIENE E OS BONS COSTUMES, JÁ SERÁ UM GANHO E TANTO.  QUE FIQUE-SE ATENTO ÀS CIRCUNSTÂNCIAS, ÀS COISAS AO REDOR, A NOVA CAPACIDADE DE VER COISAS ANTES IMPERCEPTÍVEIS, E ACOMPANHAR MAIS TROCAS DE VALORES QUE VÃO CONTINUAR APARECENDO.  AOS SESSENTA ANOS, O TEMPO DAS DESPEDIDAS, SEGUNDO NIEMAYER, VENDO PESSOAS QUERIDAS OU SÓ CONHECIDAS, SE DESPEDINDO E DESAPARECENDO NO TEMPO DESSE "T".  AOS SETENTA ANOS, COM TODAS AS TAREFAS COMPLETAS, ENTRA-SE NA FASE DE TRABALHO EXTRAORDINÁRIO, TUDO QUE SE POSSA FAZER COMO ENTRETENIMENTO.  DEVANEIE-SE, DIVAGUEIE-SE, NÃO SE ABORREÇA POR SE SENTIR INVISÍVEL.

 

 

 

 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

DE JANELAS

Rei morto, rei posto

Não existe espaço vazio

Para quem ama, o feio, bonito,  lhe parece

A beleza é um bem volátil, vencido a validade ele se esvai

Ed;elvio Coelho Lindoso
DEVANEIOS

Narciso se apaixonou por si mesmo;  era atraido por espelhos e afogou-se quando se viu no fundo de um poço.

Dorian Gray fez um trato com o Diabo;  transferiu seu envelhecimento para um retrato seu.  O retrato envelhecia e ele era sempre o mesmo imantado.  Cobriu a cópia e enjoado, jogou-a num sótão;  enloqueceu.

AH JANELAS

    Quando há uma ideia muito boa, gestada por um anônimo muito grande, o que lhe falta para ser difundida é uma ampla janela que lhe dê percursão e visibilidade, ouvidos para lhe ouvir e olhos para lhe ver, espaço para voar.  "Segurança Pública, igual a Paz Sicial", impresso em Livro, e apresentado no meu DEVANEIO por Maria Gabi Gabriela, a campeoníssima entrevistadora que deixa o entrevistado falar;  por Jô Soares, o que projeta mais ressonância, se não matar antes o entrevistado, por suas incoveniências e mistura do culto com o profano;  Por Roda Viva, a menos visível e que melhor seria se nao oferecesse ao perguntador cinco minutos para inquirir e mais dez para explicar a inquirição. Três formidáveis Janelas que têm condições de anular falhas.  Depois do Livro, das Enquetes e dos lançamentos, da distribuição também na extensão Nacional, o anonimato tende a se desmilinguir e o tema passa a ser objeto de discussão popular em todos os cenários sociais.

    FORMA e FUNDO:  o levantamento físico da estrutura dos (CCA)-Complexo de Casa de Apenados em vertical e funcional para uso multiprofissional, do bombeiro hidráulico ao mais alto cargo na Magistratura.  Por fim, o espírito legal, pilar de Fundo das atividades humanas para o conserto da sociedade. Os do BEM, soltos e produzindo, e os do MAL, contidos e isolados, mas com a vida preservada.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário