quinta-feira, 30 de junho de 2016

DEVANEIOS - DE SERRA / TEMER

Tenho Cara De Antigamente, Quando Sempre Pessoas A Cada 10 Anos Se Cambiam
FÍSICA E MORALMENTE VARIAM EM DENSIDADE SUAS AÇÕES
Montagem Com Pássaros Vários Inidentificáveis

Vez ou outra já tenho palmilhado essa teoria de leniência nas mudanças tanto físicas quanto morais das pessoas humanas.  Li, antes, a biografia do Serra, vindo do roda-pé social, filho de imigrantes italianos, que diferentemente dos africanos que vieram escravizados, os pais catapultavam os filhos para as glórias do saber.  Inteligentíssimo, o garotinho percorreu com brilho as estradas acadêmicas com todos os seus títulos.  Em eras difíceis e perigosas que o levaram ao exílio, no Chile, na Itália e nos EUA, como se estivesse fermentando seu recheio.  

Tantos brasileiros em tantas áreas diferentes percorreram o mesmo périplo, como vários cantantes nossos, e alguns em guerrilhas que foram presos e torturados, moças,  rapazes, e participaram desse câmbio que tanto me hipnotiza.  A beleza cede lugar à feiíce, a barriga cresce e a bunda desaparece;  á juventude prossegue a velhice às vezes emburrecente;  mas o que mais me impressiona e constrange são mudanças morais no comportamento, quando eu vejo um herói descendo no tobogã da vida e virando num "esperto", se atribuindo poderes indevidos.

Caso real:  Serra, ministro do exterior indicado pelo Temer.  Presenteia o R.R.Soares, profeta evangélico dessa nova onda maldita, empreendedor proprietário de uma rede de instituição Batista e sugador de bens de tolos carentes daquela fé.  Concede por três anos ao casal, um passaporte diplomático, no modelo dos que foram concedidos aos familiares, filhos, netos, agregados etc... do ex-presidente Lula, nas vésperas de sua descida do pedestal presidencial.  Em 2011, foram abolidas essas prerrogativas.  Meu herói, agora apenas um serrote, me decepciona e escandaliza.

Como a Dilma, que ocupou o púlpito de uma igreja da Assembleia de Deus no RJ para pregar sobre a santidade das "bolsa-família", o Serra foi multado por ter feito coisa semelhante noutra igreja evangélica, como propaganda eleitoral.  2 bichinhos carpinteiros, que dá coceira até no âmago do furico.  O Temer tem cometido em poucos meses tamanhos vacilos que poderia, se quisesse, se redimir um pouco, desfazendo esse nó e dispensando esse serra para que se tornasse um tabuleiro.  Quanto à mim, me convenço dessa capacidade humana de se torcer.  Pois, Serra,que se torça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário