terça-feira, 21 de março de 2017

DEVANEIOS - DE DENSIDADE DE QUATERNOS -FOGO (210316)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Caleidoscópio Era Um Tubo De Papelão Desembocando Em Um Cubo Com Vidros Coloridos E Três Espelhos, Que Em Rotação Formava Efeitos Maravilhosos
FIAPOS DE POESIAS:  FRASES SOLTAS EM FORMA DE POEMAS
Guri Asiático Segurando Uma Ovelhinha


segunda-feira, 21 de março de 2016


DEVANEIOS - DE DENSIDADE DE QUATERNOS-FOGO

Tenho Cara De Antigamente, Quando Gostar Era Diferente De Querer
LINDA CANÇÃO DE PAULO SÉRIO

Retirantes-De Amaro Francisco

O terceiro Quaterno é o Fogo, portanto a terceira quarta parte visível do Criador na Natureza.  Em algum lugar já dispus a brandura, a normalidade e o exagero em cada densidade da exibição do Pai Eterno, dizendo que essas mutações sucedem também entre seus filhos humanos, talvez dai confirmando o conhecido do "filho à semelhança do pai".  Falamos do fósforo queimado e de sua vida curtíssima numa chama natimorta;  Da labareda bruxuleante de uma vela protegida contra o vento (AR) e iluminando uma sala, e de um fogaréu no meio de uma floresta.

Na forma branda em um fósforo acende uma vela e é útil, mas pode escorregar e queimar os dedos de quem o segura, provocando dor.  Na forma normal sua utilidade é dilatada no tempo e isso é muito bom, mas é conveniente pensar no entorno de um lampião com querosene apontando para um cataclisma.  Enfim, uma tragédia de proporções enormes quando um raio caindo no centro de uma mata fechada atinge uma árvore oca pelo cupim mas em pé tal a a sua densidade.  A combustão de seu contorno seco e sem seiva é propício à uma torração se espalhando por ali.

Nessa fase a benesse aparece na abertura de uma extensa fenda onde o sol levará luz e calor onde isso jamais ocorrera.  Uma reviravolta na vivência de micróbios, larvas e a correria de animais de porte maior, pela curiosidade da Natureza em exercício, como o de um elefante derrubando outras árvores e ao mesmo tempo pássaros que se alimentam de sementes, agora semeando-as em forma de dejetos muito apropriados.  Plantas diferentes nascerão e talvez num solo saturado de umidade, um simulacro de lago atraindo animais para banho e para matar a sede.  

Ai está a exposição de como pode atuar o Fogo em conluio com seus parceiros de vez em quando antagônicos.  O Vento sacode o Fogo que aquece a Água da umidade que se evapora, que sobe às nuvens, que desce qualquer dia desses apagando esse fogo terrível e, de repente, outro raio, zangado, repete a operação de queimar outra espécie oca e todo o processo se repete.  É a Natureza, um outro nome de Deus, movimentando e gerenciando o Seu Universo.  Quando eu falar no Quaterno Terra, o quarto e último, fecho o ciclo já que ela está sob o Vento, o Fogo e a Água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário