quinta-feira, 16 de junho de 2016

DEVANEIOS - DE QUATRO MOTES

Tenho Cara De Antigamente, Quando A Velhice Andava Junta Com A Feiura E A Doença
HÁ ESCAPES COMO O DO TOQUINHO

Florbela Espanca

A velhice é alma gêmea da feiura e da doença.  Há escapes como o do Toquinho  aos 79 anos, na véspera dos 80, sem gelhas, sem curvações e com alegria de criança.  Mas, isso é raridade, não é pra todos.  Uma cabeleira encanecida sobre um rosto liso e alegre, num homem ou numa mulher, é um prêmio dos deuses.  Meu conselho:  não me venha com chorumelas, não comece com disfarces que nem segredo de polichinelo, coisa que todo mundo sabe.  Segure as pontas, segure o que tem antes de querer aparecer com uma cara de plástico, com olhos de passarinho e dentes de cavalo.

Meninos, vi uma parte da relação dos nomes da vítimas de Orlando.  Todos latinos.  Acho que isso é moda em todos os continentes do mundo.  O planeta virou uma Gomorra.  Depois de uma parada "gay", todos na boate e depois da tragédia, novamente em desfile pela cidade.  Lamento porque são humanos, porque são assim quando vêm à luz, porque parece mesmo que não existe controle pessoal para ser ou não ser.  No meu Recife, nos 50, viado, corrutela de transviado, era frango, e eram discretos, salvo no escuro dos cinemas quando atacavam os rapazes jovens.

Deu corda, virou gandaia.  O que era para ser um direito de existir assim, transbordou e virou uma esbórnia com permissão para desfiles despudorados que além de incomodar alguns, serve de atração para curiosos que apreciam o exotismo.  Essa liberdade funciona mais ou menos como uma vitória de Pirro, quando esse general grego ganhou a guerra, fincou a bandeira, mas seu exército era de defuntos.  Pois é "rapazes alegres", cautela, contenção, não acreditem na liberdade ao pé da letra porque o uso excessivo desse ponche pode ser mortal.

Trinta baleias lerdas na Islândia, empacadas à vista do litoral da ilha.  Estamos fartos de ouvir e repetição desta situação.  Eu gostaria mesmo é de ouvir uma explicação do porque isso existe, tão anti-natural na natureza.  Elas andam em grupo, dão um passo em falso e todas morrem.  Por-que?  Vi no cinema, ao fim do ciclo do inverno rude, um urso branco praticamente entrar no estômago de uma putrefacta baleia empacada na desembocadura de um rio, no polo norte. No nordeste, em Olinda vi outra boiando morta próxima à praia.  Por que são tontas essas baleias?

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário